Volante (futebol)









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2017). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Disambig grey.svg Nota: Para outros significados de Volante, veja Volante (desambiguação).



O volante Gennaro Gattuso em atuação pelo Milan.


Volante (português brasileiro) ou trinco (português europeu) é uma posição de um jogador de futebol. O termo tem sido usado também como uma generalização para as várias posições defensivas do meio-campo. A posição é muitas vezes confundida com cabeça-de-área. Porém, volante é, em geral, uma posição mais central, enquanto o cabeça-de-área fica mais a frente da defesa.


No campo, o volante se posiciona na linha de centro, fazendo a saída de bola da defesa para o ataque. Além disso, também tem a função de recuperar a bola.


No Brasil, o termo volante deriva de Carlos Volante, jogador argentino que atuava como meio-campo defensivo no Flamengo.[1] A posição também é conhecida como centromédio, médio-volante, mediano, meio-armador dependendo da sua forma de atuação. Em Portugal são também chamados como médio defensivo e trinco.


O nome não deve ser confundido com a denominação volante na língua espanhola, usada para indicar todos os participantes do meio-campo, em algumas situações englobando até os meia-armadores.



Primeiro-volante |


O primeiro-volante, também conhecido por cabeça de área, é o volante que atua a frente do goleiro, mais recuado que os outros. Também são conhecidos como volantes de contenção. Popularmente, alguns cabeças de área são chamados de cabeças de bagre devido à pouca habilidade e técnica necessária para desempenhar a função. Contudo, é muito comum também a utilização de volantes habilidosos, facilitando a rotatividade dentro de campo.


O primeiro-volante, além de marcar, pode ter como função desempenhar o papel do falso líbero. Isto é, em um esquema com quatro defensores, como o 4-4-2, um dos dois, forma com os outros dois zagueiros um trio defensivo, dando aos laterais maiores possibilidades de ataque.
O volante que marca bem diminui a pressão sobre a defesa, porém o futebol moderno exige do volante um bom passe, porque a bola precisa chegar ao meias em boas condições para construir as jogadas de ataque. No novo futebol o volante esta se tornando o chamado homem do primeiro passe.



Segundo-volante |


O segundo-volante é o meio-campista que atua cumprindo as funções de auxiliar o primeiro-volante na marcação dos meias adversários e amparar os meias de sua equipe a criar as jogadas de ataque, organizar o meio-de-campo e distribuir os passes. Ele faz a ligação entre a parte defensiva e a ofensiva do meio-de-campo recebendo a bola de um jogador de defesa (geralmente o primeiro-volante) e repassando-a a algum meia do time. Quando o lateral sair pro jogo o volante tem que ficar na posição do mesmo.



Médios |


Os médios são muitas vezes responsáveis pela criação das jogadas. Atuando a partir do campo do adversário, independente do lado ou centro, estes atletas são muito importantes pela participação e criação das jogadas e são aqueles que possuem uma certa técnica acima do nível dos que estão em campo, dão melhores passes, tem melhor visão de jogo, participam e ou iniciam as jogadas para a conclusão de Gol para os meias-atacantes , atacantes, centro-avante, além de também serem bons na marcação homem a homem dentro de campo.





Ícone de esboço
Este artigo sobre futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.


























  1. A origem do volante no futebol brasileiro








Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

Eduardo VII do Reino Unido