Bugatti
Bugatti | |
---|---|
Logotipo da empresa | |
Razão social | Bugatti Automobiles S.A.S. |
Tipo | Société par actions simplifiée (S.A.S.) |
Atividade | automobilística |
Fundação | 1909 (110 anos) |
Fundador(es) | Ettore Bugatti |
Destino | Vendido a Hispano-Suiza em 1963 |
Sede | Molsheim, França |
Área(s) servida(s) | Mundo |
Proprietário(s) | Grupo Volkswagen |
Produtos | Carros superesportivos |
Website oficial | www.bugatti.com |
Bugatti Automobiles S.A.S é uma marca de automóveis fundada por Ettore Bugatti em 1909, com sede na cidade francesa de Molsheim, na Alsácia.[1] Depois de muitos altos e baixos, ela passou para o controle italiano em 1982, com sede em Modena, onde foram montadas 150 unidades do modelo EB 110.[1] Mas a aventura durou pouco e em 1995 a marca entrou em falência. Em 1998 os direitos sobre a Bugatti foram adquiridos pelo Grupo Volkswagen. A Bugatti até a data é presidida por Franz-Josef Paefgen e tem apenas apresentado como superdesportivo três modelos, o já referido EB 110, o Bugatti Veyron com 3 versões Veyron 16.4, Veyron 16.4 Grand Sport (conversível) e o Veyron 16.4 Super Sport (Top), também existe um protótipo de 4 lugares chamado Galibier.
Um dos seus modelos, o T35 (Tipo 35), iniciado em 1924, é considerado o maior vencedor de corridas de todos os tempos, atribuindo-se-lhe 1850 vitórias em competições[2].
Veículos |
- Bugatti Type 13
- Bugatti Type 101
- Bugatti EB110
- Bugatti EB112
- Bugatti EB118
- Bugatti EB218
- Bugatti Veyron
- Bugatti Chiron
- Bugatti Divo
Referências
↑ ab «História da Bugatti». Portal São Francisco. Consultado em 20 de novembro de 202 Verifique data em:|acessodata=
(ajuda)
↑ «Bugatti Model 100 at the EAA Museum». Consultado em 26 de maio de 2012
Ligações externas |
Sítio oficial (em inglês)- Bugatti bibliografia
- Best cars Web Site. Carros do passado: Obras de arte sobre rodas
- Quatro Rodas. Conheça o motor de 18 cilindros e 72 válvulas da Bugatti