Gustave Flaubert









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Gustave Flaubert


Nome completo
Gustave Flaubert
Nascimento

12 de dezembro de 1821
Rouen, Normandia, Reino da França (hoje  França)
Morte

8 de maio de 1880 (58 anos)
Rouen, Normandia, República Francesa (hoje  França)
Ocupação

Romancista
contista
Influenciados




Principais trabalhos

Madame Bovary
Salambô
A Educação Sentimental

Movimento literário

Realismo

Gustave Flaubert (Rouen, 12 de dezembro de 1821[1] – Croisset, 8 de maio de 1880 [2]) foi um escritor francês. Prosador importante, Flaubert marcou a literatura francesa pela profundidade de suas análises psicológicas, seu senso de realidade, sua lucidez sobre o comportamento social, e pela força de seu estilo em grandes romances, tais como Madame Bovary (1857), A Educação Sentimental (1869), Salambô (1862) e contos, tal como Trois contes (1877).




Índice






  • 1 Biografia


  • 2 Morte


  • 3 Madame Bovary


  • 4 Salammbô


  • 5 Características literárias


  • 6 Obras


  • 7 Ver também


  • 8 Notas e referências


  • 9 Bibliografia


  • 10 Ligações externas





Biografia |


Gustave Flaubert foi o segundo dos seis filhos[3] do médico Achille Cléophas Flaubert (1784-1846), cirurgião-chefe do Hospital de Ruão, e sua esposa Anne Justine, nascida Fleuriot (1793-1872). Passa a infância ao lado dos irmãos no Hospital onde o pai trabalha.


Estuda no Colégio Real, onde faz amigos para a vida inteira, tais como Louis Boulhiet (1829-1869), poeta; Maxime Du Camp (1822-1894), futuro editor e jornalista, e Alfred Le Poittevin, morto prematuramente. Interessado em literatura, dirige o semanário escolar, “Arte e Progresso”.


Aos quinze anos, interessa-se por teatro, e compõe um drama em cinco atos, em prosa, “Luís XI”. Em 1837, escreve seu primeiro romance, “Rêve d'enfer”, uma obra ainda imatura e juvenil, mas que já vislumbra os traços que caracterizariam suas futuras heroínas. Também aos 15 anos se apaixona, por uma mulher casada e onze anos mais velha do que ele, Elisa Schlesinger, a qual amará, talvez, pela vida toda; só declara, porém, o seu amor trinta anos mais tarde, através de uma carta. Embora viúva, Elisa já não quis desposá-lo. Elisa terminou sua vida em um asilo para doentes mentais.[4]


O amor impossível, em especial por Elisa Schlesinger, inspira vários de seus livros: “Mémoires d'un fou”, em 1838, “Novembre”, em 1842, e as duas versões de A Educação Sentimental, esboçado em 1845 e concluído em 1869.




Retrato feito por Eugène Giraud.


Inicia os estudos de direito, em Paris, para contentar o pai, porém não consegue se interessar pelas aulas, levando uma vida boêmia, gastando todo o dinheiro que o pai mandava despreocupadamente. Após ter sido reprovado nos exames de direito na Universidade de Paris, começa a ter crises nervosas, com alucinações e perdas de consciência, que os médicos diagnosticam como histérico-epilépticos. Seu pai o trata com sangrias e dietas, isolando-o em um sítio em Croisset, às margens do Sena. Há uma melhora das crises, que só iriam retornar no fim da vida. Durante esse seu retiro, falece seu pai e a irmã Caroline, aos 22 anos, após dar à luz uma menina.




Flaubert em 1850 sobre uma das cabeças de uma estátua de Ramsés II em Abu Simbel, fotografado por Maxime Du Camp


Em 1846 Flaubert conheceu Louise Collet, separada do marido e mãe de uma jovem de 16 anos, amante do filósofo Vitor Cousin, iniciando um romance com ela. Louise era considerada pelos amigos presunçosa e afetada, pouco espontânea, exatamente o oposto da recatada Elisa Sclesinger.


Flaubert rompe com Louise em 1848 e, mergulhado na literatura, não percebe as transformações da França, tais como a revolução desse mesmo ano, que derruba o rei Luís Filipe e entrega o poder a Napoleão III, proclamado imperador em 1852.


Nesse período Flaubert perde o amigo Le Poittevin, companheiro de infância, e sua saúde se abala. Gustave organiza, com o amigo Maxime du Camp, uma longa viagem ao Oriente, entre 1849 e 1852; viaja ao Egito e à Jerusalém e, ao retornar, passa por Constantinopla e Itália. Colhe informações para escrever, mais tarde, Salammbô, uma reconstituição da civilização Cartaginense na época das guerras púnicas.


Em 1851, tem início Madame Bovary, obra realista que o tornaria célebre e que levaria 5 anos para concluir.


Em 1866, recebe a Legião de Honra do governo francês.





