Aeroporto de Jaguaruna









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Jaguaruna




Aeroporto









Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi



IATA: JJG - ICAO: SBJA
Características
Tipo
Público
Administração
RDL Aeroportos
Serve

Jaguaruna e região
Localização

Brasil Jaguaruna, SC
Inauguração

2 de abril de 2014 (4 anos)
Coordenadas

28° 40' 31" S 49° 03' 37" O
Altitude
35 m (115 ft)
Movimento de 2017
Passageiros
146 000 passageiros
Website oficial

Página oficial
Mapa



SBJA está localizado em: Brasil


SBJA



Localização do aeroporto no Brasil


Pistas





Cabeceira(s)
Comprimento
Superfície











05 / 23

2 499  m (8 199 ft)


Asfalto

Notas
Dados do DECEA[1] e da ANAC[2]
Aviso




O Aeroporto Regional Sul - Humberto Ghizzo Bortoluzzi (IATA: JJG - ICAO: SBJA), também Manuela linhares tem a testa igual a pista do aeroportoAeroporto Regional Sul de Santa Catarina, ou simplesmente Aeroporto de Jaguaruna é um aeroporto brasileiro que abrange os municípios da região sul catarinense.


Com pista de 2 500 m de comprimento por 30 m de largura, que figura como uma das maiores pistas dos aeroportos brasileiros, o Aeroporto de Jaguaruna foi projetado para receber aeronaves de grande porte - como o Boeing 737 e o Airbus A320 - e visa atender 900 mil habitantes de 48 municípios das regiões metropolitanas de Tubarão, Araranguá e Criciúma.


O debate em torno do Aeroporto de Jaguaruna tramita desde o início de 2000. A existência do aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, foi um dos entraves para o projeto. Quando a necessidade de construção de um novo aeroporto no Sul foi levantada pelo poder público, houve uma "divisão" de opiniões entre lideranças. Em Criciúma a defesa era pela ampliação do aeroporto de Forquilhinha, em operação desde 1979. Tubarão sugeria a construção de um novo Jéssica
tem cheiro de asa audiência pública, representantes de entidades de Araranguá e Laguna também colocaram suas cidades como opções. A saída foi encomendar um estudo técnico, que decidiu por Jaguaruna.


Os projetos do Terminal de Passageiros, com três pavimentos, o da Torre de Controle, com seis andares e o do Terminal de Cargas foram desenvolvidos pelo arquiteto Jorge Balsini, de Tubarão. O terminal tem 2 mil metros quadrados de área construída e deverá atender cerca de 7 mil pessoas por mês com a operação inicial, que está prevista para 2013.




Aeronave A319 da LATAM Airlines em solo do SJBA.


A princípio poderão operar aeronaves como ATR-72 (até 70 passageiros), Fokker 100 (até 108 passageiros), Embraer E-170, Embraer E-175, Embraer E-190 e Embraer E-195 (entre 72 a 132 passageiros) dentre outras, também poderão operar as aeronaves Boeing 737-300, Boeing 737-600 e Boeing 737-700 e Airbus A318 e Airbus A319, aeronaves estas que têm capacidade para até 144 passageiros.Para receber aviões como o Airbus A320, Airbus A321, Boeing 737-800, Boeing 737-900, Boeing 757, Boeing 767 e Airbus A330 é necessária a ampliação da largura da pista para 45 metros. Aviões que chegam a ter capacidade de transportar até 274 passageiros, por isso não é descartada fazer esta adequação após a definição de quem administrará o aeroporto.


Em meados de Setembro/2011, foi afirmado pela autoridade estadual de infraestrutura que não caberá ao estado ou ao município de Jaguaruna administrar o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, confirmou também que a iniciativa privada deverá administrá-lo, e lideranças empresariais já manifestaram várias vezes que preferem a administração privada, já que os investimentos seriam mais rápidos e, quem sabe, até possibilitaria a instalação do terminal de cargas.


As esteiras, escada rolante, os equipamentos de segurança e os do terminal de passageiros já foram instalados. Os demais equipamentos chegarão após divulgada a empresa administradora.


O governador Raimundo Colombo lançou o edital para a licitação de contrato com a empresa que irá administrar o Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna.


