Giro d'Italia
| Giro d'Italia | |
|---|---|
|  Giro d'Italia de 2018 | |
|  | |
| Detalhes da corrida | |
| Data | Maio | 
| Região | Itália e Países vizinhos | 
| Nome português | Volta a Itália | 
| Nome local | Giro d'Italia (em italiano) | 
| Disciplina | UCI World Tour 2.uwT | 
| Competição | UCI World Tour | 
| Tipo | Grandes Voltas | 
| Organizador | RCS Sport | 
| História | |
| Primeira edição | 1909 | 
| Edições | 100 (2017) | 
| Primeiro vencedor |  Luigi Ganna (ITA) | 
| Maiores vitoriosos |  Alfredo Binda (ITA) 
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| Mais recente |  Chris Froome (GBR) | 
O Giro d'Italia (IPA: [ˈdʒi.ro] em português Volta à Itália ou Volta da Itália) é uma competição ciclista por etapas de três semanas de duração, disputada no mês de maio em Itália com um percurso diferente a cada ano. Em ocasiões também se disputa alguma etapa nos países colindantes. É uma das três Grandes Voltas, a segunda em aparecer historicamente. Deixou de fazer parte do UCI ProTour, como as outras duas grandes voltas, para posteriormente se integrar no UCI World Ranking e UCI WorldTour.
O primeiro Giro de Itália começou a 13 de maio de 1909 em Milão com um total de 8 etapas e 2.448 quilómetros.
Três ciclistas compartilham o recorde de vitórias nesta competição com cinco triunfos: Alfredo Binda (entre 1925 e 1933), Fausto Coppi (entre 1940 e 1953) e Eddy Merckx (entre 1968 e 1974).
O corredor com maior número de vitórias de etapas é Mario Cipollini, que na edição de 2003, superou o recorde de 41 vitórias que possuía Alfredo Binda desde os anos trinta.
 Ver artigo principal: Giro de Itália Feminino
Ver artigo principal: Giro de Itália FemininoDesde 1988 existe um Giro de Itália Feminino, sendo das poucas corridas femininas a mais de uma semana junto à Grande Boucle e o Tour de l'Aude Feminino (estas já desaparecidas), ainda que sem relação com a de homens.
Índice
 1 História
 
 1.1 As origens
 
 1.2 Primeira edição
 
 1.3 Antes da I Guerra Mundial
 
 1.4 A era Binda
 
 1.5 A maglia rosa
 
 1.6 Os duelos Coppi-Bartali
 
 1.7 O domino italiano desafiado
 
 1.8 A era Merckx
 
 1.9 Duelo Saronni-Moser
 
 1.10 De Indurain a Pantani
 
 1.11 Anos recentes
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 2 Maglias de líder
 
 2.1 Outras classificações
 
 
 
 
 
 3 Catalogações dos portos
 
 4 Diretores gerais
 
 5 Vencedores
 
 6 Vencedores por países
 
 7 Estatísticas
 
 7.1 Vitórias de etapas por países (1909-2017)
 
 7.2 Vitórias de etapas por países e edições (1909-2017)
 
 7.3 Mais vitórias gerais
 
 7.4 Mais pódios
 
 7.5 Mais vitórias de etapas
 
 7.6 Mais dias de líder
 
 7.7 Mais participações
 
 7.8 Outra estatísticas
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 8 Falecidos na prova
 
 9 Ver também
 
 10 Referências
 
 11 Ligações externas
 
História | 
As origens | 
Ao igual que o Tour de France com o jornal L'Auto, a criação do Giro de Itália está unida a um jornal desportivo, La Gazzetta dello Sport.
A rivalidade com outro jornal italiano (o Corriere della Sera) que organizava o Giro da Itália em Automóvel e planeava organizar um Giro da Itália em bicicleta, levaram ao jornalista Tullio Morgagni a propor ao seu director Eugenio Camillo Costamagna a criação de uma corrida ciclista por etapas se inspirando no Tour de France. A Gazzetta, previamente já tinha começado a organizar corridas ciclistas como o Giro di Lombardia em 1905 e a Milão-Sanremo em 1907.
A 7 de agosto de 1908, com a liderança de Eugenio Camillo Costamagna, Armando Cougnet e Tullio Morgagni, o jornal anunciou o nascimento do Giro da Itália, cuja primeira edição seria em 1909, antecipando-se ao Corriere della Sera.[1][2][3]
Primeira edição | 

