Exército do Ar Francês
Força Aérea Francesa Armée de l'air | |
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País | França |
Corporação | Forças Armadas da França |
Missão | Defesa Aérea |
Criação | 1909 |
Logística | |
Efetivo | 43 597 militares (2015)[1] 627 aeronaves[2] |
Insígnias | |
Insígnia 1 | |
Comando | |
Chefe do Estado-Maior | General André Lanata |
A Força Aérea da França (em francês: Armée de l'Air, literalmente Exército do Ar) é o ramo aéreo das Forças Armadas da França. Foi criada em 1909 como o Service Aéronautique, um componente do Exército Francês, e em seguida tornou-se um ramo independente, em 1933. A Força Aérea da França opera 780 aeronaves,[3][4] tornando-se a quarta maior força aérea em termos de aeronaves na OTAN, e a segunda maior na União Europeia após a Royal Air Force do Reino Unido.
Índice
1 História
2 Geral
3 Futuro
4 Fotos
5 Referências
6 Ligações externas
História |
A Armée de l'Air é amplamente considerada como a força aérea mais antiga do mundo profissionalmente. Os franceses se interessaram ativamente no desenvolvimento da força aérea a partir de 1909 e tiveram os primeiros pilotos de caça da Primeira Guerra Mundial. Durante o período entreguerras, no entanto, particularmente na década de 1930, a qualidade caiu depois que a Luftwaffe esmagou os franceses durante a Batalha da França.
Na era pós-Segunda Guerra Mundial, os franceses fizeram um esforço, bem sucedido, para desenvolver uma indústria aeronáutica nacional. A Dassault Aviation abriu o caminho com os projetos "asa-delta", que formaram a base para a série de caças Mirage. O Mirage demonstrou suas habilidades na Guerra dos Seis Dias e na Guerra do Golfo, tornando-se um dos caças mais populares de sua época, com uma grande quantidade de vendas. A Força Aérea Francesa participou de várias longas guerras coloniais na África e na Indochina após a Segunda Guerra Mundial, e continua a empregar o seu poder aéreo em missões de paz na África. Durante a década de 1960, a França adotou uma política de armamentos nucleares, para dissuadir agressões Soviéticas. O Dassault Mirage IV, o principal bombardeiro estratégico francês, foi concebido para atacar posições soviéticas como parte da tríade nuclear francesa.
Atualmente, a Força Aérea Francesa está em expansão e substituição do seu inventário de aeronaves. Os franceses estão aguardando o avião de transporte militar Airbus A400M, que ainda está em fase de desenvolvimento, e a integração do novo caça multi-missão Dassault Rafale, cujo primeiro esquadrão de 20 aeronaves tornou-se operacional em 2006, em Saint-Dizier.
Geral |
A organização do ALA é baseada no total controle das operações aéreas e na flexibilidade de execução, ambos na paz ou na guerra.
Futuro |
Como muitas organizações de defesas modernas, o Exército do Ar está reogarnizando seus comandos e unidades. O projeto dessa reestruturação é chamado de "Air 2010", que é o ano que em a transição termina. Os principais objetivos desse projeto são simplificar a estrutura de comando, reagrupar todos as funções militares e civis, racionalizar e otimizar todas as unidades da força aérea.
A solução para alcançar esses alvos parece estar colocando a organização entre 5 maiores comandos, ao invés dos anteriores 13, e também separando muitas unidades e comandos.
Fotos |
Um Rafale, o principal caça multi-função da força aérea do país.
Um E-3 da Força Aérea Francesa.
Um A400M francês.
Soldados da infantaria da força aérea.
Referências
↑ LES CHIFFRES CLÉS DE LA DÉFENSE
↑ Flightglobal - World Air Forces 2015 (PDF), Flightglobal.com
↑ "World Air Forces 2010" Page 17, 31 July 2011. Flight Global
↑ Official website of French Air Force, 07 July 2010.
Ligações externas |
- Site oficial