Veruca Salt
Nota: Se procura a banda, veja Veruca Salt (banda).
Veruca Salt | |
---|---|
Personagem fictícia de Charlie and the Chocolate Factory | |
Morada | Londres, Reino Unido |
Sexo | Feminino |
Características | Mimo, egoísmo, arrogância, impaciência. |
Família | Henry Salt (pai) Angina Salt (mãe) |
| |
Criado por | Roald Dahl |
Filme(s) | Willy Wonka and the Chocolate Factory (1971) Charlie and the Chocolate Factory (2005) |
Interpretado por | Julie Dawn Cole (1971) Julia Winter (2005) |
Veruca Salt é uma personagem fictícia do livro Charlie e a Fábrica de Chocolate (1964) de Roald Dahl e suas respectivas adaptações, A Fantástica Fábrica de Chocolate (Willy Wonka e a Fábrica de Chocolate) (1971) e A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie e a Fábrica de Chocolate) (2005).
Veruca é a filha única de Henry Salt e Angina Salt e é extremamente mimada.
Em todas as três versões, o Sr. Salt faz todas as vontades de sua filha. Quando Veruca anuncia que quer um Convite Dourado, o pai não tarda a comprar milhares, centenas de milhares de caixas de Barras Wonka, fazendo com que suas operárias (do ramo de nozes) parem de descascar nozes e comecem a desembrulhar barras de chocolate.
Depois de três dias, ainda não havia nenhum convite dourado e - é claro - Veruca começou a se desesperar e pegar ainda mais no pé de seu pai. Até que na tarde do terceiro dia,finalmente, se encontra o tão sonhado Convite Dourado.
Veruca Salt representa um dos Sete Pecados Capitais: Avareza.
As vezes tem atitudes obsessivas e pensamentos megalomaníacos, querendo o mundo inteiro só para sí.
Quando Veruca não consegue o que quer, ela grita, esperneia, quebra coisas e tem atitudes extremas até ter sua vontade atendida.
Desde o começo, o pai de Veruca a vê como uma doce e inocente garotinha; entretanto, depois que saem da fábrica cobertos de lixo, suas opiniões mudam, fazendo o enxergar a real Veruca. A partir daí, ele passa a ter atitudes de pai, não mais de capacho.
Em cada versão, Veruca é dita como uma menininha mimada muito imatura, cujos pais a tratam como uma verdadeira princesa, dando a ela tudo que quer, não importando o quão ridículo seja o preço, ou o quão extravagante seja o pedido. No livro, ela é descrita como "a filha de pais ricos".
Na versão de 2005, porém, Veruca não tarda a acrescentar mais um pedido - outro pônei.
Índice
1 O nome
2 Veruca em 1971
3 Músicas
4 Atriz
5 Curiosidades
O nome |
Todos os nomes de "A Fantástica Fábrica de Chocolate" são diferentes, para ter um afeito cômico (uma tendência frequentemente mostrada nos livros infantis de Roald Dahl).
Veruca Salt provavelmente tem o nome mais estranho, tão incomum como os sobrenomes dos personagens "Charlie Bucket" e "Mike Teavee", que são bem estranhos.
O próprio Dahl indicou que Veruca Salt foi o nome do medicamento para verruga que ele teve em seu armário de remédios, mas desde a introdução da personagem, muitas outras teorias foram criadas como para adicionar razões do porque de ele ter dado a ela esse nome.
- Veruca vem da palavra "verruca", que em latim quer dizer "verruga". Como quando Willy Wonka indica no livro e no filme de 2005, uma "verruca" é uma "verruga que dá na sola do pé". Seu último nome é Salt presumível porque seus pais possuem uma fábrica de nozes (Salt em português significa "sal").
- Na dublagem da Alemanha do filme, a brincadeira com a palavra não é traduzida. Ao invés, Wonka diz: "Eu já chamei uma verruga do meu pé de 'Veruca'."
- A vilã "mulher lobo" da série de televisão Buffy, a Caça Vampiros se chama Veruca.
- Veruca é foneticamente similar a palavra árabe usada para peruca, "baruka".
- A brincadeira com o nome faz mais sentido em inglês, já que verruga em inglês é "wart", em português já fica aparente o verdadeiro significado do nome, já que "Veruca" lembra muito "verruga".Veruca no romance
Veruca, a única filha dos ricos Angina e Henry Salt, tem regularmente um comportamento petulante, a fim de obter o que ela deseja, e até mesmo seus pais não estão imunes aos seus ímpetos. Quando Veruca exige que ela deve ter um Bilhete Dourado, o seu pai compra numerosas Barras Wonka, ordena que os trabalhadores de sua fábrica que deixem de lado suas funções regulares de quebrar-nozes e desembrulhar as barras. O processo dura três dias, todos os quais Veruca gasta reclamando que ela não tem o seu bilhete. Quando o bilhete é finalmente encontrado, Veruca é "toda sorrisos de novo." O pai dela depois confessa a Wonka que ele conhece a filha dele é "um pouco de uma careta", ainda diz que não é um motivo de sua filha para ser "queimado para um crisp ", com o argumento de que ele e sua mulher amam muito sua filha.