Luigi Ganna primeiro vencedor do Giro.
Com a participação de 127 corredores, a 13 de maio de 1909 às 2:53 a.m. se largou a primeira edição na praça de Loreto em Milão rumo a Bolonha. Foram 8 etapas para um total de 2.448 quilómetros, correndo-se uma etapa a cada dois ou três dias, já que La Gazzetta dello Sport era uma publicação trisemanal. O regulamento utilizado foi o mesmo que se usava no Volta a França, com uma classificação por pontos segundo a ordem de chegada nas etapas e não uma classificação por tempos. Quarenta e nove ciclistas conseguiram completar o percurso e o vencedor dessa primeira edição foi Luigi Ganna que somou 27 pontos. O seu grande rival Giovanni Rossignoli, finalizou terceiro com 40 pontos, mas se tivesse tomado em conta os tempos, Rossignoli teria vencido por mais de 37 minutos.
Antes da I Guerra Mundial | 
As primeiras edições foram sofrendo várias modificações: as etapas variaram de oito a doze, em 1911 a corrida começou e terminou em Roma, em 1912 correu-se por equipas e em 1914 deixou-se de usar o sistema de pontos para passar à classificação por tempo.
Carlo Galetti foi o primeiro a vencer duas vezes a corrida (1910 e 1911). Em 1912, Galletti foi quem menos tempo investiu em realizar o percurso, mas como se correu em forma de equipas, ganhou a equipa Atala (do qual era integrante), no poderia ter sido a sua terceira vitória.
Em 1913, a Volta a França passou a utilizar a classificação por tempos. O Giro fez o mesmo um ano depois, em 1914, a última edição antes da suspensão devida à Primeira Guerra Mundial. Alfonso Calzolari foi o vencedor dessa edição, superando por quase duas horas ao segundo.
A era Binda | 
Depois da guerra, em 1919 voltou a disputa da corrida. O piemontes Costante Girardengo obteve a vitória em sete das dez etapas, conseguindo o primeiro dos seus dois Giros (em 1923 repetiu a vitória e ganhou oito etapas). Nessa edição de 1919 produziu-se o primeiro pódio estrangeiro com o belga Marcel Buysse que finalizou terceiro. Giovanni Brunero foi outro dos destacados da década de 1920, ao ganhar três Giros (1921, 1922 e 1926). Um facto particular e inédito até o dia de hoje, ocorreu em 1924 quando participou uma mulher, Alfonsina Strada. Numa época em que não estava bem visto que uma mulher competisse, Strada tinha corrido o Giro di Lombardia em 1917 e 1918 e em 1924 inscreveu-se no Giro. Ainda que não figurou nas primeiras posições, também não estava entre as últimas, até à oitava etapa quando foi desclassificada por chegar fora do tempo, ainda que se especulou que ante as críticas que se fizeram, a organização decidiu a tirar da corrida. Igualmente, permitiram-lhe seguir em corrida mas sem tempo e chegou ao final em Milão.[4]
Na década de 1920 viram surgir a um dos maiores ciclistas de todos os tempos, Alfredo Binda, quem ganhou cinco Giros; 1925, 1927, 1928, 1929 e 1933. Ao todo conseguiu 41 vitórias de etapa, ganhando 12 das 15 em 1927 e 8 consecutivas em 1929. A supremacia de Binda era tal que a La Gazzetta dello Sport em 1930 lhe pagou 22 500 liras para que não corresse o Giro, com o fim de manter o interesse da corrida.[5]
A maglia rosa | 
Armando Cougnet, director do Giro, decidiu em 1931 outorgar um símbolo que fizesse reconhecível a simples vista ao líder da corrida. Assim nasceu a maglia rosa, tomando a cor das páginas da La Gazzetta dello Sport. O primeiro maglia rosa foi Learco Guerra, vencedor da primeira etapa do Giro 1931 entre Milão e Mantova.[6] Em 1933, fizeram-se-lhe à corrida algumas modificações: pela primeira vez correu-se uma etapa contrarrelógio entre Bolonha e Ferrara e tambẽm coincidindo com a primeira incursão pelos Alpes começou-se a disputar o Grande Prêmio da montanha.
Os duelos Coppi-Bartali | 

Gino Bartali
Nos princípios da Segunda Guerra Mundial, Gino Bartali já era famoso, tendo vencido em 1936 e 1937. Em 1940 a participação estrangeira foi escassa, como já tinha começado a Segunda Guerra Mundial. A equipa Legnano do qual Bartali era integrante, contratou ao jovem Fausto Coppi de 20 anos como gregário. Toda a equipa devia trabalhar para Bartali, que tinha como rival a Giovanni Valetti da equipa Bianchi, vencedor das edições de 1938 e 1939. Nas primeiras etapas, Bartali perdeu quase 15 minutos, enquanto Coppi foi segundo em duas etapas e estava nos primeiros lugares da classificação. O técnico da Legnano, decidiu que Coppi não fosse mais gregário e luta-se pela corrida, devendo convencer a Bartali de que fosse o gregário ao mesmo tempo que o "mestre" do jovem Coppi.[3] Na 11.ª etapa com final em Módena, Coppi ganhou em solitário colocando-se a maglia rosa que manteve até o final em Milão. Com 20 anos, 8 meses e 25 dias, Fausto Coppi converteu-se no ciclista mais jovem a ganhar o Giro, recorde que ainda se mantém. Ao dia seguinte, a Itália declarou a guerra à França e o Giro sofreu a segunda interrupção da sua história.

Fausto Coppi
Depois do parêntese da guerra, o Giro voltou em 1946. Bartali continuava na equipa Legnano e Coppi corria pelo Bianchi. As diferenças políticas e religiosas entre ambos dividiram a Itália. A Democracia Cristã e os católicos estavam a favor de Bartali e a esquerda e os laicos a favor de Coppi, ainda que ambos tiveram uma relação cordial pese à rivalidade. O duelo de 1946 foi vencida por Bartali, conseguindo o seu terceiro Giro. Coppi tomou-se bi-campeão em 1947 e nos anos seguintes ganhou 3 vezes mais, igualando o recorde de Binda. A bipolarização Coppi-Bartali foi rompida por Fiorenzo Magni que nesse período ganhou 3 Giros e pelo suíço Hugo Koblet, primeiro estrangeiro a se elevar ao mais alto do pódio em 1950.
O domino italiano desafiado | 
Depois do triunfo de Koblet em 1950, os estrangeiros conseguiram dominar várias edições. O luxemburguês Charly Gaul graças às suas condições de escalador o fez em duas oportunidades (1956 e 1959) e o francês Jacques Anquetil (quíntuplo vencedor da Volta a França) também em dois (1960 e 1964). Entre as vitórias de Anquetil, o italiano Franco Balmanion conseguiu os Giros de 1962 e 63 ainda que não ganhou nenhuma etapa.
Em 1966, Gianni Motta, ganhou a classificação geral e a classificação por pontos, que pela primeira vez começou-se a disputar. A partir de 1967 outorgou-se um maillot identificativo ao líder dessa classificação, sendo os primeiros dois anos a maglia rossa e depois a maglia ciclamino. Esta última foi usada até a edição de 2009, voltando em 2010 à vermelha.
A era Merckx | 

