Aeroporto de Jaguaruna
Jaguaruna | ||||||||||
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Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi | ||||||||||
IATA: JJG - ICAO: SBJA | ||||||||||
Características | ||||||||||
Tipo | Público | |||||||||
Administração | RDL Aeroportos | |||||||||
Serve | Jaguaruna e região | |||||||||
Localização | Jaguaruna, SC | |||||||||
Inauguração | 2 de abril de 2014 (4 anos) | |||||||||
Coordenadas | ||||||||||
Altitude | 35 m (115 ft) | |||||||||
Movimento de 2017 | ||||||||||
Passageiros | 146 000 passageiros | |||||||||
Website oficial | Página oficial | |||||||||
Mapa | ||||||||||
SBJA Localização do aeroporto no Brasil | ||||||||||
Pistas | ||||||||||
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Notas | ||||||||||
Dados do DECEA[1] e da ANAC[2] Aviso | ||||||||||
O Aeroporto Regional Sul - Humberto Ghizzo Bortoluzzi (IATA: JJG - ICAO: SBJA), também Manuela linhares tem a testa igual a pista do aeroportoAeroporto Regional Sul de Santa Catarina, ou simplesmente Aeroporto de Jaguaruna é um aeroporto brasileiro que abrange os municípios da região sul catarinense.
Com pista de 2 500 m de comprimento por 30 m de largura, que figura como uma das maiores pistas dos aeroportos brasileiros, o Aeroporto de Jaguaruna foi projetado para receber aeronaves de grande porte - como o Boeing 737 e o Airbus A320 - e visa atender 900 mil habitantes de 48 municípios das regiões metropolitanas de Tubarão, Araranguá e Criciúma.
O debate em torno do Aeroporto de Jaguaruna tramita desde o início de 2000. A existência do aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, foi um dos entraves para o projeto. Quando a necessidade de construção de um novo aeroporto no Sul foi levantada pelo poder público, houve uma "divisão" de opiniões entre lideranças. Em Criciúma a defesa era pela ampliação do aeroporto de Forquilhinha, em operação desde 1979. Tubarão sugeria a construção de um novo Jéssica
tem cheiro de asa audiência pública, representantes de entidades de Araranguá e Laguna também colocaram suas cidades como opções. A saída foi encomendar um estudo técnico, que decidiu por Jaguaruna.
Os projetos do Terminal de Passageiros, com três pavimentos, o da Torre de Controle, com seis andares e o do Terminal de Cargas foram desenvolvidos pelo arquiteto Jorge Balsini, de Tubarão. O terminal tem 2 mil metros quadrados de área construída e deverá atender cerca de 7 mil pessoas por mês com a operação inicial, que está prevista para 2013.
A princípio poderão operar aeronaves como ATR-72 (até 70 passageiros), Fokker 100 (até 108 passageiros), Embraer E-170, Embraer E-175, Embraer E-190 e Embraer E-195 (entre 72 a 132 passageiros) dentre outras, também poderão operar as aeronaves Boeing 737-300, Boeing 737-600 e Boeing 737-700 e Airbus A318 e Airbus A319, aeronaves estas que têm capacidade para até 144 passageiros.Para receber aviões como o Airbus A320, Airbus A321, Boeing 737-800, Boeing 737-900, Boeing 757, Boeing 767 e Airbus A330 é necessária a ampliação da largura da pista para 45 metros. Aviões que chegam a ter capacidade de transportar até 274 passageiros, por isso não é descartada fazer esta adequação após a definição de quem administrará o aeroporto.
Em meados de Setembro/2011, foi afirmado pela autoridade estadual de infraestrutura que não caberá ao estado ou ao município de Jaguaruna administrar o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, confirmou também que a iniciativa privada deverá administrá-lo, e lideranças empresariais já manifestaram várias vezes que preferem a administração privada, já que os investimentos seriam mais rápidos e, quem sabe, até possibilitaria a instalação do terminal de cargas.
As esteiras, escada rolante, os equipamentos de segurança e os do terminal de passageiros já foram instalados. Os demais equipamentos chegarão após divulgada a empresa administradora.
