Língua tupi
Tupi antigo | ||
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Outros nomes: | Em tupi: abanhe'enga ("língua dos humanos"), nhe'endyba ("língua comum"), nhe'engatu ("boa língua") Em português: língua brasílica, língua geral, língua geral amazônica, tupi, tupi clássico, tupinambá, tupiniquim. | |
Falado em: | Brasil | |
Total de falantes: | tupi antigo: língua extinta língua geral: língua extinta nheengatu: 19 060[1] | |
Família: | Proto-tupi Tupi Tupi-guarani Subgrupo III Tupi antigo | |
Códigos de língua | ||
ISO 639-1: | n/a | |
ISO 639-2: | n/a | |
ISO 639-3: | vários: tpw — Tupi antigo tpn — Tupinambá yrl — Nheengatu tpk — Tupiniquim |
O tupi ou tupi antigo[2] era a língua falada pelas tribos de povos tupi-guarani que habitavam a maior parte do litoral do Brasil no século XVI. Dentre os grupos reconhecidos pelos historiadores, antropólogos e linguistas que tinham o tupi antigo como língua materna estão os
tupinambás, tupiniquins, caetés, tamoios, potiguaras, temiminós e tabajaras.
O tupi antigo se tornou a língua franca do Brasil colônia quando os portugueses e seus descendentes, que lá se estabeleceram a partir do século XVI, passaram a aprendê-la e difundi-la não só ao longo do litoral, mas em todo o território brasileiro durante os séculos XVI e XVII,[3] sobretudo por meio das expedições dos bandeirantes.
Índice
1 Registros históricos e proibição
2 Fonologia, grafêmica e as várias ortografias do tupi
2.1 Vogais
2.2 Semivogais e consoantes
2.3 Metaplasmo: fenômeno comum
3 Morfologia
4 Sintaxe
5 Exemplos de frases em tupi
6 Exemplos de influências da língua tupi na língua portuguesa contemporânea
7 Interesse moderno pela língua
8 Ver também
9 Referências
10 Bibliografia
11 Ligações externas
Registros históricos e proibição |
A língua tupi antiga possui vários documentos que descrevem sua estrutura, sendo o padre jesuíta José de Anchieta considerado como seu primeiro gramático (foram os jesuítas que criaram a representação escrita da língua, a qual era, até então, exclusivamente oral)[4]. Anchieta não foi, porém, o primeiro jesuíta a aprender a língua nativa: o padre basco João de Azpilcueta Navarro compôs os primeiros hinos religiosos em suas pregações aos indígenas.[5]
Nos séculos XVI e XVII, era chamado pelos portugueses de "língua brasílica"[6] por ser o idioma mais usado no Brasil (a expressão "língua tupi" somente se generalizou a partir do século XIX.[6] Os europeus que iam viver no Brasil, bem como os escravos africanos que eram trazidos para o país, a aprendiam e falavam-na no seu dia-a-dia, usando o português apenas nas suas relações com a Coroa Portuguesa. Teve sua gramática estudada pelos jesuítas (os quais a utilizavam como instrumento de catequese). Deixou de ser falada no final do século XVII, quando foi suplantada pela língua geral.[7]
Com a proibição da língua pelo Marquês de Pombal em 1758, o tupi deixou de ser a língua mais falada no Brasil, sendo substituída pelo português.[8] Sua descendente paulista, a língua geral paulista, continuou, no entanto, a ser falada no interior do atual estado de São Paulo até o início do século XX[7] e a sua descendente amazônica, o nheengatu, continua a ser falada até hoje no vale do rio Negro, na Amazônia.[9] A língua tupi também continua presente no cotidiano dos brasileiros através de vários nomes tupis que se encontram na geografia brasileira e nas denominações de vários animais e plantas nativos do Brasil.[3]
Geralmente, são descrições das coisas a que se referem, envolvendo uma explicação inteira. Cada palavra pode ser uma verdadeira frase. Decifrar o significado das palavras requer, muitas vezes, uma visita ao local a que se refere o termo. Um exemplo disso é o topônimo Paranapiacaba = paraná + epiak + -(s)aba, "mar" + "ver" + "lugar" = "lugar de onde se vê o mar", que se refere a um ponto da serra do Mar onde se pode avistar o mar.[10] A língua tupi é aglutinante, não possui artigos (assim como o latim) e não flexiona nem em gênero nem em número.
