Editora
Uma editora é uma organização, frequentemente uma empresa (embora possa ser algum outro tipo de associação sem fins lucrativos), que coordena o processo de editoração e de publicação de obras literárias (como livros e partituras), discográficas (fonograma) e impressos (como jornais e revistas). Em geral as editoras se especializam em um tipo de publicação e área: livros, livros didáticos, obras de referência, partituras, discos, jornais, revistas e outros. Em geral também é a editora que arca com os custos de produção, divulgação e distribuição.
Atualmente, as três maiores editoras do Brasil, de acordo com o seu faturamento, são: Abril Educação, Livraria Saraiva e Editora FTD, respectivamente.[1][2]
Índice
1 Editoras de livros
1.1 Editoração
1.2 Publicação
2 Editoras musicais
3 Editoras discográficas
4 Ver também
5 Referências
Editoras de livros |
Editoração |
Ver artigo principal: Editoração
São as etapas, tarefas e agentes utilizados para a preparação do livro a ser publicado. Compreendem:
- Os autores, que criam o conteúdo e em geral também a versão de texto chamada original do autor.
- Os escritores, redatores e pessoal de texto podem desenvolver a ideia do autor e redigir a primeira versão do texto a publicar, como em enciclopédias, biografias, manuais, livros didáticos. Segue-se a revisão do texto original, feita por editores de texto, revisores, copidesques, preparadores e outros que fazem o texto final.
- Criação das elementos gráficos, ou imagens, chamadas genericamente de ilustrações: desenhos, fotografias, gráficos, tabelas.
- O projeto gráfico (também chamado programação visual e design gráfico) determina como os textos e os elementos gráficos serão organizados. Tal projeto varia do meramente funcional às criações artísticas, com qualidades também muito variadas.
- Segue-se a etapa de paginação e revisão de provas, em que teoricamente o conteúdo não seria alterado mas dependendo do responsável pela revisão são feitas melhorias e/ou piorias.
- Após o fechamento do arquivo e seu envio para a gráfica, ocorre a impressão.
Publicação |
Ver artigo principal: Publicação
A Publicação é o processo de tornar pública uma obra (um livro, no caso). Antes de chegar ao leitor, o livro tem de ser divulgado, o que em geral é feito por jornalistas contratados pela editora, e distribuído. A editora pode fazer a distribuição mas as pequenas e médias costumam contratar distribuidores, que recebem porcentagem do preço de capa do livro (em torno de 20%).
A venda pode ser feita pela editora (por exemplo para o governo brasileiro, o maior comprador de didáticos) ou através de livrarias, que recebem os livros em consignação e os expõem para compradores e leitores.
Editoras musicais |
Ver artigo principal: Editora musical
Editora musical é uma empresa que editora, publica, comercializa e promove partituras e letras de canções.[3] Elas começaram a aparecer no final do século XIV com a invenção da prensa tipográfica por Gutenberg e tiveram importante influência a partir das revoluções burguesas,[4] especializando-se em contratar compositores de música e autores de letras,[5] quando passaram a ser a forma de comércio de música por excelência.[3] Atualmente, as editoras musicais passaram a funcionar como "intermediários" entre os artistas ou as gravadoras e os compositores, ficando a gravadora responsável pelo processo de produção, de distribuição e de promoção dos fonogramas e as editoras pelos direitos de reprodução do repertório a ser gravado.[3]
Editoras discográficas |
Ver artigo principal: Gravadora
Uma gravadora ou editora discográfica é uma empresa que especializa-se em fabricar, desenvolver, distribuir e promover gravações multimídia.[6]
Ver também |
- Editoração
- Publicação
- Métodos de encadernação artesanal
Referências
↑ RODRIGUES, Maria Fernanda. Três editoras brasileiras entre as maiores do mundo. Publicado em PublishNews, em 20 de junho de 2011. Página visitada em 24 de setembro de 2013.
↑ VAZ, Tatiana. As 54 maiores editoras do mundo - e as brasileiras entre elas. Publicado em Exame.com, em 01 de abril de 2013. Página visitada em 24 de setembro de 2013.
↑ abc SUMAN, Katia. O Jabá no Rádio FM: Atlântida, Jovem Pan e Pop Rock. Publicado por Universidade do Vale do Rio dos Sinos, em outubro de 2006.
↑ NAPOLITANO, Marcos. História & Música: História cultural da música popular. Belo Horizonte: Editora Autêntica, 2002.
↑ ZASNICOFF, Dennis. Uma Editora Musical. Publicado em Audição Crítica, em 08 de maio de 2011. Página visitada em 26 de setembro de 2012.
↑ «A organização de uma gravadora». HowStuffWorks. Consultado em 30 de abril de 2012