Eddy Merckx em 1973.
No final da década de 1960 Felice Gimondi era o grande ciclista italiano do momento. Tinha vencido o Tour de France de 1965, o Giro em 1967 e a Volta a Espanha de 1968. Em 1967 um jovem Eddy Merckx foi nono no Giro e ganhou 2 etapas, preâmbulo de sua época dourada. Das sete edições corridas entre 1968 e 1974, Merckx ganhou 5, atingindo o recorde de Binda e Coppi. Só viu cortada a sua hegemonia por Gimondi em 1969 quando foi desclassificado por um controle antidoping positivo e pelo sueco Gösta Pettersson em 1971.
Em 1976 Gimondi ganhou o seu terceiro Giro. Com esse triunfo subiu-se ao pódio pela nona vez, sendo o ciclista com mais pódios na história. Em 1974, começou-se a entregar ao líder da classificação da montanha a maglia verde. Este distintivo foi usado até 2012, quando foi mudada pela azul.
Duelo Saronni-Moser | 
A fins da década de 1970 e princípios da década de 1980, os duelos entre Giuseppe Saronni e Francesco Moser reavivaram o Giro. Saronni conseguiu os triunfos em 1979 e 1983, enquanto Moser em 1984. Ambos conseguiram a classificação por pontos em quatro oportunidades e se mantêm à frente como os mais ganhadores desta classificação. No meio deste duelo Bernard Hinault levou-se três edições: as de 1980, 1982 e 1985.
A edição de 1988, esteve marcada por dois factos: o triunfo do estadounidense Andrew Hampsten, primeiro não europeu a ganhar a corrida e a ascensão ao Passo di Gavia e posterior descida até Bormio em condições climatológicas muito adversas. A chuva e uma tempestade de neve obrigou a vários ciclistas a descer em automóvel já que era-lhes impossível fazê-lo em bicicleta.
De Indurain a Pantani | 
Nos primeiros anos da década de 1990 Gianni Bugno, Claudio Chiappucci e Franco Chioccioli eram os grandes animadores da ronda italiana. Bugno ganhou em 1990 e Chioccioli em 1991, mas todos se viram eclipsados pelo espanhol Miguel Indurain. O navarro dominou a corrida italiana em 1992 e 1993 e quando se esperava o seu terceiro Giro em 1994, o russo Eugeni Berzin deu a surpresa se adjudicando a maglia rosa na quarta etapa e mantendo-a até o final, lhe ganhando as duas etapas contrarrelógio a Indurain. Depois do sucesso do suíço Tony Rominger em 1995 e o russo Pavel Tonkov em 1996, começou um ciclo de onze edições onde os italianos dominaram o Giro. Marco Pantani ganhou em 1998 e partiu como favorito em 1999, levando a maglia rosa até que faltando duas etapas foi excluído da corrida por ter altos níveis de hematocrito. Ivan Gotti ganhou nesse ano, sendo a sua segunda vitória depois do seu triunfo em 1997.
Nessa mesma década e princípios da década de 2000, brilhou nas chegadas em massa o sprinter Mario Cipollini. No período 1989-2003 conseguiu 42 triunfos de etapa e bateu o recorde de Binda que estava vigente desde a década de 1930.
Anos recentes | 
No período 1997-2007, duas vitórias para Ivan Gotti, duas de Gilberto Simoni, duas de Paolo Savoldelli, mais os triunfos de Garzelli, Cunego, Basso e Di Luca, marcaram a hegemonía italiana que não se dava desde que o primeiro estrangeiro ganhou em 1950. O ciclo italiano foi cortado por Alberto Contador em 2008.
Em 2003, no caso desportivo de Cipollini fez aparecimento outro sprinter italiano, Alessandro Petacchi. Petacchi ganhou seis etapas em 2003 e em 2004 nove.
Denis Menchov em 2009 foi o terceiro russo a ganhar a corrida e em 2010 Basso ganhou o seu segundo Giro. Contador ganhou o seu segundo Giro na estrada em 2011, mas perdeu-o nos escritórios do TAS depois da sanção pelo caso Contador e a vitória final foi para Michele Scarponi.
A edição de 2012 foi para Ryder Hesjedal, primeiro canadiano e segundo ciclista do outro lado do Atlántico a ganhar o Giro.
Em 2013 o italiano Vincenzo Nibali ganha o seu primeiro giro após dois pódios anteriormente (2º e 3º respectivamente).
Em 2014 o colombiano Nairo Quintana, na sua primeira participação na corrida, proclamou-se como o primeiro latino americano em ser campeão do Giro, sendo também o melhor jovem da corrida. Nesse mesmo ano o também colombiano Rigoberto Urán resultou sub-campeão do Giro pela segunda vez consecutiva.
Em 2015 o experimentado Alberto Contador ganha o seu segundo giro ante uma jovem promessa do ciclismo italiano Fabio Aru.
Vincenzo Nibali fez-se com o seu segundo triunfo na ronda italiana do 2016, numa edição de grande dureza na alta montanha.
Maglias de líder | 
 Ver artigo principal: Maglia
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 maglias actuais.
 maglias actuais.
O líder da classificação geral distingue-se por levar uma maglia rosa (maillot da cor do diário desportivo milanés La Gazzetta dello Sport que organiza a corrida), o líder da classificação da montanha, desde 2012 leva a maglia azul, (anteriormente foi a maglia verde). O líder da classificação por pontos ou da regularidade luzia a maglia rosso passione ou rossa (atualmente é ciclamino) e o líder da classificação para menores de 25 anos leva a maglia branca.

