Bell UH-1 Iroquois
Bell UH-1 Iroquois | |
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Um Iroquois do Exército dos Estados Unidos | |
Descrição | |
País de origem | Estados Unidos |
Fabricante | Bell Helicopter |
Período de produção | 1956-1986 |
Quantidade produzida | + 16.000 |
Desenvolvido em |
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Primeiro voo em | 20 de outubro de 1956 (62 anos) |
Introduzido em | 1959 |
Aposentado em | Ainda em serviço limitado |
Variantes |
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Tripulação | 4 |
Especificações | |
Dimensões | |
Comprimento | 17,40 m (57,1 ft) |
Altura | 4,39 m (14,4 ft) |
Diâmetro do(s) rotor(es) | 14,63 m (48,0 ft) |
Propulsão | |
Motor(es) | 1 × Lycoming T53-L-11 turboshaft, 1.100 shp (820 kW) |
Performance | |
Velocidade máxima | 217 km/h (117 kn) |
Velocidade de cruzeiro | 201 km/h (108 kn) |
Alcance (MTOW) | 507 km (315 mi) |
Teto máximo | 5,910 m (19,4 ft) |
Aviso | |
O UH-1 Iroquois é um helicóptero militar da fabricante Bell Helicopter Textron, vulgarmente (oficialmente pelo Corpo de Marines dos Estados Unidos) referido como Huey, que se celebrizou pela intensiva utilização e brilhante desempenho na Guerra do Vietnam. A letra "U" refere-se a "Utilitário", em contraste com as versões de ataque e transporte.
O UH-1 foi desenvolvido em 1955 durante testes levados a cabo pelo US Army com o Bell 204/205. A designação inicial, HU-1 (helicóptero utilitário) levou à banalização da atual alcunha, Huey. Introduzido pela primeira vez ao serviço militar, em 1955, entrou em produção em 1962 como UH-1. Os últimos aparelhos foram produzidos em 1976, num total de 16.000 unidades[1], dos quais aproximadamente 7.000 participaram da Guerra do Vietnam. Neste conflito, foram abatidos 2.202 pilotos e perdidas aproximadamente 2.500 unidades, durante combates, e em acidentes de operação.
Atualmente, a Força Aérea Brasileira opera 5 aeronaves em apenas um esquadrão, sendo aos poucos substituídas por aeronaves de asas rotativas mais modernas, devido ao envelhecimento da frota. Atua em missões de escolta, assalto aerotransportado e salvamento em combate.
No dia 25 de junho de 2012, a República Brasileira, por meio da lei nº 12.679, autorizou a doação de 4 aeronaves UH-1 Iroquois do acervo da Força Aérea Brasileira para a Força Aérea Boliviana.[2]
Referências
↑ http://www.bellhelicopter.com/en/aircraft/military/bellUH-1Y.cfm, Site oficial do Bell UH-1
↑ «Lei nº 12.679, de 25 de junho de 2012». planalto.gov.br. 26 de junho de 2012. Consultado em 26 de junho de 2012