Borussia Dortmund


































































Borussia Dortmund

Borussia Dortmund logo.svg
Nome Ballspiel-Verein Borussia 1909 e. V. Dortmund
Alcunhas
Die Schwarzgelben (Os auri-negros)
Mascote
Abelha Emma[1]
Fundação
19 de dezembro de 1909 (109 anos)
Estádio
Signal Iduna Park
Capacidade 81 359[2]
Localização
Dortmund, Alemanha
Presidente Reinhard Rauball
Treinador
Lucien Favre
Patrocinador
Evonik
Opel
Material (d)esportivo
Puma
Competição
Bundesliga
Copa da Alemanha
Liga dos Campeões
Liga Europa
Website
bvb.de

















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Uniforme
titular














Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Uniforme
alternativo














Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Uniforme
alternativo




Temporada atual

editar

O Ballspiel-Verein Borussia 1909 e. V. Dortmund, mais conhecido por Borussia Dortmund ou simplesmente Dortmund ou Borussia, ou ainda pela sigla BVB, é uma agremiação desportiva alemã, fundada a 19 de dezembro de 1909, sediada em Dortmund, na Renânia do Norte-Vestfália.
O Borussia Dortmund joga na Bundesliga, a divisão superior do sistema de liga do futebol alemão. Borussia é o termo latino para o antigo estado da Prússia. O time de futebol é parte de um grande clube esportivo com mais de 145.000 membros[3], tornando o BVB o segundo maior clube esportivo da Alemanha. Dortmund é um dos clubes de maior sucesso na história do futebol alemão.




Índice






  • 1 Introdução


  • 2 História


  • 3 Estádio


  • 4 Torcida


  • 5 Títulos


  • 6 Uniformes


    • 6.1 Uniformes dos jogadores


    • 6.2 Uniformes dos goleiros


    • 6.3 Material Esportivo e Patrocinadores[8]




  • 7 Posições no campeonato


  • 8 Elenco atual


  • 9 Jogadores notáveis


  • 10 Recordistas


  • 11 Veja também


  • 12 Referências


  • 13 Ligações externas





Introdução |


O Borussia, ao lado de Bayern Munique e Hamburgo, é uma das três únicas equipas alemãs a conquistarem a Liga dos Campeões da UEFA.


O Borussia conquistou sua única Liga dos Campeões em 1996-97, na vitória de 3–1 sobre a Juventus, com gol de Lars Ricken, triunfou também na Copa Intercontinental frente ao Cruzeiro do Brasil.


Além de oito títulos do campeonato alemão, e ainda ter sido vice-campeão da Liga Europa da UEFA de 1992-93, perdendo para a mesma Juventus, e também em 2002, perdendo para o Feyenoord dos Países Baixos, possui um título da Taça dos Clubes Vencedores de Taças, contra o Liverpool, na temporada 1965-1966.


Chegou à final da Liga dos Campeões da Europa em 2013 e perdeu um jogo muito disputado contra o Bayern de Munique, perdendo também a chance de ganhar o seu segundo título do maior campeonato de clubes da Europa.


O Borussia conta com uma das maiores torcidas da Alemanha. Costuma ter uma das maiores médias de público do mundo, pois no ano de 2011 a sua média de público foi de incríveis 80.552 espetadores por partida. O clube joga no Signal Iduna Park, mais conhecido como Westfalenstadion, que já foi palco de dois Campeonatos do Mundo de Futebol.


Em 30 de abril de 2011, conquistou a Bundesliga 2010-11, vencendo o campeonato nacional pela sétima vez e em 21 de abril de 2012 conquistou o oitavo título.


