Frevo






































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Frevo: Arte do Espetáculo do Carnaval do Recife

Património Cultural Imaterial da Humanidade


Passistas de Frevo.jpg
Passistas de frevo

País(es)

 Brasil
Domínios
Artes cénicas
Técnicas artesanais tradicionais
Tradições e expressões orais
Usos sociais, rituais e atos festivos
Referência

00603
Região
América Latina e Caraíbas
Inscrição
2012 (7.ª sessão)

Lista
Lista Representativa

Unesco Cultural Heritage logo.svgUNESCO-ICH-blue.svg

O frevo é um ritmo musical e uma dança brasileira com origem no estado de Pernambuco. Sua música baseia-se na fusão de gêneros como marcha, maxixe, dobrado e polca, e sua dança foi influenciada pela capoeira.


Foi declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO no ano de 2012, sob a designação "Frevo: Arte do Espetáculo do Carnaval do Recife".[1]




Índice






  • 1 Origem


  • 2 Dança


  • 3 Origem do nome


  • 4 Instrumentos e a letra


  • 5 O frevo no carnaval


  • 6 O levante de Vassourinhas


  • 7 Galo da Madrugada e preservação do frevo


  • 8 Os novos intérpretes do Frevo de Pernambuco


  • 9 Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade


  • 10 Tipos de frevo


  • 11 O frevo na Bahia


  • 12 Ver também


  • 13 Referências


  • 14 Ligações externas




Origem


Surgido em Pernambuco no fim do século XIX, o frevo caracteriza-se pelo ritmo extremamente acelerado. Muito executado durante o carnaval, eram comuns conflitos entre blocos de frevo, em que capoeiristas saíam à frente dos seus blocos para intimidar blocos rivais e proteger seu grupo.




A capoeira, luta desenvolvida por escravos africanos em solo brasileiro e que tem em Pernambuco um de seus berços, influenciou diretamente as origens do frevo.[2] Na foto, capoeiristas em Olinda.


O frevo é uma criação de compositores de música ligeira, feita para o carnaval para proporcionar mais animação nos folguedos. Com o decorrer do tempo, o frevo ganhou características próprias.



Dança


Da junção da capoeira com o ritmo do frevo nasceu o passo, a dança do frevo foi utilizada inicialmente como armas de defesa dos passistas que remetem diretamente a luta, resistência e camuflagem, herdada da capoeira e dos capoeiristas, que faziam uso de porretes ou cabos de velhos guarda-chuvas como arma contra grupos rivais. Foi da necessidade de imposição e do nacionalismo exacerbado no período das revoluções Pernambucanas que foi dada a representação da vontade de independência e da luta na dança do frevo.


A dança do frevo pode ser de duas formas: quando a multidão dança, ou quando passistas realizam os passos mais difíceis, de forma acrobática durante o percurso. O frevo possui mais de 120 passos catalogados.


Os músculos mais requisitados do frevo são os das pernas e do abdômen.[3]




Detalhe da página do Jornal Pequeno de 9 de fevereiro de 1907, onde é citada a palavra frevo.


Origem do nome


A palavra frevo vem de ferver, por corruptela, frever, que passou a designar: efervescência, agitação, confusão, rebuliço; apertão nas reuniões de grande massa popular no seu vai e vem em direções opostas, como o Carnaval, de acordo com o Vocabulário Pernambucano, de Pereira da Costa.[4][5]


Divulgando o que a boca anônima do povo já espalhava, o Jornal Pequeno, vespertino do Recife que mantinha uma detalhada seção carnavalesca da época, assinada pelo jornalista "Oswaldo Oliveira", na edição de 9 de fevereiro de 1907, fez a primeira referência ao ritmo, na reportagem sobre o ensaio do clube Empalhadores do Feitosa, do bairro do Hipódromo, que apresentava, entre outras músicas, uma denominada O frevo.[6] E, em reconhecimento à importância do ritmo e a sua data de origem, em 9 de fevereiro de 2007, a Prefeitura do Recife comemorou os cem anos do Frevo durante o carnaval.


