Demanda química de oxigênio




A Demanda química de Oxigênio (DQO) (português brasileiro) ou Carência química de Oxigénio (CQO) (português europeu), é um parâmetro que mede a quantidade de matéria orgânica suscetível de ser oxidada por meios químicos que existam em uma amostra líquida. Se expressa em mg O2/litro.




Índice






  • 1 Medição


  • 2 Procedimento


  • 3 Comparação com a demanda biológica de oxigênio


  • 4 Procedimento


  • 5 Referências





Medição |


O método mede a concentração de matéria orgânica oxidada. Entretanto, pode haver interferências devido a que haja substâncias inorgânicas susceptíveis de serem oxidadas (sulfetos, sulfitos, iodetos, entre outros).


A sua medição permite avaliar parâmetros de quantificação de matéria orgânica em compostos aquosos; podendo ser residuais, de rios e aquíferos, sendo também usado no sector dos resíduos sólidos, em especial nas lamas. No caso de águas potáveis, não é fácil a sua medição directa devido a baixa concentração de matéria orgânica, razão pela qual é usualmente utilizado o método de oxidabilidade com permanganato de potássio (permanganometria).



Procedimento |


O procedimento se baseia na oxidação da matéria utilizando dicromato de potássio, como oxidante em presença de ácido sulfúrico e íons de prata, misturados como catalisador. A solução aquosa é aquecida em refluxo durante 2 h a 148 °C. Logo se avalia a quantidade do dicromato sem reagir titulando com uma solução de ferro(II).[1][2][3]


Baseando-se no mesmo princípio, pode-se utilizar a espectroscopia ultravioleta-visível mediante medições fotométricas da cor produzida pela redução do dicromato a íon cromo(III) (Cr3+) posterior à digestão.



Comparação com a demanda biológica de oxigênio |


O valor obtido é sempre superior à demanda biológica de oxigênio, já que se oxidam por este método também as substâncias não biodegradáveis. A relação entre os dois parâmetros é indicativo da qualidade da água. Nas águas industriais pode haver uma maior concentração de compostos não biodegradáveis.



Procedimento |


  • Demanda biológica de oxigênio


Referências




  1. - Determinação da Demanda Química de Oxigênio (DQO) - www.tratamentodeagua.com.br


  2. Demanda biológica de oxigênio - gdeh.fct.unl.pt


  3. DEMANDA QUÍMICA DE OXIGENO - www.drcalderonlabs.com (em castelhano)





Ícone de esboço Este artigo sobre Química é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


  • Portal da química



Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

 ⁒  ․,‪⁊‑⁙ ⁖, ⁇‒※‌, †,⁖‗‌⁝    ‾‸⁘,‖⁔⁣,⁂‾
”‑,‥–,‬ ,⁀‹⁋‴⁑ ‒ ,‴⁋”‼ ⁨,‷⁔„ ‰′,‐‚ ‥‡‎“‷⁃⁨⁅⁣,⁔
⁇‘⁔⁡⁏⁌⁡‿‶‏⁨ ⁣⁕⁖⁨⁩⁥‽⁀  ‴‬⁜‟ ⁃‣‧⁕‮ …‍⁨‴ ⁩,⁚⁖‫ ,‵ ⁀,‮⁝‣‣ ⁑  ⁂– ․, ‾‽ ‏⁁“⁗‸ ‾… ‹‡⁌⁎‸‘ ‡⁏⁌‪ ‵⁛ ‎⁨ ―⁦⁤⁄⁕