Grande Prêmio da Hungria

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Hungaroring | |
![]() | |
Mapa do circuito. | |
Informações da corrida | |
---|---|
Localização |
Mogyorod, Hungria |
Voltas |
70 |
Percurso |
4.381 km (2.722 mi) |
Total |
306.630 km (190.531 mi) |
Curvas |
14 |
Pole |
![]() Ferrari V6 Turbo 1min 16s 276 2017 |
Volta mais rápida na prova |
![]() Ferrari V10 1min 19s 071 2004 |
Anos disputados |
33 |
Primeira disputa |
1986 |
Última disputa |
2018 |
Maior vencedor (pilotos) |
![]() |
Maior vencedor (equipe) |
![]() |
Última corrida (2018): | |
Pole Position | |
Piloto |
![]() Mercedes V6 Turbo |
Tempo |
1min 35s 658 |
Volta mais rápida | |
Piloto |
![]() Red Bull-TAG Heuer V6 Turbo |
Tempo |
1min 20s 012 |
Pódio | |
Primeiro |
![]() Mercedes V6 Turbo 1h 36min 16s 427 |
Segundo |
![]() Ferrari V6 Turbo +17s 123 |
Terceiro |
![]() Ferrari V6 Turbo +20s 101 |
O Grande Prêmio da Hungria (Magyar Nagydíj, em húngaro) é uma corrida de automóveis, disputada anualmente, que hoje integra o Campeonato Mundial de Fórmula 1, promovido pela FIA.
A prova foi disputada pela primeira vez em 1936, no circuito urbano de Népliget, na cidade de Budapeste. Somente em 1986 voltou a ser disputado, quando entrou para o calendário da Fórmula 1, agora no sinuoso e travado circuito de Hungaroring.
Índice
1 História
1.1 Antecedentes
1.2 O primeiro GP
1.3 Cinqüenta anos depois
2 Ganhadores do GP da Hungria
2.1 Por ano
2.2 Por pilotos, equipes e países que mais venceram1
3 Recordes do Grande Prêmio da Hungria
História |
Antecedentes |
A história do automobilismo na Hungria principiou em 1901, ano em que o Királyi Magyar Automobil Club (KMAC) promoveu, entre os dias 20 e 23 de julho, uma corrida de carros chamada Tattersall, nas ruas de Budapeste. O vencedor na categoria carros leves foi Béla Fényi, com seu Peugeot 7hp, que terminou as 5 voltas em 13m28s8. A categoria de veículos pequenos foi vencida por Arnold Spitz, conduzindo um Darracq 6,5hp, enquanto a categoria de carros de turismo foi ganha por Bierenz de Viena, a bordo de um Daimler 10hp.
Graças à intervenção de Samu Haltenberger, o KMAC conseguiu, junto aos automóveis clube da Alemanha e da Áustria, que o Prinz Heinrich Fahrt (Desafio Príncipe Henrique) de 1909 passasse pelo território húngaro. Os veículos partiram de Munique e passaram por Tátrafüred, Budapeste, Gyõr e Viena, num acontecimento que representou um grande passo para o ingresso do automobilismo húngaro no cenário internacional, para o qual já havia se tornado notícia desde que Ferenc Szisz vencera o Grande Prêmio da França de 1906, o primeiro evento desse porte em toda a história das corridas de automóvel.
De 1920 a 1930, o KMAC promoveu o "Svab", prova realizada no Monte Suábio, que atraiu grande número de competidores estrangeiros. Também se destacaram, a partir de 1926, o "Guggerberg" e o "Jánosberg", disputados nas colinas de Gugger e János, respectivamente. Esses eventos, contudo, não eram de grande porte, quando comparados às corridas mais proeminentes da época. Desde o início da década de 1930, havia planos para a realização de uma prova de grande escala, mas nenhum deles seguiu adiante.
O cenário começou a mudar com o início da construção do circuito de Népliget, nas ruas de Budapeste, que viria a tornar-se palco do 1o Grande Prêmio da Hungria, o qual, como as competições anteriores, foi igualmente promovido pelo autómovel clube nacional.
O primeiro GP |
Cerca de 100.000 pessoas compareceram ao circuito de Népliget para assistir ao evento.
Após a largada, Tazio Nuvolari tomou a frente, mas depois perdeu posições. O novo líder passou a ser Bernd Rosemeyer, que era seguido por Hans von Stuck, Manfred von Brauchitsch, Rudolf Caracciola e Nuvolari. Stuck começou a passar mal e teve de parar, dando lugar ao piloto-reserva Ernst von Delius, o que era possível naquela época. Von Brauchitsch também foi caindo volta após volta. Após esses contratempos, a ordem das primeiras posições era a seguinte: Rosemeyer, Caracciola e Nuvolari.
Depois de dez voltas, Caracciola ocupava a ponta, mas seu Mercedes começou a apresentar problemas no motor. O monegasco Louis Chiron foi o primeiro a abandonar, na volta 19. Mais tarde, foi acompanhado por Caracciola, quando a corrida já havia ingressado na segunda metade. Na volta 40, quando Nuvolari ultrapassava o retardatário von Brauchitsch, seus carros quase se tocaram. A Mercedes perdeu o controle e acabou colidindo com um poste de telégrafo. Com isso, todos os carros da Mercedes ficaram de fora da corrida.