Instrumentos e a letra




Orquestra de frevo nas ruas do Centro Histórico de Olinda.


De instrumental, o gênero ganhou letra no frevo-canção e saiu do âmbito pernambucano para tomar o resto do Brasil. Basta dizer que O teu cabelo não nega, de 1932, considerada a composição que fixou o estilo da marchinha carnavalesca carioca, é uma adaptação do compositor Lamartine Babo do frevo Mulata, dos pernambucanos Irmãos Valença.[7]


A primeira gravação com o nome do gênero foi o Frevo Pernambucano (Luperce Miranda/Oswaldo Santiago) lançada por Francisco Alves no final de 1930. Um ano depois, Vamo se Acabá, de Nelson Ferreira pela Orquestra Guanabara recebia a classificação de frevo.


Dois anos antes, ainda com o codinome de "marcha nortista", saía do forno o pioneiro Não Puxa Maroca (Nelson Ferreira) pela orquestra Victor Brasileira comandada por Pixinguinha.


Ases da era de ouro do rádio como Almirante (numa adaptação do clássico Vassourinhas), Mário Reis (É de Amargar, de Capiba), Carlos Galhardo (Morena da Sapucaia, O Teu Lencinho, Vamos Cair no Frevo), Linda Batista (Criado com Vó), Nelson Gonçalves (Quando é Noite de Lua), Cyro Monteiro (Linda Flor da Madrugada), Dircinha Batista (Não é Vantagem), Gilberto Alves (Não Sou Eu Que Caio Lá, Não Faltava Mais Nada, Feitiço), Carmélia Alves (É de Maroca) incorporaram frevos a seus repertórios.


Em 1950, inspirados na energia do frevo pernambucano, a bordo de uma pequena fubica, dedilhando um cepo de madeira eletrificado, os músicos Dodô & Osmar fincavam as bases do trio elétrico baiano que se tornaria conhecido em todo o país a partir de 1969, quando Caetano Veloso documentou o fenômeno em seu Atrás do Trio Elétrico.


O frevo no carnaval





Paço do Frevo, espaço cultural dedicado ao frevo no Recife.


Em 1957, o frevo Evocação nº 1, de Nelson Ferreira, gravado pelo bloco Batutas de São José (o chamado frevo de bloco) invadiria o carnaval carioca derrotando a marchinha e o samba. O lançamento era da gravadora local, Mocambo, que se destacaria no registro de inúmeros frevos e em especial a obra de seus dois maiores compositores, Nelson (Heráclito Alves) Ferreira (1902-1976) e Capiba. Além de prosseguir até o número 7 da série Evocação, Nelson Ferreira teve êxitos como o frevo Veneza Brasileira, gravado pela sambista Aracy de Almeida e outros como No Passo, Carnaval da Vitória, Dedé, O Dia Vem Raiando, Borboleta Não É Ave, Frevo da Saudade. A exemplo de Nelson, Capiba também teve sucessos em outros estilos como a clássica valsa canção Maria Bethânia gravada por Nelson Gonçalves em 1943, que inspiraria o nome da cantora. Depois do referido É de Amargar, de 1934, primeiro lugar no concurso do Diario de Pernambuco, Capiba emplacou Manda Embora Essa Tristeza (Aracy de Almeida, 1936), e vários outros frevos que seriam regravados pelas gerações seguintes como De Chapéu de Sol Aberto, Tenho uma Coisa pra lhe Dizer, Quem Vai pro Farol é o Bonde de Olinda, Linda Flor da Madrugada, A pisada é essa, Gosto de Te Ver Cantando.


