BR-163









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BR-163

País




Identificador

 BR-163 
Tipo

Rodovia Longitudinal
Extensão
3470 km
Extremos
 • Norte:
 • Sul:


Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós, Pará
Tenente Portela, Rio Grande do Sul
Trecho da

BR-163.svg BR-163
Interseções

BR-230, BR-364, BR-070, BR-262, BR-060, BR-267, BR-463, BR-272, BR-369, BR-277, BR-280, BR-282, BR-472
Concessionária

Rota do Oeste (trecho mato-grossense)

CCR MSVia (trecho sul mato-grossense)








Norte
< Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós, PA

BR-163.svg
BR-163
Sul
Tenente Portela, RS >



Rodovias do Brasil

A BR-163 é uma rodovia longitudinal do Brasil. Possui 3470 km de extensão e liga atualmente Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará. É uma das principais rodovias do interior do Brasil juntamente com a BR-158 e BR-364.


É uma rodovia que integra o Sul ao Centro-Oeste e Norte do Brasil. Possui fundamental importância para o escoamento da produção da parte paraense da Região Norte e norte da Região Centro-Oeste do Brasil. Em 20 de março de 2014, dois trechos da rodovia foram entregues a iniciativa privada por meio de concessões de 30 anos, como parte da terceira etapa do Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal, lançado em 2012. São eles o trecho que atravessa o estado do Mato Grosso e o trecho que atravessa o estado do Mato Grosso do Sul.
Desde 2009 a BR-163 conta com o policiamento de mais 340 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a qual já conta com bases espalhadas pela rodovia, além das que estão em fase de construção para receber os novos policiais. Estima-se que até 80% da estrada está re-pavimentada.[1]


Grande parte da rodovia não é pavimentada no estado do Pará, sendo a maior parte pavimentada na área urbana da cidade de Santarém até a cidade de Rurópolis. As obras de pavimentação ainda estão em andamento na rodovia no ano de 2018.




Índice






  • 1 Trajeto


    • 1.1 No Pará


    • 1.2 Em Mato Grosso


    • 1.3 Mato Grosso do Sul


    • 1.4 No Paraná


    • 1.5 Em Santa Catarina


    • 1.6 No Rio Grande do Sul




  • 2 Ver também


  • 3 Referências


  • 4 Ligações externas





Trajeto |



BR-163



Trecho de nome Cuiabá-Santarém




BR-163 entre Cuiabá e Santa Catarina (trecho São Miguel do Oeste SC - Tenente Portela RS está sob concessão estadual)




Cidade de Dourados, importante entroncamento da BR-163




Cidade de Cascavel (Paraná), outro importante entroncamento da BR-163




Trecho da BR-163 que coincide com os das BR-070 e BR-364, perto de Cuiabá, no Mato Grosso.



Liga os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. De Tenente Portela-RS até Cascavel-PR possui pista simples, com largura de 6,6m e acostamento reduzido. Esse trecho está em fase de alargamento. A partir de Cascavel em direção norte, a rodovia dá acesso também para Ponta Porã, Porto Murtinho (acessos para o Paraguai) e Corumbá (acesso para a Bolívia). A Cuiabá-Santarém (com 1780 km total) liga a capital do Mato Grosso, Cuiabá, a Santarém, no Pará. Essa rodovia compreende os seguintes trechos:



No Pará |


No estado do Pará a rodovia atravessa uma das regiões mais ricas do país em recursos naturais e potencial econômico, sendo marcada pela presença de importantes biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica, o Cerrado e as áreas de transição entre eles, além de bacias hidrográficas importantes, como a do Amazonas, do Xingu e Teles Pires-Tapajós. No lado norte do Rio Amazonas, também existem os trechos entre Alenquer e a localidade de Onças, em Oriximiná, além do trecho entre a Cachoeira Porteira, no Rio Trombetas, e o final da rodovia, logo após o entroncamento com a BR-210, também em Oriximiná. Este último trecho possui um total de 233 km e está entre os trechos rodoviários mais isolados do Brasil, e um local com um dos maiores índices pluviométricos.



  • Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós-PA (próximo à fronteira com o Suriname) - Ponto extremo norte

  • Entroncamento com a BR-210

  • Distrito de Cachoeira Porteira (Oriximiná)

  • Oriximiná


  • Óbidos - até o km 30 (10 km contíguos com a PA-254)

  • Curuá

  • Santarém


  • Belterra
    • Acesso a Aveiro pela PA-435



  • Rurópolis

    • Interseção com a BR-230

    • Acesso a Altamira e Marabá pela BR-230




  • Itaituba (Distrito de Moraes de Almeida)

  • Novo Progresso


  • Altamira (Distrito de Castelo dos Sonhos)



Em Mato Grosso |




Desflorestamento em 2014


Em 20 de março de 2014, a Concessionária Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort, assumiu a concessão da BR-163 no trecho Mato Grosso. Ao longo dos 30 anos de concessão, é de responsabilidade da Rota do Oeste a duplicação dos 453,6 km de pistas simples – os outros 400 km são de responsabilidade do DNIT - devendo ser construídos novos trevos, pontes, viadutos e entroncamentos [2]. A rodovia é a principal rota de escoamento da safra de grãos do Estado, que é o principal produtor nacional.




  • Guarantã do Norte
    • Acesso a Novo Mundo e Alta Floresta pela MT-419


  • Matupá

  • Peixoto de Azevedo


  • Terra Nova do Norte
    • Acesso a Nova Guarita e Alta Floresta pela MT-208



  • Nova Santa Helena
    • Acesso a Colíder e Alta Floresta pela MT-320



  • Itaúba
    • Acesso a Porto dos Gaúchos pela MT-220



  • Sinop

    • Acesso a Santa Carmem pela MT-422

    • Acesso a Vera pela MT-225




  • Sorriso
    • Acesso a Nova Ubiratã pela MT-242



  • Lucas do Rio Verde
    • Acesso a Tapurah pela MT-449



  • Nova Mutum

    • Acesso a Santa Rita do Trivelato pela MT-235

    • Acesso a Diamantino pela MT-010



  • Nobres


  • Rosário Oeste
    • Acesso a Barra do Bugres pela MT-246



  • Jangada
    • Acesso a Acorizal



  • Várzea Grande
    • Acesso a Cáceres, Nossa Senhora do Livramento e Poconé pela BR-070



  • Cuiabá

    • Intersecção com a BR-364 e BR-070

    • Acesso a Chapada dos Guimarães




  • Jaciara
    • Acesso a Dom Aquino e Campo Verde


  • São Pedro da Cipa

  • Juscimeira


  • Rondonópolis

    • Acesso a BR-364 e BR-060

    • Acesso a Mineiros, Jataí, Rio Verde e Goiânia - GO

    • Acesso a Brasília - DF

    • Acesso a Itiquira pela MT-370





Mato Grosso do Sul |


  • Ver artigo Rodovias de Mato Grosso do Sul

Em 2014, a rodovia foi privatizada no trecho Mato Grosso do Sul, sendo que o Grupo CCR venceu o leilão de concessão e irá operar todo trecho através da CCR MSVia[3] por 30 anos, iniciando a obra de duplicação nesse trecho. A rodovia tem papel fundamental no comércio, no turismo e principalmente na logística de transporte da agroindústria, pois é o principal corredor de exportação do estado do Mato Grosso do Sul para atingir os portos dos estados do Paraná e Santa Catarina.
A rodovia dá acesso também para Ponta Porã, Porto Murtinho (acessos para o Paraguai) e Corumbá (acesso para a Bolívia).