Outro piloto a abandonar foi o britânico Charlie Martin, com problemas de transmissão em seu Alfa Romeo particular. Rosemeyer tinha uma vantagem de 37 segundos para Nuvolari, mas o líder começou a ter problemas e o italiano conseguiuu alcançá-lo em apenas três voltas, assumindo a liderança na volta 33. Nuvolari logo abriu uma diferença de 15 segundos, que se manteve até a bandeirada final. Rosemeyer ficou em segundo.
Completaram a corrida, com algumas voltas de atraso, o também italiano Achille Varzi, em terceiro, e seu compatriota Mario Tadini, da Alfa Romeo. Em quinto, a 4 voltas do vencedor, chegou von Delius e em sexto, a 5 voltas, o britânico Austin Dobson. O único piloto da casa, László Hartmann, chegou em sétimo e último lugar.
Cinqüenta anos depois |
Ganhadores do GP da Hungria |
Por ano |
O fundo rosa mostra quando a prova não fez parte do campeonato mundial de F1.
Ano |
Piloto |
Construtor |
Local |
Resumo |
|
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2018 |
![]() |
Mercedes |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2017 |
![]() |
Ferrari |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2016 |
![]() |
Mercedes |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2015 |
![]() |
Ferrari |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2014 |
![]() |
Red Bull-Renault |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2013 |
![]() |
Mercedes |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2012 |
![]() |
McLaren-Mercedes |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2011 |
![]() |
McLaren-Mercedes |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2010 |
![]() |
Red Bull-Renault |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2009 |
![]() |
McLaren-Mercedes |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2008 |
![]() |
McLaren-Mercedes |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2007 |
![]() |
McLaren-Mercedes |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2006 |
![]() |
Honda |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2005 |
![]() |
McLaren-Mercedes |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2004 |
![]() |
Ferrari |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2003 |
![]() |
Renault |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2002 |
![]() |
Ferrari |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2001 |
![]() |
Ferrari |
Hungaroring |
Detalhes |
|
2000 |
![]() |
McLaren-Mercedes |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1999 |
![]() |
McLaren-Mercedes |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1998 |
![]() |
Ferrari |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1997 |
![]() |
Williams-Renault |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1996 |
![]() |
Williams-Renault |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1995 |
![]() |
Williams-Renault |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1994 |
![]() |
Benetton-Ford |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1993 |
![]() |
Williams-Renault |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1992 |
![]() |
McLaren-Honda |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1991 |
![]() |
McLaren-Honda |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1990 |
![]() |
Williams-Renault |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1989 |
![]() |
Ferrari |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1988 |
![]() |
McLaren-Honda |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1987 |
![]() |
Williams-Honda |
Hungaroring |
Detalhes |
|
1986 |
![]() |
Williams-Honda |
Hungaroring |
Detalhes |
|
Não houve de 1937 a 1985 | |||||
1936 |
![]() |
Alfa Romeo |
Nepliget |
Detalhes |
Por pilotos, equipes e países que mais venceram1 |
Pilotos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Vitórias |
Pilotos |
Edições |
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6 |
![]() |
2007, 2009, 2012, 2013, 2016, 2018 |
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4 |
![]() |
1994, 1998, 2001, 2004 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 |
![]() |
1988, 1991, 1992 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 |
![]() |
1986, 1987 |
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![]() |
1993, 1995 |
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![]() |
1996, 1997 |
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![]() |
1999, 2000 |
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![]() |
2006, 2011 |
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![]() |
2015, 2017 |
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1 |
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1989 |
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1990 |
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![]() |
2002 |
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2003 |
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2005 |
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2008 |
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2010 |
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2014 |
Equipes | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Vitórias |
Construtor |
Edições |
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11 |
![]() |
1988, 1991, 1992 1999, 2000, 2005, 2007, 2008, 2009, 2011, 2012 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 |
![]() |
1986, 1987, 1990, 1993, 1995, 1996, 1997 |
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![]() |
1989, 1998, 2001, 2002, 2004, 2015, 2017 |
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3 |
![]() |
2013, 2016, 2018 |
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2 |
![]() |
2010, 2014 |
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1 |
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1994 |
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2003 |
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![]() |
2006 |
Países | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Vitórias |
Construtor |
Edições |
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11 |
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1989, 1993, 1995, 2006, 2007, 2009, 2011, 2012, 2013, 2016, 2018 |
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6 |
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1986, 1987, 1988, 1991, 1992, 2002 |
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1994, 1998, 2001, 2004, 2015, 2017 |
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4 |
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1999, 2000, 2005, 2008 |
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2 |
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1997, 1998 |
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![]() |
2010, 2014 |
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1 |
![]() |
1990 |
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2003 |
↑1 (Última atualização: GP da Hungria de 2018)
Contabilizados somente os resultados válidos pelo Mundial de Fórmula 1
Recordes do Grande Prêmio da Hungria |
Grande Prêmio da Hungria | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
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Hungaroring |
País/Piloto |
Chassi/Motor |
Tempo |
Extensão |
Ano |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pole Position |
![]() |
Ferrari V10 |
1min 13s 333 |
3.975 km |
2002 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Melhor Volta na Prova |
![]() |
Ferrari V10 |
1min 16s 207 |
3.975 km |
2002 |
Vug9nSmLiAHbpTERp8U,hW9