Marc-Antoine Charpentier

Multi tool use
Multi tool use









Text document with red question mark.svg

Este artigo ou secção contém fontes no fim do texto, mas que não são citadas no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações. (desde abril de 2017)
Por favor, melhore este artigo inserindo fontes no corpo do texto quando necessário.































Marc-Antoine Charpentier


Nome nativo
Marc-Antoine Charpentier
Nascimento

1643
Paris
Morte

24 de fevereiro de 1704 (61 anos)
Paris
Cidadania

França, Reino da França
Ocupação

compositor, coreógrafo, cantor
Movimento estético

música clássica, Música barroca

[edite no Wikidata]


Marc-Antoine Charpentier (1643 - 1704) foi um compositor francês. Fato incomum para um compositor francês de sua época e talento, Charpentier nunca alcançou um posto na corte de Luís XIV. Por outro lado, produziu ampla variedade de música para teatro e igreja, colaborando com Molière e criando diversas missas, motetos e dramas sacros, incluindo seu Oratório de Natal. Visto como "italiano" demais à época, seu estilo único vem sendo revalorizado.


Ao contrário de Jean-Baptiste Lully, italiano que se tornou a epítome da música francesa, o parisiense Charpentier foi para a Itália estudar composição, trazendo de volta consigo não apenas obras de autores italianos, mas também um estilo híbrido e peculiar. Desfrutou do patrocínio de Mlle de Guise, bem-relacionada nobre francesa com amplo séquito musical privado. Sua fama como compositor de música sacra ajudou-o não apenas a arranjar um posto na igreja jesuíta de Saint-Louis em Paris, e depois na Sainte-Chapelle, como propiciou-lhe encomendas da capela do delfim.


Entre as obras mais notáveis de Charpentier estão: Oratório de Natal Frigidae Noctis Umbra e Messe de Minuit Pour Noël.




Índice






  • 1 Óperas


    • 1.1 Tragédias bíblicas


    • 1.2 Pastorais


    • 1.3 Pastoraletta


    • 1.4 Música de cena


    • 1.5 Comédias-Ballet


    • 1.6 Ballets


    • 1.7 Divertimentos


    • 1.8 Interlúdios (Intermèdes)


    • 1.9 Sonatas


    • 1.10 Música sacra




  • 2 Bibliografia


    • 2.1 Biografia


    • 2.2 História da Música




  • 3 Ligações externas





Óperas |




  • Les amours d'Acis et Galatée, perdida, 1678?


  • Les arts florissants, H. 487, 1685-6


  • La descente d'Orphée aux enfers, H. 488; 1686-7


  • Le jugement de Paris, (1690)


  • Philomele, Lost, 1690


  • Médée, H. 491; 1693



Tragédias bíblicas |




  • Celse Martyr, parte musical perdida; P. Bretonneau's (libretto de 1687).


  • David et Jonathas, H. 490, 1688 (libretto de P. Bretonneau.)



Pastorais |




  • Petite Pastorale Eglogue de Bergers, H. 479; meados dos 1670s?


  • Actéon H. 481; 1684


  • Il faut rire et chanter: Dispute de Bergers, H. 484; 1685


  • La Fête de Ruel, H. 485; 1685


  • La Couronne de Fleurs, H. 486; 1685


  • Le Retour de Printemps, perdida.

  • Cupido perfido dentr'al mio cor



Pastoraletta |



  • Amor Vince Ogni Cosa, H. 492


Música de cena |




  • Les Facheux, 1672. Música perdida, drama de Molière.


  • La Comtesse d'Escarbagnas, H. 494; 1672 (Drama by Molière.)


  • Le Médecin malgré lui, música perdida, data incerta. (Drama de Molière)


  • L'Inconnu, music lost; 1675 (Drama de Donneau de Visé e Thomas Corneille)


  • Circé, H. 496; 1675. (Drama de Thomas Corneille; divertissements de Donneau de Visé.)

  • Overture du prologue de l'Inconnu, H. 499; 1679?


  • Andromède, H. 504; 1682 (Drama de Pierre Corneille)


  • Vénus et Adonis, H. 507; 1685. (Drama de Donneau de Visé.)



Comédias-Ballet |




  • Le Mariage forcé (1672)


  • Le Malade imaginaire (1672)


  • Le Sicilien (1679)



Ballets |



  • Polyeucte H. 498; 1679.


Divertimentos |




  • Les Plaisirs de Versailles, H. 480; 1682


  • Idylle sur le Retour de la Sante du Roi, H. 489; 1686-7



Interlúdios (Intermèdes) |




  • Le Triomphe des Dames (1676)


  • La Pierre Philosophale (1681)


  • Endymion (1681)


  • Dialogues d'Angélique et de Médor (1685)



Sonatas |


  • Sonates à huit


Música sacra |




  • Messe, (H. 1)


  • Extremum Dei Judicium (H. 401)


  • Messe de Minuit pour Noël (H. 9, c. 1690)


  • Missa Assumpta est Maria (H. 11, 1698-1702)


  • Litanies de la vierge (H. 83, 1683-1685)

  • Te Deum (H. 146, c. 1690)


  • Dixit Dominus (H. 204)


  • In nativitatem Domini canticum (H. 416)


  • Noëls (3) (H. 531 c. 1680)


  • Noëls pour les instruments (H. 534, c. 1690)


  • Precatio pro fillio regis(Ofertório) (H. 166)


  • Panis quem ego dabo(elevação) (H. 275)



Bibliografia |



Biografia |



  • Cessac, Catherine. Marc-Antoine Charpentier. Translated from the French ed. (Paris 1988) by E. Thomas Glasow. Portland (Oregon): Amadeus Press, 1995.

  • Ranum, Patricia. Portraits Around Marc-Antoine Charpentier [1]. Baltimore: Dux Femina Facti, 2004. ISBN 0-9660997-3-7.



História da Música |



  • Anthony, James R. French Baroque Music: From Beaujoyeulx to Rameau. Revised and expanded edition. Portland (Oregon): Amadeus Press, 1997.

  • Hitchcock, H.W. Les Oeuvres de Marc-Antoine Charpentier: Catalogue Raisonné. Paris: Picard, 1982.

  • Thomas, Downing A. Aesthetics of Opera in the Ancien Régime, 1647-1785. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2002.

  • Tunley, David. The Eighteenth-Century French Cantata. 2nd edition. Oxford (UK): Clarendon Press Oxford University Press, 1997.



Ligações externas |



  • Partituras grátis de Marc-Antoine Charpentier no Arquivo de Músicas Werner Icking



  • Partituras gratuitas de Marc-Antoine Charpentier na CPDL, a Biblioteca Coral de Domínio Público

  • Obras de Marc-Antoine Charpentier no International Music Score Library Project


  • Charpentier, musicien du Baroque, a site in memory of the 300th anniversary of the composer's death

  • 1643: Marc-Antoine Charpentier's Birth Year

  • Speculations about the validity of a recently discovered portrait of M.A. Charpentier

  • Te Deum's Prelude in houndbite.com








Wiki letter w.svg

Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.

Editor: considere marcar com um esboço mais específico.








uuIKoTLo,dkODCYfJr 7c9fG9JAQpr3jLhKo,A1RHe q1dcBmuB8Duip5kicKrAU,oEHwV7m D7
kU54XK BD

Popular posts from this blog

Monte Fuji

Theodore Roosevelt

Mangá