Grande Prêmio da Hungria





























































































Hungria Grande Prêmio da Hungria

Hungaroring

Hungaroring.svg

Mapa do circuito.
Informações da corrida

Localização
Mogyorod, Hungria

Voltas
70

Percurso
4.381 km (2.722 mi)

Total
306.630 km (190.531 mi)

Curvas
14

Pole

Alemanha Sebastian Vettel
Ferrari V6 Turbo
1min 16s 276
2017


Volta mais rápida
na prova


Alemanha Michael Schumacher
Ferrari V10
1min 19s 071
2004


Anos disputados
33

Primeira disputa

1986

Última disputa

2018

Maior vencedor (pilotos)

Reino Unido Lewis Hamilton (6)

Maior vencedor (equipe)

Reino Unido McLaren (11)

Última corrida (2018):

Pole Position

Piloto

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo

Tempo
1min 35s 658

Volta mais rápida

Piloto

Austrália Daniel Ricciardo
Red Bull-TAG Heuer V6 Turbo

Tempo
1min 20s 012

Pódio

Primeiro

Reino Unido Lewis Hamilton
Mercedes V6 Turbo
1h 36min 16s 427


Segundo

Alemanha Sebastian Vettel
Ferrari V6 Turbo
+17s 123


Terceiro

Finlândia Kimi Raikkonen
Ferrari V6 Turbo
+20s 101


O Grande Prêmio da Hungria (Magyar Nagydíj, em húngaro) é uma corrida de automóveis, disputada anualmente, que hoje integra o Campeonato Mundial de Fórmula 1, promovido pela FIA.


A prova foi disputada pela primeira vez em 1936, no circuito urbano de Népliget, na cidade de Budapeste. Somente em 1986 voltou a ser disputado, quando entrou para o calendário da Fórmula 1, agora no sinuoso e travado circuito de Hungaroring.




Índice






  • 1 História


    • 1.1 Antecedentes


    • 1.2 O primeiro GP


    • 1.3 Cinqüenta anos depois




  • 2 Ganhadores do GP da Hungria


    • 2.1 Por ano


    • 2.2 Por pilotos, equipes e países que mais venceram1




  • 3 Recordes do Grande Prêmio da Hungria





História |



Antecedentes |


A história do automobilismo na Hungria principiou em 1901, ano em que o Királyi Magyar Automobil Club (KMAC) promoveu, entre os dias 20 e 23 de julho, uma corrida de carros chamada Tattersall, nas ruas de Budapeste. O vencedor na categoria carros leves foi Béla Fényi, com seu Peugeot 7hp, que terminou as 5 voltas em 13m28s8. A categoria de veículos pequenos foi vencida por Arnold Spitz, conduzindo um Darracq 6,5hp, enquanto a categoria de carros de turismo foi ganha por Bierenz de Viena, a bordo de um Daimler 10hp.


Graças à intervenção de Samu Haltenberger, o KMAC conseguiu, junto aos automóveis clube da Alemanha e da Áustria, que o Prinz Heinrich Fahrt (Desafio Príncipe Henrique) de 1909 passasse pelo território húngaro. Os veículos partiram de Munique e passaram por Tátrafüred, Budapeste, Gyõr e Viena, num acontecimento que representou um grande passo para o ingresso do automobilismo húngaro no cenário internacional, para o qual já havia se tornado notícia desde que Ferenc Szisz vencera o Grande Prêmio da França de 1906, o primeiro evento desse porte em toda a história das corridas de automóvel.


De 1920 a 1930, o KMAC promoveu o "Svab", prova realizada no Monte Suábio, que atraiu grande número de competidores estrangeiros. Também se destacaram, a partir de 1926, o "Guggerberg" e o "Jánosberg", disputados nas colinas de Gugger e János, respectivamente. Esses eventos, contudo, não eram de grande porte, quando comparados às corridas mais proeminentes da época. Desde o início da década de 1930, havia planos para a realização de uma prova de grande escala, mas nenhum deles seguiu adiante.


O cenário começou a mudar com o início da construção do circuito de Népliget, nas ruas de Budapeste, que viria a tornar-se palco do 1o Grande Prêmio da Hungria, o qual, como as competições anteriores, foi igualmente promovido pelo autómovel clube nacional.



O primeiro GP |


Cerca de 100.000 pessoas compareceram ao circuito de Népliget para assistir ao evento.


Após a largada, Tazio Nuvolari tomou a frente, mas depois perdeu posições. O novo líder passou a ser Bernd Rosemeyer, que era seguido por Hans von Stuck, Manfred von Brauchitsch, Rudolf Caracciola e Nuvolari. Stuck começou a passar mal e teve de parar, dando lugar ao piloto-reserva Ernst von Delius, o que era possível naquela época. Von Brauchitsch também foi caindo volta após volta. Após esses contratempos, a ordem das primeiras posições era a seguinte: Rosemeyer, Caracciola e Nuvolari.


Depois de dez voltas, Caracciola ocupava a ponta, mas seu Mercedes começou a apresentar problemas no motor. O monegasco Louis Chiron foi o primeiro a abandonar, na volta 19. Mais tarde, foi acompanhado por Caracciola, quando a corrida já havia ingressado na segunda metade. Na volta 40, quando Nuvolari ultrapassava o retardatário von Brauchitsch, seus carros quase se tocaram. A Mercedes perdeu o controle e acabou colidindo com um poste de telégrafo. Com isso, todos os carros da Mercedes ficaram de fora da corrida.