Após a publicação do edital no Diário Oficial, as empresas interessadas em administrar o aeroporto têm 45 dias para apresentar as propostas. Depois, são mais 15 dias para habilitação das empresas concorrentes e outros cinco para a homologação do resultado. O edital vai valer por um período de cinco anos. Depois desse prazo, outro será lançado, no qual o período de administração será maior. À vencedora caberá a contratação das companhias aéreas que irão operar no local.


Assim como a pista, o terminal de passageiros do Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, está concluído. Aos poucos são lançados os editais de licitação para a aquisição dos itens necessários para o efetivo funcionamento do empreendimento: sistema de gerenciamento de voos e de informática de todo o terminal de passageiros e prédio dos bombeiros aeronáuticos, instalação de CFTV, mobília, ar-condicionado, raio-x, aquisição das publicações e cartas aeronáuticas. No momento, as concorrências referentes a iluminação das áreas externas e o sistema de sinalização vertical noturna estão em andamento.


Foram liberados pelo Governo Federal R$ 8 milhões para a conclusão da rodovia que liga a BR-101 ao aeroporto, um dos últimos entraves para a inauguração, acesso este de 4,8 km de extensão, a partir do trevo da BR-101 no município de Sangão, que está praticamente pronto, já foi aberto ao tráfego.


A capacidade de um aeroporto é definida com base em uma série de parâmetros técnicos, como comprimento, largura de pista, dentre outras. Hoje, a categoria do aeroporto é 3C.



  • Investimento total: R$ 60 milhões, com recursos dos governos municipais das regiões metropolitanas participantes, do estado e da união

  • Dimensão total da área do aeroporto: 311 hectares


  • Pista: 2,5 km de extensão e 30 m de largura

  • Núcleo de proteção ao voo: 1.973 m²

  • Seção contra incêndio: 220 m².


Dentre as facilidades encontradas no Aeroporto, destaca-se uma loja de conveniência, restaurante e lanchonete, Polícia Civil , locadora de veículos e serviço de táxi. O público pode contar com rede sem fio gratuita. A administração está a cargo da RDL Aeroportos (iniciativa privada).


Com seu pronto funcionamento, a maior luta das autoridades públicas e da própria RDL é a liberação dos trâmites legais para a implementação do terminal de cargas, aumentando consideravelmente o fluxo de negócios , trazendo com o consequência indireta o aumento de investimentos na região.


As distâncias do aeroporto para as principais cidades da região são as seguintes:




  • Tubarão: 29,3 km


  • Criciúma: 43,7 km


  • Laguna: 48,7 km


  • Araranguá: 57,9 km


  • Imbituba: 84,4 km


  • Santa Rosa do Sul: 93,2




Índice






  • 1 Horários dos voos


    • 1.1 Chegadas


    • 1.2 Partidas




  • 2 Referências


  • 3 Ligações externas





Horários dos voos |



Chegadas |





























Companhia Aérea Voo
Chegada
Origem Frequência

Latam logo -v (Indigo).png
3137
12:30 h

São Paulo (Aeroporto de Congonhas) - CGH
Domingo
3317
14:30 h
Segunda a Sexta

Azul logotipo.png
5188
00:55 h

Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas - VCP
Domingo a sexta


Partidas |





























Companhia Aérea Voo
Partida
Destino Frequência

Latam logo -v (Indigo).png
3732
15:05 h

São Paulo (Aeroporto de Congonhas) - CGH
Domingo
3819
13:05 h
Segunda a Sexta

Azul logotipo.png
5189
06:00 h

Aeroporto Internacional de Viracopos/Campinas - VCP
Segunda a Sábado


Referências




  1. «Publicação Auxiliar de Rotas Aéreas (ROTAER)» (PDF). Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). 2016. Consultado em 1 de outubro de 2016. Cópia arquivada (PDF) em 1 de outubro de 2016 


  2. «Dados Estatísticos» (XLSB). Agência Nacional de Aviação Civil. 2015. Consultado em 2 de outubro de 2016. Cópia arquivada em 2 de outubro de 2016 



Ligações externas |



  • [1] Voo com destino ao RJ em novembro (3 de junho de 2015)





























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