  • Sonora
    • Acesso a Pedro Gomes pela MS-215 e MS-418


  • Coxim


  • Rio Verde
    • Acesso a Aquidauana pela MS-427



  • São Gabriel do Oeste

    • Acesso a Rio Negro pela MS-430

    • Acesso a BR-060

    • Acesso a Camapuã




  • Bandeirantes
    • Acesso a Rochedo pela MS-244


  • Jaraguari


  • Campo Grande

    • Interceção com a BR-262 e BR-060

    • Acesso a Três Lagoas, Aquidauana e Corumbá pela BR-262

    • Acesso a Sidrolândia pela BR-060




  • Nova Alvorada do Sul
    • Acesso a BR-267 (divisa com São Paulo)



  • Rio Brilhante

    • Acesso a BR-267 (Maracaju e Jardim)

    • Acesso a Douradina pela MS-470




  • Dourados

    • Intersecção com a BR-463

    • Acesso a Fátima do Sul pela MS-376

    • Acesso a Itaporã pela MS-156

    • Acesso a Bela Vista pela MS-270

    • Acesso a Ponta Porã pela BR-463

    • Acesso a Laguna Carapã pela MS-379




  • Caarapó
    • Acesso a Amambai pela MS-156


  • Juti


  • Naviraí

    • Acesso a Ivinhema e Nova Andradina pela MS-141

    • Acesso ao distrito de Porto Caiuá pela MS-489/Intersecção com a BR-487




  • Itaquiraí
    • Acesso a Icaraíma e Umuarama - PR pela BR-487



  • Eldorado
    • Acesso a Amambai e Ponta Porã pela MS-295


  • Japorã

  • Mundo Novo



No Paraná |


No estado do Paraná a rodovia passa por importantes cidades como Cascavel e Toledo. Trecho que está em fase de duplicação.




  • Guaíra
    • Intersecção com a BR-272



  • Mercedes
    • Acesso a Pato Bragado


  • Marechal Cândido Rondon

  • Quatro Pontes


  • Toledo

    • Acesso a Palotina e Assis Chateaubriand pela PR-182 (A)

    • Acesso a São Pedro do Iguaçu e Santa Helena pela PR-182 (B)




  • Cascavel

    • Intersecção com a BR-277 e BR-369

    • Acesso a Foz do Iguaçu e Campo Mourão pela BR-369

    • Acesso a Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba pela BR-277



  • Santa Tereza do Oeste

  • Lindoeste


  • Santa Lúcia
    • Acesso a Boa Vista da Aparecida pela PR-484


  • Capitão Leônidas Marques

  • Capanema


  • Planalto
    • Acesso a Realeza


  • Pérola d'Oeste

  • Pranchita


  • Santo Antônio do Sudoeste
    • Acesso a Ampere


  • Bom Jesus do Sul


  • Barracão

    • Intersecção com a BR-280

    • Acesso a Palmas - PR





Em Santa Catarina |


No estado de Santa Catarina a rodovia ganha o status de centro rodoviário escoador do Brasil, mais notadamente a partir de São Miguel do Oeste.



  • Guarujá do Sul


  • São José do Cedro
    • Acesso a Anchieta


  • Guaraciaba


  • São Miguel do Oeste
    • Intersecção com a BR-282



  • Descanso
    • Acesso a Belmonte



  • Iporã do Oeste

    • Intersecção com a BR-386

    • Acesso a Mondaí



  • Itapiranga



No Rio Grande do Sul |


No estado do Rio Grande do Sul possui o menor trecho da BR-163 atendendo apenas três municípios. Único estado que esta rodovia não tem status centralizador.



  • Barra do Guarita

  • Vista Gaúcha


  • Tenente Portela - Ponto extremo sul

    • Intersecção com a BR-472

    • Acesso a Frederico Westphalen





Ver também |


  • Rodovia Cuiabá-Santarém


Referências




  1. [1]


  2. «Concessionária Rota do Oeste: sobre a concessão». Consultado em 22 de julho de 2017 


  3. «Concessionária CCR MSVia BR-163 MS» 



Ligações externas |



  • Condições das Rodovias - Site do DNIT


  • Informações detalhadas sobre o Sistema Nacional de Viação (em português) no Visualizador de Informações Geográficas do DNIT


  • Página de um Comitê Gestor da BR-163(Site desatualizado, fala apenas sobre as obras no trecho Cuiabá - Santarém)































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