Grande Prémio de Portugal









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde outubro de 2018). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



























































































PortugalGrande Prémio de Portugal

Circuito do Estoril

Estoril track map.svg

Mapa do circuito.
Informações da corrida

Localização

Estoril, Portugal

Voltas
70

Percurso
4.360 km (2.709 mi)

Total
305.200 km (189.642 mi)

Curvas
13

Pole

Reino Unido Damon Hill
Williams-Renault V10
1min 20s 330
1996


Volta mais rápida
na prova


Reino Unido David Coulthard
Williams-Renault V10
1min 22s 446
1994


Anos disputados
25 (16 oficial)

Primeira disputa
1951 (1958 oficial)

Última disputa

1996

Maior vencedor (pilotos)

França Alain Prost (3)
Reino Unido Nigel Mansell (3)

Maior vencedor (equipe)

Reino Unido Williams (6 oficial)

Última corrida (1996):

Pole Position

Piloto

Reino Unido Damon Hill
Williams-Renault V10

Tempo
1min 20s 330

Volta mais rápida

Piloto

Canadá Jacques Villeneuve
Williams-Renault V10

Tempo
1min 22s 873

Pódio

Primeiro

Canadá Jacques Villeneuve
Williams-Renault V10
1h 40min 22s 915


Segundo

Reino Unido Damon Hill
Williams-Renault V10
+19s 966


Terceiro

Alemanha Michael Schumacher
Ferrari V10
+53s 765




O Grande Prémio de Portugal (Brasil: Grande Prêmio de Portugal) é um antigo grande prémio da Fórmula 1 realizado entre 1958 e 1996.


O primeiro GP de F1 disputado em Portugal foi no Circuito Urbano da Boavista, na cidade do Porto, durante a temporada de 1958 a 14 de Agosto, cujo vencedor foi o piloto britânico Stirling Moss, que voltaria a ganhar no Grande Prémio de Portugal de 1959, desta vez no Circuito do Monsanto (circuito urbano no Parque Florestal de Monsanto), em Lisboa.
Em 1960, a competição volta ao circuito portuense da Boavista e teve como vencedor o piloto australiano Jack Brabham.


Depois da temporada de 1960, o GP de Portugal ficou muito tempo fora do calendário da Fórmula 1, retornando na temporada de 1984, no autódromo do Estoril, à 21 de outubro. Foi o último grande prémio da temporada em que o francês Alain Prost foi o vencedor da prova, porém, não conseguiu vencer o Campeonato Mundial pela diferença de apenas meio ponto. Na temporada seguinte, a corrida foi disputada a 21 de Abril e com condições atmosféricas adversas, beneficiando Ayrton Senna, um grande especialista em corridas chuvosas. A partir de 1986, a corrida passou a ser disputada na penúltima semana do mês de Setembro.
Porém, a história do GP de Portugal é muito mais longa, começando, com essa designação, em 1951 no Circuito da Boavista no Porto tendo como primeiro vencedor o portuense Casimiro de Oliveira ao volante de um Ferrari 340 America Vignale. Eram ainda corridas de Sport Internacional (na altura tão ou mais importante do que a F1) que se estenderam até1957. Essa última edição desta série foi disputada em Monsanto, Lisboa e foi ganha por Juan Manuel Fangio num Maserati 300S depois de renhido duelo com o norte-americano Masten Gregory tripulando um Ferrari. Depois veio a série disputada no Circuito da Boca do Inferno em Cascais com provas de GT e F3.




Índice






  • 1 A última corrida


  • 2 Vencedores


    • 2.1 Por pilotos, equipes e países que mais venceram1




  • 3 Recordes do Grande Prémio de Portugal





A última corrida |


Os GPs de Portugal viriam a terminar em 1996 cuja última corrida fora disputada no dia 22 de Setembro, com o canadense Jacques Villeneuve, da equipa Williams, a vencer, juntamento com o seu colega Damon Hill ficando na segunda colocação.


A corrida de 1996 foi marcada pelo domínio da Williams. Damon Hill largou na primeira colocação e Jacques Villeneuve em segundo. Durante a partida, Hill manteve-se em primeiro e Villeneuve em segundo, chegando a obter até uma vantagem de 10 segundos, até que, na volta 22, Villeneuve fez a volta mais rápida da corrida e foi, progressivamente, diminuindo a vantagem em relação ao seu companheiro. A partir da volta 48, com o reabastecimento de Hill, Vilenneuve tornou-se no novo líder e chegou à vitória, com Hill em segundo. Esse resultado marcou a sexta vez, na temporada, em que os dois pilotos da Williams subiam ao pódio nas duas primeiras posições.


