Campanário









Question book.svg

Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde novembro de 2015). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)



Disambig grey.svg Nota: Para outros significados, veja Campanário (desambiguação).



Vista da torre sineira da catedral de Santa Maria del Fiore, em Florença. A torre foi desenhada por Giotto no século XIV.


Campanário, também designado torre sineira é uma torre desenhada para conter sinos ("campanas"). É comum em edifícios religiosos mas também pode ocorrer na arquitetura civil. A utilização do termo campanário é predominante na arquitetura de edifícios religiosos, enquanto "torre sineira" predomina na arquitetura civil. Deve ser sempre conjugado como verbo no sexo masculino. Ex: "O Campanário é longe demais para visitarmos."



Funções |


Os sinos dos campanários de uma igreja ou outro tipo de edifícios soam para indicar a passagem do tempo ou para marcar eventos importantes, como casamentos ou funerais. Também podem ser usados para indicar a ocorrência de alguma catástrofe, como incêndios.


Para marcar o tempo, os sinos de um campanário podem estar conectados a um relógio, como o famoso Big Ben das Casas do Parlamento em Londres.



Arquitetura religiosa |


Torres sineiras são comuns em igrejas, podendo ocupar diferentes posições em relação ao edifício principal. A fachada principal pode ser flanqueada por duas torres sineiras, um padrão comum na arquitetura das catedrais medievais francesas (por exemplo, na Catedral de Notre-Dame de Paris), inglesas (p.ex. Catedral da Cantuária), alemãs (p. ex. Catedral de Colônia) e ibéricas (p. ex. Sé de Lisboa). Também a torre sobre o transepto de uma igreja, como por exemplo na Catedral da Cantuária, pode possuir sinos e assim ser um campanário.


Na Itália são comuns os campanários livres, ou seja, não adossados ao corpo principal da igreja. Exemplos famosos deste tipo de torre - chamado em italiano campanile - são a Torre de Pisa, o campanário da Catedral de Pisa, e a Torre de Giotto, campanário da Catedral de Florença.


As torres sineiras também podem localizar-se na traseira de uma igreja, como a famosa Torre dos Clérigos do Porto, em Portugal.



Arquitetura civil |



Ver artigo principal: Torre sineira

As torres sineiras também ocorrem em edifícios civis como câmaras municipais ou prefeituras. Célebres exemplos são as torres de palazzi cívicos italianos como o Palazzo Vecchio de Florença e o Palácio Comunal de Siena.


Na atual Bélgica e norte da França há um notável conjunto de torres sineiras em palácios municipais que datam da Idade Média. 56 destes campanários foram classificados como Património Mundial pela UNESCO sob o nome de Campanários da Bélgica e da França.




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Campanário





Ícone de esboço
Este artigo sobre arquitetura é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.



Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

Eduardo VII do Reino Unido