No mês seguinte, em 12 de maio de 2012 obteve também a Taça da Alemanha ao derrotar o Bayern na partida final por 5-2, conquistando assim primeira vez em sua história, as duas principais competições do país na mesma temporada.[4]



História |




Borussia Dortmund em 1913


Fundado em 19 de dezembro de 1909 por um grupo de jovens católicos, muitos deles de origem polaca, numa região de maioria protestante, o Borussia passou as primeiras décadas da sua existência na sombra do rival Schalke 04, melhor clube da Alemanha na década de 1930. O clube recebeu uma liderança nazi na época da ditadura, mas teve vários ex-funcionários que optaram pela resistência e foram subsequentemente assassinados pela Gestapo.[5]


Em 1947, dois anos depois do fim da guerra, o Borussia ganhou o seu primeiro título importante, batendo o Schalke por 3-2 na final da Copa da Vestefália. Foi isto o início do clássico do Vale do Ruhr, já que com esta vitória, o Schalke perdeu a liderança na região pelos preto-amarelos.


Nos anos seguintes, o Borussia ganhou três Campeonatos Alemães (1956, 1957, 1963), uma Copa de Alemanha (1965) e vários títulos regionais. Foi o primeiro clube alemão a ganhar uma competição europeia, batendo o Liverpool na final da Taça dos Clubes Vencedores de Taças de 1965–66.


O clube entrou numa fase de decadência nas décadas de setenta e oitenta, passando várias temporadas na segunda divisão. Em 1989, ganhou novamente a Taça da Alemanha, o seu primeiro título em 23 anos. Nos anos seguintes, sob a gestão de Ottmar Hitzfeld, treinador do mundo em 1997, o Borussia viveu uma breve época como o time principal da Alemanha, ganhando dois Campeonatos (1995, 1996), a Liga dos Campeões (1997) e a Copa Intercontinental (1997). Foi a época mais gloriosa na história do clube, que investiu fortemente na expansão do Westfalenstadion naqueles anos, construindo assim o maior estádio da Alemanha.


Depois do último título, o Campeonato Alemão de 2002, o Borussia entrou numa crise financeira por causa das suas contratações excessivas (veja Márcio Amoroso). Vendeu vários jogadores importantes e perdeu importância para clubes como o Bayern, o Schalke ou o Werder Bremen. Mesmo assim, o Borussia mantém uma das maiores médias de público do mundo, com cerca de mais de 80 mil torcedores por jogo.



Em 2007, o Borussia Dortmund conseguiu aos poucos se levantar da crise que levou aos rumores de uma suposta falência, e seus péssimos desempenhos na Bundesliga diminuíram. Com a venda dos naming rights de seu estádio para a Signal Iduna, e o patrocínio que persiste até os dias atuais com a Evonik, o clube foi conseguindo se estabilizar e até conseguiu contratar alguns bons nomes do futebol. Mesmo assim, o máximo que conseguiu foi um vice-campeonato da Taça da Alemanha em 2008 contra o Bayern Munique e um título da Supertaça Alemã diante do mesmo Bayern, também em 2008.




Jogadores festejam a conquista da Bundesliga em 2011




Em 2010, a equipa começou a temporada 2010/11 da Bundesliga voando alto. No primeiro turno, foram 17 jogos disputados, sendo 46 pontos em 15 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Foi o melhor turno de uma equipa na história da Bundesliga. Além disso, o Borussia venceu todos os seus jogos como visitante, marcando mais de 40 gols e sofrendo menos um terço dos gols marcados e como de costume, terminou o turno com a melhor média de público do campeonato. A diferença, é que desta vez, o "Caldeirão Alemão" teve lotação máxima em todos os jogos disputados lá.


2010 também foi um ano importante para o Borussia, por voltarem a disputar uma competição europeia depois de muito tempo. No grupo com o tradicional PSG, o perigoso Sevilla e o inexpressivo Karpaty Lviv da Ucrânia. Na temporada 2011/12 voltou a conquistar a Bundesliga e ainda ganhou a Copa da Alemanha.


