Classificação de Hubble









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde agosto de 2018). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)




Tipos de galáxia de acordo com o esquema de classificação de Hubble. A letra E representa galáxia elíptica, a letra S uma galáxia espiral e as letras Sb representam uma galáxia espiral barrada.


Classificação de Hubble ou diagrama de Hubble foi um esquema sugerido por Hubble para classificar as galáxias.[1] Originalmente pensava-se que, com o tempo, o esquema poderia fornecer informações sobre a evolução das galáxias.


Hubble pensava que galáxias quase esfero-elípticas (denotadas E0) gradualmente adquiririam uma forma achatada até se assemelharem a lentes finas (E7), para transformar-se então em galáxias espirais comuns (Sa até Sc) ou em galáxias espirais barradas (galáxias cujos bojos possuem uma estrutura em forma de barra formada que, por sua vez, é formada por poeira, gás e estrelas; a essas galáxias a representação é dada pelas siglas Sba e Sbc). Posteriormente, foram incluídas no diagrama de Hubble galáxias irregulares após as espirais Sc e Sbc.


As galáxias do tipo S0 são conhecidas como galáxias lenticulares, possuem um bojo central e um disco, mas não têm braços espirais. Pensava-se que uma galáxia espiral comum desenvolvesse braços às custas da massa do núcleo central; os braços seriam mais frouxamente espiralados de Sa até Sc. No caso das galáxias espirais barradas, pensava-se que uma barra brilhantemente luminosa se desenvolvesse cortando seu núcleo com um braço espiral originando-se de cada extremidade da barra. Estudos mais recentes sobre as galáxias e sobre as estrelas contidas em seu interior lançaram dúvidas sobre este esquema evolutivo, mas o esquema ainda é útil como uma classificação prática dos diferentes tipos de galáxias.


Acredita-se hoje, entretanto, que o sentido cuja evolução das galáxias ocorre é inverso ao proposto por Hubble, já que as galáxias elípticas são objetos já virializados, ou seja, já alcançaram um equilíbrio energético.





Classificação de Hubble



Referências




  1. «Galaxias». IF-UFRGS. Consultado em 17 de agosto de 2018 





























  • Portal da astronomia



Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

 ⁒  ․,‪⁊‑⁙ ⁖, ⁇‒※‌, †,⁖‗‌⁝    ‾‸⁘,‖⁔⁣,⁂‾
”‑,‥–,‬ ,⁀‹⁋‴⁑ ‒ ,‴⁋”‼ ⁨,‷⁔„ ‰′,‐‚ ‥‡‎“‷⁃⁨⁅⁣,⁔
⁇‘⁔⁡⁏⁌⁡‿‶‏⁨ ⁣⁕⁖⁨⁩⁥‽⁀  ‴‬⁜‟ ⁃‣‧⁕‮ …‍⁨‴ ⁩,⁚⁖‫ ,‵ ⁀,‮⁝‣‣ ⁑  ⁂– ․, ‾‽ ‏⁁“⁗‸ ‾… ‹‡⁌⁎‸‘ ‡⁏⁌‪ ‵⁛ ‎⁨ ―⁦⁤⁄⁕