Velocidade angular









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A velocidade angular descreve a velocidade de uma rotação. A direção do vector velocidade angular será ao redor do eixo de rotação neste caso, em sentido anti-horário.


A velocidade angular de uma partícula ou de um corpo rígido descreve a taxa com que a sua orientação muda. Ela é análoga à velocidade translatorial, e é definida nos termos da derivação da orientação com respeito ao tempo, assim como a velocidade translatorial é a derivação da posição em função do tempo. Costuma-se introduzir o conceito de velocidade se definindo primeiramente a velocidade média como sendo o deslocamento dividido pelo tempo. Neste ponto a analogia com a velocidade angular não é de grande utilidade pois, por exemplo, caso um corpo esteja rodando a uma velocidade angular constante de uma revolução por minuto, ao fim de um período de um minuto a 'velocidade angular média' do corpo seria de zero, pois a orientação é exatemente a mesma que a do início do período de tempo ao final de uma rotação.


Mais precisamente, se A(t){displaystyle A(t)}A(t) é a transformação ortogonal linear especial que descreve a orientação, a velocidade angular é definida como A(t)−1ddtA(t){displaystyle A(t)^{-1}{d over dt}A(t)}A(t)^{-1}{dover dt}A(t). Disso segue que a velocidade angular é uma transformação skew-adjoint linear. É útil restringir a atenção a duas ou três dimensões e representar a álgebra de Lie tridimensional das transformações lineares skew-adjoint para V3{displaystyle {}_{3}}{}_3(R) por R³. O comutador, que é o produto da álgebra de Lie, é representado pelo produto vetorial em R³. O resto deste artigo possui sua discussão utilizando este estilo.




Índice






  • 1 Vector velocidade angular


  • 2 O caso do movimento não-circular


    • 2.1 Derivação




  • 3 Ver também


  • 4 Ligações externas





Vector velocidade angular |


A velocidade angular é um vetor com uma quantidade física que representa o processo de rotação (mudança de orientação) que ocorre em um instante de tempo. Para um corpo rígido se suplementa a velocidade translatorial do centro de massa para se descrever seu movimento completo. Ela é comumente representada pelo símbolo ômega (Ω ou ω). A magnitude da velocidade angular é a frequência angular, representada por ω. A linha de direção da velocidade angular é dada pelo eixo de rotação, e a regra da mão direita indica a direção positiva, da seguinte forma:


Se você enrolar os dedos de sua mão direita seguindo a direção da rotação, então a direção da velocidade angular é indicada pelo seu polegar direito.

Nas unidades do SI, a velocidade angular é medida em radianos por segundo (rad/s), apesar de uma direção ter que ser especificada. As dimensões da velocidade angular são T -1, pois os radianos são adimensionais.


Para qualquer partícula de um corpo em movimento ou rotação temos:


v=vt+ω×(r−rc){displaystyle mathbf {v} =mathbf {v} _{t}+{boldsymbol {omega }}times (mathbf {r} -mathbf {r} _{c})} mathbf{v} = mathbf{v}_t + boldsymbolomega times (mathbf{r} - mathbf{r}_c)

onde




  • v{displaystyle mathbf {v} }mathbf{v} é a velocidade total da partícula


  • vt{displaystyle mathbf {v} _{t}}mathbf{v}_t é a velocidade translacional


  • r{displaystyle mathbf {r} } mathbf{r} é a posição da partícula


  • rc{displaystyle mathbf {r} _{c}} mathbf{r}_c é a posição do centro do corpo.


Para descrever o movimento, o "centro" pode ser qualquer partícula ou ponto imaginário do corpo que esteja rigidamente conectado ao mesmo (o vetor de translação depende desta escolha), porém tipicamente o centro de massa é utilizado, pois esta escolha simplifica algumas fórmulas.


Quanto o produto vetorial é escrito sobre a forma de uma matriz, nós temos um matriz anti-simétrica com zeros na diagonal principal e componentes positivos e negativos da velocidade angular como os outros elementos.


Com uma aceleração angular constante, a velocidade angular obedece às equações de movimento rotacional, equivalentes às equações de movimento sobre uma aceleração linear constante.


A frequência angular é também utilizada no lugar da frequência comum em situações que não envolvem rotação, especialmente na eletrônica, pois elas geram senóides e varias equações que são obtidas através de cálculos em senóides simples. (ωt ao invés de 2πft).



