Renault
Nota: Se procura pela equipe de Fórmula Um que pertence a Renault, veja Renault Sport F1 Team.
Renault | |
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Razão social | Renault S.A. |
Tipo | Empresa de capital aberto |
Slogan | Passion for life (pt: Paixão pela vida) |
Cotação | Euronext Paris: RNO |
Atividade | Indústria automobilística |
Fundação | 25 de fevereiro de 1899 (119 anos) |
Fundador(es) | Louis Renault, Marcel Renault, Fernand Renault |
Sede | Boulogne, França |
Locais | 118 países |
Pessoas-chave | Carlos Ghosn (Diretor excecutivo e presidente do conselho de administração) |
Empregados | 127,086 (Dezembro de 2012) |
Produtos | Automóveis |
Divisões | Renault Sport Racing Renault Sport Cars |
Subsidiárias | Lista
|
Ativos | €90.6 bilhões (fim de 2015) |
Lucro | €2.96 bilhões (2015) |
LAJIR | €2.12 bilhões (2015) |
Faturamento | €45.33 bilhões (2015) |
Website oficial | www.renault.com |
A Renault S.A. (pronuncia-se Renô) é um fabricante francês de veículos fundada em 25 de fevereiro de 1899 por Louis Renault. Produz desde automóveis pequenos e médios, vans (furgões), ônibus (autocarros) e caminhões (camiões). É conhecida pelos protótipos que desenvolve, como o Renault 16 ou os monovolumes Twingo, Scénic e Espace.
A Renault ganhou muitos prêmios internacionais, como por exemplo as 6 vezes Carro do Ano na Europa, 9 vezes Carro do Ano em Espanha, 3 vezes Carro do Ano na Eurásia Autobest, ou 2 vezes Carro do Ano na Irlanda.
Índice
1 Plataformas
2 História
3 Situação atual
4 Prêmios
4.1 Carro do Ano na Europa
4.2 Carro do Ano em Espanha
4.3 Carro do Ano 'Autobest'
4.4 Carro do Ano na Irlanda
5 Carros de competição
6 Participação na Avto VAZ
7 Veiculos elétricos
8 Modelos e Motores fabricados no Brasil
9 Modelos Importados no Brasil
10 Modelos
11 Cronologia
12 Galeria de imagens
13 Ver também
14 Referências
15 Ligações externas
Plataformas |
Em parceria com a Nissan, a Renault utiliza as seguintes Plataformas Renault.
História |
- 1898-1918
O grupo Renault foi fundado em 25 de fevereiro de 1899 pelo industrial francês Louis Renault, seus irmãos Marcel e Fernand e seus amigos Thomas Evert e Julian Wyer, pioneiros da indústria automobilística[1] e introdutores do taylorismo como forma de organização do trabalho na França. O primeiro carro Renault, a Renault Voiturette 1CV, foi vendida a um amigo do pai de Luís, depois de lhe dar um passeio de teste em 24 de dezembro de 1898. Os irmãos rapidamente perceberam a publicidade que poderiam atrair pela participação dos seus veículos em competições automobilísticas, e alcançaram rápido sucesso e reconhecimento nas primeiras corridas de cidade a cidade na França. Tanto Louis quanto Marcel Renault competiram com modelos de sua fábrica, porém Marcel morreu em um acidente de carro durante uma corrida de Paris a Madrid em 1903. Além dele, outros 15 competidores foram vítimas de acidentes, obrigando os organizadores a cancelarem a corrida. Apesar de Louis Renault não ter mais competido após isso, sua empresa continuou envolvida em competições. A Renault venceu corridas com o modelo AK 90 CV e foi vencedora do primeiro Grand Prix da história em 1906. Em 1909, Louis toma o controle total da empresa após a morte de seu outro irmão, Fernand.
Durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Renault fabricou munição, aviões militares[1] e veículos como o tanque de guerra Renault FT-17. Louis Renault chegou a ser homenageado pelas forças da Tríplice Entente pela sua contribuição para a guerra com os seus veículos militares. Nesta época, a Renault passou a fabricar também veículos especiais para táxi. Após a guerra, a Renault tornou-se líder de mercado na França. Em 1918, inicia-se a construção de uma nova fábrica na cidade de Billancourt, deixando Louis com 85% das ações da empresa.[2]
- 1919-1938
No período entre guerras, Louis Renault ampliou o escopo de sua empresa, produzindo máquinas agrícolas e industriais. Mas com a enorme demanda de encomendas de veículos, a Renault teve problemas de falta de estoque e de empregados, além de problemas na distribuição dos veículos.[3] Todos esses fatores levaram Louis, em 1920, a firmar um acordo entre a Renault e Louis Gustave Gueudet, um rico empresário francês que ajudou a empresa na distribuição pelo país. A empresa avançou muito em 1920, e chegou a produzir 45.809 unidades de sete modelos de carros, eram eles: 6cv, 10cv, Monasix, 15cv, Vivasix, 18/22cv e 40cv. Em 1928 a Renault começa a exportar para o Reino Unido, mas diminui as exportações para os Estados Unidos por conta do alto custo de exportação e baixo volume de vendas em relação as marcas nacionais do país.[3]
- 1939-1971
Durante a Segunda Guerra Mundial as forças armadas da Alemanha invadiram a França, tomaram posse das fábricas de Louis Renault e utilizaram com a ajuda de Daimler-Benz para a produção de veículos militares para a Alemanha Nazista. Por esse motivo, as forças inglesas bombardearam a fábrica da Renault em Billancourt em resposta a ocupação das tropas da Alemanha. Após a derrota alemã, Louis Renault foi preso durante a libertação da França em 1944 por "manter relações comerciais com inimigos" e acabou morrendo na prisão antes de preparar sua defesa. Seus ativos industriais foram confiscados pelo governo e as fábricas da Renault tornaram-se estatais, passando a chamar-se Régie Nationale des Usines Renault. Logo após a nacionalização, a montadora lançou o modelo 4 CV com motor na traseiro que competiu com os modelos de maior sucesso na época, como Morris Minor e Volkswagen Fusca. Foram vendidas meio milhão de unidades, até a sua descontinuação em 1961. O modelo 4 CV usado em competições venceu duas vezes a corrida 24 horas de Le Mans.[3]
O Renault Dauphine foi um trabalho da montadora Renault após o fim da produção de carros dos 4 CV. O modelo acabou tendo um grande desempenho na Europa, o que resultou na expansão da área de importação, aumentando as vendas na África e na América do Norte.[4] Nessa mesma época a Renault começou a produzir dois outros modelos de sucesso da indústria, o Renault 4[5] e Renault 8.
- 1972-2001
Em 1972 a Renault lançou o Renault 5, um carro popular que era um tentativa de conseguir sobreviver a crise do petróleo. Com este carro, a Renault ganhou um série de rallys. Entre 1979 e 1987, a Renault teve maioria de ações na empresa American Motors Corporation (AMC), à qual foi vendida à Chrysler em março de 1987.[6] Em abril de 1986 o governo da frança opôs-se à privatização da Renault. Porém, 10 anos depois, em 1996[5] a empresa foi parcialmente privatizada. Em 2 de janeiro de 2001, a montadora vendeu sua subdivisão de veículos industriais (Renault Véhicules Industriels) para a Volvo, que a rebatizou de Renault Caminhões em 2002.
Situação atual |
O governo da França detém 15,7 % da empresa, porém a Renault é uma empresa privada. Louis Schweitzer foi o executivo-chefe da Renault de 1992 a 2005, quando foi substituído pelo brasileiro Carlos Ghosn, que era até então o CEO da Nissan. A Renault participa em 43,4% do capital da fabricante japonesa de automóveis Nissan. Juntas, elas formam a Aliança Renault-Nissan (Renault-Nissan Alliance). Outras participações da Renault são na Samsung Motors da Coreia do Sul, na sueca Volvo Trucks e na romena Dacia.[carece de fontes]
Na América do Sul, a Renault possui fábrica na Argentina desde 1967, porém seus modelos foram montados naquele país desde 1960. No Brasil, esteve presente na década de 1960 com Renault Gordini, fabricado em parceria com a norte-americana Willys Overland, que produziu sob licença os modelos Dauphine e Gordini que era uma versão mais aprimorada do Dauphine, até 1968, ano em que a Willys Overland vendeu suas operações para a Ford , a qual herdou o "projeto M". Esse projeto, desenvolvido em parceria entre a Renault e a Willys, resultou no lançamento pela Ford em 1968 do Corcel, um automóvel cujo estilo pode ser considerado,a grosso modo, uma versão americanizada do Renault 12 e com motores Renault CHT que equiparam vários carros da Renault, Ford e Volkswagen no Brasil.
