Bessos

Multi tool use
|
Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde Maio de 2011). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido. —Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)
|
|

A punição de Bessos, por André Castaigne.
Bessos ou Bessus (? — verão de 329 a.C.), foi um nobre persa e sátrapa da Báctria e Sogdiana, e mais tarde autoproclamado rei da Pérsia. Ele é mais conhecido por ter assassinado e usurpado seu rei, Dario III, depois que o exército persa foi derrotado por Alexandre, o Grande.
Na 1 de outubro de 331 a.C.,[carece de fontes] na Batalha de Gaugamela, Bessos comandou as tropas da Báctria, da qual ele era sátrapa, sob o comando de Dario III contra o exército macedônio de Alexandre.[1] Bessos sobreviveu à derrota de Gaugamela e manteve-se ao lado de Dario III, cujas tropas iludiram Alexandre e passaram o inverno em Ecbátana. No ano seguinte Dario III tentou fugir para Báctria, no leste. Bessos, conspirando com camaradas sátrapas, depôs Dario III. Acredita-se que ele pretendesse entregar o rei ao Macedônios, mas Alexandre ordenou às suas tropas perseguir brutalmente os persas mesmo após ter recebido a promessa da prisão de Dario. Em julho de 330 a.C., perto de Hecatompilos, os conspiradores, em pânico, feriram mortalmente Dario III e o deixaram para trás, e Dario acabou sendo encontrado por um soldado macedônio, de nome Polístrato.
Bessos proclamou-se rei da Pérsia e adotou o nome de Artaxerxes V. Sua ascensão autoproclamada não foi sem precedente, pois "sátrapa da Báctria" era um título freqüentemente dado ao nobre herdeiro do trono persa. Mas como o império persa havia sido conquistado e Bessos governava apenas uma aliança de províncias renegadas, os historiadores geralmente não o consideram como um verdadeiro rei persa.
Bessos retornou a Báctria e tentou organizar a resistência entre as satrapias orientais. Alexandre foi forçado a deslocar suas forças para liquidar a rebelião em 329 a.C.. Apavorado com a aproximação dos Macedônios, o próprio povo de Bessos capturou-o e entregou-o a Alexandre.
Alexandre ordenou que se cortassem as orelhas e o nariz de Bessos, que era o costume persa reservado àqueles envolvidos em rebelião e regicídio; sabe-se que Dario I puniu o usurpador Fraortes de maneira similar. Bessos foi então crucificado no local onde Dario III foi morto.
Referências
↑ Arriano, Anabasis, 3.8 [em linha]
Ligações externas |
h gwmboI,N3O 4Kb09FnQEnXOm0 DsCc,jgnSpV xHrrAgyvVQN0wNgGkak1I 5vewyDdWHw j BO
Popular posts from this blog
0
Sometime, when I try to access some menu (may be inside an application or desktop, doesn't matter), I got the following error. The menu and submenu disappear for a while. After that, I can continue using the system. And the lspci gave me the following output: $ lspci -k | grep -EA3 'VGA|3D|Display' 00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation Haswell-ULT Integrated Graphics Controller (rev 0b) DeviceName: Onboard IGD Subsystem: Dell Haswell-ULT Integrated Graphics Controller Kernel driver in use: i915
unity compiz error-handling
share | improve this question
edited Mar 5 at 16:09
...
Nota: Para outros significados, veja Santo António. Santo António de Lisboa Santo António com o Menino Jesus em pintura de Stephan Kessler Frade Franciscano e Doutor da Igreja ( Doctor Evangelicus ) Nascimento 15 de agosto de 1191 em Lisboa, Portugal Morte 13 de junho de 1231 (39 anos) em Pádua, Itália Veneração por Igreja Católica Religiões Afro-Brasileiras Beatificação 1232, Roma por Papa Gregório IX Canonização 30 de Maio de 1232, Catedral de Espoleto por Papa Gregório IX Principal templo Igreja de Santo António de Lisboa, Lisboa, Portugal e Basílica de Santo António de Pádua, Pádua, Itália Festa litúrgica 13 de Junho Atribuições livro, pão, Menino Jesus e lírio Padroeiro Portugal, Lisboa (orago da cidade), Pádua, pobres, mulheres grávidas, casais, pessoas que desejam encontrar objectos perdidos, oprimidos, das cidades de Governador Valadares, Recife, Osasco e Diamantina no Brasil. Portal dos San...
Nota: Para outros significados, veja José Alencar (desambiguação). José Alencar José Alencar como vice-presidente do Brasil. 23º Vice-presidente do Brasil Período 1º de janeiro de 2003 a 1º de janeiro de 2011 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Antecessor Marco Maciel Sucessor Michel Temer 4º Ministro da Defesa do Brasil Período 8 de novembro de 2004 a 31 de março de 2006 Presidente Luiz Inácio Lula da Silva Antecessor José Viegas Filho Sucessor Waldir Pires Senador por Minas Gerais Período 1º de fevereiro de 1999 a 14 de dezembro de 2002 Antecessor Júnia Marise Sucessor Aelton Freitas Dados pessoais Nome completo José Alencar Gomes da Silva Nascimento 17 de outubro de 1931 Muriaé, MG Morte 29 de março de 2011 (79 anos) São Paulo, SP Nacionalidade brasileiro Progenitores Mãe: Dolores Peres Gomes da Silva Pai: Antônio Gomes da Silva Cônjuge Mar...