Na temporada 2012–13, apesar da venda de Shinji Kagawa para o Manchester United, conseguiu formar um grupo competitivo, a equipe de Jürgen Klopp liderada por Mario Götze, Marco Reus, Robert Lewandowski, Roman Weidenfeller e Mats Hummels. No entanto, nesta mesma temporada o time perdeu a sua hegemonia para o Bayern Munique que com uma campanha perfeita bateu o Dortmund duas vezes na temporada e este não derrota-lo nenhuma.


Na Liga dos Campeões, tornou-se num dos finalistas, na fase de grupos passou invicto contra Real Madrid, Ajax e Manchester City. O clube, nas oitavas da Campeonato Europeu enfrentou o Shakhtar Donetsk e passou com um empate na Ucrânia e uma vitória por 3 a 0 no Signal Iduna Park.


Nas quartas passou pelo Málaga em um dos confrontos mais emocionantes da Liga dos Campeões: na partida de volta o Dortmund estava perdendo por 2-1 e sendo eliminado até os 90 minutos, mas nos acréscimos com gols de Marco Reus e Felipe Santana o clube virou a partida diante dos espanhóis e se classificou para as semifinais contra o Real Madrid, time que já houvera enfrentado na fase de grupos, na partida de ida com uma memorável atuação de Robert Lewandowski, que marcou 4 gols o Borussia Dortmund derrotou os madrilenhos por 4-1 e levou uma boa vantagem para o Santiago Bernabéu.


Na Espanha, acabou derrotado por 2-0, mas mesmo assim acabou classificado para a sua segunda final da Liga dos Campeões de sua história. Antes mesmo da final, foi anunciada a venda de um dos principais jogadores do time, Mario Götze, para o Bayern de Munique, exatamente o clube que enfrentou na final da Liga dos Campeões, perdendo por 2-1.


Nas temporadas seguintes (de 2013/14 a 2017/18) o Borussia esteve sempre um passo atrás do grande rival Bayern de Munique, o que frustou as expectativas de reconquistar a hegemonia nacional. Enquanto o clube da Bavaria emplacou uma sequência de seis títulos consecutivos da Bundesliga, o Dortmund levou somente as Supercopas de 2014 e 2015 e na temporada 2016/2017, o clube alemão conquistou a Copa da Alemanha em uma final contra o Eintracht Frankfurt no Estádio Olímpico de Berlim, conquistando assim seu 4° título da copa nacional.


No cenário europeu o Borussia foi longe na UEFA Europa League em 2015/16, caindo nas semifinais para o Liverpool, agora treinado por Klopp, em uma partida dramática em que o clube saiu derrotado por 4-3 no Anfield após ficar duas vezes com vantagem dupla no placar (2x0 e 3x1). Além disso realizou campanhas medianas na principal competição do continente, a Liga dos Campeões, caindo nas quartas de final para o Real Madrid em 2013/14 e para o Monaco em 2016/17 e caindo uma vez nas oitavas diante da Juventus que sagrou-se vice-campeã em 2014/15.



Estádio |



Ver artigo principal: Signal Iduna Park




Signal Iduna Park é o maior estádio da Alemanha


O Westfalenstadion foi construído como sede da Campeonato do Mundo de 1974, e inaugurado em 2 de abril de 1971, para abrigar o crescente número de torcedores, resultante da vitória da equipa na Liga Europa da UEFA.


Ele muitas vezes é chamado de “O Templo”, por conta de seu esmagador tamanho, com capacidade para cerca de 80 mil pessoas. Foi projetado pelo Planungsgruppe Drahtler. Inicialmente o estádio seria construído na cidade de Colónia, mas por conta de dificuldades financeiras, foi recolocado em Dortmund.


O estádio sediou partidas dos Mundiais de 1974 e 2006. Também durante o Campeonato do Mundo de 2006 a capacidade do estádio foi reduzida para 66.981 espectadores por motivos de segurança.



