Aeronavegabilidade
Plano de voo transatlântico de 1919. |
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Aeronavegabilidade (em inglês: "airworthiness") é a propriedade ou capacidade de uma aeronave de realizar um voo seguro ou navegar com segurança no espaço aéreo, para o transporte de pessoas, bagagens ou cargas, ou para a realização de serviços aéreos especializados, policiais ou outros. Essa propriedade ou capacidade é reconhecida pelo órgão governamental responsável através da concessão de um certificado de aeronavegabilidade. Esse certificado é, junto com o certificado de marcas de nacionalidade e matrícula, uma condição necessária para que uma aeronave civil possa voar na maioria dos países, particularmente os que integram a Organização da Aviação Civil Internacional. [1][2][3]
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De acordo com os regulamentos brasileiros da aviação civil (RBAC 21, seção 21.175) [4], assim como os regulamentos federais da aviação norte-americana (CFR 14 - Part 21, § 21.175) [5], existem basicamente dois tipos de certificados de aeronavegabilidade:
- certificado de aeronavegabilidade padrão (ou simplesmente certificado de aeronavegabilidade), que é aquele emitido para aeronaves de projeto certificado. Esse certificado segue as normas da Organização da Aviação Civil Internacional e dá direito à primeira e a segunda liberdades do ar (sobrevoo e pouso técnico) previstas na Convenção de Chicago; e
- certificado de aeronavegabilidade especial, que inclui propósitos tais como voos experimentais e voos de translado para retorno à base de manutenção.
Quando se trata de certificado de aeronavegabilidade padrão, três componentes são básicos:
- a certificação do projeto da aeronave, que engloba atividades de avaliação de engenharia, simulações, testes de laboratórios e em protótipos, e voos experimentais;
- a certificação de fabricação, onde se procura assegurar que cada unidade que sai da linha de montagem é idêntica ao projeto certificado;
- a manutenção da aeronave, que deve ser continuamente mantida através de um programa de manutenção/inspeções, geralmente conduzido por uma equipe de mecânicos de manutenção aeronáutica habilitados, podendo contar com o auxílio de um sistema de análise, diagnóstico e gerenciamento da "saúde" ("health") e da confiabilidade da aeronave[6][7].
Ver também |
- Agência Nacional de Aviação Civil
- Aviação
- Aviação civil
- Segurança aérea
- Sistemas de Gerenciamento da Segurança
- Navegabilidade
Spaceworthiness ("espaçonavegabilidade")
Roadworthiness ("rodonavegabilidade")
Railworthiness ("ferronavegabilidade")
Crashworthiness ("proteção à colisão")
Referências
↑ Certificação de Aeronavegabilidade - MPR-100. Manuais de Procedimentos (MPH/MPR). Superintendência de Aeronavegabilidade - SAR. Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC.
↑ de FLORIO, F. (2010). Airworthiness: An Introduction to Aircraft Certification. Great Britain: Elsevier. ISBN 9780080968025
↑ INTERNACIONAL CIVIL AVIATION ORGANIZATION (2010). Annex 8 — Airworthiness of Aircraft. [S.l.: s.n.] ISBN 978-92-9231-518-4
↑ Certificação de produto aeronáutico - RBAC 21. Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil (RBAC). Superintendência de Aeronavegabilidade - SAR. Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC.
↑ Part 21—Certification Procedures for Products and Parts. Electronic Code of federal Regulations (e-CFR). U.S. Government Printing Office.
↑ "Health and Usage Monitoring Systems (HUMS) are integrated with aircraft management computers to allow maintainers early warnings of parts that will need replacement" ("Sistemas de Monitoramento da Saúde e do Uso" são integrados com computadores de gerenciamento das aeronaves para permitir avisos antecipados aos mantenedores sobre partes que precisarão de substituição). Aircraft management systems. Avionics. Wikipedia. (visitado em 12 de agosto de 2010)
↑ Cronkhite, J.; Dickson, B.; Martin, W.; Collingwood, G. "Operational Evaluation of a Health and Usage Monitoring System (HUMS)" (Avaliação Operacional de um Sistema de Monitoramento da Saúde e do Uso).(Diagnostics; Vibration measurement; Helicopters; Health and usage monitoring). NASA Glenn Technical Reports Server. (visitado em 12 de agosto de 2010)