No Giro 100, não se usa a maglia vermelha, foi substituída pela original maglia ciclamino.
Outras classificações | 
O Giro caracteriza-se também por ter uma multidão de classificações secundárias, a maioria delas sem malha distintiva devido à limitação da UCI de únicamente poder ter até 4 camisolas de classificações. Entre estas destacam as do Intergiro renomeado por Expo Milano 2015 (que tradicionalmente sim tem tido maillot azul que o identificava) e a de por equipas. Outras têm sido por exemplo Troféu Super Team, Traguardo Volante (metas volantes), Troféu Fuga Cervelo (mais quilómetros em fuga), Fair Play, Maglia Nera (último da classificação com o dorsal em negro), Azzurri d'Itália, Most Combative (combatividade)...[7]
Catalogações dos portos | 
- Ver também: Classificação da montanha do Giro d'Italia

O Stelvio, um dos portos mais duros subidos no Giro e Cima Coppi em 6 ocasiões.
Ao invés que no resto das Grandes Voltas e inclusive de muitas voltas por etapas, no Giro não tem existido a catalogação habitual dos portos (de maior a menor dificuldade: Especial, 1ª, 2ª, 3ª e 4ª) senão por cores (azul -porto mais alto-; verde -porto final de etapa-; e o resto de maior a menor dificuldade: vermelho, amarelo e cinza) pelo que às vezes tem tido certa confusão com respeito à dificuldade real dos portos. Por isso a partir do 2011 se introduziu a catalogação por números ainda que sem categoria Especial, com o que a maioria de portos estão numerados uma categoria por embaixo do que estariam em outras corridas que utilizam este tipo de catalogação.
Na cada edição, o porto a mais altitude que devam enfrentar os ciclistas se lhe denomina Cima Coppi e outorga mais pontos que os portos de 1ª categoria.
Diretores gerais | 
Desde seus inícios até a actualidade, o Giro de Itália tem tido seis diretores gerais:
- 1909-1948: Armando Cougnet
 