Estoril planejava abrigar o GP de Portugal da temporada de 1997, porém as melhorias anunciadas para o circuito não ficaram prontas a tempo, o que fez com que a corrida não fosse integrada no calendário da F-1.


O A.C.P. decidiu tentar fazer regressar o Grande Prémio de Portugal para o calendário geral da Fórmula 1 anunciando que está, conjuntamente com o Ministério do Desporto da Juventude, a planejar obras de melhoria do autódromo do Estoril bem como as infraestruturas envolventes.



Vencedores |


O fundo rosa indica que a prova não teve validade para o Mundial de Fórmula 1.




























































































































































































Ano
Piloto
Construtor
Local
Resumo

1996

Canadá Jacques Villeneuve

Williams-Renault

Estoril

Detalhes

1995

Reino Unido David Coulthard

Williams-Renault

Estoril

Detalhes

1994

Reino Unido Damon Hill

Williams-Renault

Estoril

Detalhes

1993

Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Ford

Estoril

Detalhes

1992

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Renault

Estoril

Detalhes

1991

Itália Riccardo Patrese

Williams-Renault

Estoril

Detalhes

1990

Reino Unido Nigel Mansell

Ferrari

Estoril

Detalhes

1989

Áustria Gerhard Berger

Ferrari

Estoril

Detalhes

1988

França Alain Prost

McLaren-Honda

Estoril

Detalhes

1987

França Alain Prost

McLaren-TAG/Porsche

Estoril

Detalhes

1986

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Honda

Estoril

Detalhes

1985

Brasil Ayrton Senna

Lotus-Renault

Estoril

Detalhes

1984

França Alain Prost

McLaren-TAG/Porsche

Estoril

Detalhes

Não houve de 1967 à 1983

1966

Suíça Jürg Dubler

Brabham-Ford

Cascais

Detalhes

1965

Reino Unido Rodney Banting

Cooper-Ford

Cascais

Detalhes

1964

Reino Unido Chris Kerrison

Ferrar 250 GTOi

Cascais

Detalhes

Não houve em 1961 à 1963

1960

Austrália Jack Brabham

Cooper-Climax

Boavista

Detalhes

1959

Reino Unido Stirling Moss

Cooper-Climax

Monsanto

Detalhes

1958

Reino Unido Stirling Moss

Vanwall

Boavista

Detalhes

1957

Argentina Juan Manuel Fangio

Maserati

Monsanto

Detalhes

Não houve em 1956

1955

França Jean Behra

Maserati

Boavista

Detalhes

1954

Argentina José Froilán González

Ferrari

Monsanto

Detalhes

1953

Portugal José Arroyo Nogueira Pinto

Ferrari

Boavista

Detalhes

1952

Itália Eugenio Castellotti

Ferrari

Boavista

Detalhes

1951

Portugal Casimiro de Oliveira

Ferrari

Boavista

Detalhes


Por pilotos, equipes e países que mais venceram1 |
















































































































































Recordes do Grande Prémio de Portugal |




































































































Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

 ⁒  ․,‪⁊‑⁙ ⁖, ⁇‒※‌, †,⁖‗‌⁝    ‾‸⁘,‖⁔⁣,⁂‾
”‑,‥–,‬ ,⁀‹⁋‴⁑ ‒ ,‴⁋”‼ ⁨,‷⁔„ ‰′,‐‚ ‥‡‎“‷⁃⁨⁅⁣,⁔
⁇‘⁔⁡⁏⁌⁡‿‶‏⁨ ⁣⁕⁖⁨⁩⁥‽⁀  ‴‬⁜‟ ⁃‣‧⁕‮ …‍⁨‴ ⁩,⁚⁖‫ ,‵ ⁀,‮⁝‣‣ ⁑  ⁂– ․, ‾‽ ‏⁁“⁗‸ ‾… ‹‡⁌⁎‸‘ ‡⁏⁌‪ ‵⁛ ‎⁨ ―⁦⁤⁄⁕