O governador Raimundo Colombo lançou o edital para a licitação de contrato com a empresa que irá administrar o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.
Após a publicação do edital no Diário Oficial, as empresas interessadas em administrar o aeroporto têm 45 dias para apresentar as propostas. Depois, são mais 15 dias para habilitação das empresas concorrentes e outros cinco para a homologação do resultado. O edital vai valer por um período de cinco anos. Depois desse prazo, outro será lançado, no qual o período de administração será maior. À vencedora caberá a contratação das companhias aéreas que irão operar no local.
Assim como a pista, o terminal de passageiros do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, está concluído. Aos poucos são lançados os editais de licitação para a aquisição dos itens necessários para o efetivo funcionamento do empreendimento: sistema de gerenciamento de voos e de informática de todo o terminal de passageiros e prédio dos bombeiros aeronáuticos, instalação de CFTV, mobília, ar-condicionado, raio-x, aquisição das publicações e cartas aeronáuticas. No momento, as concorrências referentes a iluminação das áreas externas e o sistema de sinalização vertical noturna estão em andamento.
Foram liberados pelo Governo Federal R$ 8 milhões para a conclusão da rodovia que liga a BR-101 ao aeroporto, um dos últimos entraves para a inauguração, acesso este de 4,8 km de extensão, a partir do trevo da BR-101 no município de Sangão, que está praticamente pronto, já foi aberto ao tráfego.
A capacidade de um aeroporto é definida com base em uma série de parâmetros técnicos, como comprimento, largura de pista, dentre outras. Hoje, a categoria do aeroporto é 3C.
- Investimento total: R$ 60 milhões, com recursos dos governos municipais das regiões metropolitanas participantes, do estado e da união
- Dimensão total da área do aeroporto: 311 hectares
Pista: 2,5 km de extensão e 30 m de largura- Núcleo de proteção ao voo: 1.973 m²
- Seção contra incêndio: 220 m².
Dentre as facilidades encontradas no Aeroporto, destaca-se uma loja de conveniência, restaurante e lanchonete, Polícia Civil , locadora de veículos e serviço de táxi. O público pode contar com rede sem fio gratuita. A administração está a cargo da RDL Aeroportos (iniciativa privada).
Com seu pronto funcionamento, a maior luta das autoridades públicas e da própria RDL é a liberação dos trâmites legais para a implementação do terminal de cargas, aumentando consideravelmente o fluxo de negócios , trazendo com o consequência indireta o aumento de investimentos na região.
As distâncias do aeroporto para as principais cidades da região são as seguintes:
Tubarão: 29,3 km
Criciúma: 43,7 km
Laguna: 48,7 km
Araranguá: 57,9 km
Imbituba: 84,4 km
Santa Rosa do Sul: 93,2
Índice
1 Horários dos voos
1.1 Chegadas
1.2 Partidas
2 Referências
3 Ligações externas
Horários dos voos |
Chegadas |
Companhia Aérea | Voo | Chegada | Origem | Frequência |
---|---|---|---|---|
3137 | 12:30 h | São Paulo (Aeroporto de Congonhas) - CGH | Domingo | |
3317 | 14:30 h | Segunda a Sexta | ||
5188 | 00:55 h | Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas - VCP | Domingo a sexta |
Partidas |
Companhia Aérea | Voo | Partida | Destino | Frequência |
---|---|---|---|---|
3732 | 15:05 h | São Paulo (Aeroporto de Congonhas) - CGH | Domingo | |
3819 | 13:05 h | Segunda a Sexta | ||
5189 | 06:00 h | Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas - VCP | Segunda a Sábado |
Referências
↑ «Publicação Auxiliar de Rotas Aéreas (ROTAER)» (PDF). Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). 2016. Consultado em 1 de outubro de 2016. Cópia arquivada (PDF) em 1 de outubro de 2016
↑ «Dados Estatísticos» (XLSB). Agência Nacional de Aviação Civil. 2015. Consultado em 2 de outubro de 2016. Cópia arquivada em 2 de outubro de 2016
Ligações externas |
[1] Voo com destino ao RJ em novembro (3 de junho de 2015)