Giro d'Italia




















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Giro d'Italia

Giro d'Italia de 2018



Detalhes da corrida
Data
Maio
Região

Itália e
Países vizinhos
Nome português
Volta a Itália
Nome local
Giro d'Italia
   (em italiano)
Disciplina

UCI World Tour 2.uwT
Competição

UCI World Tour
Tipo

Grandes Voltas
Organizador

RCS Sport
História
Primeira edição

1909
Edições
100 (2017)
Primeiro vencedor

 Luigi Ganna (ITA)
Maiores vitoriosos


 Alfredo Binda (ITA)

 Fausto Coppi (ITA)
 Eddy Merckx (BEL)
   (5 vitórias)



Mais recente

 Chris Froome (GBR)

O Giro d'Italia (IPA[ˈdʒi.ro] em português Volta à Itália ou Volta da Itália) é uma competição ciclista por etapas de três semanas de duração, disputada no mês de maio em Itália com um percurso diferente a cada ano. Em ocasiões também se disputa alguma etapa nos países colindantes. É uma das três Grandes Voltas, a segunda em aparecer historicamente. Deixou de fazer parte do UCI ProTour, como as outras duas grandes voltas, para posteriormente se integrar no UCI World Ranking e UCI WorldTour.


O primeiro Giro de Itália começou a 13 de maio de 1909 em Milão com um total de 8 etapas e 2.448 quilómetros.


Três ciclistas compartilham o recorde de vitórias nesta competição com cinco triunfos: Alfredo Binda (entre 1925 e 1933), Fausto Coppi (entre 1940 e 1953) e Eddy Merckx (entre 1968 e 1974).


O corredor com maior número de vitórias de etapas é Mario Cipollini, que na edição de 2003, superou o recorde de 41 vitórias que possuía Alfredo Binda desde os anos trinta.



Ver artigo principal: Giro de Itália Feminino

Desde 1988 existe um Giro de Itália Feminino, sendo das poucas corridas femininas a mais de uma semana junto à Grande Boucle e o Tour de l'Aude Feminino (estas já desaparecidas), ainda que sem relação com a de homens.




Índice






  • 1 História


    • 1.1 As origens


    • 1.2 Primeira edição


    • 1.3 Antes da I Guerra Mundial


    • 1.4 A era Binda


    • 1.5 A maglia rosa


    • 1.6 Os duelos Coppi-Bartali


    • 1.7 O domino italiano desafiado


    • 1.8 A era Merckx


    • 1.9 Duelo Saronni-Moser


    • 1.10 De Indurain a Pantani


    • 1.11 Anos recentes




  • 2 Maglias de líder


    • 2.1 Outras classificações




  • 3 Catalogações dos portos


  • 4 Diretores gerais


  • 5 Vencedores


  • 6 Vencedores por países


  • 7 Estatísticas


    • 7.1 Vitórias de etapas por países (1909-2017)


    • 7.2 Vitórias de etapas por países e edições (1909-2017)


    • 7.3 Mais vitórias gerais


    • 7.4 Mais pódios


    • 7.5 Mais vitórias de etapas


    • 7.6 Mais dias de líder


    • 7.7 Mais participações


    • 7.8 Outra estatísticas




  • 8 Falecidos na prova


  • 9 Ver também


  • 10 Referências


  • 11 Ligações externas





História |



As origens |


Ao igual que o Tour de France com o jornal L'Auto, a criação do Giro de Itália está unida a um jornal desportivo, La Gazzetta dello Sport.


A rivalidade com outro jornal italiano (o Corriere della Sera) que organizava o Giro da Itália em Automóvel e planeava organizar um Giro da Itália em bicicleta, levaram ao jornalista Tullio Morgagni a propor ao seu director Eugenio Camillo Costamagna a criação de uma corrida ciclista por etapas se inspirando no Tour de France. A Gazzetta, previamente já tinha começado a organizar corridas ciclistas como o Giro di Lombardia em 1905 e a Milão-Sanremo em 1907.


A 7 de agosto de 1908, com a liderança de Eugenio Camillo Costamagna, Armando Cougnet e Tullio Morgagni, o jornal anunciou o nascimento do Giro da Itália, cuja primeira edição seria em 1909, antecipando-se ao Corriere della Sera.[1][2][3]



Primeira edição |





Luigi Ganna primeiro vencedor do Giro.


Com a participação de 127 corredores, a 13 de maio de 1909 às 2:53 a.m. se largou a primeira edição na praça de Loreto em Milão rumo a Bolonha. Foram 8 etapas para um total de 2.448 quilómetros, correndo-se uma etapa a cada dois ou três dias, já que La Gazzetta dello Sport era uma publicação trisemanal. O regulamento utilizado foi o mesmo que se usava no Volta a França, com uma classificação por pontos segundo a ordem de chegada nas etapas e não uma classificação por tempos. Quarenta e nove ciclistas conseguiram completar o percurso e o vencedor dessa primeira edição foi Luigi Ganna que somou 27 pontos. O seu grande rival Giovanni Rossignoli, finalizou terceiro com 40 pontos, mas se tivesse tomado em conta os tempos, Rossignoli teria vencido por mais de 37 minutos.