- 1949-1992: Vincenzo Torriani
 
- 1993-2003: Carmine Castelhano
 
- 2004-2011: Angelo Zomegnan
 
- 2011-2013: Michele Acquarone
 
- 2014- : Mauro Vegni
 
Vencedores | 

Trofeo Senza Fine, entregado ao vencedor desde 1999.
| Ano | Vencedor | Segundo | Terceiro | 
| 1909 |  Luigi Ganna |  Carlo Galetti |  Giovanni Rossignoli | 
| 1910 |  Carlo Galetti |  Eberardo Pavesi |  Luigi Ganna | 
| 1911 |  Carlo Galetti |  Giovanni Rossignoli |  Giovanni Gerbi | 
| 1912 |  Atala* |  Peugeot |  Gerbi | 
| 1913 |  Carlo Oriani |  Eberardo Pavesi |  Giuseppe Azzini | 
| 1914 |  Alfonso Calzolari |  Pierino Albini |  Luigi Lucotti | 
| 1915-1918 | Edições suspendidas pela Primeira Guerra Mundial | ||
| 1919 |  Costante Girardengo |  Gaetano Belloni |  Marcel Buysse | 
| 1920 |  Gaetano Belloni |  Angelo Gremo |  Jean Alavoine | 
| 1921 |  Giovanni Brunero |  Gaetano Belloni |  Bartolomeo Aimo | 
| 1922 |  Giovanni Brunero |  Bartolomeo Aimo |  Giuseppe Enrici | 
| 1923 |  Costante Girardengo |  Giovanni Brunero |  Bartolomeo Aimo | 
| 1924 |  Giuseppe Enrici |  Federico Gay |  Angiolo Gabrielli | 
| 1925 |  Alfredo Binda |  Costante Girardengo |  Giovanni Brunero | 
| 1926 |  Giovanni Brunero |  Alfredo Binda |  Arturo Bresciani | 
| 1927 |  Alfredo Binda |  Giovanni Brunero |  Antonio Negrini | 
| 1928 |  Alfredo Binda |  Giuseppe Pancera |  Bartolomeo Aimo | 
| 1929 |  Alfredo Binda |  Domenico Piemontesi |  Leonida Frascarelli | 
| 1930 |  Luigi Marchisio |  Luigi Giacobbe |  Allegro Grandi | 
| 1931 |  Francesco Camusso |  Luigi Giacobbe |  Luigi Marchisio | 
| 1932 |  Antonio Pesenti |  Jef Demuysere |  Remo Bertoni | 
| 1933 |  Alfredo Binda |  Jef Demuysere |  Domenico Piemontesi | 
| 1934 |  Learco Guerra |  Francesco Camusso |  Giovanni Cazzulani | 
| 1935 |  Vasco Bergamaschi |  Giuseppe Martano |  Giuseppe Olmo | 
| 1936 |  Gino Bartali |  Giuseppe Olmo |  Severino Canavesi | 
| 1937 |  Gino Bartali |  Giovanni Valetti |  Enrico Mollo | 
| 1938 |  Giovanni Valetti |  Ezio Cecchi |  Severino Canavesi | 
| 1939 |  Giovanni Valetti |  Gino Bartali |  Mario Vicini | 
| 1940 |  Fausto Coppi |  Enrico Mollo |  Giordano Cottur | 
| 1941-1945 | Edições suspendidas pela Segunda Guerra Mundial | ||
| 1946 |  Gino Bartali |  Fausto Coppi |  Vito Ortelli | 
| 1947 |  Fausto Coppi |  Gino Bartali |  Giulio Bresci | 
| 1948 |  Fiorenzo Magni |  Ezio Cecchi |  Giordano Cottur | 
| 1949 |  Fausto Coppi |  Gino Bartali |  Giordano Cottur | 
| 1950 |  Hugo Koblet |  Gino Bartali |  Alfredo Martini | 
| 1951 |  Fiorenzo Magni |  Rik Van Steenbergen |  Ferdi Kubler | 
| 1952 |  Fausto Coppi |  Fiorenzo Magni |  Ferdi Kubler | 
| 1953 |  Fausto Coppi |  Hugo Koblet |  Pasquale Fornara | 
| 1954 |  Carlo Clerici |  Hugo Koblet |  Nino Assirelli | 
| 1955 |  Fiorenzo Magni |  Fausto Coppi |  Gastone Nencini | 
| 1956 |  Charly Gaul |  Fiorenzo Magni |  Agostino Coletto | 
| 1957 |  Gastone Nencini |  Louison Bobet |  Ercole Baldini | 
| 1958 |  Ercole Baldini |  Jean Brankart |  Charly Gaul | 
| 1959 |  Charly Gaul |  Jacques Anquetil |  Diego Ronchini | 
| 1960 |  Jacques Anquetil |  Gastone Nencini |  Charly Gaul | 
| 1961 |  Arnaldo Pambianco |  Jacques Anquetil |  Antonio Suárez | 
| 1962 |  Franco Balmamion |  Imerio Massignan |  Nino Defilippis | 
| 1963 |  Franco Balmamion |  Vittorio Adorni |  Giorgio Zancanaro | 
| 1964 |  Jacques Anquetil |  Italo Zilioli |  Guido De Rosso | 
| 1965 |  Vittorio Adorni |  Italo Zilioli |  Felice Gimondi | 
| 1966 |  Gianni Motta |  Italo Zilioli |  Jacques Anquetil | 
| 1967 |  Felice Gimondi |  Franco Balmamion |  Jacques Anquetil | 
| 1968 |  Eddy Merckx |  Vittorio Adorni |  Felice Gimondi | 
| 1969 |  Felice Gimondi |  Claudio Michelotto |  Italo Zilioli | 
| 1970 |  Eddy Merckx |  Felice Gimondi |  Martin Van Den Bossche | 
| 1971 |  Gösta Pettersson |  Herman Van Springel |  Ugo Colombo | 
| 1972 |  Eddy Merckx |  José Manuel Fuente |  Francisco Galdós | 
| 1973 |  Eddy Merckx |  Felice Gimondi |  Giovanni Battaglin | 
| 1974 |  Eddy Merckx |  Gianbattista Baronchelli |  Felice Gimondi | 
| 1975 |  Fausto Bertoglio |  Francisco Galdós |  Felice Gimondi | 
| 1976 |  Felice Gimondi |  Johan De Muynck |  Fausto Bertoglio | 
| 1977 |  Michel Pollentier |  Francesco Moser |  Gianbattista Baronchelli | 
| 1978 |  Johan De Muynck |  Gianbattista Baronchelli |  Francesco Moser | 
| 1979 |  Giuseppe Saronni |  Francesco Moser |  Bernt Johansson | 
| 1980 |  Bernard Hinault |  Wladimiro Panizza |  Giovanni Battaglin | 
| 1981 |  Giovanni Battaglin |  Tommy Prim |  Giuseppe Saronni | 
| 1982 |  Bernard Hinault |  Tommy Prim |  Silvano Contini | 
| 1983 |  Giuseppe Saronni |  Roberto Visentini |  Alberto Fernández Blanco | 
| 1984 |  Francesco Moser |  Laurent Fignon |  Moreno Argentin | 
| 1985 |  Bernard Hinault |  Francesco Moser |  Greg LeMond | 
| 1986 |  Roberto Visentini |  Giuseppe Saronni |  Francesco Moser | 
| 1987 |  Stephen Roche |  Robert Millar |  Erik Breukink | 
| 1988 |  Andrew Hampsten |  Erik Breukink |  Urs Zimmermann | 
| 1989 |  Laurent Fignon |  Flavio Giupponi |  Andrew Hampsten | 
| 1990 |  Gianni Bugno |  Charly Mottet |  Marco Giovannetti | 
| 1991 |  Franco Chioccioli |  Claudio Chiappucci |  Massimiliano Lelli | 
| 1992 |  Miguel Indurain |  Claudio Chiappucci |  Franco Chioccioli | 
| 1993 |  Miguel Indurain |  Piotr Ugriúmov |  Claudio Chiappucci | 
| 1994 |  Eugeni Berzin |  Marco Pantani |  Miguel Indurain | 
| 1995 |  Tony Rominger |  Eugeni Berzin |  Piotr Ugriúmov | 
| 1996 |  Pável Tonkov |  Enrico Zaina |  Abraham Olano | 
| 1997 |  Ivan Gotti |  Pável Tonkov |  Giuseppe Guerini | 
| 1998 |  Marco Pantani |  Pável Tonkov |  Giuseppe Guerini | 
| 1999 |  Ivan Gotti |  Paolo Savoldelli |  Gilberto Simoni | 
| 2000 |  Stefano Garzelli |  Francesco Casagrande |  Gilberto Simoni | 
