Erwin Schrödinger
Erwin Schrödinger | |
---|---|
Conhecido(a) por | Equação de Schrödinger Gato de Schrödinger Método de Schrödinger Funcional de Schrödinger Figura de Schrödinger Equações Schrödinger-Newton Campo de Schrödinger Perturbação de Rayleigh-Schrödinger Lógica de Schrödinger Cat state |
Nascimento | 12 de agosto de 1887 Erdberg, Viena, Áustria-Hungria |
Morte | 4 de janeiro de 1961 (73 anos) Viena, Áustria |
Residência | Áustria, Reino Unido, Irlanda |
Nacionalidade | Austríaco |
Alma mater | Universidade de Viena |
Prêmios | Medalha Matteucci (1927), Nobel de Física (1933), Medalha Max Planck (1937), Prêmio Erwin Schrödinger (1956), Prêmio de Ciências Naturais da Cidade de Viena (1956) |
Assinatura | |
Erwin Schrödinger signature.svg | |
Orientador(es) | Friedrich Hasenöhrl[1] |
Instituições | Universidade de Breslau Universidade de Zurique Universidade Humboldt de Berlim Universidade de Oxford Universidade de Graz Instituto de Estudos Avançados de Dublin |
Campo(s) | Física |
Tese | 1910:Über die Leitung der Elektrizität auf der Oberfläche von Isolatoren an feuchter Luft |
Erwin Rudolf Josef Alexander Schrödinger (pronúncia alemã ˈɛʁviːn ˈʃʁøːdɪŋgɐ) (Viena-Erdberg, 12 de agosto de 1887 — Viena, 4 de janeiro de 1961) foi um físico teórico austríaco, conhecido por suas contribuições à mecânica quântica, especialmente a equação de Schrödinger, pela qual recebeu o Nobel de Física em 1933. Propôs o experimento mental conhecido como o Gato de Schrödinger e participou da 4ª, 5ª, 7ª e 8ª Conferência de Solvay.
Deu ainda grande atenção aos aspectos filosóficos da ciência, bem como a conceitos filosóficos, à ética e às religiões orientais e antigas.[2] Sobre sua visão religiosa, ele era ateu.[3]
Índice
1 Biografia
1.1 Primeiros anos
1.2 Vida adulta
2 Principais publicações
2.1 Em português
3 Contribuições na área de física aplicada a biologia
4 Cronologia
5 Referências
6 Bibliografia
7 Ver também
8 Ligações externas
Biografia |
Primeiros anos |
Schrödinger nasceu em 1887 em Viena, Áustria, filho de Rudolf Schrödinger (produtor de mortalhas e botânico) e Georgine Emilia Brenda (filha de Alexander Bauer, professor de Química na Universidade de Tecnologia de Viena).
Sua mãe era metade austríaca e metade inglesa. O lado inglês de sua família veio de Leamington Spa. Schrödinger aprendeu inglês e alemão quase ao mesmo tempo, devido ao fato de que ambos eram falados na sua família. Seu pai era católico e sua mãe, luterana.
Em 1898, frequentou o Akademisches Gymnasium em Viena, e entre 1906 e 1910 estudou em Viena como aluno de Franz Serafin Exner (1849 - 1926) e Friedrich Hasenöhrl (1874 - 1915). Também realizou trabalhos experimentais com Karl Wilhelm Friedrich Kohlrausch.[4]
Em 1911, Schrödinger tornou-se assistente de Exner. Em uma idade precoce, foi fortemente influenciado por Schopenhauer.[5] Como resultado de sua leitura extensiva das obras de Schopenhauer, tornou-se profundamente interessado por toda a sua vida na teoria da cor, filosofia,[6] percepção e religião oriental, principalmente a hindu Vedanta.
Vida adulta |
Em 1914, Erwin Schrödinger obteve a habilitação (venia legendi). Entre 1914 e 1918 participou do esforço da guerra como um funcionário comissionado na artilharia em fortalezas austríacas (Gorizia, Duino, Sistiana, Prosecco, Viena). Em 6 de abril de 1920, casou-se com Annemarie Bertel. No mesmo ano, tornou-se assistente de Max Wien, em Jena, e em setembro de 1920 alcançou a posição da Ausserordentlicher Professor, aproximadamente o equivalente a professor adjunto, em Stuttgart. Em 1921, tornou-se Ordentlicher Professor, ou seja, professor titular, na Universidade de Breslau (atual Wrocław, Polônia).