Cantores como Claudionor Germano e Expedito Baracho se transformariam em especialistas no ramo. Um dos principais autores do samba-canção de fossa, Antônio Maria (Araújo de Morais, 1921-1964) não negou suas origens pernambucanas na série de frevos (do número 1 ao 3) que dedicou ao Recife natal. O gênero esfuziante sensibilizou mesmo a intimista bossa nova. De Tom Jobim e Vinicius de Moraes (Frevo) a Marcos e Paulo Sérgio Valle (Pelas Ruas do Recife) e Edu Lobo (No Cordão da Saideira) todos investiram no (com)passo acelerado que também contagiou Gilberto Gil a munir de guitarras seu Frevo Rasgado em plena erupção tropicalista.


A baiana Gal Costa misturou frevo, dobrado e tintura funk (do arranjador Lincoln Olivetti) num de seus maiores sucessos, Festa do Interior (Moraes Moreira/Abel Silva) e a safra nordestina posterior não deixou a sombrinha cair. O pernambucano Carlos Fernando, autor do explosivo Banho de Cheiro, sucesso da paraibana Elba Ramalho, organizou uma série de discos intitulada Asas da América a partir do começo dos 1980.[8]


Alceu Valença iniciou-se no gênero com a série de discos Asas da América, idealizada por Carlos Fernando, nos anos 80. Neste período, compõe os frevos Homem da Meia-Noite, Sou Eu Teu Amor, Menina Pernambucana, Pitomba Pitombeira. Recria o clássico Voltei Recife, de Luiz Bandeira. Seguem-se sucessos como Bom Demais, Me Segura Que Senão Eu Caio, Beijando a Flora, Roda e Avisa, De Janeiro a Janeiro, entre outros. Tropicana ganhou versão em frevo, orquestrada pelo maestro Duda. Em 2006, reúne 150 mil pessoas em Recife na gravação do DVD carnavalesco Marco Zero. Em 2013, lança o disco Amigo da Arte, também dedicado ao frevo e aos gêneros do carnaval. Seu show anual de carnaval no Marco Zero, é um dos principais eventos do calendário da música e da cultura de Pernambuco.


O levante de Vassourinhas


Quando as primeiras notas de Vassourinhas são executadas no carnaval pernambucano, a multidão ergue os braços e grita junto e dança freneticamente.



Galo da Madrugada e preservação do frevo


O Galo da Madrugada é um bloco carnavalesco que preserva as tradições locais. Eles tocam ritmos pernambucanos e desfilam sem cordões de isolamento. O desfile do galo da madrugada é um dos momentos para se ouvir e se dançar frevo no carnaval.



Os novos intérpretes do Frevo de Pernambuco


No Galo da Madrugada os foliões também têm a oportunidade de conhecer novos intérpretes de Frevo de Pernambuco como: SpokFrevo Orquestra, Alceu Valença, Claudionor Germano, Gustavo Travassos, Almir Rouche, Carlinhos Kaetés, Marron Brasileiro, Ed Carlos, Nena Queiroga, André Rio, entre muitos outros que fazem a voz do frevo contemporâneo acontecer nas Ruas do Recife.



Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade


Em cerimônia realizada na cidade de Paris, França, no ano de 2012, a UNESCO anuncia que, aprovado com unanimidade pelos votantes, o frevo foi eleito Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.[9]


Tipos de frevo


Na década de 1930, surge a divisão do frevo em três tipos[10]



  • Frevo-de-rua

  • Frevo-canção

  • Frevo-de-bloco


O frevo na Bahia


A presença do clube carnavalesco pernambucano Vassourinhas no carnaval de Salvador, em 1951, insipirou os baianos Dodô e Osmar a tocarem o frevo num instrumento por eles inventado, o pau elétrico - que viria a ser conhecido como guitarra baiana -, em cima de um Ford 1929 (a famosa Fobica), dando origem ao trio elétrico[11].


O frevo elétrico, executado através da guitarra baiana, também ficou conhecido como frevo baiano, e desde os anos 1950 até os anos 1980 foi um dos gêneros musicais protagonistas do carnaval soteropolitano e da música baiana de modo geral, tendo sido bastante executado por músicos e bandas como Caetano Veloso, Moraes Moreira, Armandinho, Pepeu Gomes e Novos Baianos, bem como por blocos de trio como Papa Léguas, Camaleão, Beijo e Cheiro de Amor[12].