| 2001 |  Gilberto Simoni |  Abraham Olano |  Unai Osa | 
| 2002 |  Paolo Savoldelli |  Tyler Hamilton |  Pietro Caucchioli | 
| 2003 |  Gilberto Simoni |  Stefano Garzelli |  Yaroslav Popovych | 
| 2004 |  Damiano Cunego |  Serhiy Honchar |  Gilberto Simoni | 
| 2005 |  Paolo Savoldelli |  Gilberto Simoni |  José Rujano | 
| 2006 |  Ivan Basso |  José Enrique Gutiérrez |  Gilberto Simoni | 
| 2007 |  Danilo Di Luca |  Andy Schleck |  Eddy Mazzoleni | 
| 2008 |  Alberto Contador |  Riccardo Riccò |  Marzio Bruseghin | 
| 2009 |  Denis Menchov |  Franco Pellizotti |  Carlos Sastre | 
| 2010 |  Ivan Basso |  David Arroyo |  Vincenzo Nibali | 
| 2011 |  Michele Scarponi[8] |  Vincenzo Nibali |  John Gadret | 
| 2012 |  Ryder Hesjedal |  Joaquim Rodríguez |  Thomas De Gendt | 
| 2013 |  Vincenzo Nibali |  Rigoberto Urán |  Cadel Evans | 
| 2014 |  Nairo Quintana |  Rigoberto Urán |  Fabio Aru | 
| 2015 |  Alberto Contador |  Fabio Aru |  Mikel Landa | 
| 2016 |  Vincenzo Nibali |  Esteban Chaves |  Alejandro Valverde | 
| 2017 |  Tom Dumoulin |  Nairo Quintana |  Vincenzo Nibali | 
| 2018 |  Chris Froome |  Tom Dumoulin |  Miguel Ángel López | 
* O Giro de Itália de 1912 disputou-se por equipas. A equipa Atala estava formado por Carlo Galetti, Giovanni Michelotto, Eberardo Pavesi e Luigi Ganna.
Vencedores por países | 
| País | Vitórias | 2º lugar | 3º lugar | Total | 
|  Itália | 69 | 65 | 71 | 205 | 
|  Bélgica | 7 | 6 | 3 | 16 | 
|  França | 6 | 6 | 4 | 16 | 
|  Espanha | 4 | 6 | 9 | 19 | 
|  Rússia | 3 | 3 | 0 | 6 | 
|  Suíça | 3 | 2 | 3 | 8 | 
|  Luxemburgo | 2 | 1 | 2 | 5 | 
|  Colômbia | 1 | 4 | 1 | 6 | 
|  Suécia | 1 | 2 | 1 | 4 | 
|  Países Baixos | 1 | 2 | 1 | 4 | 
|  Estados Unidos | 1 | 1 | 2 | 4 | 
|  Reino Unido | 1 | 1 | 0 | 2 | 
|  Irlanda | 1 | 0 | 0 | 1 | 
|  Canadá | 1 | 0 | 0 | 1 | 
|  Letônia | 0 | 1 | 1 | 2 | 
|  Ucrânia | 0 | 1 | 1 | 2 | 
|  Venezuela | 0 | 0 | 1 | 1 | 
|  Austrália | 0 | 0 | 1 | 1 | 
| TOTAL | 101 | 101 | 101 | 303 | 
* O Giro de Itália de 1912 disputou-se por equipas e ganhou-o uma equipa italiana. Conta-se no total: primeiro Atala (Itália), segundo Peugeot (França) e terceiro Gerbi (Itália).
Estatísticas | 
Vitórias de etapas por países (1909-2017) | 
| 
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 | 
* Não se tomam em conta as etapas de Contrarrelógio por Equipas nem etapas Anuladas
Atualizado em 27 de maio de 2018
Vitórias de etapas por países e edições  (1909-2017) | 
| Vitórias de etapas por países e edições | ||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Ano |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  México |  |  |  |  |  |  |  |  |  | 
| 1909 | 8 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1910 | 9 | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1911 | 11 | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1912 | 8 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1913 | 9 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1914 | 8 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1919 | 9 | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1920 | 6 | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1921 | 10 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1922 | 10 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1923 | 10 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1924 | 12 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1925 | 12 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1926 | 12 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1927 | 15 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1928 | 12 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1929 | 14 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1930 | 15 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1931 | 12 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1932 | 12 | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1933 | 14 | 2 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1934 | 16 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1935 | 18 | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1936 | 21 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1937 | 22 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1938 | 20 | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1939 | 19 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1940 | 20 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1946 | 19 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1947 | 20 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1948 | 18 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1949 | 19 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1950 | 15 | - | - | - | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1951 | 16 | 2 | - | 1 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1952 | 15 | 4 | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1953 | 17 | 1 | - | - | 1 | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1954 | 11 | 5 | - | - | 3 | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1955 | 17 | - | 1 | 1 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1956 | 12 | - | 4 | - | - | - | - | 2 | - | - | - | - | - | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1957 | 7 | 6 | 4 | 2 | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1958 | 13 | 1 | 5 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1959 | 9 | 4 | 3 | 2 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1960 | 9 | 5 | 3 | 4 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1961 | 8 | 6 | 4 | 1 | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1962 | 12 | 4 | 3 | 1 | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1963 | 20 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1964 | 16 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1965 | 21 | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1966 | 17 | - | 2 | - | - | 2 | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1967 | 9 | 7 | 3 | 1 | - | 2 | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1968 | 11 | 7 | 4 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1969 | 17 | 5 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1970 | 14 | 5 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1971 | 15 | 2 | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1972 | 9 | 10 | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1973 | 5 | 13 | 1 | - | - | - | - | 1 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1974 | 10 | 7 | 6 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1975 | 8 | 11 | 2 | - | - | - | - | - | - | 1 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1976 | 10 | 12 | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1977 | 15 | 11 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1978 | 16 | 4 | - | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1979 | 12 | 3 | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | 
| 1980 | 17 | - | 1 | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1981 | 17 | - | 1 | - | 2 | - | - | - | - | - | - | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1982 | 11 | - | 1 | 5 | 4 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1983 | 16 | 1 | 3 | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1984 | 11 | - | 1 | 2 | 6 | - | - | - | - | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1985 | 13 | - | - | 1 | 5 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 2 | - | - | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1986 | 10 | 1 | 1 | - | 1 | - | - | 3 | - | - | - | 1 | - | - | 1 | - | - | - | 1 | 2 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1987 | 12 | 1 | - | 3 | 1 | - | - | 3 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1988 | 10 | - | - | 3 | 3 | 1 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | 2 | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1989 | 4 | - | - | 1 | 4 | - | 1 | 2 | - | 2 | - | - | 3 | - | - | - | - | - | - | 1 | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1990 | 13 | - | 1 | 3 | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1991 | 16 | - | 2 | 2 | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1992 | 15 | - | 2 | 2 | - | 1 | - | - | 1 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1993 | 16 | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | 2 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1994 | 11 | - | 1 | 1 | 1 | - | - | - | 1 | - | 3 | - | - | - | - | 1 | - | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | 
| 1995 | 10 | - | 1 | - | 6 | - | - | - | - | 1 | 1 | - | 1 | - | - | 1 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1996 | 13 | - | 1 | 1 | 1 | - | - | - | - | - | 2 | - | 1 | - | - | 2 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1997 | 13 | - | 1 | - | - | 1 | - | - | - | 1 | 4 | - | - | - | - | 1 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1998 | 15 | - | 1 | 1 | 3 | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | 1 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 1999 | 13 | - | 1 | 3 | - | - | - | 2 | - | 1 | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2000 | 13 | 1 | 2 | - | - | - | 1 | - | - | 1 | 1 | - | - | - | - | - | - | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2001 | 15 | 1 | 1 | - | - | 2 | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2002 | 11 | 1 | 3 | - | - | - | 2 | - | - | - | 1 | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2003 | 16 | - | 1 | - | - | - | 2 | - | - | - | - | 1 | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2004 | 16 | - | - | - | - | - | 2 | - | - | - | 1 | - | - | - | 1 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2005 | 11 | - | 1 | 1 | - | - | 4 | - | - | 2 | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2006 | 8 | 1 | 2 | - | - | 4 | 3 | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2007 | 15 | - | 1 | - | - | 1 | 1 | - | - | 1 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 2 | - | - | - | - | - | - | 
| 2008 | 14 | - | - | - | - | 2 | - | - | 2 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2009 | 6 | 2 | 2 | - | - | - | 1 | - | 3 | - | 3 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2010 | 7 | 1 | - | 1 | 1 | 1 | 3 | - | 1 | - | 1 | - | 1 | - | 2 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2011 | 6 | 1 | 4 | 1 | - | - | - | 1 | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 2 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2012 | 6 | 1 | 4 | - | - | - | 1 | - | 3 | 1 | - | - | 1 | - | 1 | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | 
| 2013 | 7 | - | 1 | - | - | 1 | 1 | - | 6 | 1 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2014 | 6 | - | - | 3 | - | 2 | 3 | 1 | - | 4 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2015 | 9 | 3 | 3 | - | - | 1 | 1 | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 
| 2016 | 6 | 1 | 2 | - | - | 7 | - | 1 | - | 1 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | 
| 2017 | 1 | - | 3 | 2 | 1 | 1 | 1 | 3 | - | 5 | - | - | - | 1 | 1 | - | - | - | - | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | - | 
| 2018 | 5 | 1 | 1 | - | - | 1 | 1 | 1 | 5 | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | 3 | - | - | 1 | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | - | 1 | 
| TOTAL | 1260 | 157 | 108 | 61 | 55 | 35 | 31 | 28 | 28 | 27 | 24 | 12 | 12 | 12 | 12 | 11 | 10 | 8 | 8 | 5 | 5 | 5 | 4 | 4 | 3 | 3 | 2 | 2 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 1 | 
| # |  |  |  |  |  |  |  |  | {GBRb}} |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  |  Bielorrússia |  México |  |  Letônia |  |  |  |  |  |  |  | 
Mais vitórias gerais | 
| Ciclista | Vitórias | Anos | 
|---|---|---|
|  Alfredo Binda | 5 | 1925, 1927, 1928, 1929, 1933 | 