Torcida |


A torcida do Borussia é apontada como uma das maiores da Europa e a segunda maior da Alemanha. Segundo pesquisas, o clube possui cerca de 10,9 milhões de torcedores em todo o território alemão, com aproximadamente 14% de toda a torcida alemã, ficando atrás apenas do Bayern.[6]


A torcida também é conhecida mundialmente por seus tradicionais mosaicos, e uma forte cultura de arquibancada, sempre cantando e incentivando o time, com bandeiras, faixas e expressões artísticas utilizando símbolos do clube.[7]



Títulos |





























































Mundiais


Competição

Títulos

Temporadas

Copa Toyota Intercontinental.pngTrofeo-mini-copa-intercontinental-2.png

Copa Intercontinental
1

1997

Continentais


Competição

Títulos

Temporadas

Coppacampioni.png


Liga dos Campeões da UEFA
1

1996–97

Coppacoppe.png

Recopa Europeia
1

1965-66

Nacionais


Competição

Títulos

Temporadas

Meisterschale.png


Campeonato Alemão
8

1955–56, 1956–57, 1962–63, 1994–95, 1995-96, 2001-02, 2010-11 e 2011-12



Flag of Germany.svg

Copa da Alemanha
4
1964-65, 1988-89, 2011-12 e 2016-17

Flag of Germany.svg

Supercopa da Alemanha
5
1989, 1995, 1996, 2013 e 2014



Uniformes |



Ver artigo principal: Uniformes do Borussia Dortmund


Uniformes dos jogadores |




  • Primeiro Uniforme: Camisa amarela com listras pretas nas mangas, calção preto; meias amarelas com listras pretas;


  • Segundo Uniforme: Camisa preta com detalhes amarelos, calção amarelo e meias pretas;


  • Terceiro Uniforme: Camisa vermelha, calção vermelho e meias vermelhas.




















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Primeiro uniforme













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Segundo uniforme













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Terceiro uniforme













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Primeiro (Europa)













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time


Combinação (Europa)



Uniformes dos goleiros |



  • Camisa roxa, calção e meias roxas;

  • Camisa verde, calção e meias verdes;

















Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

'













Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

Cores do Time

'



Material Esportivo e Patrocinadores[8] |






























































Período
Fabricante
Patrocinador
1974–1976

Adidas

Cidade de Dortmund
1976–1978

Samson
1978–1980

Prestolith
1980–1983

UHU
1983–1986

Artic(ice cream)
1986–1990

Die Continentale
1990–1997

Nike
1997–2000

s.Oliver
2000–2004

Goool.de

E.ON
2004–2005

Nike
2006–2008

Evonik
2009–2011

Kappa
2012–Presente

Puma


Posições no campeonato |



Bundesliga


Elenco atual |


Soccerball current event.svgÚltima atualização: 1 de fevereiro de 2018.































































































































Elenco atual do Borussia Dortmund BVB 1909[9]

N.º

Pos.

Nome

N.º

Pos.

Nome

N.º

Pos.

