Marc Okrand









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde setembro de 2017). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)




Marc Okrand


Marc Okrand (1948) é um linguista estado-unidense. Ele é mais conhecido por ser o criador da língua Klingon, que ele fala.



Biografia |


Okrand trabalhou com línguas nativas americanas. Em 1977, sua dissertação de doutorado da Universidade da Califórnia foi a gramática de mutsun, um dialeto da família Ohlone, pertencente à extinta língua Utian, falada nas áreas centrais da costa norte da Califórnia.


Okrand lecionou linguística na universidade da Califórnia em Santa Barbara de 1975 a 1978.
Mais recentemente, Okrand criou a linguagem atlante para o filme da Disney Atlantis: The Lost Empire.


Okrand foi contratado pela Paramount Pictures para desenvolver a língua e instruir os atores de "Star Trek II: The Wrath of Khan”, “Star Trek III: The Search for Spock”, “Star Trek V: The Final Frontier”, “Star Trek VI: The Undiscovered Country” e “Star Trek: The Next Generation”. Seu primeiro trabalho foi dublar, na língua vulcan, diálogos para The Wrath of Khan, mesmo os atores tendo filmado falando em inglês.[1]



Referências




  1. Wall Street Journal Helping the Hearing Impaired And Voicing the Klingons (em inglês), 14 de maio de 2009



Ligações externas |



  • Marc Okrand (em inglês) no Internet Movie Database




Ícone de esboço
Este artigo sobre linguística ou um linguista é um esboço relacionado ao Projeto Ciências Sociais. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

Eduardo VII do Reino Unido