Por causa do fechamento do mercado brasileiro na década de 1970 em que importados não podiam ser comercializados no país, e já que a Renault não tinha fabrica instalada em território nacional, a empresa teve que sair do país, no qual ficou por duas décadas sem entrar no país, Já na década de 90 quando o mercado abriu as portas para o exterior graças ao governo de Fernando Collor, a Renault foi a primeira a retornar ao país em 1992, entrando inicialmente como importadora, e, posteriormente, como montadora sendo hoje uma marca nacionalizada, e a 5° marca mais vendida no país por 10 anos consecutivo, estando entre as 5 marcas mais importantes do Brasil, a marca é reconhecida pela forte e robusta mecânica e na qualidade de seus materiais. Em 1998 foi inaugurada a moderna planta fabril na cidade de São José dos Pinhais no Estado do Paraná. Sua fábrica que hoje foi ampliada passando a produção de 220 mil para 320 mil veículos anualmente. A Renault possui atualmente 280 concessionárias em todo o Brasil.[carece de fontes]
No Brasil a Renault inaugurou sua fábrica em 1998, na cidade de São José dos Pinhais (PR) onde atualmente são produzidos 380000 unidades anualmente, sendo veículos, utilitários, motores e plataformas, os modelos de maior sucesso de vendas no Brasil onde ficaram por mais de 10 anos no mercado, foram o Mégane e a Scénic, sendo esses, os primeiros modelos nacionais desde a inauguração em 1998 até o ano de 2011 no mercado, a Renault é a 5.ª marca mais vendida no Brasil desde 2007.[carece de fontes]
País | Rango | As vendas da Renault (2013) |
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Brasil | 2 | 236 360 |
Argentina | 6 | 141 217 |
Espanha | 9 | 98 024 |
Prêmios |
Carro do Ano na Europa |
1966 – Renault 16
1982 – Renault 9
1991 – Renault Clio
1997 – Renault Scénic
2003 – Renault Mégane
2006 – Renault Clio
Sete modelos tem também uma segunda ou terceira classificação.
1970 – Renault 12
1972 – Renault 15/17
1973 – Renault 5
1976 – Renault 20/30
1985 – Renault 25
1993 – Renault Safrane
2002 – Renault Laguna
Carro do Ano em Espanha |
1973 - Renault 5
1979 - Renault 18
1983 - Renault 19
1987 - Renault 21
1989 - Renault 9
1991 - Renault Clio
1994 - Renault Twingo
1995 - Renault Laguna
1997 - Renault Mégane
(*): A Citroen Xantia foi eleito como vencedor do troféu em 1994
Carro do Ano 'Autobest' |
O Carro do Ano troféu 'Autobest é atribuída pelo júri Autobest, de 15 países: Bulgária, Croácia, República Checa, Chipre, Macedónia, Hungria, Polónia, Roménia, Rússia, Sérvia, Eslováquia, Eslovénia, Turquia , Ucrânia e Malta. Os quinze membros do júri Autobest designar um troféu vencedor, depois de marcar 13 critérios, incluindo o consumo de combustível, versatilidade, espaço ou design.
2005 – Dacia/Renault Logan
2009 – Renault Symbol II
2011 – Dacia/Renault Duster
Carro do Ano na Irlanda |
1990 – Renault 19
2002 – Renault Laguna
Carros de competição |
- Formula 1
Ver artigo principal: Renault F1 Team
A Renault competiu como equipe na Formula 1 entre 1977 e 1985. De 1989 a 1997 a Renault se ausentou da F1 como equipe, porém continuou participando ativamente, como fornecedora de motores, sendo fornecedora de motores das vitoriosas equipes Williams e Benetton.
Novamente do ano de 2002, com aquisição da Benetton, a equipe Renault retornou a F1 como equipe, sendo bicampeã do mundial de construtores em 2005 e em 2006 e fazendo do piloto Fernando Alonso o bicampeão do mundial de pilotos desse mesmo ano.
Em 2010 a equipe passou a contratar os pilotos Robert Kubica e Vitaly Petrov, não obtendo contudo resultados significativos. Mais tarde em 2011 a equipe passou a se chamar Lotus Renault após o grupo Genii Capital vender sua parcela de participação na equipe para o grupo Lotus. A equipe contou nesse ano com os pilotos Nick Heidfeld e Vitaly Petrov. Contudo Heidfeld foi mais tarde substituído por Bruno Senna por ter seu rendimento considerado insatisfatório. Em 2012 a equipe passa a se chamar somente Lotus firmando um acerto com o piloto francês Romain Grosjean e o retorno do piloto finlândes campeão Kimi Raikkonen
- Renault Sport
Ver artigo principal: Renault Sport
A Renault possui desde a década de 1970 uma divisão responsável pelas competições dos carros da marca.
Participação na Avto VAZ |
Em 8 de dezembro de 2007 foi anunciada uma parceria entre empresas estatais russas e a Renault para revitalizar a AvtoVAZ e a marca Lada. O estado russo, via empresas estatais, e a Renault serão sócios na proporção de 50% para cada em uma sociedade de propósito específico que, por sua vez, deterá pelo menos 50% de participação no capital da AvtoVAZ[7]
Veiculos elétricos |
O consorcio Renault-Nissan vem colaborando com o Project Better Place para a produção de redes de vehículos totalmente eléctricos e milhares de estações de recarregamento em Dinamarca, Portugal, Israel, Silicon Valley (na Califórnia, Estados Unidos) e em outros países. Já em 2011 oferecerá a parceria de Renault-Nissan e Better Place a infraestrutura e os automóveis.
