Freestyle (gênero musical)











Emblem-scales.svg

A neutralidade deste artigo ou se(c)ção foi questionada, conforme razões apontadas na página de discussão.


















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Freestyle
Origens estilísticas
Tipo de dance music que combina elementos de electro, disco, pós-disco, R&B contemporâneo, hip hop, e diversas formas de música latina.
Contexto cultural
Início da década de 2000, cidade de Nova York e Miami,Estados Unidos

Instrumentos típicos

Baixo, caixa de ritmos (Roland TR-808 e TR-909), sintetizadores e guitarra
Popularidade
Popular inicialmente nos bairros pobres latinos da cidade de Nova York e posteriormente em Miami e países da América Latina como Porto Rico, República Dominicana e Brasil , com vários hits nacionais na década de 1980 e início de da década de 1990. A popularidade diminuiu em 1992, mas o hit manteve-se com grandes concertos em clubes americanos e voltou as boas com os fãs no mundo inteiro.
Formas derivadas

Latin Freestyle, Electro Freestyle, Funk melody
Subgêneros

Bass, Hi-NRG, Electro Funk, Dub, Club, Euro House

O Freestyle, nome em inglês que significa estilo livre, é um gênero musical nascido nos Estados Unidos nos anos 1980. A principal característica desse tipo de música é a mistura de outros estilos como Club, Dance Music, Blues, House Music, entre outros.




Índice






  • 1 Nascimento


  • 2 Evolução


  • 3 Principais produtores


    • 3.1 Tony Garcia


    • 3.2 Tony Butler, o Pretty Tony


    • 3.3 Tolga Katas


    • 3.4 Stevie B


    • 3.5 Mickey Garcia




  • 4 Alguns artistas do movimento


  • 5 Ver também


  • 6 Notas


  • 7 Referências


  • 8 Ligações externas





Nascimento |


O gênero nasceu no final dos anos 1970, com a decadência da Disco Music, DJ's das rádios assim como os cidadãos da comunidade latina que foram os principais responsáveis por trazer o "Disco" as rádios e clubes americanos, se viram tristes e aborrecidos com o rumo que tudo tomou. Nos últimos anos, o "universo Disco", principalmente as discotecas, havia se tornado um universo de drogas e sexo desregrado e sua imagem pública ia de mau a pior. O lendário Studio 54 ditava as regras tornando-se o foco principal e sua decadência contribuiu para que os DJ's das rádios se distanciassem cada vez mais do estilo. Com isso as rádios que antes tinham programação voltada ao estilo demandavam novas atrações, e a partir daí os produtores musicais tinham como objetivo desenvolver esse novo estilo. No início dos anos 80 vários grupos surgiram do New Wave de instrumentos convencionais e evoluíram para os modernos instrumentos eletrônicos. As baterias eletrônicas assim como os sintetizadores se popularizaram no início dos anos 80 e se tornaram uma febre tão grande que continuam sendo usados como base instrumental até hoje para vários gêneros. Desses grupos podemos destacar os pioneiros do Kraftwerk, grupo alemão de música experimental que investiu na música eletrônica desde os anos 70 se tornando um ícone. Não demorou e a música logo virou febre, muitos dançarinos criaram formas diferentes e assimétricas para dançá-las, estes mais tarde ficaram conhecidos como “B. Boys” (uma forma abreviada do nome Breaker Boy).
Começaram a surgir inúmeros estilos de dança de rua como o Street Jam e suas variações. A mistura de batidas instrumentais e sons eletrônicos era febre, dos que se destacaram na era dos Jams, sem dúvida o maior foi Pretty Tony.
Um passo importante na evolução do freestyle foi a implantação das músicas cantadas, os famosos Raps. Uma nova música começara a surgir, um som chamado de Bass, e que mais tarde foi apelidado por muitos de Miami Bass, associação feita com a cidade de maior produção do estilo. O freestyle que nasceu da fusão de ritmos começou a se fragmentar em subestilos, tanto instrumentais quanto cantados.



Evolução |



Principais produtores |


Estes são considerados alguns dos principais produtores do gênero.



Tony Garcia |


Conhecido também pelo seu pseudônimo Dr. Edit, é um produtor de freestyle e miami bass porto-riquenho radicado em Nova York. Produziu sucessos como Just like the wind e Another night, este último que integrou a trilha sonora da novela Vamp, da Rede Globo. Entretanto, sua produção de maior sucesso comercial foi com a cantora nova-iorquina Lil Suzy, Take me in your arms, que chegou a posição #62 na Billboard Hot 100, em 1992.o Frencis freezy contribuiu



Tony Butler, o Pretty Tony |


Músico atuante em Miami, no estado da Flórida, Pretty Tony é o maior nome quando se fala de Street Jam. Sua característica principal são seus arranjos eletrônicos pesados. Tony se consolidou ao lançar o lendário grupo de mesmo nome do movimento: o Freestyle. Suas principais produções com as inovadoras vozes robotizadas foram Don’t Stop The Rock,[nota 1]It’s Automatic e The Party Has Begun. Além do eterno mito Freestyle, Butler lançou os maiores sucessos da inesquecível Trinere. Entre eles, podemos citar How Can We Be Wrong, They’re Playing Our Song, I’ll Be All You Ever Need, etc. Além de produzir raridades destes artistas, Tony também gravou suas próprias músicas com a mesma qualidade, um exemplo é sua música Jam the Box.
Tony Butler investiu ainda em produções de outros nomes lendários do street jam como o imortal Newcleus.



