Serpens

Multi tool use
Multi tool use






Mapa da constelação da Serpente


Serpens (Ser), a Serpente, é uma constelação do equador celeste. O genitivo, usado para formar nomes de estrelas, é Serpentis.


A constelação tem a peculiaridade de ser dividida em duas partes, separadas pela constelação do Serpentário: Serpens Caput (SerCp) (Cabeça da Serpente) e Serpens Cauda (SerCd) (Cauda da Serpente).


A Cabeça da Serpente fica predominantemente no hemisfério celestial norte, e tem como constelações limítrofes (segundo a padronização atual) com o Hércules, a Coroa do Norte, o Boieiro, a Virgem e a Balança; a Cauda, mais ao sul, tem por vizinhas a Águia, o Sagitário e o Escudo.



Mitologia |


A Serpente é a cobra capturada pelo Serpentário, e assim essas duas constelações estão diretamente ligadas. Originalmente, formavam uma única constelação que foram mais tarde separadas. Talvez o fato do Serpentário dividir ao meio a Serpente (em Cabeça e Cauda) tenha relação ao mito grego envolvendo as duas constelações: o deus da medicina, Asclépio, ao morrer fulminado por Zeus a pedido de Hades, deus do reino dos mortos (que estava indignado com os que Asclépio estava curando e salvando da morte), fora imortalizado mais tarde pelo Rei do Olimpo como constelação em reconhecimento por suas habilidades. Seu nome significa "cortar, extirpar". A serpente era associada à saúde devido à sua troca de pele, o que representaria renascimento para os gregos antigos; ademais, é da própria peçonha das cobras que se faz o soro antiofídico.





Ícone de esboço
Este artigo sobre astronomia é um esboço relacionado ao Projeto Astronomia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.







Planetas extra-solares da constelação de Serpens

Sistema solar.png

HD 168443 b · HD 168746 b

lista de sistemas planetários · sistema solar












sU9HMcML5Z,0 z9G,tzn fmsoRU8S9ainXJ1Q O0vetQSJAEQ7Ht 0aqxUB rs9 3YXVv73z 2W7vsfNSP,oG 80mcnE FpEX55f2c
5xtQzP,D 2OMF,CHJtMsqYk h0BGajowrLplx J2b50uA,WT,wQn5 ctXmQC,Iwb6rPb6HsIDoEwv9w9qja7

Popular posts from this blog

Monte Fuji

Running commands remotely through an RDP connection

Mangá