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AS.10 Oxford
Descrição
Tipo / Missão
Aeronave de treino, com motores a pistão radiais, bimotor monoplano
País de origem
Reino Unido
Fabricante
Airspeed Ltd.
Quantidade produzida
8586
Desenvolvido de
Airspeed Envoy
Primeiro voo em
19 de junho de 1937 (81 anos)
Variantes
Airspeed Consul
Tripulação
3
Especificações (Modelo: Mk I)
Dimensões
Comprimento
10,52 m (34,5 ft)
Envergadura
16,26 m (53,3 ft)
Altura
3,38 m (11,1 ft)
Área das asas
32,3 m² (348 ft²)
Alongamento
8.2
Peso(s)
Peso vazio
2 419 kg (5 330 lb)
Peso carregado
3 409 kg (7 520 lb)
Propulsão
Motor(es)
2 x motores a pistão radiais Armstrong Siddeley Cheetah X
Potência (por motor)
350 hp (261 kW)
Performance
Velocidade máxima
309 km/h (167 kn)
Autonomia
5,5 h(s)
Teto máximo
7 180 m (23 600 ft)
Razão de subida
6,8 m/s
Armamentos
Metralhadoras / Canhões
1 x Vickers K de 7,7 mm (0,303 in) na torre dorsal
Bombas
16 x bombas de prática de 5 kg (11,0 lb) levadas na parte externa
Notas
Dados de:Modern Trainer[nota 1]
Aviso
ver
O Airspeed Oxford foi o primeiro avião monoplano bimotor de treinamento avançado da RAF. Foi desenvolvido a partir de um modelo comercial da Airspeed, o Envoy III e realizou seu primeiro voo em 19 de Junho de 1937. Esteve em serviço de 1937 até 1954 e atingiu a incrível marca de 8.751 exemplares construídos.
Das diversas versões produzidas destacam-se a versão Mk.I, destinada a escolas de metralhadores e de bombardeadores, a versão Mk.II, para escolas de navegadores e radioperadores e a versão Mk.III que foi usada como ambulância e transporte leve.
Índice
1Desenvolvimento
2Notas
3Referências
4Bibliografia
Desenvolvimento |
Durante a década de 1930, uma grande expansão da Royal Air Force (RAF) foi dirigida pelo governo britânico, o que levou à formulação e emissão de uma série de requisitos operacionais pelo Ministério do Ar. Um deles era o Requisito Operacional 42 (OR.42), que buscava uma aeronave de treinamento avançado para ser especificamente usada por tripulações de aeronaves destinadas a servir em aviões de bombardeio. Como a RAF estava em processo de migração de biplanos para monoplanos, que eram capazes de velocidades maiores e tinham características de voo mais exigentes, era necessário um treinador adequado para corresponder a essa mudança de passo. Em um ponto, o Avro Anson foi considerado para o papel, no entanto, pensou-se que uma aeronave mais difícil de voar seria necessário. Assim, em 10 de julho de 1936, a Especificação T.23 / 36 foi emitida à Airspeed para o desenvolvimento de uma aeronave de treinamento bimotor para atender a OR.42.
Um paciente e uma infermeira a bordo de um Oxford da Unidade de Ambulância Aérea.
Notas
↑Flight 30 June 1938, p. 630.
Referências
Bibliografia |
"Modern Trainer." Flight, 30 Junho de 1938, pp. 628–632.
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