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A música negra ou black music, também conhecida como música afro-brasileira no Brasil, e música afro-americana nos, é um termo dado a todo um grupo de gêneros musicais que emergiram ou foram influenciados pela cultura de descendentes africanos em países colonizados por um sistema agrícola baseado na utilização de mão-de-obra escrava (plantation).[1]
As músicas africanas foram trazidas pelos escravos para os países americanos, onde se desenvolveram novas técnicas com novos instrumentos, formando variados gêneros musicais que caracterizaram a vida de negros norte-americanos antes da guerra civil americana. Os gêneros principais incluem jazz, blues, rhythm and blues, soul, rock and roll, e, mais recentemente, o rap, que é um dos cinco elementos da cultura hip-hop. A música foi usada como uma forma de expressar desejos e necessidades que foram ignoradas devido a climas raciais e políticas adversas.[2] O termo també às vezes para abranger qualquer gênero musical com uma grande proporção de artistas negros, ou de uma forma muito estreita para significa urbana ou música "gueto". O uso do termo tem sido criticado como racista por ligar gêneros musicais à cor da pele mas, nos últimos anos, estes gêneros musicais negros têm tido um expressivo número crescente de artistas brancos ganhando notoriedade.
O termo não é de caráter segregativo porque todas as origens podem tanto apreciar a mesma música, mesmo se eles não têm mais nada em comum. É uma questão de gosto e opiniões, e não argumentos intelectuais. Outro fato importante é ela ter raízes visíveis na África. Foi uma maneira que os primeiros escravos podiam expressar-se e comunicar-se quando eles estavam sendo realocados. Em um tempo onde o seu mundo sócio-cultural estava sendo renegado, a música serviu como uma fuga e forma de comunicação / expressão e sutis formas de protesto social para comunidades negras iniciais. A capacidade da música para atuar como um fator de ligação forneceu a cultura negra um forte senso de conectividade.
O termo afropop, usado para música popular da África,[3] também pode ser aplicado para a música de outros continentes.[4]
A Música Negra no Brasil se iniciou na década de 1960 nos Bailes Black, festas onde tocavam discos de Funk, Soul, Miami Bass, Rap, Reggae, dentre vários outros estilos estrangeiros. Nesse contexto, acontecia a Ditadura Militar, o que impossibilitou as músicas negras brasileiras de terem alta politização, mas não as impediu de serem uma importantíssima afirmação estética e cultural da comunidade negra, além de ter proporcionado uma melhora na autoestima dos membros dessa, por meio da possibilidade que surgia de terem mais voz na sociedade. Nos Bailes Black, que eram frequentados por pessoas de classe média-baixa, havia as Equipes de Som (influenciadas pelos "Sound Systems" surgidos na Jamaica), como a Gran Prix, a Furacão 2000, e a Cash Box. Essas festas que aconteciam principalmente em São Paulo (onde era mais tocado o Rap, resultado do movimento Hip-hop que surgia nesse período) e no Rio de Janeiro (onde era mais explorado o Miami Bass, que era confundido com o Funk e deu origem ao Funk carioca e ao paulista, posteriormente). Nota-se também a existêcia de Bailes Black em Belo Horizonte, os quais seguiram os mesmos traços da música negra.
Índice
1Na África
2Nos Estados Unidos
3Na Caribe
4No Brasil
5Representações na mídia
5.1Cinema
5.2Teatro
5.3Televisão
6Ver também
7Referências
8Ligações externas
Na África |
Afrobeat
Tribal House
Kizomba
Kuduro
Música popular da África
Nos Estados Unidos |
Blues
Rock and roll
Espiritual negro
Disco
Electro
Funk
Jazz
Rap
Rhythm and blues
Soul
Hip Hop
Na Caribe |
Dancehall
Dub
Ska
Soca
Reggae
No Brasil |
Axé
Bossa nova
Choro
Funk carioca
Funk melody
Ijexá
Lambada
Lundu
Maxixe
Maracatu
Pagode
Samba
Samba-rock
Samba-funk
Samba-reggae
Representações na mídia |
Cinema |
1954: Carmen Jones
1959: Porgy and Bess
1959: Orfeu Negro
1961: Paris Blues
1972: Lady Sings the Blues
1978: The Wiz
1980: Os Irmãos Cara-de-Pau
1984: Purple Rain
1988: Bird
1993: What's Love Got to Do with It
1998: Os Irmãos Cara-de-Pau 2000
1999: Orfeu
2003: Tupac: Resurrection
2004: Ray
2005: Hustle & Flow
2006: Dreamgirls - Em Busca de um Sonho
2007: Antônia - O Filme
2007: Honeydripper - Do Blues ao Rock
2008: Cadillac Records
Teatro |
1934: Porgy and Bess
1940: Cabin in the Sky
1943: Carmen Jones
1973: Raisin
1975: The Wiz
1981: Dreamgirls
1982: Ain't Misbehavin'
1998: Ragtime
2005: The Color Purple
Televisão |
Black Entertainment Television (BET)
BET J
BET Hip-Hop
BET Gospel
MTV Jams
VH1 Soul
Black Music Television (MR1)
Ver também |
Blaxploitation
MOBO Awardsueio
Referências
↑Oswaldo Faustino (2011). «A negritude na formação musical». Editora Escala. Raça Brasil (162)
↑Davi da Rosa Ramos (2017). «Música negra e racismo nos EUA». Editora Escala. Sociologia Ciência e Vida (69)
↑Marco Antonio Miguel. «Congotronics». Editora Escala. Raça Brasil. 159 páginas
↑Margareth Menezes. "A origem do afropop
Ligações externas |
Centro para Pesquisa de Música Negra (em inglês)
Música Negra EUA (em inglês)
BET.com (em inglês)
Música Negra no HowStuffWorks (em português)
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Eduardo VII Rei do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda e dos Domínios Britânicos de Além-mar Imperador da Índia Rei do Reino Unido e Imperador da Índia Reinado 22 de janeiro de 1901 a 6 de maio de 1910 Coroação 9 de agosto de 1902 Delhi Durbar 1 de janeiro de 1903 Predecessora Vitória Sucessor Jorge V Esposa Alexandra da Dinamarca Descendência Alberto Vitor, Duque de Clarence e Avondale Jorge V do Reino Unido Luísa, Princesa Real Vitória de Gales Maud de Gales Alexandre João de Gales Casa Saxe-Coburgo-Gota Nome completo Alberto Eduardo Nascimento 9 de novembro de 1841 Palácio de Buckingham, Londres, Reino Unido Morte 6 de maio de 1910 (68 anos) Palácio de Buckingham, Londres, Reino Unido Enterro Capela de São Jorge, Windsor, Berkshire, Reino Unido 20 de maio de 1910 Pai Alberto de Saxe-Coburgo-Gota Mãe Vitória do Reino Unido Assinatura ...