
Multi tool use
Conversor de binário (português europeu) ou conversor de torque (português brasileiro) é um dispositivo usado para transferir a força de rotação de um elemento motor (motor térmico, eléctrico, etc) para um eixo de carga, ou movido. Conversor de torque é uma modificação do sistema de transmissão hidráulica (embreagem hidráulica) e é comumente usado em automóveis de transmissão automática em substituição à embreagem manual, por fricção.
É composto por três elementos: bomba, estator (ou reactor) e turbina. A bomba é permanentemente conectada ao motor, propriamente dito; o estator é a parte fixa, responsável por direcionar o fluxo do fluido; a turbina é a parte movida, permanentemente conectada à caixa de velocidades, por exemplo. Não existe contato entre a bomba e a turbina.
O fluido que sai das palhetas da turbina é direcionado para a bomba pelas palhetas do reator. A não existência do reator implicava que o fluido iria atuar contra as palhetas da bomba absorvendo parte da sua energia.
Direcionar o fluido a acelerando-o nas palhetas do reactor estamos não só a evitar perdas de energia mas a aumentar o binário disponível (daí o nome de conversor de binário). O estator atualmente funciona usando uma embreagem unidirecional, permitindo que rode no mesmo sentido do conversor (da bomba e da turbina) a mais elevadas velocidades. Esta rotação do estator permite que reduzir o efeito reativo do fluido nas sua palhetas, minimizando o aquecimento do fluido, bem como as perdas de velocidade.
Referências
 |
Este artigo sobre automóveis é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. |
Partes do automóvel |
Motorização |
Cabeçote |
Árvore de cames • Balanceiro • Colector • Distribuidor • Injetor • Tucho • Válvula • Vela
|
Bloco e cárter
|
Biela • Bronzina • Cambota • Cilindro • Junta do cabeçote • Pistão • Volante do motor
|
Sobrealimentação |
Turbocompressor • Supercompressor
|
|
Transmissão |
Conversor de torque • Diferencial • Dupla embreagem • Eixo • Eixo cardã • Embreagem • Junta homocinética • Semieixo • Sincronizador • Transeixo •
Transmissão continuamente variável
|
Suspensão |
Amortecedor • Barra de torção • Braço oscilante • Bieletas • Coxim • Pneu
|
Frenagem |
ABS • EBD • ESP • Freio a disco • Freio de estacionamento • Freio a tambor • Pastilha de freio • Freio de serviço
|
Carroceria |
Aerofólio • Body kit • Capô • Chassi • Difusor • Para-choque • Para-brisa • Quebra-mato • Quebra-vento • Teto solar • Santantônio • Spoiler
|
Segurança |
Airbag • Alarme automotivo • Buzina • Cinto de segurança • Farol de rodagem diurna • Luzes automotivas • Limpador de para-brisa • Retrovisor • Sensor de estacionamento • Pneu reserva (estepe) • Triângulo de segurança • Pisca-alerta
|
Injeção e ignição
|
Bomba injetora • Carburador • ECU • Estequiômetro • Injetor • Injeção eletrônica • Vela
|
Exaustão |
Catalisador • Colector • Escapamento • Filtro de partículas diesel
|
Elétrica |
Alternador • Bateria automotiva • Motor de arranque
|
Guarda objetos |
Porta-malas • Porta-luvas • Porta-copos
|
Interior |
Volante • Acendedor de cigarros • Quebra-sol • Acelerador • Tacômetro • Odómetro • Velocímetro • Medidor de combustível
|
Outros |
Aquecedor central • Ar condicionado • Alavanca de câmbio • Calota • Coluna de direção • Direção assistida • Filtro de ar • Radiador • Trava elétrica • Macaco
|
Portal dos carros
Portal da engenharia
W1L 2yfJ6dPzqrjX2QB,9jXCt7Ef7oNEov6u4ykaRDkLe0eSMWkgzAX3I6k,LO iiePdW Kso