O caso do movimento não-circular |


Se o movimento da partícula é descrito por uma função com um valor-vetor de posição r(t), com respeito a uma origem fixa, então o vetor velocidade angular é dado por:


ω=r×v|r|2(1){displaystyle {boldsymbol {omega }}={mathbf {r} times mathbf {v} over |mathbf {r} |^{2}}qquad qquad (1)} boldsymbolomega = {mathbf{r} times mathbf{v} over |mathbf{r}|^2} qquad qquad (1)

onde :v(t)=r′(t){displaystyle mathbf {v} (t)=mathbf {r'} (t)} mathbf{v}(t) = mathbf{r'}(t)
é o vetor velocidade linear.


A equação (1) é aplicável a movimentos não-circulares, tais como órbitas elípticas.



Derivação |


O vetor v pode ser representado com um par de componentes: v⊥{displaystyle mathbf {v} _{perp }} mathbf{v}_perp que é perpendicular a r, e v‖{displaystyle mathbf {v} _{|}} mathbf{v}_| que é paralelo a r. O movimento do componente paralelo é completamente linear e não produz nenhuma rotação da partícula (com relação à origem), então para o propósito de encontrar a velocidade angular este pode ser ignorado. I movimento da componente perpendicular é completamente circular, pois este é perpendicular ao vetor radial, como qualquer tangente em um ponto de um círculo.


A componente perpendicular possui a magnitude


|v⊥|=|r×v||r|(2){displaystyle |mathbf {v} _{perp }|={|mathbf {r} times mathbf {v} | over |mathbf {r} |}qquad qquad (2)} |mathbf{v}_perp| = {|mathbf{r} times mathbf{v}| over |mathbf{r}|} qquad qquad (2)

aonde o vetor v{displaystyle mathbf {r} times mathbf {v} } mathbf{r} times mathbf{v} representa a área do paralelogramo cujos dois dos lados são os vetores r e v. Dividindo esta área pela magnitude de r temos a altura deste paralelogramo entre r e o lado do paralelogramo paralelo a r. Esta altura é igual componente v, que é perpendicular a r.


No caso de um movimento puramente circular, a velocidade angular é igual à velocidade linear dividida pelo raio. No caso de um movimento generalizado, a velocidade linear é substituída pela componente perpendicular a r, temos.


ω=|v⊥||r|(3){displaystyle omega ={|mathbf {v} _{perp }| over |mathbf {r} |}qquad qquad (3)} omega = {|mathbf{v}_perp| over |mathbf{r}|} qquad qquad (3)

portanto, comocando as equações (2) e (3) juntas chegamos a


ω=|r×v||r|2=|ω|.(4){displaystyle omega ={|mathbf {r} times mathbf {v} | over |mathbf {r} |^{2}}=|{boldsymbol {omega }}|.qquad qquad (4)} omega = {|mathbf{r} times mathbf{v}| over |mathbf{r}|^2} = |boldsymbolomega|. qquad qquad (4)

A equação (4) nos dá a magnitude do vetor velocidade angular. A direção deste vetor é dada por sua versão normalizada:


ω^=r×v|r×v|.(5){displaystyle {hat {boldsymbol {omega }}}={mathbf {r} times mathbf {v} over |mathbf {r} times mathbf {v} |}.qquad qquad (5)}{hat  {boldsymbol  omega }}={{mathbf  {r}}times {mathbf  {v}} over |{mathbf  {r}}times {mathbf  {v}}|}.qquad qquad (5)

Então o vetor velocidade angular completo é dado quando juntamos sua magnitude e sua direção:


ωω^{displaystyle {boldsymbol {omega }}=omega {hat {boldsymbol {omega }}}}{boldsymbol  omega }=omega {hat  {boldsymbol  omega }}

que, devido às equações (4) e (5), é igual a


ω=r×v|r|2,{displaystyle {boldsymbol {omega }}={mathbf {r} times mathbf {v} over |mathbf {r} |^{2}},} boldsymbolomega = {mathbf{r} times mathbf{v} over |mathbf{r}|^2},

que foi demonstrada anteriormente.



Ver também |


  • (Introdutório)

    • Deslocamento

    • Momento angular

    • Aceleração angular

    • Frequência angular

    • Velocidade areal

    • Movimento circular



  • (Avançado)

    • Isometria

    • Grupo ortogonal

    • Grupo de rotação




Ligações externas |



  • Rotations and Angular Momentum on the Classical Mechanics page of the website of John Baez, especially Questions 1 and 2.

  • Peter M. Neumann; Gabrielle A. Stoy; Edward C. Thompson. Groups and Geometry, Oxford 1994, ISBN 01798534515. See pp. 108-110, 163-165 .



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