Grande Prêmio da Grã-Bretanha





























































































Reino Unido Grande Prêmio da Grã-Bretanha

Circuito de Silverstone

Silverstone circuit.svg

Mapa do circuito.
Informações da corrida

Localização

Silverstone, Inglaterra

Voltas
52

Percurso
5.891 km (3.660 mi)

Total
306.198 km (190.262 mi)

Curvas
18

Pole

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo
1min 25s 892
2018


Volta mais rápida
na prova


Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo
1min 30s 621
2017


Anos disputados
72 (68 oficial)

Primeira disputa

1950

Última disputa

2018

Maior vencedor (pilotos)

Reino Unido Jim Clark (5)
França Alain Prost (5)
Reino Unido Lewis Hamilton (5)

Maior vencedor (equipe)

Itália Ferrari (17)

Última corrida (2018):

Pole Position

Piloto

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo

Tempo
1min 25s 892

Volta mais rápida

Piloto

Alemanha Sebastian Vettel
Ferrari V6 Turbo

Tempo
1min 30s 696

Pódio

Primeiro

Alemanha Sebastian Vettel
Ferrari V6 Turbo
1h 27min 29s 784


Segundo

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo +2s 264


Terceiro

Finlândia Kimi Räikkönen
Ferrari V6 Turbo
+3s 652


O Grande Prêmio da Grã-Bretanha é uma prova automobilística realizada no Reino Unido e disputada pela primeira vez em 1948. No Brasil, é denominada erroneamente de Grande Prêmio da Inglaterra, quando a designação correta deve ser Grande Prêmio da Grã-Bretanha, versão em português para a expressão British Grand Prix, nome oficial da corrida.


O Grande Prêmio da Grã-Bretanha é hoje uma prova válida pelo calendário do Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA, sendo atualmente disputado no Circuito de Silverstone, perto da cidade de Silverstone, em Northamptonshire. O Grande Prêmio britânico, ao lado do GP italiano, são as duas únicas corridas a figurar, ininterruptamente, em todas as temporadas do Campeontato Mundial de Fórmula 1, desde 1950.




Índice






  • 1 História


  • 2 Circuitos utilizados


  • 3 Ganhadores do GP da Grã-Bretanha[1]


    • 3.1 Por ano


    • 3.2 Por pilotos, equipes e países que mais venceram1




  • 4 Recordes do Grande Prêmio da Grã-Bretanha


  • 5 Referências





História |


Há uma divergência quanto ao ano de surgimento do Grande Prêmio da Grã-Bretanha. Alguns apontam o ano de 1926, quando foi disputada, em Brooklands, a primeira corrida denominada "British Grand Prix", criada graças às vitórias obtidas pelo piloto britânico Henry Segrave, que havia triunfado no Grande Prêmio da França, em 1923, e no Grande Prêmio da Espanha, no ano seguinte, despertando o interesse de seus compatriotas pelo esporte a motor. Essa primeira corrida foi vencida pela equipe francesa de Louis Wagner e Robert Sénéchal, pilotando um Delage 155B. Em 1927, houve uma segunda e última edição dessa corrida de Brooklands, vencida pelo francês Robert Benoist, igualmente a bordo de um Delage 155B.


Desde então, não mais ocorreu, no Reino Unido, nenhuma outra corrida automobilística sob a denominação de "British Grand Prix", salvo após o fim da II Guerra Mundial, quando foi disputada, em Silverstone, no dia 2 de outubro de 1948, o chamado "I RAC British Grand Prix", considerado por outros como a verdadeira origem do Grande Prêmio britânico.


A partir de 1950, o GP da Grã-Bretanha passou a integrar o calendário da Fórmula 1, tendo sido a primeira corrida válida pelo Campeonato Mundial daquele ano. Entre 1955 e 1886, outras duas pistas alternaram com Silverstone o privilégio de sediar o GP britânico, sendo elas Aintree (mais conhecida pela disputa hípica) e Brands Hatch. A partir de 1987, Silverstone passou a abrigar a corrida com exclusividade.


Antes de ter passado por modificações, em 1991, a pista de Silverstone era uma das mais rápidas do calendário da Fórmula Um. Os pilotos adoravam o desafio proporcionado pelas excitantes e desafiadoras curvas Copse, Stowe e Club.


No traçado anterior do circuito, que havia perdurado de 1975 a 1985, o finlandês Keke Rosberg, campeão do mundo em 1982, marcou a pole position para o Grande Prêmio de 1985 com o tempo de 1'05.591 min., a uma velocidade média de 258,983 km/h (160,92 mph), estabelecendo um recorde que perdurou por 16 anos.