Atualmente, existem iniciativas isoladas que buscam resgatar o uso da língua tupi antiga por algumas etnias indígenas que usavam essa língua no passado, como os potiguaras da Paraíba[11] e do Rio Grande do Norte[12] e os tupiniquins das aldeias de Caieiras Velhas e Comboios, na cidade de Aracruz, no Espírito Santo.[13]
Fonologia, grafêmica e as várias ortografias do tupi |
Levantar informações confiáveis sobre a fonologia da língua tupi para uma possível reconstrução fonológica seria uma tarefa difícil ou até mesmo impraticável, não tivesse o tronco tupi, e mais especificamente a família tupi-guarani, da qual o tupi faz parte, uma ampla distribuição geográfica. Preponderante a uma reconstrução fonológica, já realizada, foi o fato de o nheengatu, língua que descende do tupi, ser falado ainda hoje na Amazônia. Somando-se a este fato, já bastante favorável, não se pode deixar de citar a continuidade do guarani antigo, língua distinta mas muito próxima ao tupi, nos atuais guarani-mbyá, guarani-nhandéva, guarani-kaiowá e guarani paraguaio. Sendo tão fortes os pontos favoráveis, tornou-se factível a reconstrução da fonologia tupi.
O tupi identifica um conjunto de 31 fonemas, dos quais doze são vogais, três semivogais e dezesseis consoantes. Característica notória de sua fonologia é, sem dúvida, o seu caráter gutural. Uma outra, os abundantes metaplasmos.
Vogais |
a ɛ i ɔ u ɨ ã ɛ̃ ĩ ɔ̃ ũ ɨ̃ î
Na ortografia tupi, as vogais são a, e, i, o, u, y (som inexistente na língua portuguesa, intermediário entre o "i" e o "u". É pronunciada dizendo-se u e abrindo-se os lábios até chegar à posição em que se pronuncia i).[14]
Semivogais e consoantes |
j (ɲ) w ɨ̆ β p m (mb) t r n (nd) k ɣ ŋ ʔ s ʃ
Na ortografia tupi, as consoantes e semivogais são: ' (um fonema que não existe no português e que se caracteriza por uma pequena interrupção no fluxo de ar), b (como na palavra "huevo" do castelhano), j (semivogal próxima à vogal i), nh, k, m, mb), n, nd), ng, p, r (sempre brando, como no português "aranha"), s, t, u (a semivogal próxima à vogal u), x (como no português "chácara") e ŷ (a semivogal próxima à vogal y).
Metaplasmo: fenômeno comum |
Morfologia |
A maioria das palavras do tupi consistem em raízes monossilábicas ou dissilábicas, normalmente contando com alta amplitude semântica. Muitas palavras do tupi possuem dois ou três significados que são extensivamente explorados para fins metafóricos:
a = redondo/redonda | cabeça | semente
kaa = floresta | arbusto | planta
oby = verde | azul (considerados uma única cor em várias línguas)
y = água | líquido | nascente | lago, poça | rio, arroio
As palavras mais frequentes tendem a ser monossilábicas:
a = cabeça | redondo, redonda
ã = sombra | fantasma
po = mão
sy = mãe | fonte
u = comida
y = água, rio
Palavras dissilábicas pertencem a dois grandes grupos, a depender de sua acentuação:
- Se o acento cai na penúltima sílaba, a última terminará em uma vogal átona (tradicionalmente grafada com a letra a). Essas palavras normalmente perdem a vogal terminal (por vezes, perdendo toda a última sílaba) para formar compostos, ou perdem a vogal e sofrem mutação consonantal (nasalização): ñeenga (fala) + katú (bom, boa) = ñeen-ngatú (a boa língua)
- Se o acento cai na última sílaba, ela não sofre transformação: itá (pedra; rocha) + úna (preto/preta) = itaúna (pedra preta)
Palavras (não compostas) polissilábicas são menos comuns, mas são, ainda assim, frequentes e seguem o mesmo esquema:
paranã (o mar) + mirĩ (pequeno, pequena) = paranãmirĩ (laguna)
pindóba (palmeira) + ûasú (grande) = pindobusú (palmeirão)
A mutação nasal da primeira consoante é sempre aplicada, independentemente da acentuação. Palavras polissílábicas nunca levam o acento na primeira sílaba.