Medalha com a efígie de Flaubert, Gaston Bigard, bronze 50mm,




Revers di la Medalha, "Pavillon-musée à Croisset" (1921)


Entre 1870-1871, os prussianos ocupam uma parte da França, e Flaubert se refugia com sua sobrinha, Caroline, em Ruão; sua mãe morre em 6 de abril de 1872 e, nessa época, passa por dificuldades financeiras.


Em 1874, termina e publica a terceira versão de La tentation de Saint Antoine (A tentação de Santo Antônio - 1874), inspirada num quadro de mesmo nome de Bruegel. Em 1877, aos 55 anos, publica “Trois Contes” ("Três Contos"), volume contendo três novelas: sua obra-prima, “Un cœur simple” ("Um coração simples"), a história de uma criada bondosa e ingênua, Félicité,[5] inspirada em Julie, empregada que servira Flaubert e sua família até morrer; La Légende de saint Julien l'Hospitalier (A Lenda de São Julião, o Hospitaleiro), conto hagiográfico da época medieval escrito em cinco meses em 1875; e Hérodias (Herodíade), em torno da figura de São João Batista, escrito no inverno de 1875-76. O volume foi bem recebido pela crítica.


Sua obra Bouvard e Pécuchet fica inacabada e foi publicada posteriormente.



Morte |


Pouco antes de sua morte, vende suas propriedades para evitar a falência do marido de sua sobrinha, e passa a viver de um salário como conservador da Biblioteca Mazarine.


Seus últimos anos são marcados por dificuldades financeiras. Morre subitamente, provavelmente de AVC, e é sepultado no Cemitério Monumental de Ruão,[6] em presença daqueles que o reconheciam como seu mestre: Émile Zola, Alphonse Daudet, Edmond de Goncourt, Théodore de Banville e Guy de Maupassant.[7]



Madame Bovary |



Ver artigo principal: Madame Bovary

“Madame Bovary”, sua mais famosa obra, é impressa na “Revue de Paris”, por Laurent Pichat e Maxime Du Camp, em outubro de 1856. Resultado de cinco anos de trabalho, o romance é uma dura depreciação dos valores burgueses. Segundo alguns críticos conservadores, Flaubert ridiculariza sua própria condição social.


Mal o livro começa a ser publicado, porém, Ulbach, secretário da “Revue de Paris”, faz objeções sobre a cena do fiacre, que foi “omitida” do número da edição. Apesar da suspensão da cena, a censura decide suspender a publicação da obra e processar o autor, sob a acusação de “imoralidade”.[8] Na verdade, a sociedade burguesa “sentiu a força do ataque, e seus representantes desde 1848, trataram de punir o acusado”.[9]


Em janeiro de 1857, Flaubert senta no banco dos réus, mas é absolvido pela Sexta Corte Correcional do Tribunal do Sena, em Paris, em 7 de fevereiro de 1857, através da argumentação do advogado Sénard.


Mediante a curiosidade da época em saber quem era “Emma Bovary”, Flaubert responde apenas: “Madame Bovary sou eu”.[10]



Salammbô |



Ver artigo principal: Salammbô




Salammbô, pintura de Gaston Bussière, 1907


Romance histórico sobre Cartago, iniciado em 1857. Só será publicado em 1862.


Salammbô veio após Madame Bovary. Flaubert começa sua redação em setembro de 1857, após vencer o processo instaurado contra Madame Bovary; ele relata, em sua correspondência com Mlle. Leroyer de Chantepie, que deseja desligar sua literatura do mundo contemporâneo, e de trabalhar em um romance no início da era cristã.


Em abril de 1858, Flaubert vai a Túnis para se inteirar da história, e estuda textos de Políbio, Plínio, Pausânias, Plutarco, e Heródoto. O romance é publicado de 1857 a 1862, com sucesso imediato, a despeito de algumas críticas, tais como de Charles Augustin Sainte-Beuve, mas encorajado por Victor Hugo, Jules Michelet e Hector Berlioz.


O romance fala sobre as guerras púnicas e a cartaginesa Salammbô, baseada na história, relatada por Políbio, de uma filha de Amílcar Barca, general cartaginês que combateu os romanos na Primeira Guerra Púnica, e que havia sido prometida por seu pai a um guerreiro numídio.



Características literárias |




Gustave Flaubert


Flaubert foi um dos mestres do Realismo, movimento estético de reação ao Romantismo europeu no século XIX, influenciado pelas teorias científicas, a Revolução Industrial e a linha filosófica de Augusto Comte.


Flaubert é contemporâneo de Baudelaire e ocupa, tal como o poeta de As Flores do Mal, uma posição pioneira na literatura do século XIX. A despeito das contestações da época, por motivos morais, hoje é considerado como um dos grandes romancistas de seu século, em particular pela obra Madame Bovary. Fortemente marcado pela obra de Honoré de Balzac, Madame Bovary tem inspiração em A Mulher de Trinta Anos),[11] e seus escritos são ligados ao realismo.