Outro piloto a abandonar foi o britânico Charlie Martin, com problemas de transmissão em seu Alfa Romeo particular. Rosemeyer tinha uma vantagem de 37 segundos para Nuvolari, mas o líder começou a ter problemas e o italiano conseguiuu alcançá-lo em apenas três voltas, assumindo a liderança na volta 33. Nuvolari logo abriu uma diferença de 15 segundos, que se manteve até a bandeirada final. Rosemeyer ficou em segundo.


Completaram a corrida, com algumas voltas de atraso, o também italiano Achille Varzi, em terceiro, e seu compatriota Mario Tadini, da Alfa Romeo. Em quinto, a 4 voltas do vencedor, chegou von Delius e em sexto, a 5 voltas, o britânico Austin Dobson. O único piloto da casa, László Hartmann, chegou em sétimo e último lugar.



Cinqüenta anos depois |



Ganhadores do GP da Hungria |



Por ano |


O fundo rosa mostra quando a prova não fez parte do campeonato mundial de F1.

























































































































































































































































Ano
Piloto
Construtor
Local
Resumo

2018

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Hungaroring

Detalhes

2017

Alemanha Sebastian Vettel

Ferrari

Hungaroring

Detalhes

2016

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Hungaroring

Detalhes

2015

Alemanha Sebastian Vettel

Ferrari

Hungaroring

Detalhes

2014

Austrália Daniel Ricciardo

Red Bull-Renault

Hungaroring

Detalhes

2013

Reino Unido Lewis Hamilton

Mercedes

Hungaroring

Detalhes

2012

Reino Unido Lewis Hamilton

McLaren-Mercedes

Hungaroring

Detalhes

2011

Reino Unido Jenson Button

McLaren-Mercedes

Hungaroring

Detalhes

2010

Austrália Mark Webber

Red Bull-Renault

Hungaroring

Detalhes

2009

Reino Unido Lewis Hamilton

McLaren-Mercedes

Hungaroring

Detalhes

2008

Finlândia Heikki Kovalainen

McLaren-Mercedes

Hungaroring

Detalhes

2007

Reino Unido Lewis Hamilton

McLaren-Mercedes

Hungaroring

Detalhes

2006

Reino Unido Jenson Button

Honda

Hungaroring

Detalhes

2005

Finlândia Kimi Räikkönen

McLaren-Mercedes

Hungaroring

Detalhes

2004

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Hungaroring

Detalhes

2003

Espanha Fernando Alonso

Renault

Hungaroring

Detalhes

2002

Brasil Rubens Barrichello

Ferrari

Hungaroring

Detalhes

2001

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Hungaroring

Detalhes

2000

Finlândia Mika Häkkinen

McLaren-Mercedes

Hungaroring

Detalhes

1999

Finlândia Mika Häkkinen

McLaren-Mercedes

Hungaroring

Detalhes

1998

Alemanha Michael Schumacher

Ferrari

Hungaroring

Detalhes

1997

Canadá Jacques Villeneuve

Williams-Renault

Hungaroring

Detalhes

1996

Canadá Jacques Villeneuve

Williams-Renault

Hungaroring

Detalhes

1995

Reino Unido Damon Hill

Williams-Renault

Hungaroring

Detalhes

1994

Alemanha Michael Schumacher

Benetton-Ford

Hungaroring

Detalhes

1993

Reino Unido Damon Hill

Williams-Renault

Hungaroring

Detalhes

1992

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Honda

Hungaroring

Detalhes

1991

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Honda

Hungaroring

Detalhes

1990

Bélgica Thierry Boutsen

Williams-Renault

Hungaroring

Detalhes

1989

Reino Unido Nigel Mansell

Ferrari

Hungaroring

Detalhes

1988

Brasil Ayrton Senna

McLaren-Honda

Hungaroring

Detalhes

1987

Brasil Nelson Piquet

Williams-Honda

Hungaroring

Detalhes

1986

Brasil Nelson Piquet

Williams-Honda

Hungaroring

Detalhes

Não houve de 1937 a 1985

1936

Itália Tazio Nuvolari

Alfa Romeo

Nepliget

Detalhes


Por pilotos, equipes e países que mais venceram1 |
















































































































































































↑1 (Última atualização: GP da Hungria de 2018)

Contabilizados somente os resultados válidos pelo Mundial de Fórmula 1



Recordes do Grande Prêmio da Hungria |

































Ícone de esboço
Este artigo sobre Fórmula 1 é um esboço relacionado ao projeto sobre Fórmula 1. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.























Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

 ⁒  ․,‪⁊‑⁙ ⁖, ⁇‒※‌, †,⁖‗‌⁝    ‾‸⁘,‖⁔⁣,⁂‾
”‑,‥–,‬ ,⁀‹⁋‴⁑ ‒ ,‴⁋”‼ ⁨,‷⁔„ ‰′,‐‚ ‥‡‎“‷⁃⁨⁅⁣,⁔
⁇‘⁔⁡⁏⁌⁡‿‶‏⁨ ⁣⁕⁖⁨⁩⁥‽⁀  ‴‬⁜‟ ⁃‣‧⁕‮ …‍⁨‴ ⁩,⁚⁖‫ ,‵ ⁀,‮⁝‣‣ ⁑  ⁂– ․, ‾‽ ‏⁁“⁗‸ ‾… ‹‡⁌⁎‸‘ ‡⁏⁌‪ ‵⁛ ‎⁨ ―⁦⁤⁄⁕