Códice
Os códices (ou codex, da palavra em latim que significa "livro", "bloco de madeira") eram os manuscritos gravados em madeira, em geral do período da era antiga tardia até a Idade Média. Manuscritos do Novo Mundo foram escritos por volta do século XVI.
O códice é um avanço do rolo de pergaminho, e gradativamente substituiu este último como suporte da escrita. O códice, por sua vez, foi substituído pelo livro. As primeiras comunidades cristãs foram as responsáveis pela substituição gradual do volumen (o rolo antigo) pelo códice. Nesse sentido, a história da disseminação do códice como modelo de suporte de escrita está diretamente associada à difusão do cristianismo. Os monges e padres da Igreja Cristã primitiva empenhavam-se em conservar tanto obras da cultura judaico-cristã quanto obras da tradição clássica greco-romana, reproduzindo cópias minuciosas em pergaminhos que eram costurados em blocos, formando o códice. Este foi o principal veículo de difusão escrita do cristianismo e de conservação da cultura clássica.[1]
Alguns Códices |
- Codex Alexandrinus
- Codex Bezae
- Burana Codex
- Códice Calixtino
- Códice Claromontano
- Codex Gigas
- Códice de Las Huelgas
- Codex Petropolitanus Purpureus
- Codex Purpureus Rossanensis
- Codex Marchalianus
- Códice de Leningrado
- Codex Regius
- Códice Rúnico
- Codex Sinaiticus
- Codex Vaticanus
- Codex Ephraemi Rescriptus
Biblioteca de Nag Hammadi, uma coleção de textos gnósticos do cristianismo primitivo em forma de códice encontrados na cidade de Nag Hammadi.
Livro de Kells, uma coleção de evangelhos cristãos dos séculos VIII ou IX.- Códices maias
Ver também |
- Codicologia
- Filologia
- Manuscrito
- Paleografia