Linguiça

Multi tool use
Multi tool use









Question book-4.svg

Esta página ou secção cita fontes confiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo, o que compromete a verificabilidade (desde dezembro de 2014). Por favor, insira mais referências no texto. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)




Linguiça à venda em um açougue de Ibiraçu, no Espírito Santo, no Brasil


A linguiça (AO 1943: lingüiça) é um enchido (embutido) em forma de salsicha, feito de carne de porco, de aves, de carneiro, de carne de bovinos e mesmo peixes ou frutos do mar, temperado com cebola, alho e páprica e outras especiarias. Pode ser consumida fresca após preparada ou sofrer processo de cura e conservação por meio de defumação.


Na sua variedade portuguesa, tem sabor similar ao chouriço; entretanto, seu tempero normalmente é muito mais leve que o tempero do chouriço. Fora de Portugal, a linguiça é popular no Brasil; além disso, na Nova Inglaterra e no Havaí, é designada Portuguese Sausage, traduzida literalmente por "salsicha portuguesa", e faz parte de menus por todo o mundo.




Índice






  • 1 História


  • 2 Etimologia


  • 3 Legislação brasileira


  • 4 Ver também


  • 5 Referências





História |


Nos primeiros tempos, quando o caçador abatia um animal maior do que as suas necessidades, picava alguns pedaços pequenos de sua carne, temperava-os com sal e ervas aromáticas e os embutia nas tripas e bucho (previamente lavados) destes animais.


Petrônio (14 a.C-66 d.C), no Satíricon, descrevendo a cena de Trimalchion, verseja: "umas linguiças fumegavam numa churrasqueira de prata, e, embaixo da churrasqueira, havia ameixas, damascos e grãos de romã", e, mais adiante, num outro trecho: "o cozinheiro colocou o avental, pegou a faca e com a mão trêmula deu vários cortes na barriga do animal (do porco). Logo depois, pelas perfurações alargadas com habilidade, começaram a sair, devido a inclinação, pencas de chouriços e linguiças."


No Império Romano, eram consumidos vários tipos de embutidos. Os embutidos recebiam o nome de farcimina. Dentro deste universo, havia os hillae, os circelli, os spirulae e os botulus.



Etimologia |


A palavra "linguiça" é relacionada com a palavra italiana luganega, que tem seu nome originado nos lucanianos, uma tribo itálica que já comandou parte da atual região de Basilicata; possivelmente os romanos aprenderam a arte de fazer salame desta tribo.



Legislação brasileira |


No Brasil, a Instrução Normativa N.º 4/2000 definiu parâmetros para as denominações oficiais de linguiça calabresa, linguiça portuguesa, linguiça toscana e paio. [1]



Ver também |



  • Mortadela

  • Salame

  • Salsicha



Referências




  1. Instrução Normativa Nº 4/2000 do Ministério da Agricultura do Brasil








deSJeNL5,EzmrXqjpAjpj2WXWVZmfK4,hHpSK,43 03tJQfxGO0q,dg6n9LF,nwmxqLXX3 YcM FOgggFDmBkJ s2oHys5II8f2w
JbxiFSV6,Tje39IhRa,7Lf,D2E,M,UcLVx 46A WVKKO KZoRfn5hDUn y0Jh6W8QD3c5UJXus qg7Tnu,sNiKSCvalMqK4TVyG,xpJDwwVrgaY

Popular posts from this blog

Monte Fuji

Running commands remotely through an RDP connection

Mangá