Marc-Antoine Charpentier









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Marc-Antoine Charpentier


Nome nativo
Marc-Antoine Charpentier
Nascimento

1643
Paris
Morte

24 de fevereiro de 1704 (61 anos)
Paris
Cidadania

França, Reino da França
Ocupação

compositor, coreógrafo, cantor
Movimento estético

música clássica, Música barroca

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Marc-Antoine Charpentier (1643 - 1704) foi um compositor francês. Fato incomum para um compositor francês de sua época e talento, Charpentier nunca alcançou um posto na corte de Luís XIV. Por outro lado, produziu ampla variedade de música para teatro e igreja, colaborando com Molière e criando diversas missas, motetos e dramas sacros, incluindo seu Oratório de Natal. Visto como "italiano" demais à época, seu estilo único vem sendo revalorizado.


Ao contrário de Jean-Baptiste Lully, italiano que se tornou a epítome da música francesa, o parisiense Charpentier foi para a Itália estudar composição, trazendo de volta consigo não apenas obras de autores italianos, mas também um estilo híbrido e peculiar. Desfrutou do patrocínio de Mlle de Guise, bem-relacionada nobre francesa com amplo séquito musical privado. Sua fama como compositor de música sacra ajudou-o não apenas a arranjar um posto na igreja jesuíta de Saint-Louis em Paris, e depois na Sainte-Chapelle, como propiciou-lhe encomendas da capela do delfim.


Entre as obras mais notáveis de Charpentier estão: Oratório de Natal Frigidae Noctis Umbra e Messe de Minuit Pour Noël.




Índice






  • 1 Óperas


    • 1.1 Tragédias bíblicas


    • 1.2 Pastorais


    • 1.3 Pastoraletta


    • 1.4 Música de cena


    • 1.5 Comédias-Ballet


    • 1.6 Ballets


    • 1.7 Divertimentos


    • 1.8 Interlúdios (Intermèdes)


    • 1.9 Sonatas


    • 1.10 Música sacra




  • 2 Bibliografia


    • 2.1 Biografia


    • 2.2 História da Música




  • 3 Ligações externas





Óperas |




  • Les amours d'Acis et Galatée, perdida, 1678?


  • Les arts florissants, H. 487, 1685-6


  • La descente d'Orphée aux enfers, H. 488; 1686-7


  • Le jugement de Paris, (1690)


  • Philomele, Lost, 1690


  • Médée, H. 491; 1693



Tragédias bíblicas |




  • Celse Martyr, parte musical perdida; P. Bretonneau's (libretto de 1687).


  • David et Jonathas, H. 490, 1688 (libretto de P. Bretonneau.)



Pastorais |




  • Petite Pastorale Eglogue de Bergers, H. 479; meados dos 1670s?


  • Actéon H. 481; 1684


  • Il faut rire et chanter: Dispute de Bergers, H. 484; 1685


  • La Fête de Ruel, H. 485; 1685


  • La Couronne de Fleurs, H. 486; 1685


  • Le Retour de Printemps, perdida.

  • Cupido perfido dentr'al mio cor



Pastoraletta |



  • Amor Vince Ogni Cosa, H. 492


Música de cena |




  • Les Facheux, 1672. Música perdida, drama de Molière.


  • La Comtesse d'Escarbagnas, H. 494; 1672 (Drama by Molière.)


  • Le Médecin malgré lui, música perdida, data incerta. (Drama de Molière)


  • L'Inconnu, music lost; 1675 (Drama de Donneau de Visé e Thomas Corneille)


  • Circé, H. 496; 1675. (Drama de Thomas Corneille; divertissements de Donneau de Visé.)

  • Overture du prologue de l'Inconnu, H. 499; 1679?


  • Andromède, H. 504; 1682 (Drama de Pierre Corneille)


  • Vénus et Adonis, H. 507; 1685. (Drama de Donneau de Visé.)



Comédias-Ballet |




  • Le Mariage forcé (1672)


  • Le Malade imaginaire (1672)


  • Le Sicilien (1679)



Ballets |



  • Polyeucte H. 498; 1679.


Divertimentos |




  • Les Plaisirs de Versailles, H. 480; 1682


  • Idylle sur le Retour de la Sante du Roi, H. 489; 1686-7



Interlúdios (Intermèdes) |




  • Le Triomphe des Dames (1676)


  • La Pierre Philosophale (1681)


  • Endymion (1681)


  • Dialogues d'Angélique et de Médor (1685)



Sonatas |


  • Sonates à huit


Música sacra |




  • Messe, (H. 1)


  • Extremum Dei Judicium (H. 401)


  • Messe de Minuit pour Noël (H. 9, c. 1690)


  • Missa Assumpta est Maria (H. 11, 1698-1702)


  • Litanies de la vierge (H. 83, 1683-1685)

  • Te Deum (H. 146, c. 1690)


  • Dixit Dominus (H. 204)


  • In nativitatem Domini canticum (H. 416)


  • Noëls (3) (H. 531 c. 1680)


  • Noëls pour les instruments (H. 534, c. 1690)


  • Precatio pro fillio regis(Ofertório) (H. 166)


  • Panis quem ego dabo(elevação) (H. 275)



Bibliografia |



Biografia |



  • Cessac, Catherine. Marc-Antoine Charpentier. Translated from the French ed. (Paris 1988) by E. Thomas Glasow. Portland (Oregon): Amadeus Press, 1995.

  • Ranum, Patricia. Portraits Around Marc-Antoine Charpentier [1]. Baltimore: Dux Femina Facti, 2004. ISBN 0-9660997-3-7.



História da Música |



  • Anthony, James R. French Baroque Music: From Beaujoyeulx to Rameau. Revised and expanded edition. Portland (Oregon): Amadeus Press, 1997.

  • Hitchcock, H.W. Les Oeuvres de Marc-Antoine Charpentier: Catalogue Raisonné. Paris: Picard, 1982.

  • Thomas, Downing A. Aesthetics of Opera in the Ancien Régime, 1647-1785. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2002.

  • Tunley, David. The Eighteenth-Century French Cantata. 2nd edition. Oxford (UK): Clarendon Press Oxford University Press, 1997.



Ligações externas |



  • Partituras grátis de Marc-Antoine Charpentier no Arquivo de Músicas Werner Icking



  • Partituras gratuitas de Marc-Antoine Charpentier na CPDL, a Biblioteca Coral de Domínio Público

  • Obras de Marc-Antoine Charpentier no International Music Score Library Project


  • Charpentier, musicien du Baroque, a site in memory of the 300th anniversary of the composer's death

  • 1643: Marc-Antoine Charpentier's Birth Year

  • Speculations about the validity of a recently discovered portrait of M.A. Charpentier

  • Te Deum's Prelude in houndbite.com








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