A visão irônica e pessimista da humanidade fazem de Flaubert, na verdade, um grande moralista. Flaubert levou à perfeição o ideal do romance realista de harmonizar a arte e a realidade. Sua obra se caracteriza pelo cuidado na sintaxe, na escolha do vocabulário e na estrutura do enredo.



Obras |




  • Rêve d'enfer (“Paixão e Virtude”) 1837


  • Mémoires d'un fou (“Memórias de um Louco”) 1838


  • Novembre (“Novembro”) 1842


  • Madame Bovary (“Madame Bovary”) 1857


  • Salammbô (“Salambô”) 1862


  • L'Éducation Sentimentale (A Educação Sentimental) 1869


  • Lettres à la municipalité de Rouen, 1872


  • Le Candidat (peça), 1874


  • La Tentation de Saint Antoine (“A Tentação de Santo Antônio”) 1874


  • Trois Contes (“Três Contos”) (Un cœur simple (“Um Coração Simples”), La Légende de Saint Julien l'Hospitalier e Hérodias), 1877


  • Le Château des cœurs (teatro), 1880


  • Bouvard et Pécuchet (inacabado), 1881


  • À bord de la Cange, 1904


  • Par les champs et les grèves, 1910


  • Œuvres de jeunesse inédites, 1910


  • Dictionnaire des idées reçues, 1913


  • Lettres inédites à Tourgueneff, 1947


  • Lettres inédites à Raoul Duval, 1950



Ver também |


  • Realismo


Postscript-viewer-blue.svgVer também a categoria: Livros de Gustave Flaubert


Notas e referências




  1. L'acte de naissance [1] est daté du 13 décembre "Du Jeudi, Treize Décembre, mil huit cent vingt-un" mais il précise que l'enfant est né la veille, donc le 12 ("Lequel m'a déclaré, que le jour d'hier, à quatre heures du matin, est né, en son domicile précité et de son mariage contracté, en cette ville, le dix février, mil huit cent douze, un enfant du sexe masculin, qu'il m'a présenté et auquel il a donné le prénom de Gustave).


  2. L'acte de décès [2] confirme ce 12 décembre ("Du lundi dix mai mil huit cent quatre-vingt à midi acte de décès de Gustave Flaubert, âgé de cinquante-huit ans, homme de lettres, né à Rouen le douze décembre mil huit cent vingt-un)


  3. Documents familiaux Famille Flaubert


  4. Os Imortais da Literatura Universal. Abril Cultural, V.I, Cap. 9, p. 148


  5. Felicidade na tradução brasileira incluída no quarto volume da antologia Mar de Histórias de Aurélio Buarque de Holanda e Paulo Rónai.


  6. Gustave Flaubert (em inglês) no Find a Grave


  7. l'enterrement de Flaubert vu par Zola


  8. Procès intenté à M. Gustave Flaubert devant le tribunal correctionnel de Paris (6×10{{{1}}} Chambre) sous la présidence de M. Dubarle, audiences des 31 janvier et 7 février 1857 : réquisitoire et jugement


  9. Os Imortais da Literatura Universal. Abril Cultural, V.I, Cap. 9, p. 146


  10. Os Imortais da Literatura Universal. Abril Cultural, V.I, Cap. 9, p. 149


  11. C. Gothot-Mersch, Dictionnaire des littératures de langue française, Bordas. p 810. "A ce tournant de son œuvre, (Madame Bovary), une figure de romancier paraît s'être imposée à Flaubert : celle de Balzac. Sans trop forcer les choses, on pourrait dire qu'il s'est choisi là un père. (…) Comme Balzac, il va composer des récits réalistes, documentés, à fonction représentative. La peinture de la province dans Madame Bovary, de la société parisienne dans L'Éducation sentimentale (…) le thème du grand prédécesseur se reconnaît là



Bibliografia |



  • Editor Victor Civita (1970). Os Imortais da Literatura Universal: Gustave Flaubert. São Paulo: Abril Cultural. [S.l.: s.n.] 


  • FLAUBERT, Gustave (1970). Madame Bovary. São Paulo: Abril Cultural. [S.l.: s.n.] 


Ligações externas |



Wikiquote

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O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Gustave Flaubert




  • French Audiobook (mp3): La femme du monde (taken from Flaubert's early works)


  • Blackletter G.svg Obras de Gustave Flaubert no Projeto Gutenberg


  • Flaubert's works: text, concordances and frequency list

  • (em francês) Gustave Flaubert, his work in audio version


  • Overview from kirjasto.sci.fi

  • site of the Centre Flaubert at Rouen


  • Multilingual research links from fjvenezia.com


  • Flaubert entry at the Johns Hopkins University Guide to Literary Theory and Criticism

  • Bibliomania page


  • A comprehensive site in French at perso.wanadoo.fr

  • Flaubert 'Bookweb' on literary website The Ledge, with suggestions for further reading


  • Flaubert works (HTML/PDF), media & interactive timeline from mootnotes.com

  • An exhibition on Flaubert's journey to Egypt












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