Por várias vezes, Silverstone produziu belas corridas, sobretudo aquelas vencidas pelos pilotos britânicos John Watson (1981), Nigel Mansell (1987, 1991, 1992), Damon Hill (1994), David Coulthard (1999, 2000) e Lewis Hamilton (2008).


Contudo, a falta de acordo entre o proprietário de Silverstone, o Clube de Pilotos Britânicos de Corridas (BRDC - British Racing Drivers Club), e as autoridades da Fórmula 1, que divergiam quanto à implementação de melhorias no circuito e o pagamento da comissão para a permanência da prova no Campeonato Mundial, passou a colocar em xeque, a partir de 2003, o futuro do Grande Prêmio da Grã-Bretanha.


Em outubro de 2004 o Grande Prêmio foi deixado de fora do calendário provisório da Fórmula 1 para a temporada do ano seguinte, porque o BRDC recusava-se a pagar a comissão exigida por Bernie Ecclestone, dirigente-mor da categoria e, paradoxalmente, britânico. No entanto, após meses de negociação entre o BRDC, Ecclestone e as equipes de Fórmula 1, um acordo foi assinado para assegurar a permanência da etapa britânica no calendário, até o ano de 2009.


Tratava-se, porém, apenas de um acordo de médio prazo. Outro acordo maior persistia em negociações, bem mais difícieis, para garantir a persistência do GP britânico por mais tempo na categoria máxima do automobilismo mundial. Bernie Ecclestone, que já havia comparado a prova em Silverstone a uma "feira rural", assegurou que não atuaria com sentimentalismos e que o circuito teria de modernizar-se ou perderia o direito de integrar o calendário da Fórmula 1.


As exigências de Bernie Ecclestone eram basicamente duas: revitalização geral do autódromo, para ajustar-se aos elevados padrões de excelência da Fórmula 1 moderna, e o pagamento da comissão para que a corrida continuasse a integrar o calendário da categoria. O BRDC não se opunha à necessidade de melhoria de Silverstone, tendo chegado a anunciar, em 2008, um arrojado projeto de reformulação considerável do autódromo, o que parecia atender perfeitamente às exigências de Ecclestone. Mas a questão dos valores da comissão obstaculizou o progresso das negociações. O BRDC não conseguia encontrar um patrocinador que pudesse arcar com esse custo.


A certa altura, tanto Ecclestone como o BRDC passaram a defender que o Governo Britânco subsidiasse a permanência da corrida de Silverstone, mas não houve boa receptividade dessa ideia pelas autoridades britânicas. Ecclestone também chegou a cogitar que, se não se chegasse a um acordo com o BRDC, a prova poderia ser transferida para um circuito de rua na capital, Londres. Novamente as autoridades se pronunciaram contra a sugestão.


Depois de anos de infrutíferas negociações com o BRDC, Ecclestone tomou uma decisão surpreendente, anunciada pela FIA em 4 de julho de 2008, ano do aniversário de 60 anos da corrida: assinou contrato de dez anos com Simon Gillett e Lee Gill, que haviam adquirido Donington Park em princípios de 2007, circuito esse que acolhera a Fórmula 1 uma única vez, no hoje lendário Grande Prêmio da Europa de 1993, vencido de forma memorável por Ayrton Senna.


Com a assinatura do contrato, o circuito de Silverstone, famoso e emblemático para a Fórmula 1, abrigará o Grande Prêmio da Grã-Bretanha apenas até 2009, conforme já havia sido pactuado com o BRDC. De 2010 até 2019, a prova passará a ser disputada no circuito de Donington Park, que fica perto das cidades de Derby e Nottingham e que hoje enfrenta as mesmas deficiências de estrutura e de acesso de Silverstone. Isso, contudo, não foi obstáculo em razão do compromisso financeiro assumido pelos proprietários de Donington, que se obrigaram a implementar um caro plano de desenvolvimento do circuito, cujos gastos foram orçados em 100 milhões de libras, a serem investidos ao menos pelos próximos cinco anos.


Ainda que o fracasso das negociações entre Bernie Ecclestone e o BRDC tenha acarretado a terrível perda de Silverstone, o que sem dúvida representa um dano irreparável para os fãs das corridas de automóvel, pelo menos parece estar garantida, a longo prazo, a permanência do Grande Prêmio da Grã-Bretanha no calendário da Fórmula 1.