Antes da I Guerra Mundial |


As primeiras edições foram sofrendo várias modificações: as etapas variaram de oito a doze, em 1911 a corrida começou e terminou em Roma, em 1912 correu-se por equipas e em 1914 deixou-se de usar o sistema de pontos para passar à classificação por tempo.


Carlo Galetti foi o primeiro a vencer duas vezes a corrida (1910 e 1911). Em 1912, Galletti foi quem menos tempo investiu em realizar o percurso, mas como se correu em forma de equipas, ganhou a equipa Atala (do qual era integrante), no poderia ter sido a sua terceira vitória.


Em 1913, a Volta a França passou a utilizar a classificação por tempos. O Giro fez o mesmo um ano depois, em 1914, a última edição antes da suspensão devida à Primeira Guerra Mundial. Alfonso Calzolari foi o vencedor dessa edição, superando por quase duas horas ao segundo.



A era Binda |


Depois da guerra, em 1919 voltou a disputa da corrida. O piemontes Costante Girardengo obteve a vitória em sete das dez etapas, conseguindo o primeiro dos seus dois Giros (em 1923 repetiu a vitória e ganhou oito etapas). Nessa edição de 1919 produziu-se o primeiro pódio estrangeiro com o belga Marcel Buysse que finalizou terceiro. Giovanni Brunero foi outro dos destacados da década de 1920, ao ganhar três Giros (1921, 1922 e 1926). Um facto particular e inédito até o dia de hoje, ocorreu em 1924 quando participou uma mulher, Alfonsina Strada. Numa época em que não estava bem visto que uma mulher competisse, Strada tinha corrido o Giro di Lombardia em 1917 e 1918 e em 1924 inscreveu-se no Giro. Ainda que não figurou nas primeiras posições, também não estava entre as últimas, até à oitava etapa quando foi desclassificada por chegar fora do tempo, ainda que se especulou que ante as críticas que se fizeram, a organização decidiu a tirar da corrida. Igualmente, permitiram-lhe seguir em corrida mas sem tempo e chegou ao final em Milão.[4]


Na década de 1920 viram surgir a um dos maiores ciclistas de todos os tempos, Alfredo Binda, quem ganhou cinco Giros; 1925, 1927, 1928, 1929 e 1933. Ao todo conseguiu 41 vitórias de etapa, ganhando 12 das 15 em 1927 e 8 consecutivas em 1929. A supremacia de Binda era tal que a La Gazzetta dello Sport em 1930 lhe pagou 22 500 liras para que não corresse o Giro, com o fim de manter o interesse da corrida.[5]



A maglia rosa |


Armando Cougnet, director do Giro, decidiu em 1931 outorgar um símbolo que fizesse reconhecível a simples vista ao líder da corrida. Assim nasceu a maglia rosa, tomando a cor das páginas da La Gazzetta dello Sport. O primeiro maglia rosa foi Learco Guerra, vencedor da primeira etapa do Giro 1931 entre Milão e Mantova.[6] Em 1933, fizeram-se-lhe à corrida algumas modificações: pela primeira vez correu-se uma etapa contrarrelógio entre Bolonha e Ferrara e tambẽm coincidindo com a primeira incursão pelos Alpes começou-se a disputar o Grande Prêmio da montanha.



Os duelos Coppi-Bartali |





Gino Bartali


Nos princípios da Segunda Guerra Mundial, Gino Bartali já era famoso, tendo vencido em 1936 e 1937. Em 1940 a participação estrangeira foi escassa, como já tinha começado a Segunda Guerra Mundial. A equipa Legnano do qual Bartali era integrante, contratou ao jovem Fausto Coppi de 20 anos como gregário. Toda a equipa devia trabalhar para Bartali, que tinha como rival a Giovanni Valetti da equipa Bianchi, vencedor das edições de 1938 e 1939. Nas primeiras etapas, Bartali perdeu quase 15 minutos, enquanto Coppi foi segundo em duas etapas e estava nos primeiros lugares da classificação. O técnico da Legnano, decidiu que Coppi não fosse mais gregário e luta-se pela corrida, devendo convencer a Bartali de que fosse o gregário ao mesmo tempo que o "mestre" do jovem Coppi.[3] Na 11.ª etapa com final em Módena, Coppi ganhou em solitário colocando-se a maglia rosa que manteve até o final em Milão. Com 20 anos, 8 meses e 25 dias, Fausto Coppi converteu-se no ciclista mais jovem a ganhar o Giro, recorde que ainda se mantém. Ao dia seguinte, a Itália declarou a guerra à França e o Giro sofreu a segunda interrupção da sua história.