Tolga Katas |


Tolga Katas é outro grande exemplo de gênio do freestyle. Cada produtor tem um ponto forte que o diferencia dos outros, o de Tolga são os arranjos. Pioneiro no estilo, Tolga lançou seus primeiros sucessos em 1987: Leave It All Behind e Loving Fool. Um grande produtor trabalha com grandes intérpretes, e com esse pensamento, Tolga ainda em 1987 produziu o primeiro álbum de um promissor estreante: O álbum “Party Your Body” de Stevie B Com o estouro da música de trabalho, Tolga e Stevie B iniciaram uma longa e duradoura parceria, que culminou com a produção de vários sucessos como Spring Love, Dreaming of Love, Funky Melody, I wanna Be The One, entre outros. Tolga e Stevie produziram juntos também Pump Up The Party com o nome “Hassam”. Ele lançou sucessos como Sending All My Love e If You Could Be Mine da banda Linear, esta cujo vocalista trabalhou fazendo back in vocal do grande Stevie B. Trabalhou também com Coro, que fez participações nos shows do Stevie fazendo back in vocal e dançando. Outro intérprete que não pode ser esquecido é Ray Guell. Juntos, Tolga e Ray lançaram vários álbuns como Inspiration e Givin’ Up, mas sem dúvida os álbuns que ficaram mais conhecidos foram You Took My Heart e Just Another Lover, este último se tornou a bandeira de Ray Guell que se tornou nome forte do “Latin Freestyle”.



  • Tolga ainda ficou conhecido por produzir nomes como o inesquecível G.T. do hit Take My Hand e I Need You. Além de G.T., Tolga tem entre seus produzidos Tony Marino com One love, Brandon com Destiny e Cherokee com No More Tears, No More Lies.

  • Tolga vive em Burbank, Califórnia, onde tem sua gravadora independente, a “En2go”.



Stevie B |



Ver artigo principal: Stevie B

Além de ser o maior intérprete do Freestyle/Melody é também um ótimo produtor musical. Entre suas produções podemos citar o hit “Pretty Girls” do Miami Crew Jam que tem como membro o próprio Stevie participando nos vocais. Também gravou e produziu no fim dos anos 80 ao lado de Tolga Katas a música Pump Up The Party com o nome de Hassan.
Stevie B participou da produção de várias músicas de Tolga como Leave It All Behind, mas se destacou com o hit Paradise intrepretado por Korell (No Brasil se tornou febre e chegou a fazer parte da trilha sonora da novela “A viagem” da Rede Globo).



Mickey Garcia |


Mickey é fundador e presidente da lendária gravadora “Mic Mac Record’s. Para demonstrar a grandeza dessa marca é preciso apenas mencionar alguns dos nomes que foram lançados por ela, que pelo jeito não são poucos, entre eles os maiores foram Johnny O, Cynthia, Tiana, Nyasia, Dominica, Clear Touch, Rios Sisters, entre outros. Ele mostrou ser um talentoso produtor e não viveu apenas a sombra de seu irmão Tony com quem realizou grandes trabalhos musicais.(Tony Garcia esteve presente em muitas das melhores produções da gravadora de Mickey como por exemplo na produção das músicas de Johnny O, Cynthia, Tiana entre outros).



Alguns artistas do movimento |









Ver também |



  • Funk Melody

  • Noel Sampaio

  • Stevie B

  • Miliane Noely


Notas




  1. Conhecida como "Melô da explosão" foi uma das inspirações do chamado tamborzão do funk carioca, disponível em A Era Lula/Tamborzão política e sonoridade



Referências




Ligações externas |



  • Artistas Freestyle

  • Freestyle no All Music Guide





































































  • Portal da música



Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

 ⁒  ․,‪⁊‑⁙ ⁖, ⁇‒※‌, †,⁖‗‌⁝    ‾‸⁘,‖⁔⁣,⁂‾
”‑,‥–,‬ ,⁀‹⁋‴⁑ ‒ ,‴⁋”‼ ⁨,‷⁔„ ‰′,‐‚ ‥‡‎“‷⁃⁨⁅⁣,⁔
⁇‘⁔⁡⁏⁌⁡‿‶‏⁨ ⁣⁕⁖⁨⁩⁥‽⁀  ‴‬⁜‟ ⁃‣‧⁕‮ …‍⁨‴ ⁩,⁚⁖‫ ,‵ ⁀,‮⁝‣‣ ⁑  ⁂– ․, ‾‽ ‏⁁“⁗‸ ‾… ‹‡⁌⁎‸‘ ‡⁏⁌‪ ‵⁛ ‎⁨ ―⁦⁤⁄⁕