Uniformitarismo
[1]O uniformitarismo é um princípio científico que originalmente foi proposto por James Hutton, que é considerado um dos precursores da geologia moderna. A teoria uniformitarista baseia-se na reprodução uniforme dos dados observáveis em fenómenos geológicos atuais, para a interpretação da ocorrência destes fenómenos no passado. Seus primeiros defensores procuravam refutar o Catastrofismo.
Os princípios da teoria são:
Atualismo geológico: Os acontecimentos do passado são resultado de forças da Natureza idênticas às que se observam na atualidade;
Gradualismo: Os acontecimentos geológicos são o resultado de processos lentos e graduais.
Assim, James Hutton concluiu que "...em nossas investigações não logramos encontrar nenhum indício de um começo e nenhum vestígio de um fim...".
As leis da natureza são constantes. O estudo dos processos geológicos atuais permite interpretar a evolução geológica, "encaixando" os registos geológicos impressos nas rochas e em suas estruturas como em um quebra-cabeças.
A teoria do uniformitarismo foi posteriormente desenvolvida por Charles Lyell e corroborada por Charles Darwin através do estudo do evolucionismo.
Ver também |
- Catastrofismo
- Neocatastrofismo
- História da geologia
↑ FARIA, Felipe. «O Atualismo entre uniformitaristas e catastrofistas». Revista da Sociedade Brasileira de História da Ciência. doi:ISSN: 2176-3275 Verifique|doi=
(ajuda). Consultado em 23 de fevereiro de 2015