Fausto Coppi


Depois do parêntese da guerra, o Giro voltou em 1946. Bartali continuava na equipa Legnano e Coppi corria pelo Bianchi. As diferenças políticas e religiosas entre ambos dividiram a Itália. A Democracia Cristã e os católicos estavam a favor de Bartali e a esquerda e os laicos a favor de Coppi, ainda que ambos tiveram uma relação cordial pese à rivalidade. O duelo de 1946 foi vencida por Bartali, conseguindo o seu terceiro Giro. Coppi tomou-se bi-campeão em 1947 e nos anos seguintes ganhou 3 vezes mais, igualando o recorde de Binda. A bipolarização Coppi-Bartali foi rompida por Fiorenzo Magni que nesse período ganhou 3 Giros e pelo suíço Hugo Koblet, primeiro estrangeiro a se elevar ao mais alto do pódio em 1950.



O domino italiano desafiado |


Depois do triunfo de Koblet em 1950, os estrangeiros conseguiram dominar várias edições. O luxemburguês Charly Gaul graças às suas condições de escalador o fez em duas oportunidades (1956 e 1959) e o francês Jacques Anquetil (quíntuplo vencedor da Volta a França) também em dois (1960 e 1964). Entre as vitórias de Anquetil, o italiano Franco Balmanion conseguiu os Giros de 1962 e 63 ainda que não ganhou nenhuma etapa.


Em 1966, Gianni Motta, ganhou a classificação geral e a classificação por pontos, que pela primeira vez começou-se a disputar. A partir de 1967 outorgou-se um maillot identificativo ao líder dessa classificação, sendo os primeiros dois anos a maglia rossa e depois a maglia ciclamino. Esta última foi usada até a edição de 2009, voltando em 2010 à vermelha.



A era Merckx |





Eddy Merckx em 1973.


No final da década de 1960 Felice Gimondi era o grande ciclista italiano do momento. Tinha vencido o Tour de France de 1965, o Giro em 1967 e a Volta a Espanha de 1968. Em 1967 um jovem Eddy Merckx foi nono no Giro e ganhou 2 etapas, preâmbulo de sua época dourada. Das sete edições corridas entre 1968 e 1974, Merckx ganhou 5, atingindo o recorde de Binda e Coppi. Só viu cortada a sua hegemonia por Gimondi em 1969 quando foi desclassificado por um controle antidoping positivo e pelo sueco Gösta Pettersson em 1971.


Em 1976 Gimondi ganhou o seu terceiro Giro. Com esse triunfo subiu-se ao pódio pela nona vez, sendo o ciclista com mais pódios na história. Em 1974, começou-se a entregar ao líder da classificação da montanha a maglia verde. Este distintivo foi usado até 2012, quando foi mudada pela azul.



Duelo Saronni-Moser |


A fins da década de 1970 e princípios da década de 1980, os duelos entre Giuseppe Saronni e Francesco Moser reavivaram o Giro. Saronni conseguiu os triunfos em 1979 e 1983, enquanto Moser em 1984. Ambos conseguiram a classificação por pontos em quatro oportunidades e se mantêm à frente como os mais ganhadores desta classificação. No meio deste duelo Bernard Hinault levou-se três edições: as de 1980, 1982 e 1985.


A edição de 1988, esteve marcada por dois factos: o triunfo do estadounidense Andrew Hampsten, primeiro não europeu a ganhar a corrida e a ascensão ao Passo di Gavia e posterior descida até Bormio em condições climatológicas muito adversas. A chuva e uma tempestade de neve obrigou a vários ciclistas a descer em automóvel já que era-lhes impossível fazê-lo em bicicleta.



De Indurain a Pantani |


Nos primeiros anos da década de 1990 Gianni Bugno, Claudio Chiappucci e Franco Chioccioli eram os grandes animadores da ronda italiana. Bugno ganhou em 1990 e Chioccioli em 1991, mas todos se viram eclipsados pelo espanhol Miguel Indurain. O navarro dominou a corrida italiana em 1992 e 1993 e quando se esperava o seu terceiro Giro em 1994, o russo Eugeni Berzin deu a surpresa se adjudicando a maglia rosa na quarta etapa e mantendo-a até o final, lhe ganhando as duas etapas contrarrelógio a Indurain. Depois do sucesso do suíço Tony Rominger em 1995 e o russo Pavel Tonkov em 1996, começou um ciclo de onze edições onde os italianos dominaram o Giro. Marco Pantani ganhou em 1998 e partiu como favorito em 1999, levando a maglia rosa até que faltando duas etapas foi excluído da corrida por ter altos níveis de hematocrito. Ivan Gotti ganhou nesse ano, sendo a sua segunda vitória depois do seu triunfo em 1997.


Nessa mesma década e princípios da década de 2000, brilhou nas chegadas em massa o sprinter Mario Cipollini. No período 1989-2003 conseguiu 42 triunfos de etapa e bateu o recorde de Binda que estava vigente desde a década de 1930.