Modelos e Motores fabricados no Brasil |
Renault Mégane (1998-2011) - (1.6 8v K7M), (1.6 16v K4M), (2.0 8v F3R), (2.0 16v F4R).
Renault Scénic (1998-2011) - (1.6 8v K7M), (1.6 16v K4M), (2.0 8v F3R), (2.0 16v F4R).
Renault Clio (2000-2014) - (1.0 8v D7D), (1.0 16v D4D), (1.6 8v K7M), (1.6 16v K4M).
Renault Kangoo (2000-2014) - (1.0 8v D7D), (1.0 16v D4D), (1.6 8v K7M), (1.6 16v K4M).
Renault Master (2003-2014) - (2.3 16v DCi), (2.5 16v DCi), (2.8 16v DTi Turbo).
Renault Mégane Grand Tour (2007-2013) - (1.6 16v K4M), (2.0 16v F4R).
Renault Sandero (2007-2014) - (1.0 16v D4D), (1.6 8v K7M), (1.6 16v K4M).
Renault Logan (2007-2014) - (1.0 16v D4D), (1.6 8v K7M), (1.6 16v K4M).
Renault Fluence (2010-2014) - (2.0 16v M4R), (2.0 16v F4R Turbo).
Renault Duster (2011-2014) - (1.6 16v K4M), (2.0 16v F4R).
Modelos Importados no Brasil |
Renault 21 (1992–1994)
Renault Twingo (1994–2002)
Renault 19 (1994–1998)
Renault Laguna (1994–2004)
Renault Trafic (1994-2002)- Renault Clio (1996-1999)
Modelos |
Renault Zoe (2012)
Renault Twizy (2012)
Renault Twingo III (2014), 'City' Carro do Ano na UK 2015[8]
Renault Clio IV (2012)
Renault Sandero II (2012)
Renault Duster (2010)
Renault Duster Oroch (2015)
Renault Mégane III (2008)
Renault Alaskan(2016) pick-up média
Renault Kwid (Brasil)(2017)
Renault Captur (2013) SUV
Renault Kadjar (2015) SUV
Renault Scénic III (2009)
Renault Grand Scénic III (2009)
Renault Laguna III (2007)
Renault Espace V (2015)
Renault Koleos II (2007) SUV
Renault Kangoo II (2007)
Renault Trafic (2014)
Renault Master III (2010)
Renault Wind (2010) Roadster
Renault Talisman (2015)
Cronologia |
Galeria de imagens |
Marcel Renault em competição em 1903
Renault 4CV 1956
Renault Dauphine (1956-1968)
Renault 8 (1962-1976)
Trator fabricado pela Renault
O Renault 5 é até hoje utilizado em competições
Renault 25
Renault Twingo
Renault Megane RS
Renault Clio
Renault Scenic
Ver também |
- Louis Renault.
- Nissan
Referências
↑ ab «Renault do Brasil». Consultado em 8 de janeiro de 2009
↑ «História da Renault»
↑ abc «Mais Tuning - História da Renault». Consultado em 8 de janeiro de 2009
↑ Sérgio Berezovsky. «Renault Dauphine - Quatro Rodas». Consultado em 8 de janeiro de 2010
↑ ab «Carros do passado - Renault 4». Consultado em 8 de janeiro de 2010
↑ "DaimlerChrysler: The 'What Ifs?'", Ward's AutoWorld, 1 de junho de 2008, Página acessada em 8 de janeiro de 2010
↑ «Renault.com - AvtoVAZ..» (PDF)
↑ ab «Renault Twingo was named UK 'City Car Of The Year' for 2015». ukcoty.co.uk. UK COTY. 2015. Consultado em 10 de março de 2015.'small, cute, nicely packaged and interesting' (Tom Ford), 'full of neat design touches that elevate this car above the competition' (Guy Bird) and 'the most fun and funky car in its class' (Paul Hudson)
Ligações externas |
- Club Clasicos Populares Renault 3, 4, 5, 6 y 7
- (em francês) - (em inglês) - Renault.com - página oficial
- (em português) - Renault no Brasil
- (em português) - Renault em Portugal
- Renault Clube Brasil
- Fórum do Renault Clube Brasil
- Fórum RenaultPT.com Portugal
- CarType.com. Logos e história das fabricantes (em inglês)
- Motor Show. Quando a Renault projetou (e fabricou) carros nos EUA