Veruca em 1971 |
Em 1971 o filme Willy Wonka and Chocolate Factory, Veruca vem da Inglaterra (sua nacionalidade não foi especificada no livro), e os pais dela são renomeados como Henry e Henrietta. Ela queixa-se com o pai da incapacidade de encontrar o Golden Ticket "no primeiro dia", e renuncia a escola até o bilhete ser encontrado. Ele implora a ela para dar-lhe tempo, dizendo que sua equipe vem trabalhando de madrugada até ao anoitecer, durante cinco dias direto. Veruca responde, "Faça-os trabalhar a noite!" A fim de agilizar o processo, o Sr. Salt oferece um bônus para o primeiro funcionário que encontra o bilhete.
Veruca quer ser a primeiro a entrar enquanto espera com o grupo de crianças fora da fábrica Wonka, durante o qual ela está vestindo uma manta de sua coleção pessoal de quatro mantas casacos. Ela é ofensiva e agressiva, como retratado no romance, além de recorrer a ameaças e até violência física. Ela chora, empurra, e atinge o seu pai, e faz a mesma coisa a Violet Beauregarde enquanto as meninas são ambos descendentes do Sala de Chocolate escadas. Este incidente à parte, ela não é completamente indiferente, embora não inteiramente amável para as outras crianças, ela confessa a Charlie, "Ele [Wonka] é absolutamente bonkers!" E manifesta a sua preocupação com Violet e Augustus Gloop está separado punições por desobedecer Wonka's encomendas durante o passeio.
A cena final de Veruca é na Sala do Ovo de Ouro, onde ela implora a seu pai para lhe comprar um Ovo de Ouro de Wonka. Após Wonka naturalmente recusar a oferta, Veruca vai a uma declamação por Lixeira da sala e perturba os 'Oompa Loompas' no trabalho. Ela então sobe em um Eggdicator(indicador de qualidade dos Ovos de Ouro), desce para o lixo depois de ser rejeitada como um "mau ovo."
Julie Dawn Cole retrata Veruca no filme. A canção "I Want it Now" foi gravado em Cole o décimo terceiro aniversário, e Veruca da Lixeira do Ovo Golden Room exigido um total de trinta e seis toma.
Músicas |
A música é tocada depois que Veruca cai pelo buraco do lixo.
Tanto no poema do livro quando na letra de 2005, a letra é sobre o que irá acontecer a Veruca depois que caiu no duto do lixo, também sobre os culpados por tornar Veruca uma garotinha mimada. A letra de 1971 é quase que exclusivamente sobre os culpados pelo comportamento da menina, o tópico também foi usado no final da letra do livro e na versão cinematográfica de 2005.
No livro e na primeira versão do filme, a música começa depois que Veruca e seu pai caem dentro do lixo. No filme de 2005, a música toca depois que Veruca cai e o Sr. Salt vai olhar pelo buraco do lixo. (E termina com um esquilo empurrando ele para dentro, levando ele pelo lixo abaixo).
Letra de 2005
Veruca Salt, a sem noção
Desceu pra dentro do lixão
E lá embaixo vai achar amigos novos pra brincar
Amigos novos pra brincar
Amigos novos pra brincar
Se quer exemplo aqui vai um
Cabeça e rabo de um atum
Uma ostra de um pirão qualquer
Um bífe que ninguém mais quer
E outras coisas sem valor
Mas todas com o seu fedor
Que fedor
É o que a Veruca vai achar
Amigos novos pra brincar
Que lá em baixo vai achar
Quem é culpado por mimar? E a garota estragar
Quem é que não a educou? Quem é culpado? Quem errou?
A culpa é de quem já vai
Da sua mãe
E do seu pai
Letra de 1971
Oompa Loompa upa dedê
Uma charada para você
Oompa Loompa upa dimdim
Seja sabido e vá por mim
De quem é culpa se a filha for CHATA
Cheia de dengos e mimos de GATA
Uma criança não sabe o que FAZ
Logo os culpados são os PAIS
QUE NÃO SABE, EDUCAR
Oompa Loompa dim dal
Quem é mimado acaba mal
Bem melhor você vai viver
Se os desejos loucos souba conter
A versão de 2005 é tocada em um estilo "psicodélico/rock-leve".
Inspirado na maior parte pelo grupo ABBA.
Atriz |
1971: Julie Dawn Cole
2005: Julia Winter
Curiosidades |
A banda Veruca Salt teve seu nome tirado da personagem.