Anos recentes |


No período 1997-2007, duas vitórias para Ivan Gotti, duas de Gilberto Simoni, duas de Paolo Savoldelli, mais os triunfos de Garzelli, Cunego, Basso e Di Luca, marcaram a hegemonía italiana que não se dava desde que o primeiro estrangeiro ganhou em 1950. O ciclo italiano foi cortado por Alberto Contador em 2008.


Em 2003, no caso desportivo de Cipollini fez aparecimento outro sprinter italiano, Alessandro Petacchi. Petacchi ganhou seis etapas em 2003 e em 2004 nove.


Denis Menchov em 2009 foi o terceiro russo a ganhar a corrida e em 2010 Basso ganhou o seu segundo Giro. Contador ganhou o seu segundo Giro na estrada em 2011, mas perdeu-o nos escritórios do TAS depois da sanção pelo caso Contador e a vitória final foi para Michele Scarponi.


A edição de 2012 foi para Ryder Hesjedal, primeiro canadiano e segundo ciclista do outro lado do Atlántico a ganhar o Giro.
Em 2013 o italiano Vincenzo Nibali ganha o seu primeiro giro após dois pódios anteriormente (2º e 3º respectivamente).
Em 2014 o colombiano Nairo Quintana, na sua primeira participação na corrida, proclamou-se como o primeiro latino americano em ser campeão do Giro, sendo também o melhor jovem da corrida. Nesse mesmo ano o também colombiano Rigoberto Urán resultou sub-campeão do Giro pela segunda vez consecutiva.
Em 2015 o experimentado Alberto Contador ganha o seu segundo giro ante uma jovem promessa do ciclismo italiano Fabio Aru.


Vincenzo Nibali fez-se com o seu segundo triunfo na ronda italiana do 2016, numa edição de grande dureza na alta montanha.



Maglias de líder |



Ver artigo principal: Maglia

Jersey pink.svgJersey blue.svgJersey violet.svgJersey white.svg maglias actuais.


O líder da classificação geral distingue-se por levar uma maglia rosa (maillot da cor do diário desportivo milanés La Gazzetta dello Sport que organiza a corrida), o líder da classificação da montanha, desde 2012 leva a maglia azul, (anteriormente foi a maglia verde). O líder da classificação por pontos ou da regularidade luzia a maglia rosso passione ou rossa (atualmente é ciclamino) e o líder da classificação para menores de 25 anos leva a maglia branca.


Jersey red.svg
No Giro 100, não se usa a maglia vermelha, foi substituída pela original maglia ciclamino.



Outras classificações |


O Giro caracteriza-se também por ter uma multidão de classificações secundárias, a maioria delas sem malha distintiva devido à limitação da UCI de únicamente poder ter até 4 camisolas de classificações. Entre estas destacam as do Intergiro renomeado por Expo Milano 2015 (que tradicionalmente sim tem tido maillot azul que o identificava) e a de por equipas. Outras têm sido por exemplo Troféu Super Team, Traguardo Volante (metas volantes), Troféu Fuga Cervelo (mais quilómetros em fuga), Fair Play, Maglia Nera (último da classificação com o dorsal em negro), Azzurri d'Itália, Most Combative (combatividade)...[7]



Catalogações dos portos |


  • Ver também: Classificação da montanha do Giro d'Italia



O Stelvio, um dos portos mais duros subidos no Giro e Cima Coppi em 6 ocasiões.


Ao invés que no resto das Grandes Voltas e inclusive de muitas voltas por etapas, no Giro não tem existido a catalogação habitual dos portos (de maior a menor dificuldade: Especial, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª) senão por cores (azul -porto mais alto-; verde -porto final de etapa-; e o resto de maior a menor dificuldade: vermelho, amarelo e cinza) pelo que às vezes tem tido certa confusão com respeito à dificuldade real dos portos. Por isso a partir do 2011 se introduziu a catalogação por números ainda que sem categoria Especial, com o que a maioria de portos estão numerados uma categoria por embaixo do que estariam em outras corridas que utilizam este tipo de catalogação.


Na cada edição, o porto a mais altitude que devam enfrentar os ciclistas se lhe denomina Cima Coppi e outorga mais pontos que os portos de 1ª categoria.



Diretores gerais |


Desde seus inícios até a actualidade, o Giro de Itália tem tido seis diretores gerais:



  • 1909-1948: Armando Cougnet

  • 1949-1992: Vincenzo Torriani

  • 1993-2003: Carmine Castelhano

  • 2004-2011: Angelo Zomegnan

  • 2011-2013: Michele Acquarone

  • 2014- : Mauro Vegni



Vencedores |




Trofeo Senza Fine, entregado ao vencedor desde 1999.
















