A formação de substantivos compostos pode se dar por meio de três processos:
- Aglutinação simples:
arasy = ara + sy (dia + mãe) = a mãe do dia; o sol
yîara = y + îara (água + senhor/senhora) = Senhora das Águas, ou Mãe d'Água (uma figura mitológica)
- Blending, com apócope ou aphesis:
Pindorama = pindoba + rama (palmeira + aspecto futuro) = onde haverão palmeiras (os povos tupi-guarani chamavam assim sua terra de origem)
Takûarusu = takûara + ûasú (taquara; bambu + grande) = grande árvore de bambu; Taquaruçu (espécie de bambu)
- Blending complexo, com apócope ou aphesis:
Taubaté = taba + ybaté (vila + alto/alta) = nome de uma cidade brasileira, Taubaté, que originalmente fora uma vila no topo de uma montanha
Itákûakesétyba = takûara + kesé + tyba (bambu + faca + marca de coletivo): onde as facas são feitas de bambu (nome de uma cidade brasileira: Itaquaquecetuba)
Mais tarde, após a colonização, o processo foi usado para nomear coisas que os indígenas originalmente não possuíam:
îande + Îara (nosso + senhor/senhora) = título de Cristo no culto católico
Tupã + sy (Deus + mãe) = a mãe de Deus (Maria)
Alguns escritores foram ainda mais longe, ao ponto de criarem neologismos tupi para a vida moderna, na mesma linha do Neolatim. Mário de Andrade, por exemplo, cunhou sagüim-açu (saûĩ + [g]ûasú) para "elevador", de sagüim, um pequeno macaco escalador.
Sintaxe |
Usualmente, a oração na língua tupi apresenta a sequência "sujeito - objeto - verbo". Nisto, ela se difere da oração na língua portuguesa, que costuma apresentar a sequência "sujeito-verbo-objeto", como em "o menino (sujeito) viu (verbo) o pássaro (objeto)". Um exemplo de oração tupi seria, por exemplo: São Pedro itangapema osekyî ("São Pedro a espada puxou").[15]
De modo semelhante, no tupi, a relação de posse ou qualidade entre dois termos coloca esses dois termos em uma ordem invertida em relação à ordem usual do português. Por exemplo: "a casa de Pedro" seria traduzida, em tupi, como Pedro roka. Nesse caso, o tupi se assemelha à língua inglesa, que expressa essa ideia sob a forma também invertida Peter's house.[16]
Exemplos de frases em tupi |
Peró ygara suí osem. ("O português sai da canoa")[17]
Abápe endé? ("Quem és tu?")[17]
Pedro osó siri'ype. ("Pedro vai para o rio dos siris")[18]
Exemplos de influências da língua tupi na língua portuguesa contemporânea |
Topônimos: Paranaguá ("enseada do mar"), Iguape ("na enseada do rio"), Sergipe ("no rio dos siris"), Guaratinguetá ("muitas garças"), Tatuí ("rio dos tatus"), Paquetá ("muitas pacas"), Jacareí ("rio dos jacarés"), Araraquara ("toca das araras").[20]
- Nomes de plantas e animais nativos: jacaré, paca,[21], capim,[22] abacaxi.[23], tatu,[24] cutia,[25] sabiá[26]
- Termos cotidianos: arapuca,[27] cutucar,[28] jururu,[29] pindaíba,[30]toró,[31] socar,[32]mutirão,[33] capinar,[34]pereba,[14] mirim.[35]
