Marc-Antoine Charpentier
Marc-Antoine Charpentier | |
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Nome nativo | Marc-Antoine Charpentier |
Nascimento | 1643 Paris |
Morte | 24 de fevereiro de 1704 (61 anos) Paris |
Cidadania | França, Reino da França |
Ocupação | compositor, coreógrafo, cantor |
Movimento estético | música clássica, Música barroca |
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Marc-Antoine Charpentier (1643 - 1704) foi um compositor francês. Fato incomum para um compositor francês de sua época e talento, Charpentier nunca alcançou um posto na corte de Luís XIV. Por outro lado, produziu ampla variedade de música para teatro e igreja, colaborando com Molière e criando diversas missas, motetos e dramas sacros, incluindo seu Oratório de Natal. Visto como "italiano" demais à época, seu estilo único vem sendo revalorizado.
Ao contrário de Jean-Baptiste Lully, italiano que se tornou a epítome da música francesa, o parisiense Charpentier foi para a Itália estudar composição, trazendo de volta consigo não apenas obras de autores italianos, mas também um estilo híbrido e peculiar. Desfrutou do patrocínio de Mlle de Guise, bem-relacionada nobre francesa com amplo séquito musical privado. Sua fama como compositor de música sacra ajudou-o não apenas a arranjar um posto na igreja jesuíta de Saint-Louis em Paris, e depois na Sainte-Chapelle, como propiciou-lhe encomendas da capela do delfim.
Entre as obras mais notáveis de Charpentier estão: Oratório de Natal Frigidae Noctis Umbra e Messe de Minuit Pour Noël.
Índice
1 Óperas
1.1 Tragédias bíblicas
1.2 Pastorais
1.3 Pastoraletta
1.4 Música de cena
1.5 Comédias-Ballet
1.6 Ballets
1.7 Divertimentos
1.8 Interlúdios (Intermèdes)
1.9 Sonatas
1.10 Música sacra
2 Bibliografia
2.1 Biografia
2.2 História da Música
3 Ligações externas
Óperas |
Les amours d'Acis et Galatée, perdida, 1678?
Les arts florissants, H. 487, 1685-6
La descente d'Orphée aux enfers, H. 488; 1686-7
Le jugement de Paris, (1690)
Philomele, Lost, 1690
Médée, H. 491; 1693
Tragédias bíblicas |
Celse Martyr, parte musical perdida; P. Bretonneau's (libretto de 1687).
David et Jonathas, H. 490, 1688 (libretto de P. Bretonneau.)
Pastorais |
Petite Pastorale Eglogue de Bergers, H. 479; meados dos 1670s?
Actéon H. 481; 1684
Il faut rire et chanter: Dispute de Bergers, H. 484; 1685
La Fête de Ruel, H. 485; 1685
La Couronne de Fleurs, H. 486; 1685
Le Retour de Printemps, perdida.- Cupido perfido dentr'al mio cor
Pastoraletta |
Amor Vince Ogni Cosa, H. 492
Música de cena |
Les Facheux, 1672. Música perdida, drama de Molière.
La Comtesse d'Escarbagnas, H. 494; 1672 (Drama by Molière.)
Le Médecin malgré lui, música perdida, data incerta. (Drama de Molière)
L'Inconnu, music lost; 1675 (Drama de Donneau de Visé e Thomas Corneille)
Circé, H. 496; 1675. (Drama de Thomas Corneille; divertissements de Donneau de Visé.)- Overture du prologue de l'Inconnu, H. 499; 1679?
Andromède, H. 504; 1682 (Drama de Pierre Corneille)
Vénus et Adonis, H. 507; 1685. (Drama de Donneau de Visé.)
Comédias-Ballet |
Le Mariage forcé (1672)
Le Malade imaginaire (1672)
Le Sicilien (1679)
Ballets |
Polyeucte H. 498; 1679.
Divertimentos |
Les Plaisirs de Versailles, H. 480; 1682
Idylle sur le Retour de la Sante du Roi, H. 489; 1686-7
Interlúdios (Intermèdes) |
Le Triomphe des Dames (1676)
La Pierre Philosophale (1681)
Endymion (1681)
Dialogues d'Angélique et de Médor (1685)
Sonatas |
- Sonates à huit
Música sacra |
Messe, (H. 1)
Extremum Dei Judicium (H. 401)
Messe de Minuit pour Noël (H. 9, c. 1690)
Missa Assumpta est Maria (H. 11, 1698-1702)
Litanies de la vierge (H. 83, 1683-1685)- Te Deum (H. 146, c. 1690)
Dixit Dominus (H. 204)
In nativitatem Domini canticum (H. 416)
Noëls (3) (H. 531 c. 1680)
Noëls pour les instruments (H. 534, c. 1690)
Precatio pro fillio regis(Ofertório) (H. 166)
Panis quem ego dabo(elevação) (H. 275)
Bibliografia |
Biografia |
- Cessac, Catherine. Marc-Antoine Charpentier. Translated from the French ed. (Paris 1988) by E. Thomas Glasow. Portland (Oregon): Amadeus Press, 1995.
- Ranum, Patricia. Portraits Around Marc-Antoine Charpentier [1]. Baltimore: Dux Femina Facti, 2004. ISBN 0-9660997-3-7.
História da Música |
- Anthony, James R. French Baroque Music: From Beaujoyeulx to Rameau. Revised and expanded edition. Portland (Oregon): Amadeus Press, 1997.
- Hitchcock, H.W. Les Oeuvres de Marc-Antoine Charpentier: Catalogue Raisonné. Paris: Picard, 1982.
- Thomas, Downing A. Aesthetics of Opera in the Ancien Régime, 1647-1785. Cambridge (UK): Cambridge University Press, 2002.
- Tunley, David. The Eighteenth-Century French Cantata. 2nd edition. Oxford (UK): Clarendon Press Oxford University Press, 1997.
Ligações externas |
- Partituras grátis de Marc-Antoine Charpentier no Arquivo de Músicas Werner Icking
- Partituras gratuitas de Marc-Antoine Charpentier na CPDL, a Biblioteca Coral de Domínio Público
- Obras de Marc-Antoine Charpentier no International Music Score Library Project
Charpentier, musicien du Baroque, a site in memory of the 300th anniversary of the composer's death- 1643: Marc-Antoine Charpentier's Birth Year
- Speculations about the validity of a recently discovered portrait of M.A. Charpentier
- Te Deum's Prelude in houndbite.com