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Ano

Vencedor

Segundo

Terceiro
1909
Itália Luigi Ganna

Itália Carlo Galetti

Itália Giovanni Rossignoli
1910
Itália Carlo Galetti

Itália Eberardo Pavesi

Itália Luigi Ganna
1911
Itália Carlo Galetti

Itália Giovanni Rossignoli

Itália Giovanni Gerbi
1912
Itália Atala*

França Peugeot

Itália Gerbi
1913
Itália Carlo Oriani

Itália Eberardo Pavesi

Itália Giuseppe Azzini
1914
Itália Alfonso Calzolari

Itália Pierino Albini

Itália Luigi Lucotti

1915-1918

Edições suspendidas pela Primeira Guerra Mundial
1919
Itália Costante Girardengo

Itália Gaetano Belloni

Bélgica Marcel Buysse
1920
Itália Gaetano Belloni

Itália Angelo Gremo

França Jean Alavoine
1921
Itália Giovanni Brunero

Itália Gaetano Belloni

Itália Bartolomeo Aimo
1922
Itália Giovanni Brunero

Itália Bartolomeo Aimo

Itália Giuseppe Enrici
1923
Itália Costante Girardengo

Itália Giovanni Brunero

Itália Bartolomeo Aimo
1924
Itália Giuseppe Enrici

Itália Federico Gay

Itália Angiolo Gabrielli
1925
Itália Alfredo Binda

Itália Costante Girardengo

Itália Giovanni Brunero
1926
Itália Giovanni Brunero

Itália Alfredo Binda

Itália Arturo Bresciani
1927
Itália Alfredo Binda

Itália Giovanni Brunero

Itália Antonio Negrini
1928
Itália Alfredo Binda

Itália Giuseppe Pancera

Itália Bartolomeo Aimo
1929
Itália Alfredo Binda

Itália Domenico Piemontesi

Itália Leonida Frascarelli
1930
Itália Luigi Marchisio

Itália Luigi Giacobbe

Itália Allegro Grandi
1931
Itália Francesco Camusso

Itália Luigi Giacobbe

Itália Luigi Marchisio
1932
Itália Antonio Pesenti

Bélgica Jef Demuysere

Itália Remo Bertoni
1933
Itália Alfredo Binda

Bélgica Jef Demuysere

Itália Domenico Piemontesi
1934
Itália Learco Guerra

Itália Francesco Camusso

Itália Giovanni Cazzulani
1935
Itália Vasco Bergamaschi

Itália Giuseppe Martano

Itália Giuseppe Olmo
1936
Itália Gino Bartali

Itália Giuseppe Olmo

Itália Severino Canavesi
1937
Itália Gino Bartali

Itália Giovanni Valetti

Itália Enrico Mollo
1938
Itália Giovanni Valetti

Itália Ezio Cecchi

Itália Severino Canavesi
1939
Itália Giovanni Valetti

Itália Gino Bartali

Itália Mario Vicini
1940
Itália Fausto Coppi

Itália Enrico Mollo

Itália Giordano Cottur

1941-1945

Edições suspendidas pela Segunda Guerra Mundial
1946
Itália Gino Bartali

Itália Fausto Coppi

Itália Vito Ortelli
1947
Itália Fausto Coppi

Itália Gino Bartali

Itália Giulio Bresci
1948
Itália Fiorenzo Magni

Itália Ezio Cecchi

Itália Giordano Cottur
1949
Itália Fausto Coppi

Itália Gino Bartali

Itália Giordano Cottur
1950
Suíça Hugo Koblet

Itália Gino Bartali

Itália Alfredo Martini
1951
Itália Fiorenzo Magni

Bélgica Rik Van Steenbergen

Suíça Ferdi Kubler
1952
Itália Fausto Coppi

Itália Fiorenzo Magni

Suíça Ferdi Kubler
1953
Itália Fausto Coppi

Suíça Hugo Koblet

Itália Pasquale Fornara
1954
Suíça Carlo Clerici

Suíça Hugo Koblet

Itália Nino Assirelli
1955
Itália Fiorenzo Magni

Itália Fausto Coppi

Itália Gastone Nencini
1956
Luxemburgo Charly Gaul

Itália Fiorenzo Magni

Itália Agostino Coletto
1957
Itália Gastone Nencini

França Louison Bobet

Itália Ercole Baldini
1958
Itália Ercole Baldini

Bélgica Jean Brankart

Luxemburgo Charly Gaul
1959
Luxemburgo Charly Gaul

França Jacques Anquetil

Itália Diego Ronchini
1960
França Jacques Anquetil

Itália Gastone Nencini

Luxemburgo Charly Gaul
1961
Itália Arnaldo Pambianco

França Jacques Anquetil

Espanha Antonio Suárez
1962
Itália Franco Balmamion

Itália Imerio Massignan

Itália Nino Defilippis
1963
Itália Franco Balmamion

Itália Vittorio Adorni

Itália Giorgio Zancanaro
1964
França Jacques Anquetil

Itália Italo Zilioli

Itália Guido De Rosso
1965
Itália Vittorio Adorni

Itália Italo Zilioli

Itália Felice Gimondi
1966
Itália Gianni Motta

Itália Italo Zilioli

França Jacques Anquetil
1967
Itália Felice Gimondi

Itália Franco Balmamion

França Jacques Anquetil
1968
Bélgica Eddy Merckx

Itália Vittorio Adorni

Itália Felice Gimondi
1969
Itália Felice Gimondi

Itália Claudio Michelotto