dialeto caipira: a língua tupi, que era a língua habitual dos bandeirantes que ocuparam as regiões onde se fala atualmente o dialeto caipira, não apresentava alguns sons habitais da língua portuguesa, como os representados pelas letras f, l e r (de "rato", por exemplo).[36] Isso influenciou o atual dialeto caipira brasileiro.[carece de fontes] Por exemplo: o dialeto caipira se caracteriza pelo r retroflexo (como em "porta", "carta") e pela substituição do dígrafo "lh" por "i", como em "palha", "milho", que se leem "paia", "mio". Nos dois casos[carece de fontes], ocorreu uma adaptação da fonética portuguesa à fonética tupi. Outro ponto em comum entre a língua tupi e o dialeto caipira é ausência de diferenciação entre singular e plural: abá, em tupi, pode significar tanto "homem" quanto "homens"[17] e o dialeto caipira usa tanto "a casa" quanto "as casa".- O tupi é, provavelmente, o responsável pela preferência pelo gerúndio ("estou andando" em vez do europeu "estou a andar") e pela próclise pronominal ("me dê" em vez do europeu "dê-me") que o português brasileiro tem em relação ao português europeu. Também foi provavelmente o tupi que fez com que o brasileiro repudiasse o uso do pronome "lhe", substituindo-o por "pra ele", devido à inexistência do som "lh" no tupi.[37]
Interesse moderno pela língua |
O interesse moderno pela língua tupi teve uma conotação nacionalista brasileira. A língua foi bastante explorada nos movimentos literários do romantismo e do modernismo para a afirmação da identidade cultural do país.[3]
No contexto do nacionalismo da época Vargas, durante as décadas de 1930, 1940, 1950 e 1960, o tupi fez parte do currículo das faculdades de filosofia brasileiras. Em 1954, no governo do presidente brasileiro Café Filho, o tupi foi declarado legalmente matéria obrigatória no currículo das faculdades de letras do país. No entanto, sob a influência do estruturalismo (que, por seu caráter a-histórico, pregava o estudo somente das línguas indígenas contemporâneas), a língua tupi praticamente desapareceu do currículo das faculdades brasileiras, a partir da década de 1970, permanecendo apenas em algumas universidades, como a Universidade de São Paulo.[40]
Ver também |
- Línguas indígenas do Brasil
- Prototupi
- Macro-tupi
- Línguas tupi-guaranis
- Topônimos tupi-guaranis no Brasil
- Línguas da família tupi-guarani próximas ao tupi
- Guarani
- Língua geral
Nheengatu (também conhecido por tupi moderno)
- Tupinólogos
- Aryon Rodrigues
- Antônio Lemos Barbosa
- Eduardo de Almeida Navarro
- Faris Antônio Michaele
- Frederico Edelweiss
- o jesuíta José de Anchieta, escreveu "Arte da lingoa mais falada na costa do Brasil", a partir do contato com guaianases, tamoios e tupinambás, cujos registros de circulação da primeira versão manuscrita são de 1556
- o jesuíta Luís Figueira, escreveu "Arte da lingua brasilica", a partir do contato com potiguares, tupinambás, tabajaras e caetés, que teve sua primeira versão aprovada em 1620
- o ex-jesuíta Manoel de Moraes, que escreveu um vocabulário da "Brasilianorum lingua", publicado em 1643, para ser utilizado pelos holandeses na época das Invasões Holandesas
Johannes de Laet, holandês que, em 1643, publicou um resumo da gramática antes escrita por Anchieta.
Johannes Apricius, que, em 1657, apresentou em Amsterdã um "Dicionarium Brasilicum Belgicum"[41]
- o jesuíta Leonardo do Valle, professor de "Língua Brasílica" no Colégio Jesuíta na Bahia entre 1572 e 1574, que, naquela época, compilou um "Vocabulário na Língoa Brasílica", com cerca de cinco mil verbetes[42]
- Plínio Ayrosa
- Teodoro Sampaio
- Luís Caldas Tibiriçá
- Obras antigas em tupi
- "Catecismo da lingoa brasilica, no qual se contem a summa da doctrina christã", do jesuíta Antonio de Araújo, impresso em Lisboa no ano de 1618.