Em 1921, transferiu-se para a Universidade de Zurique. Em janeiro de 1926, Schrödinger publicou no Annalen der Physik o trabalho "Quantisierung als Eigenwertproblem" (Quantização como um Problema de Autovalor) em mecânica de ondas e que hoje é conhecido como a equação de Schrödinger. Neste trabalho ele deu uma "derivação" da equação de onda para sistemas independentes de tempo, e mostrou que fornecia autovalores de energia corretos para o átomo hidrogenoide. Este trabalho tem sido universalmente considerado como uma das conquistas mais importantes do século XX, criando uma revolução na mecânica quântica, e na verdade em toda a física e a química. Um segundo documento foi apresentado apenas quatro semanas depois e que resolveu o oscilador harmônico quântico, o rotor rígido e a molécula diatômica, e dá uma nova derivação da equação de Schrödinger. Um terceiro documento em maio mostrou a equivalência da sua abordagem à de Heisenberg e deu o tratamento do efeito Stark. Um quarto trabalho de sua série mais marcante mostrou como tratar os problemas nos quais o sistema muda com o tempo, como nos problemas de dispersão. Estes trabalhos foram os principais de sua carreira e foram imediatamente reconhecidos como tendo grande importância pela comunidade científica.
Principais publicações |
Em português |
- Schrödinger, Erwin. O que é a vida? Espírito e matéria. trad. M. L. Pinheiro. Lisboa: Fragmentos, 1989.
- Schrödinger, Erwin. O que é Vida? O Aspecto Físico da Célula Viva Seguido de Mente. São Paulo: UNESP, 1997. ISBN 85-7139-161-0.
Contribuições na área de física aplicada a biologia |
Sem dúvida a maior parte dos trabalhos de Schrödinger foram voltados para a mecânica quântica, mas, embora não tenha tanto reconhecimento quanto na parte de física pura, o cientista também se dedicou ao estudo da vida e de organismos biológicos. Nessa parte, sua principal obra é "O que é vida?", publicado em 1944.
O objetivo de Schrödinger com sua publicação era expor que era possível explicar por leis físicas o comportamento de organismos vivos, ainda que algumas destas leis não fossem completamente conhecidas na época. Nela, o físico passou por conceitos como a diferenciação de organismos vivos de não vivos, como também o funcionamento de um corpo comparado a uma máquina e o destrinchamento do código genético e das células. Segundo ele: "(...) devemos estar preparados para descobrir que ela (estrutura da matéria viva) funciona de uma forma que não pode ser reduzida às leis comuns de física. E isso, não sobre o fundamento de que exista alguma "nova força" ou o que quer que seja dirigindo o comportamento de cada um dos átomos de um organismo vivo, mas sim porque sua construção é diferente de qualquer outra coisa que já tenhamos testado em um laboratório de física".
Cronologia |
- 1887 - Nasce, filho de Rudolf Schrödinger e Georgine Emilia Brenda.
- 1898 - Estuda no Akademisches Gymnasium.
- 1906-1910 - Estuda em Viena com Franz Serafin Exner (1849-1926), Friedrich Hasenöhrl, trabalhos experimentais com Karl Wilhelm Friedrich Kohlrausch.
- 1911 - Assistente de Exner
- 1914 - Habilitação
- 1914-1918 - Participa na Primeira Guerra Mundial
- 1920 - Casa-se com Annemarie Bertel (6 de abril)
- 1920 - Ajudante de Max Wien, Jena.
- 1920 - Professor associado, Stuttgart
- 1921 - Professor titular, Breslau (actual Wroclaw, Polonia)
- 1922 - Universidade de Zürich
- 1926 - Annalen der Physik: "Quantisierung als Eigenwertproblem": equação de mecânica ondulatória de Schrödinger.
- 1927 - Segue Max Planck para a Universidade de Berlim-Humboldt.
- 1933 - Fellow do Magdalen College, Universidade de Oxford
- 1933 - Nobel de Física, juntamente com Paul Dirac.
- 1934 - Associado na Universidade de Princeton.
- 1936 - Universidade de Graz, Áustria
- 1938 - Depois da ocupação da Austria por Hitler, teve problemas por ter abandonado a Alemanha em 1933 e por causas das suas preferências políticas; procura bolsas e projectos de investigação desde a Itália e Suíça até Oxford - Universidade de Ghent. No Instituto de Estudos Avançados em Dublin, torna-se Director da Escola de Física Teórica. Mais de 50 publicações em várias áreas. Avança para uma teoria de campo unificado.
