Bugatti
Bugatti  | |
|---|---|
Logotipo da empresa  | |
Razão social  | Bugatti Automobiles S.A.S. | 
Tipo  | Société par actions simplifiée (S.A.S.) | 
| Atividade | automobilística  | 
| Fundação | 1909 (110 anos)  | 
| Fundador(es) | Ettore Bugatti  | 
| Destino | Vendido a Hispano-Suiza em 1963 | 
| Sede | Molsheim, França  | 
| Área(s) servida(s) | |
| Proprietário(s) | Grupo Volkswagen  | 
| Produtos | Carros superesportivos  | 
Website oficial  | www.bugatti.com  | 
1933 Bugatti Type 59 Grand Prix
Bugatti Automobiles S.A.S é uma marca de automóveis fundada por Ettore Bugatti em 1909, com sede na cidade francesa de Molsheim, na Alsácia.[1] Depois de muitos altos e baixos, ela passou para o controle italiano em 1982, com sede em Modena, onde foram montadas 150 unidades do modelo EB 110.[1] Mas a aventura durou pouco e em 1995 a marca entrou em falência. Em 1998 os direitos sobre a Bugatti foram adquiridos pelo Grupo Volkswagen. A Bugatti até a data é presidida por Franz-Josef Paefgen e tem apenas apresentado como superdesportivo três modelos, o já referido EB 110, o Bugatti Veyron com 3 versões Veyron 16.4, Veyron 16.4 Grand Sport (conversível) e o Veyron 16.4 Super Sport (Top), também existe um protótipo de 4 lugares chamado Galibier.
Um dos seus modelos, o T35 (Tipo 35), iniciado em 1924, é considerado o maior vencedor de corridas de todos os tempos, atribuindo-se-lhe 1850 vitórias em competições[2].
Veículos | 
- Bugatti Type 13
 - Bugatti Type 101
 - Bugatti EB110
 - Bugatti EB112
 - Bugatti EB118
 - Bugatti EB218
 - Bugatti Veyron
 - Bugatti Chiron
 - Bugatti Divo
 
Referências
↑ ab «História da Bugatti». Portal São Francisco. Consultado em 20 de novembro de 202 Verifique data em:|acessodata=(ajuda)
↑ «Bugatti Model 100 at the EAA Museum». Consultado em 26 de maio de 2012
Ligações externas | 
Sítio oficial (em inglês)- Bugatti bibliografia
 - Best cars Web Site. Carros do passado: Obras de arte sobre rodas
 - Quatro Rodas. Conheça o motor de 18 cilindros e 72 válvulas da Bugatti