No entanto, como o BRDC declarou que os planos de reforma de Silverstone não serão abandonados e que a reforma de Donington, devido ao seu elevado custo, possa não concretizar-se, a imprensa britânica indagou a Bernie Ecclestone se a etapa poderia permanecer em Silverstone. Em resposta, o diretor-executivo da Fórmula 1 sentenciou, em tom ameaçador e definitivo: ou Donington consegue adequar-se para receber a Fórmula 1 em 2010, ou o Grande Prêmio da Grã-Bretanha será excluído da temporada e substituído por uma corrida em outro país.


O tempo, mais uma vez, dirá sobre o futuro de um dos principais eventos da história do automobilismo mundial.



Circuitos utilizados |































Circuito em ordem cronológica
Anos

Brooklands
1926–1927

Silverstone
1948–1954

Aintree e Silverstone
1955–1960 (revezamento)

Aintree
1961–1962

Silverstone e Brands Hatch
1963–1986 (revezamento)

Silverstone
1987–presente








Silverstone (até 2009)





Aintree





Brands Hatch




Ganhadores do GP da Grã-Bretanha[1] |



Por ano |


O fundo rosa indica que a prova não fez parte do Campeonato Mundial de Fórmula 1.










































































































































































































































































































































































































































































































































Ano
Piloto
Construtor
Local
Resumo

2018

Alemanha Sebastian Vettel

Ferrari

Silverstone

Detalhes

2017

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Silverstone

Detalhes

2016

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Silverstone

Detalhes

2015

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Silverstone

Detalhes

2014

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Silverstone

Detalhes

2013

Alemanha Nico Rosberg

Mercedes

Silverstone

Detalhes

2012

Austrália Mark Webber

Red Bull-Renault

Silverstone

Detalhes

2011

Espanha Fernando Alonso

Ferrari

Silverstone

Detalhes

2010

Austrália Mark Webber

Red Bull-Renault

Silverstone

Detalhes

2009

Alemanha Sebastian Vettel

Red Bull-Renault

Silverstone

Detalhes

2008

Reino Unido Lewis Hamilton

McLaren-Mercedes

Silverstone

Detalhes

2007

Finlândia Kimi Räikkönen

Ferrari

Silverstone

Detalhes

2006

Espanha Fernando Alonso

Renault

Silverstone

Detalhes

2005

Colômbia Juan Pablo Montoya

McLaren-Mercedes

Silverstone

Detalhes

2004

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Silverstone

Detalhes

2003

Brasil Rubens Barrichello

Ferrari

Silverstone

Detalhes

2002

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Silverstone

Detalhes

2001

Finlândia Mika Häkkinen

McLaren-Mercedes

Silverstone

Detalhes

2000

Reino Unido David Coulthard

McLaren-Mercedes

Silverstone

Detalhes

1999

Reino Unido David Coulthard

McLaren-Mercedes

Silverstone

Detalhes

1998

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Silverstone

Detalhes

1997

Canadá Jacques Villeneuve

Williams-Renault

Silverstone

Detalhes

1996

Canadá Jacques Villeneuve

Williams-Renault

Silverstone

Detalhes

1995

Reino Unido Johnny Herbert

Benetton-Renault

Silverstone

Detalhes

1994

Reino Unido Damon Hill

Williams-Renault

Silverstone

Detalhes

1993

França Alain Prost

Williams-Renault

Silverstone

Detalhes

1992

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Renault

Silverstone

Detalhes

1991

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Renault

Silverstone

Detalhes

1990

França Alain Prost

Ferrari

Silverstone

Detalhes

1989

França Alain Prost

McLaren-Honda

Silverstone

Detalhes

1988

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Honda

Silverstone