|  Fausto Coppi | 5 | 1940, 1947, 1949, 1952, 1953 | 
|  Eddy Merckx | 5 | 1968, 1970, 1972, 1973, 1974 | 
Mais pódios | 
| Ciclista | 1º | 2º | 3º | Total | 
|---|---|---|---|---|
|  Felice Gimondi | 3 | 2 | 4 | 9 | 
|  Fausto Coppi | 5 | 2 | 0 | 7 | 
|  Gino Bartali | 3 | 4 | 0 | 7 | 
|  Gilberto Simoni | 2 | 1 | 4 | 7 | 
|  Alfredo Binda | 5 | 1 | 0 | 6 | 
|  Giovanni Brunero | 3 | 2 | 1 | 6 | 
|  Jacques Anquetil | 2 | 2 | 2 | 6 | 
|  Francesco Moser | 1 | 3 | 2 | 6 | 
|  Eddy Merckx | 5 | 0 | 0 | 5 | 
|  Fiorenzo Magni | 3 | 2 | 0 | 5 | 
|  Vincenzo Nibali | 2 | 1 | 2 | 5 | 
|  Giuseppe Saronni | 2 | 1 | 1 | 4 | 
|  Charly Gaul | 2 | 0 | 2 | 4 | 
|  Italo Zilioli | 0 | 3 | 1 | 4 | 
|  Bartolomeo Aimo | 0 | 1 | 3 | 4 | 
|  Bernard Hinault | 3 | 0 | 0 | 3 | 
|  Carlo Galetti | 2 | 1 | 0 | 3 | 
|  Costante Girardengo | 2 | 1 | 0 | 3 | 
|  Franco Balmamion | 2 | 1 | 0 | 3 | 
|  Giovanni Valetti | 2 | 1 | 0 | 3 | 
|  Paolo Savoldelli | 2 | 1 | 0 | 3 | 
|  Miguel Indurain | 2 | 0 | 1 | 3 | 
Mais vitórias de etapas | 
| Nome | País | Vitórias | |
|---|---|---|---|
| 1 | Mario Cipollini |  Itália | 42 | 
| 2 | Alfredo Binda |  Itália | 41 | 
| 3 | Learco Guerra |  Itália | 31 | 
| 4 | Costante Girardengo |  Itália | 30 | 
| 5 | Eddy Merckx |  Bélgica | 25 | 
| 6 | Giuseppe Saronni |  Itália | 24 | 
| 7 | Francesco Moser |  Itália | 23 | 
| 8 | Fausto Coppi |  Itália | 22 | 
| 8 | Roger De Vlaeminck |  Bélgica | 22 | 
| 10 | Franco Bitossi |  Itália | 21 | 
| 11 | Giuseppe Olmo |  Itália | 20 | 
| 11 | Alessandro Petacchi |  Itália | 20[9] | 
| 11 | Miguel Poblet |  Espanha | 20 | 
Mais dias de líder | 
| Nome | País | Dias | |
|---|---|---|---|
| 1 | Eddy Merckx |  Bélgica | 76 | 
| 2 | Alfredo Binda |  Itália | 61 | 
| 3 | Francesco Moser |  Itália | 57 | 
| 4 | Giuseppe Saronni |  Itália | 51 | 
| 5 | Gino Bartali |  Itália | 50 | 
| 6 | Jacques Anquetil |  França | 36 | 
| 7 | Fausto Coppi |  Itália | 31 | 
| 8 | Bernard Hinault |  França | 31 | 
| 9 | Miguel Indurain |  Espanha | 29 | 
| 10 | Charly Gaul |  Luxemburgo | 27 | 
Mais participações | 
| # | Nome | País | Participações | Edições | 
|---|---|---|---|---|
| 1 | Wladimiro Panizza |  Itália | 18 | (1967 e 1969-1985) | 
| 2 | Pierino Gavazzi |  Itália | 17 | (1973-1988 e 1990) | 
| 3 | ||||
| Roberto Conti |  Itália | 16 | (1987-1998 e 2000-2003) | |
| Franco Bitossi |  Itália | 16 | (1963-1978) | |
| Aldo Moser |  Itália | 16 | (1955-1962, 1964-65, 1967, 1969-73) | |
| Andrea Noé |  Itália | 16 | (1994-2008 e 2011) | |
| 7 | Gilberto Simoni |  Itália | 15 | (1995 e 1997-2010) | 
| 8 | ||||
| Mario Cipollini |  Itália | 14 | (1989-1992 e 1995-2004) | |
| Stefano Garzelli |  Itália | 14 | (1997-2005, 2007, 2009-2011 e 2013) | |
| Alessandro Petacchi |  Itália | 14 | (1998-2000, 2002-2007, 2009-2011 e 2014-2015) | 
Outra estatísticas | 
Classificação por pontos
  Francesco Moser: 4 (1976, 1977, 1978, 1982) Francesco Moser: 4 (1976, 1977, 1978, 1982)
  Giuseppe Saronni: 4 (1979, 1980, 1981, 1983) Giuseppe Saronni: 4 (1979, 1980, 1981, 1983)
Classificação da montanha
  Gino Bartali: 7 (1935, 1936, 1937, 1939, 1940, 1946, 1947) Gino Bartali: 7 (1935, 1936, 1937, 1939, 1940, 1946, 1947)
  José Manuel Fuente: 4 (1971, 1972, 1973, 1974) José Manuel Fuente: 4 (1971, 1972, 1973, 1974)
Mais etapas ganhadas
  Mario Cipollini: 42 Mario Cipollini: 42
  Alfredo Binda: 41 Alfredo Binda: 41
Mais etapas ganhadas numa edição
  Alfredo Binda: 12 (1927) Alfredo Binda: 12 (1927)
  Alessandro Petacchi: 9 (2004) Alessandro Petacchi: 9 (2004)
Mais etapas consecutivas ganhadas
  Alfredo Binda: 8 (1929) Alfredo Binda: 8 (1929)
Giro mais longo
- 4.337 km (1954)
Giro mais curto
- 2.245 km (1909)
Etapa mais longa
- 430 km em 1914 (Lucca-Roma)
Etapa mais curta (excluídas as contrarrelógio)
- 31 km em 1987 Sanremo-Sanromolo
Ganhador mais jovem
  Fausto Coppi: em 1940 (20 anos, 6 meses e 25 dias) Fausto Coppi: em 1940 (20 anos, 6 meses e 25 dias)
  Luigi Marchisio: em 1930 (21 anos, 1 mês e 15 dias) Luigi Marchisio: em 1930 (21 anos, 1 mês e 15 dias)
Ganhador com mais idade
  Fiorenzo Magni; em 1955 (34 anos e 6 meses) Fiorenzo Magni; em 1955 (34 anos e 6 meses)
Maior diferença do 1º ao 2º
- 1 h 57 min 26 s: Alfonso Calzolari a  Pierino Albini (1914) Pierino Albini (1914)
Menor diferença do 1º ao 2º
- 11 segundos:  Fiorenzo Magni a Fiorenzo Magni a Ezio Cecchi (1948) Ezio Cecchi (1948)
- 12 segundos:  Eddy Merckx a Eddy Merckx a Gianbattista Baronchelli (1974) Gianbattista Baronchelli (1974)
Para mais dados, ver Dados estatísticos do Giro d'Italia
Falecidos na prova | 
 1952: Orfeo Ponsin ( Itália) 4.ª etapa. Itália) 4.ª etapa.
 1976: Juan Manuel Santisteban ( Espanha) 1.ª etapa. Espanha) 1.ª etapa.
 1986: Emilio Ravasio ( Itália) 17.ª etapa. Itália) 17.ª etapa.
 2011: Wouter Weylandt ( Bélgica) 3.ª etapa. Bélgica) 3.ª etapa.
Ver também | 
- Grande Prémio da montanha na Volta a Itália
- Classificação por pontos na Volta a Itália
- Tour de France
- Volta a Espanha
- Categoria:Vencedores do Giro d'Italia
- Categoria:Vencedores de etapas do Giro d'Italia
- Giro de Itália Feminino
Referências
 ↑ História/Palmarés do Giro de Itália 1909-1914 as.com
 
 ↑ L’histoire du Tour d’Italie larousse.fr (em francês)
 
 ↑ ab Breve storia do giro d'Italia museociclismo.it (em italiano)
 
 ↑ Alfonsina Strada compete no Giro vavel.com
 
 ↑ História/Palmarés do Giro de Itália 1919-1930 as.com
 
 ↑ História/Palmarés do Giro de Itália 1931-1940 as.com
 
 ↑ Giro d'Itália classifications demystified
 
 ↑ No inicio o vencedor foi Alberto Contador mas foi desclassificado por doping (ver Caso Contador).
 
 ↑ Uma vez despojado das 5 etapas que conseguiu em 2007 e que lhe foram retiradas por doping.
 
Ligações externas | 
 Lugar oficial (em italiano)
 Giro de Itália em Esciclismo.com
 República Checa
 República Checa Costa Rica
Costa Rica