No final dos anos 1980, o frevo elétrico se misturaria ao samba-reggae e outros ritmos afrobaianos, afrobrasileiros e caribenhos, dando origem à axé music[13].


Nas décadas de 2000 e 2010, o frevo elétrico volta a ocupar uma posição de destaque nos trabalhos de bandas soteropolitanas como BaianaSystem[14] e Retrofoguetes, com seu projeto paralelo Retrofolia [15].



Ver também



  • Carnaval Recife–Olinda

  • Maracatu Nação

  • Maracatu Rural

  • Caboclinhos

  • Ciranda

  • Coco de roda

  • Cavalo-Marinho

  • Xaxado



Referências




  1. UNESCO. «Frevo, performing arts of the Carnival of Recife». Consultado em 20 de dezembro de 2018 


  2. «Roda de Capoeira». IPHAN. Consultado em 18 de julho de 2015 


  3. SZEGO, Thais. Entre na dança. Revista Saúde! é vital. Março, 2007, pp. 62-24.


  4. http://jornalmusical.com.br/textoDetalhe.asp?


  5. COSTA, F. A.


  6. JORNAL PEQUENO, Anno IX, N. 33, Recife, Sabbado 9 de fevereiro de 1907, pag. 3.


  7. A composição original, dos Irmãos Valença, foi apresentada por Lamartine Babo como de sua autoria, o que gerou uma ação judicial contra o mesmo, ganha pelos autores originais. A ação resultou em acordo, por serem os compositores ainda desconhecidos e Lamartine já famoso no Brasil. Pelo acordo, foi colocado o nome de Lamartine Babo como coautor. Ver [1]


  8. http://inventabrasilnet.t5.com.br/trioel.htm


  9. Frevo é declarado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco


  10. «Documento sem título». Consultado em 2 de Abril de 2010 


  11. Goli Guerreiro (2000). A Trama dos Tambores: A Música Afro-pop de Salvador. São Paulo: Editora 34. pp. 121-122


  12. Goli Guerreiro (2000). Op. Cit., pp. 122-127


  13. Goli Guerreiro (2000). Op. Cit., pp. 122-127


  14. Último fim de semana de carnaval reúne milhares de foliões em São Paulo http://m.agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-02/ultimo-fim-de-semana-de-carnaval-reune-milhares-de-folioes-em-sao-paulo Acessado em 04 de março de 2018


  15. Retrofoguetes prepara mais uma edição do Retrofolia http://atarde.uol.com.br/carnaval/noticias/1837755-retrofoguetes-prepara-mais-uma-edicao-do-retrofolia Acessado em 04 de março de 2018



Ligações externas




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Frevo



  • CliqueMusic

  • Fundação Joaquim Nabuco

  • Osvaldo de Almeida, o pai do frevo
































  • Portal da dança



Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

 ⁒  ․,‪⁊‑⁙ ⁖, ⁇‒※‌, †,⁖‗‌⁝    ‾‸⁘,‖⁔⁣,⁂‾
”‑,‥–,‬ ,⁀‹⁋‴⁑ ‒ ,‴⁋”‼ ⁨,‷⁔„ ‰′,‐‚ ‥‡‎“‷⁃⁨⁅⁣,⁔
⁇‘⁔⁡⁏⁌⁡‿‶‏⁨ ⁣⁕⁖⁨⁩⁥‽⁀  ‴‬⁜‟ ⁃‣‧⁕‮ …‍⁨‴ ⁩,⁚⁖‫ ,‵ ⁀,‮⁝‣‣ ⁑  ⁂– ․, ‾‽ ‏⁁“⁗‸ ‾… ‹‡⁌⁎‸‘ ‡⁏⁌‪ ‵⁛ ‎⁨ ―⁦⁤⁄⁕