Detalhes

1987

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Honda

Silverstone

Detalhes

1986

Reino Unido Nigel Mansell

Williams-Honda

Brands Hatch

Detalhes

1985

França Alain Prost

McLaren-TAG Porsche

Silverstone

Detalhes

1984

Áustria Niki Lauda

McLaren-TAG Porsche

Brands Hatch

Detalhes

1983

França Alain Prost

Renault

Silverstone

Detalhes

1982

Áustria Niki Lauda

McLaren-Ford

Brands Hatch

Detalhes

1981

Reino Unido John Watson

McLaren-Ford

Silverstone

Detalhes

1980

Austrália Alan Jones

Williams-Ford

Brands Hatch

Detalhes

1979

Suíça Clay Regazzoni

Williams-Ford

Silverstone

Detalhes

1978

Argentina Carlos Reutemann

Ferrari

Brands Hatch

Detalhes

1977

Reino Unido James Hunt

McLaren-Ford

Silverstone

Detalhes

1976

Áustria Niki Lauda

Ferrari

Brands Hatch

Detalhes

1975

Brasil Emerson Fittipaldi

McLaren-Ford

Silverstone

Detalhes

1974

África do Sul Jody Scheckter

Tyrrell-Ford

Brands Hatch

Detalhes

1973

Estados Unidos Peter Revson

McLaren-Ford

Silverstone

Detalhes

1972

Brasil Emerson Fittipaldi

Lotus-Ford

Brands Hatch

Detalhes

1971

Reino Unido Jackie Stewart

Tyrrell-Ford

Silverstone

Detalhes

1970

Áustria Jochen Rindt

Lotus-Ford

Brands Hatch

Detalhes

1969

Reino Unido Jackie Stewart

Matra-Ford

Silverstone

Detalhes

1968

Suíça Jo Siffert

Lotus-Ford

Brands Hatch

Detalhes

1967

Reino Unido Jim Clark

Lotus-Ford

Silverstone

Detalhes

1966

Austrália Jack Brabham

Brabham-Repco

Brands Hatch

Detalhes

1965

Reino Unido Jim Clark

Lotus-Climax

Silverstone

Detalhes

1964

Reino Unido Jim Clark

Lotus-Climax

Brands Hatch

Detalhes

1963

Reino Unido Jim Clark

Lotus-Climax

Silverstone

Detalhes

1962

Reino Unido Jim Clark

Lotus-Climax

Aintree

Detalhes

1961

Alemanha Wolfgang von Trips

Ferrari

Aintree

Detalhes

1960

Austrália Jack Brabham

Cooper-Climax

Silverstone

Detalhes

1959

Austrália Jack Brabham

Cooper-Climax

Aintree

Detalhes

1958

Reino Unido Peter Collins

Ferrari

Silverstone

Detalhes

1957

Reino Unido Stirling Moss
Reino Unido Tony Brooks

Vanwall

Aintree

Detalhes

1956

Argentina Juan-Manuel Fangio

Lancia-Ferrari

Silverstone

Detalhes

1955

Reino Unido Stirling Moss

Mercedes

Aintree

Detalhes

1954

Argentina José Froilán González

Ferrari

Silverstone

Detalhes

1953

Itália Alberto Ascari

Ferrari

Silverstone

Detalhes

1952

Itália Alberto Ascari

Ferrari

Silverstone

Detalhes

1951

Argentina José Froilán González

Ferrari

Silverstone

Detalhes

1950

Itália Giuseppe Farina

Alfa Romeo

Silverstone

Detalhes

1949

Suíça Emmanuel de Graffenried

Maserati

Silverstone

Detalhes

1948

Itália Luigi Villoresi

Maserati

Silverstone

Detalhes

Não houve de 1928 a 1947

1927

França Robert Benoist

Delage

Silverstone

Detalhes

1926

França Louis Wagner
França Robert Sénéchal

Delage

Brooklands

Detalhes


Por pilotos, equipes e países que mais venceram1 |


















































































































































































































































































































↑1 (Última atualização: GP da Grã-Bretanha de 2018)

Contabilizados somente os resultados válidos pelo mundial de F1



Recordes do Grande Prêmio da Grã-Bretanha |
















































































↑1 Traçado antigo


↑2 Foi acrescentado 10 segundos.[2]



Referências




  1. Chicanef1.com Chicanef1.com


  2. «Rosberg é punido por mensagem via rádio, vira 3º na Inglaterra e vê vantagem para Hamilton cair para 1 ponto». Grande Prêmio 






















Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

 ⁒  ․,‪⁊‑⁙ ⁖, ⁇‒※‌, †,⁖‗‌⁝    ‾‸⁘,‖⁔⁣,⁂‾
”‑,‥–,‬ ,⁀‹⁋‴⁑ ‒ ,‴⁋”‼ ⁨,‷⁔„ ‰′,‐‚ ‥‡‎“‷⁃⁨⁅⁣,⁔
⁇‘⁔⁡⁏⁌⁡‿‶‏⁨ ⁣⁕⁖⁨⁩⁥‽⁀  ‴‬⁜‟ ⁃‣‧⁕‮ …‍⁨‴ ⁩,⁚⁖‫ ,‵ ⁀,‮⁝‣‣ ⁑  ⁂– ․, ‾‽ ‏⁁“⁗‸ ‾… ‹‡⁌⁎‸‘ ‡⁏⁌‪ ‵⁛ ‎⁨ ―⁦⁤⁄⁕