- 1944 - O que é a vida? (Conceito de código genético)
- Em Dublin até à sua jubilação.
- 1955 - Volta a Viena. Numa importante apresentação durante a Conferência de Energia Mundial recusa-se a falar sobre a energia atómica devido ao seu cepticismo. Em vez disso, falou sobre filosofia.
- 1961 - Morre em Viena, aos 73 anos, de tuberculose. Sobrevive-lhe a sua viúva Anny. Foi sepultado em Alpbach (Áustria).
Referências
↑ Erwin Schrödinger (em inglês) no Mathematics Genealogy Project
↑ Heitler 1961, p. 221-226.
↑ Moore, Walter (1994). A Life of Erwin Schrödinger. Cambridge University Press. ISBN 978-0-521-46934-0. "Schopenhauer muitas vezes se chamava de ateu, assim como Schrodinger, e se Budismo e Vedanta podem ser verdadeiramente descritos como religiões ateísticas, tanto o filósofo quando o físico eram de fato ateus. Ambos rejeitavam a ideia de um "Deus pessoal," e Schopenhauer dizia que "panteísmo é apenas eufemismo para ateísmo."
↑ Karl Grandin, ed. (1933). «Erwin Schrödinger Biography». Les Prix Nobel (em inglês). The Nobel Foundation. Consultado em 29 de julho de 2008
↑ Moore, Walter (1994). A Life of Erwin Schrödinger (em inglês). Cambridge: Cambridge University Press. ISBN 978-0-521-46934-0|acessodata=
requer|url=
(ajuda)
↑ Em sua palestra "Mente e Matéria", capítulo 4, disse que a frase "que se tornou familiar a nós" é "O mundo estendido no espaço e no tempo é apenas a nossa representação (Vorstellung)." Esta é uma repetição das primeiras palavras da obra principal de Schopenhauer.
Bibliografia |
- The List of Erwin Schrödinger's publications, compiled by Auguste Dick, Gabriele Kerber, Wolfgang Kerber and Karl von Meyenn's Erwin Schrödinger: Publications
Science and the human temperament Allen & Unwin (1935), translated and introduced by James Murphy, with a foreword by Ernest Rutherford
Nature and the Greeks and Science and Humanism Cambridge University Press (1996) ISBN 0-521-57550-8.
The interpretation of Quantum Mechanics Ox Bow Press (1995) ISBN 1-881987-09-4.
Statistical Thermodynamics Dover Publications (1989) ISBN 0-486-66101-6.
Collected papers Friedr. Vieweg & Sohn (1984) ISBN 3-7001-0573-8.
My View of the World Ox Bow Press (1983) ISBN 0-918024-30-7.
Expanding Universes Cambridge University Press (1956).
Space-Time Structure Cambridge University Press (1950) ISBN 0-521-31520-4.
What is Life? Macmillan (1946).
What is Life? & Mind and Matter Cambridge University Press (1974) ISBN 0-521-09397-X.
Moore, Walter J (29 May 1992), Schrödinger, life and thought, ISBN 978-0-521-43767-7, Cambridge University Press, consultado em 7 November 2011 Verifique data em:|acessodata=, |data=
(ajuda).
Moore, Walter J (2003), A Life of Erwin Schrödinger, ISBN 0-521-46934-1 Canto ed. , Cambridge University Press .
Erwin Schrödinger, 2011, Biography on PlanetPhysics.org
Heitler, W (1961). Erwin Schrodinger. 1887-1961. Biographical Memoirs of Fellows of the Royal Society (em inglês). 7. [S.l.: s.n.] doi:10.1098/rsbm.1961.0017
Ver também |
- Mecânica Quântica
- Equação de Schrödinger
- Gato de Schrödinger
Ligações externas |
- Commons
Biografia em MacTutor (em inglês)
Erwin Schrödinger (em inglês) no Mathematics Genealogy Project
Perfil no sítio oficial do Nobel de Física 1933 (em inglês)
O que é a vida - em inglêsPDF of What Is Life?
Precedido por Enrico Fermi | Medalha Matteucci 1927 | Sucedido por Chandrasekhara Venkata Raman |
Precedido por Werner Karl Heisenberg | Nobel de Física 1933 com Paul Dirac | Sucedido por James Chadwick |
Precedido por Werner Karl Heisenberg | Medalha Max Planck 1937 | Sucedido por Louis de Broglie |