Airspeed Oxford
AS.10 Oxford | |
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Descrição | |
Tipo / Missão | Aeronave de treino, com motores a pistão radiais, bimotor monoplano |
País de origem | Reino Unido |
Fabricante | Airspeed Ltd. |
Quantidade produzida | 8586 |
Desenvolvido de | Airspeed Envoy |
Primeiro voo em | 19 de junho de 1937 (81 anos) |
Variantes | Airspeed Consul |
Tripulação | 3 |
Especificações (Modelo: Mk I) | |
Dimensões | |
Comprimento | 10,52 m (34,5 ft) |
Envergadura | 16,26 m (53,3 ft) |
Altura | 3,38 m (11,1 ft) |
Área das asas | 32,3 m² (348 ft²) |
Alongamento | 8.2 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 2 419 kg (5 330 lb) |
Peso carregado | 3 409 kg (7 520 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 2 x motores a pistão radiais Armstrong Siddeley Cheetah X |
Potência (por motor) | 350 hp (261 kW) |
Performance | |
Velocidade máxima | 309 km/h (167 kn) |
Autonomia | 5,5 h(s) |
Teto máximo | 7 180 m (23 600 ft) |
Razão de subida | 6,8 m/s |
Armamentos | |
Metralhadoras / Canhões | 1 x Vickers K de 7,7 mm (0,303 in) na torre dorsal |
Bombas | 16 x bombas de prática de 5 kg (11,0 lb) levadas na parte externa |
Notas | |
Dados de: Modern Trainer[nota 1] Aviso | |
O Airspeed Oxford foi o primeiro avião monoplano bimotor de treinamento avançado da RAF. Foi desenvolvido a partir de um modelo comercial da Airspeed, o Envoy III e realizou seu primeiro voo em 19 de Junho de 1937. Esteve em serviço de 1937 até 1954 e atingiu a incrível marca de 8.751 exemplares construídos.
Das diversas versões produzidas destacam-se a versão Mk.I, destinada a escolas de metralhadores e de bombardeadores, a versão Mk.II, para escolas de navegadores e radioperadores e a versão Mk.III que foi usada como ambulância e transporte leve.
Índice
1 Desenvolvimento
2 Notas
3 Referências
4 Bibliografia
Desenvolvimento |
Durante a década de 1930, uma grande expansão da Royal Air Force (RAF) foi dirigida pelo governo britânico, o que levou à formulação e emissão de uma série de requisitos operacionais pelo Ministério do Ar. Um deles era o Requisito Operacional 42 (OR.42), que buscava uma aeronave de treinamento avançado para ser especificamente usada por tripulações de aeronaves destinadas a servir em aviões de bombardeio. Como a RAF estava em processo de migração de biplanos para monoplanos, que eram capazes de velocidades maiores e tinham características de voo mais exigentes, era necessário um treinador adequado para corresponder a essa mudança de passo. Em um ponto, o Avro Anson foi considerado para o papel, no entanto, pensou-se que uma aeronave mais difícil de voar seria necessário. Assim, em 10 de julho de 1936, a Especificação T.23 / 36 foi emitida à Airspeed para o desenvolvimento de uma aeronave de treinamento bimotor para atender a OR.42.
Notas
↑ Flight 30 June 1938, p. 630.
Referências
Bibliografia |
"Modern Trainer." Flight, 30 Junho de 1938, pp. 628–632.
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