Nome
1

G

Suíça Roman Bürki
14

A

Suécia Alexander Isak
29

LE

Alemanha Marcel Schmelzer
2

Z

França Dan-Axel Zagadou
16

Z

Suíça Manuel Akanji
33

V

Alemanha Julian Weigl
4

Z

França Abdou Diallo
17

A

Espanha Sergio Gómez
34

M

Dinamarca Jacob Bruun Larsen
5

LD

Marrocos Achraf Hakimi
18

Z

Argentina Leonardo Balerdi
35

G

Suíça Marwin Hitz
6

V

Dinamarca Thomas Delaney
19

V

Alemanha Mahmoud Dahoud
36

Z

Turquia Ömer Toprak
7

M

Inglaterra Jadon Sancho
20

A

Alemanha Maximilian Philipp
40

G

Alemanha Eric Oelschlägel
9

A

Espanha Paco Alcácer
22

M

Estados Unidos Christian Pulisic






10

M

Alemanha Mario Götze
26

LD

Polónia Łukasz Piszczek






11

M

Alemanha Marco Reus
27

A

Alemanha Marius Wolf






13

LE

Portugal Raphaël Guerreiro
28

M

Bélgica Axel Witsel







Técnico: Suíça Lucien Favre





Jogadores notáveis |








  • Alemanha Marco Reus


  • Alemanha Ilkay Gündogan


  • Alemanha Mats Hummels


  • Alemanha Marcel Schmelzer


  • Alemanha Thomas Häßler


  • Alemanha Jürgen Kohler


  • Alemanha Jörg Heinrich


  • Alemanha Christian Wörns


  • Alemanha Julian Weigl


  • Alemanha Stefan Reuter


  • Alemanha Karl-Heinz Riedle


  • Alemanha Roman Weidenfeller


  • Alemanha Sebastian Kehl


  • Alemanha Christoph Metzelder


  • Alemanha Steffen Freund


  • Alemanha Andreas Möller


  • Alemanha Kevin Großkreutz


  • Alemanha Lars Ricken


  • Alemanha Matthias Sammer


  • Alemanha Alfred Preissler


  • Alemanha Jens Lehmann


  • Alemanha Michael Zorc


  • Alemanha Mario Götze





  • Brasil Amoroso


  • Brasil Evanílson


  • Brasil Felipe Santana


  • Brasil Júlio César da Silva


  • Brasil Dedê


  • Brasil Ewerthon


  • Brasil Tinga


  • Croácia Ivan Perišić


  • Polónia Łukasz Piszczek


  • Polónia Robert Lewandowski


  • Polónia Jakub Błaszczykowski


  • Japão Shinji Kagawa


  • Estados Unidos Christian Pulisic


  • Portugal Paulo Sousa


  • Itália Ciro Immobile


  • Turquia Nuri Sahin




  • ArgentinaParaguai Lucas Barrios


  • Sérvia Neven Subotić


  • Checoslováquia Tomáš Rosický


  • Checoslováquia Jan Koller


  • Arménia Henrikh Mkhitaryan


  • Suíça Stéphane Chapuisat


  • FrançaItáliaEspanhaGabão Pierre-Emerick Aubameyang




Recordistas |


Lista dos artilheiros e dos jogadores que mais atuaram com a camisa do Borussia Dortmund na história (em competições oficiais). Atualizado em 31 de janeiro de 2019.[10][11]








  • Em destaque, jogadores ainda em atividade pelo Clube.


Veja também |


  • Ataque a ônibus do Borussia Dortmund


Referências




  1. «Bundesliga club mascots» (em inglês). Bundesliga 


  2. «Signal Iduna-Park» (em alemão). Sítio oficial Borussia Dortmund 


  3. KGaA, Borussia Dortmund GmbH & Co. «The fourth biggest club in the world». www.bvb.de (em inglês). Consultado em 10 de setembro de 2018 


  4. «Dortmund goleia Bayern e concretiza dobradinha com Copa da Alemanha». Portal Terra. 12 de maio de 2012 


  5. «história do borussia dortmund | AS MIL CAMISAS». asmilcamisas.wordpress.com. Consultado em 21 de setembro de 2016 


  6. «Torcidas Alemanha: ranking e crescimento do BVB». borussiadortmund.net.br. Consultado em 10 de abril de 2018 


  7. «Lindo! Dortmund perde, mas impressiona com novo "mosaico 3D"». Terra 


  8. oldfootballshirts Borussia Dortmund


  9. Sítio oficial


  10. «Borussia Dortmund - Estatísticas dos jogadores (Números de jogos pelo Clube)». Transfermarket.pt 


  11. «Borussia Dortmund - Estatísticas dos jogadores (Números de gols marcados pelo Clube)». Transfermarket.pt 



Ligações externas |




  • Site oficial do Borussia Dortmund (em alemão)


  • Página do Borussia Dortmund na FIFA (em inglês)













Popular posts from this blog

flock() on closed filehandle LOCK_FILE at /usr/bin/apt-mirror

Mangá

Eduardo VII do Reino Unido