Itália Italo Zilioli
1970
Bélgica Eddy Merckx

Itália Felice Gimondi

Bélgica Martin Van Den Bossche
1971
Suécia Gösta Pettersson

Bélgica Herman Van Springel

Itália Ugo Colombo
1972
Bélgica Eddy Merckx

Espanha José Manuel Fuente

Espanha Francisco Galdós
1973
Bélgica Eddy Merckx

Itália Felice Gimondi

Itália Giovanni Battaglin
1974
Bélgica Eddy Merckx

Itália Gianbattista Baronchelli

Itália Felice Gimondi
1975
Itália Fausto Bertoglio

Espanha Francisco Galdós

Itália Felice Gimondi
1976
Itália Felice Gimondi

Bélgica Johan De Muynck

Itália Fausto Bertoglio
1977
Bélgica Michel Pollentier

Itália Francesco Moser

Itália Gianbattista Baronchelli
1978
Bélgica Johan De Muynck

Itália Gianbattista Baronchelli

Itália Francesco Moser
1979
Itália Giuseppe Saronni

Itália Francesco Moser

Suécia Bernt Johansson
1980
França Bernard Hinault

Itália Wladimiro Panizza

Itália Giovanni Battaglin
1981
Itália Giovanni Battaglin

Suécia Tommy Prim

Itália Giuseppe Saronni
1982
França Bernard Hinault

Suécia Tommy Prim

Itália Silvano Contini
1983
Itália Giuseppe Saronni

Itália Roberto Visentini

Espanha Alberto Fernández Blanco
1984
Itália Francesco Moser

França Laurent Fignon

Itália Moreno Argentin
1985
França Bernard Hinault

Itália Francesco Moser

Estados Unidos Greg LeMond
1986
Itália Roberto Visentini

Itália Giuseppe Saronni

Itália Francesco Moser
1987
República da Irlanda Stephen Roche

Reino Unido Robert Millar

Países Baixos Erik Breukink
1988
Estados Unidos Andrew Hampsten

Países Baixos Erik Breukink

Suíça Urs Zimmermann
1989
França Laurent Fignon

Itália Flavio Giupponi

Estados Unidos Andrew Hampsten
1990
Itália Gianni Bugno

França Charly Mottet

Itália Marco Giovannetti
1991
Itália Franco Chioccioli

Itália Claudio Chiappucci

Itália Massimiliano Lelli
1992
Espanha Miguel Indurain

Itália Claudio Chiappucci

Itália Franco Chioccioli
1993
Espanha Miguel Indurain

Letónia Piotr Ugriúmov

Itália Claudio Chiappucci
1994
Rússia Eugeni Berzin

Itália Marco Pantani

Espanha Miguel Indurain
1995
Suíça Tony Rominger

Rússia Eugeni Berzin

Letónia Piotr Ugriúmov
1996
Rússia Pável Tonkov

Itália Enrico Zaina

Espanha Abraham Olano
1997
Itália Ivan Gotti

Rússia Pável Tonkov

Itália Giuseppe Guerini
1998
Itália Marco Pantani

Rússia Pável Tonkov

Itália Giuseppe Guerini
1999
Itália Ivan Gotti

Itália Paolo Savoldelli

Itália Gilberto Simoni
2000
Itália Stefano Garzelli

Itália Francesco Casagrande

Itália Gilberto Simoni
2001
Itália Gilberto Simoni

Espanha Abraham Olano

Espanha Unai Osa
2002
Itália Paolo Savoldelli

Estados Unidos Tyler Hamilton

Itália Pietro Caucchioli
2003
Itália Gilberto Simoni

Itália Stefano Garzelli

Ucrânia Yaroslav Popovych
2004
Itália Damiano Cunego

Ucrânia Serhiy Honchar

Itália Gilberto Simoni
2005
Itália Paolo Savoldelli

Itália Gilberto Simoni

Venezuela José Rujano
2006
Itália Ivan Basso

Espanha José Enrique Gutiérrez

Itália Gilberto Simoni
2007
Itália Danilo Di Luca

Luxemburgo Andy Schleck

Itália Eddy Mazzoleni
2008
Espanha Alberto Contador

Itália Riccardo Riccò

Itália Marzio Bruseghin
2009
Rússia Denis Menchov

Itália Franco Pellizotti

Espanha Carlos Sastre
2010
Itália Ivan Basso

Espanha David Arroyo

Itália Vincenzo Nibali
2011
Itália Michele Scarponi[8]

Itália Vincenzo Nibali

França John Gadret
2012
Canadá Ryder Hesjedal

Espanha Joaquim Rodríguez

Bélgica Thomas De Gendt
2013
Itália Vincenzo Nibali

Colômbia Rigoberto Urán

Austrália Cadel Evans
2014
Colômbia Nairo Quintana

Colômbia Rigoberto Urán

Itália Fabio Aru
2015
Espanha Alberto Contador

Itália Fabio Aru

Espanha Mikel Landa
2016
Itália Vincenzo Nibali

Colômbia Esteban Chaves

Espanha Alejandro Valverde
2017
Países Baixos Tom Dumoulin

Colômbia Nairo Quintana

Itália Vincenzo Nibali
2018
Reino Unido Chris Froome

Países Baixos Tom Dumoulin

Colômbia Miguel Ángel López

* O Giro de Itália de 1912 disputou-se por equipas. A equipa Atala estava formado por Carlo Galetti, Giovanni Michelotto, Eberardo Pavesi e Luigi Ganna.



