Galé
Nota: ""Galeota"" redireciona para este artigo. Para o peixe, veja Hyperoplus lanceolatus. Para outros significados, veja Galera.
Em geral, galé ou galera - do grego (γαλέα) - podem designar qualquer tipo de navio movido a remos. Algumas variações possuem mastros e velas para auxiliar a propulsão; eram navios muito usados no Mediterrâneo.
Índice
1 Galera
2 Galeriano
3 Na literatura
4 Referências
5 Ligações externas
6 Ver também
Galera |
Algumas fontes definem com mais precisão o que é uma galera: um tipo de veleiro de três ou mais mastros e vela redonda[1], em todos eles, movida a remos ou a vela. Longa e de baixo bordo, este navio servia tanto a marinha de guerra, como a mercante[2].
Galeriano |
Galeriano é o nome dado aos remadores das galés ou galeras como condenado ou como cativo [3].
Contrariamente à crença generalizada, não eram usados escravos como remadores nas galés, nem pelos Bizantinos nem pelos Árabes, nem sequer pelos seus predecessores Romanos e Gregos.[4] Ao longo da existência do Império, as tripulações bizantinas eram maioritariamente constituídas por homens nascidos livres de classes baixas, que eram soldados profissionais, obrigados por lei a prestar serviço militar (strateia) em troca de pagamento ou terras.
Os pagamentos eram duas a três libras (0,91 a 1,4 kg) de ouro.[5][6] No entanto, eram também empregues estrangeiros prisioneiros de guerra, os cativos.
Na literatura |
A obra de Victor Hugo, Os Miseráveis, conta a história do forçado Jean Valjean, condenado à trabalhar nas galés. Nela, o autor relata detalhes do serviço forçado nas galés francesas do século XIX, revelando um trabalho causticante em condições sub-humanas.
Referências
↑ «Navio-escola Pedro Nunes». Revista da Armada [ligação inativa]
↑ Dicionário Enciclopédico Koogan-Larousse-Seleções
↑ Dic. Enciclopédico Lello Universal - Volume II, Pág. 199
↑ Casson 1991, p. 188.
↑ Pryor 1988, p. 76.
↑ Haldon 1999, p. 267.
Ligações externas |
- Descrição da Galera na página da Revista da Armada
Ver também |
- Galeão