Neogeno



















Período Neogeno
23.03–2.58 milhões de anos atrás

PreЄ

Є

O

S

D

C

P

T

J

K

Pg

N






Teor médio de o2 atmosférico durante o período

ca. 21.5 Vol %[1]
(108 % do nível atual)


Teor médio do CO2 atmosférico durante o período

ca. 280 ppm[2]
(1 vezes o nível pré-industrial)


Temperatura média da superfície durante o período

ca. 14 °C[3]
(0 °C acima do nível atual)






Na escala de tempo geológico, o Neogeno ou Neogénico é o período da era Cenozoica do éon Fanerozoico que se inicia há cerca de 23 milhões e 30 mil anos e se estende até o o Pleistoceno (1.8 Ma). O período Neogeno sucede o período Paleogeno e precede o Quaternário. Divide-se nas épocas Miocena e Pliocena, da mais antiga para a mais recente.


Neste período, ocorreu a expansão dos mamíferos de grande porte e o aparecimento dos hominídeos.




Índice






  • 1 Mioceno (há 23-5 milhões de anos) e Plioceno (há 5-2 milhões de anos)


  • 2 Período Quaternário


  • 3 Ver também


  • 4 Referências





Mioceno (há 23-5 milhões de anos) e Plioceno (há 5-2 milhões de anos) |


No Mioceno o clima volta a esquentar e pastos e savanas se tornam os ambientes mais comuns. No final dessa época (cerca de 9 milhões de anos atrás) as Américas se unem através do istmo do Panamá, causando um intercâmbio de fauna. No Plioceno a Terra já começa a se tornar semelhante à que temos hoje.


A fauna e a flora desse período se mostra com grande grau de parentesco com a atual, mais de 70% da fauna e flora dessas épocas sobreviveram até nossos dias[1]. Sobre a fauna, vale salientar a grandiosidade dos animais, esta época possuí espécies de aves (ex.: Argentavis), lagartos (ex.:Megalania), crocodilianos (ex.:Purusaurus) e tubarões (ex.:megalodonte) com tamanhos nunca antes vistos e menores apenas que os maiores dinossauros. O período também viu as últimas aves do terror, que subsistiram na América do Sul, enquanto esta esteve isolada.






Período Quaternário |


As épocas do Pleistoceno e Holoceno, são classificadas por alguns em um período chamado Quaternário. Essa divisão por alguns e não por outros se dá porque não há diferenciação entre os sedimentos marinhos do Neógeno e do Quaternário, mas há entre os sedimentos terrestres.


No pleistoceno a Terra já é bem semelhante ao atual, porém passa por períodos de glaciação, aonde as calotas polares se estendem até as regiões próximas dos trópicos (períodos conhecidos como "eras do gelo"), intercalados por períodos mais quentes. Na fase interglacial quente, os cavalos propriamente ditos apareceram (Equus ferus) e rinocerontes atuais também, assim como hipopótamos e o extinto tigres dentes de sabre. Houve também surgimento de outros animais modernos que sobreviveram à mudanças climáticas (alce, raposa, lobo, gato bravo, hiena, bisonte, antilocapra, camelo, etc.). A última dessas "eras do gelo" terminou em torno de 12.000 anos atrás dando início ao Holoceno, que é a atual época em que vivemos atualmente, e extinguindo os animais que se adaptaram a viver com essas eras do gelo.







Ver também |




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Neogeno



  • Geologia

  • Paleontologia



Referências




  1. Imagem:Sauerstoffgehalt-1000mj.svg


  2. Imagem:Phanerozoic Carbon Dioxide.png


  3. Imagem:All palaeotemps.png



  • Portal dos eventos atuais




Ícone de esboço Este artigo sobre Geologia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

Eduardo VII do Reino Unido