Vencedores por países |
















































































































































País

Vitórias

2º lugar

3º lugar

Total

 Itália
69
65
71
205

 Bélgica
7
6
3
16

 França
6
6
4
16

Flag of Spain.svgEspanha
4
6
9
19

 Rússia
3
3
0
6

Suíça
3
2
3
8

 Luxemburgo
2
1
2
5

 Colômbia
1
4
1
6

 Suécia
1
2
1
4

 Países Baixos
1
2
1
4

 Estados Unidos
1
1
2
4

 Reino Unido
1
1
0
2

 Irlanda
1
0
0
1

 Canadá
1
0
0
1

 Letônia
0
1
1
2

 Ucrânia
0
1
1
2

 Venezuela
0
0
1
1

 Austrália
0
0
1
1

TOTAL

101

101

101

303

* O Giro de Itália de 1912 disputou-se por equipas e ganhou-o uma equipa italiana. Conta-se no total: primeiro Atala (Itália), segundo Peugeot (França) e terceiro Gerbi (Itália).



Estatísticas |



Vitórias de etapas por países (1909-2017) |


















































País

Etapas

 Itália
1260

 Bélgica
157

Flag of Spain.svgEspanha
108

 França
61

Suíça
55

 Alemanha
35

 Austrália
31

 Países Baixos
28

 Reino Unido
28












































País

Etapas

 Colômbia
27

 Rússia
24

 Noruega
12

 Dinamarca
12

 Luxemburgo
12

 Estados Unidos
12

 Ucrânia
11

 Suécia
10

 República Checa
8








































País

Etapas

 Irlanda
8

Portugal Portugal
5

 Polónia
5

 Eslovênia
5

 Venezuela
4

 Bielorrússia
4

 México
3

 Lituânia
3








































País

Etapas

 Letônia
2

 Argentina
2

África do Sul
1

 Uzbequistão
1

Costa Rica
1

 Estónia
1

 Áustria
1

Equador
1


* Não se tomam em conta as etapas de Contrarrelógio por Equipas nem etapas Anuladas

Atualizado em 27 de maio de 2018



Vitórias de etapas por países e edições (1909-2017) |














































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































































Mais vitórias gerais |























Ciclista
Vitórias
Anos

Itália Alfredo Binda
5
1925, 1927, 1928, 1929, 1933

Itália Fausto Coppi
5
1940, 1947, 1949, 1952, 1953

Bélgica Eddy Merckx
5
1968, 1970, 1972, 1973, 1974


Mais pódios |




































































































































































Ciclista



Total

Itália Felice Gimondi
3 2 4 9

Itália Fausto Coppi
5 2 0 7

Itália Gino Bartali
3 4 0 7

Itália Gilberto Simoni
2 1 4 7

Itália Alfredo Binda
5 1 0 6

Itália Giovanni Brunero
3 2 1 6

França Jacques Anquetil
2 2 2 6

Itália Francesco Moser
1 3 2 6

Bélgica Eddy Merckx
5 0 0 5

Itália Fiorenzo Magni
3 2 0 5

Itália Vincenzo Nibali
2 1 2 5

Itália Giuseppe Saronni
2 1 1 4

Luxemburgo Charly Gaul
2 0 2 4

Itália Italo Zilioli
0 3 1 4

Itália Bartolomeo Aimo
0 1 3 4

França Bernard Hinault
3 0 0 3

Itália Carlo Galetti
2 1 0 3

Itália Costante Girardengo
2 1 0 3

Itália Franco Balmamion
2 1 0 3

Itália Giovanni Valetti
2 1 0 3

Itália Paolo Savoldelli
2 1 0 3

Espanha Miguel Indurain
2 0 1 3


Mais vitórias de etapas |
























































































Nome
País
Vitórias
1 Mario Cipollini
 Itália
42
2 Alfredo Binda
 Itália
41
3 Learco Guerra
 Itália
31
4 Costante Girardengo
 Itália
30
5 Eddy Merckx
 Bélgica
25
6 Giuseppe Saronni
 Itália
24
7 Francesco Moser
 Itália
23
8 Fausto Coppi
 Itália
22
8 Roger De Vlaeminck
 Bélgica
22
10 Franco Bitossi
 Itália
21
11 Giuseppe Olmo
 Itália
20
11 Alessandro Petacchi
 Itália
20[9]
11 Miguel Poblet
Flag of Spain.svgEspanha
20