- "Cathecismo da lingua brasilica", do franciscano Francisco do Rosário, que também escreveu: "Tratado dos ritos, costumes e linguas dos brasis".
- Tradução da Bíblia para o tupi, feita por Johannes Apricius na época das Invasões Holandesas[41].
- "Doctrina y Confessionario en lengua del Brasil", do jesuíta Leonardo Nunes
- "Doutrina na Língoa do Brasil", do jesuíta Leonardo do Valle (1574)
- "Na Aldeia de Guaraparim", peça de teatro escrita por Anchieta, publicada em 1954, juntamente com outros textos de Anchieta em Tupi.
- "Catecismo na Língua Brasílica", do jesuíta Antônio de Araújo, publicado em 1618, considerado o mais longo texto impresso em tupi antigo. Essa obra ganhou uma segunda edição em 1686, revisado pelo jesuíta Bertholameu de Leam, na nova edição houve a utilização de trema para assinalar tanto a ocorrência da consoante oclusiva glotal quanto de hiatos
- "Compêndio da Doutrina Cristã na Língua Portuguesa e Brasílica", do jesuíta João Felipe Bettendorff (1687)[42].
- O tupi no cinema
- "Hans Staden"
- "Como Era Gostoso o Meu Francês"
- "Vermelho Brasil"[43]
- Mitologia tupi-guarani
- Anhangá
- Caipora
- Curupira
- Sumé
- Mandioca
- Guaraci
- Jaci
- Monã
- Rudá
- Tupã
Referências
↑ Ethnologue. Disponível em https://www.ethnologue.com/language/yrl. Acesso em 13 de março de 2017.
↑ NAVARRO, E. A. Dicionário de tupi antigo: a língua indígena clássica do Brasil. São Paulo. Global. 2013. p. XI.
↑ abc NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição revista e aperfeiçoada. São Paulo. Global. 2005. p. 9.
↑ NAVARRO, E. A. Método moderno de tupi antigo: a língua do Brasil dos primeiros séculos. Terceira edição revista e aperfeiçoada. São Paulo. Global. 2005. p. 340.
↑ MONTEIRO,Clóvis - Esboços de história literária - Livraria Acadêmica - Rio de Janeiro - 1961 - Pg. 165
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↑ A proibição do tupi e o fortalecimento da língua portuguesa. Disponível em http://www.helb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=57:a-proibicao-do-tupi-e-o-fortalecimento-da-lingua-portuguesa&catid=1029:1758&Itemid=2. Acesso em 26 de dezembro de 2012.
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↑ Tribuna do Norte. Disponível em http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/reaprendendo-a-ser-potiguar/344227?utm_campaign=noticia&utm_source=rel. Acesso em 9 de março de 2017.
↑ O tupi na aldeia tupiniquim de Caieiras Velhas em Aracruz-ES. Disponível em http://repositorio.ufes.br/bitstream/10/3803/1/tese_9318_O%20tupi%20na%20aldeia%20tupinikim%20de%20Caieiras%20Velha%20em%20Aracruz%20ES_Filipe%20Siqueira%20Fermino.pdf. Acesso em 9 de março de 2017.
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Bibliografia |
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- SAMPAIO, Teodoro. O Tupi na Geografia Nacional. São Paulo: Editora Nacional, 1987. 360 p.
- SILVEIRA BUENO, Francisco da. Vocabulário Tupi-Guarani Português. Efeta Editora, 1982. (ISBN 8586632031)
Ligações externas |
Curso de tupi antigo - Prof. Eduardo Navarro minicurso em dez lições, com exercícios
Ethnologue report for language code: TPN página do Ethnologue.com (em inglês)
Síntese da Gramática Tupinambá artigo escrito por Nataniel dos Santos Gomes
Obras sobre o tupinambá (tupi antigo) na Biblioteca Digital Curt Nimuendaju
[1] Arte de gramática da língua brasílica, P. Luís Figueira, da Companhia de Jesus- A Arte da Língua Brasília
- Dicionário tupi-guarani on-line
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