Mais dias de líder |






































































Nome
País
Dias
1 Eddy Merckx
 Bélgica
76
2 Alfredo Binda
 Itália
61
3 Francesco Moser
 Itália
57
4 Giuseppe Saronni
 Itália
51
5 Gino Bartali
 Itália
50
6 Jacques Anquetil
 França
36
7 Fausto Coppi
 Itália
31
8 Bernard Hinault
 França
31
9 Miguel Indurain
Flag of Spain.svgEspanha
29
10 Charly Gaul
 Luxemburgo
27


Mais participações |











































































#
Nome
País
Participações
Edições
1 Wladimiro Panizza
 Itália
18 (1967 e 1969-1985)
2 Pierino Gavazzi
 Itália
17 (1973-1988 e 1990)
3
Roberto Conti
 Itália
16 (1987-1998 e 2000-2003)
Franco Bitossi
 Itália
16 (1963-1978)
Aldo Moser
 Itália
16 (1955-1962, 1964-65, 1967, 1969-73)
Andrea Noé
 Itália
16 (1994-2008 e 2011)
7 Gilberto Simoni
 Itália
15 (1995 e 1997-2010)
8
Mario Cipollini
 Itália
14 (1989-1992 e 1995-2004)
Stefano Garzelli
 Itália
14 (1997-2005, 2007, 2009-2011 e 2013)
Alessandro Petacchi
 Itália
14 (1998-2000, 2002-2007, 2009-2011 e 2014-2015)


Outra estatísticas |


Classificação por pontos




  • Itália Francesco Moser: 4 (1976, 1977, 1978, 1982)


  • Itália Giuseppe Saronni: 4 (1979, 1980, 1981, 1983)


Classificação da montanha




  • Itália Gino Bartali: 7 (1935, 1936, 1937, 1939, 1940, 1946, 1947)


  • Espanha José Manuel Fuente: 4 (1971, 1972, 1973, 1974)


Mais etapas ganhadas




  • Itália Mario Cipollini: 42


  • Itália Alfredo Binda: 41


Mais etapas ganhadas numa edição




  • Itália Alfredo Binda: 12 (1927)


  • Itália Alessandro Petacchi: 9 (2004)


Mais etapas consecutivas ganhadas



  • Itália Alfredo Binda: 8 (1929)

Giro mais longo


  • 4.337 km (1954)

Giro mais curto


  • 2.245 km (1909)

Etapa mais longa


  • 430 km em 1914 (Lucca-Roma)

Etapa mais curta (excluídas as contrarrelógio)


  • 31 km em 1987 Sanremo-Sanromolo

Ganhador mais jovem




  • Itália Fausto Coppi: em 1940 (20 anos, 6 meses e 25 dias)


  • Itália Luigi Marchisio: em 1930 (21 anos, 1 mês e 15 dias)


Ganhador com mais idade



  • Itália Fiorenzo Magni; em 1955 (34 anos e 6 meses)

Maior diferença do 1º ao 2º


  • 1 h 57 min 26 s: Alfonso Calzolari a Itália Pierino Albini (1914)

Menor diferença do 1º ao 2º



  • 11 segundos: Itália Fiorenzo Magni a Itália Ezio Cecchi (1948)

  • 12 segundos: Bélgica Eddy Merckx a Itália Gianbattista Baronchelli (1974)


Para mais dados, ver Dados estatísticos do Giro d'Italia



Falecidos na prova |




  • 1952: Orfeo Ponsin ( Itália) 4.ª etapa.


  • 1976: Juan Manuel Santisteban (Flag of Spain.svgEspanha) 1.ª etapa.


  • 1986: Emilio Ravasio ( Itália) 17.ª etapa.


  • 2011: Wouter Weylandt ( Bélgica) 3.ª etapa.



Ver também |




  • Grande Prémio da montanha na Volta a Itália

  • Classificação por pontos na Volta a Itália

  • Tour de France

  • Volta a Espanha

  • Categoria:Vencedores do Giro d'Italia

  • Categoria:Vencedores de etapas do Giro d'Italia

  • Giro de Itália Feminino




Referências




  1. História/Palmarés do Giro de Itália 1909-1914 as.com


  2. L’histoire du Tour d’Italie larousse.fr (em francês)


  3. ab Breve storia do giro d'Italia museociclismo.it (em italiano)


  4. Alfonsina Strada compete no Giro vavel.com


  5. História/Palmarés do Giro de Itália 1919-1930 as.com


  6. História/Palmarés do Giro de Itália 1931-1940 as.com


  7. Giro d'Itália classifications demystified


  8. No inicio o vencedor foi Alberto Contador mas foi desclassificado por doping (ver Caso Contador).


  9. Uma vez despojado das 5 etapas que conseguiu em 2007 e que lhe foram retiradas por doping.



Ligações externas |




O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Giro d'Italia




  • Lugar oficial (em italiano)


  • Giro de Itália em Esciclismo.com



  • Portal do ciclismo
  • Portal da Itália



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