Hermafrodito
Hermafrodito | |
---|---|
Mosaico de Hermafrodito Época Romana, Séculos II-III d.C. | |
Pais | Afrodite e Hermes |
Hermafrodito (em grego: Ἑρμαφρόδιτος), na mitologia grega, era filho de Afrodite e de Hermes, equivalente a Afrodito. Este representa a fusão dos dois sexos e não tem género definido. Teria nascido um menino extremamente bonito, que se transformou posteriormente num ser andrógino por haver se unido à ninfa Salmacis.[nota 1]
Foi a partir deste mito que se batizou os conceitos de hermafrodita e hermafroditismo.
Índice
1 Mito
2 Ver também
3 Notas
4 Referências
Mito |
O nome Hermafrodito deriva da união dos nomes paternos Hermes e Afrodite, respectivamente Mercúrio e Vênus na mitologia romana.[nota 2]
Seu mito mais famoso é encontrado nas Metamorfoses de Ovídio. Foi levado pelas ninfas até o Monte Ida, uma montanha sagrada da Frígia (no atual território da Turquia). Quando atingiu quinze anos, sentindo-se enfadado do lugar, viajou para as cidades da Lícia e de Cária. Estava nos bosques da Cária, perto de Halicarnasso (atual Bodrum, na Turquia) quando encontrou Salmacis, uma náiade, em sua humilde casa amarela que fica situada numa lagoa.
Tomada de luxúria ante a beleza do jovem, ela tentou seduzi-lo, mas foi rejeitada. Quando pensou que ela havia ido embora, Hermafrodito despiu-se e entrou nas águas vazias do lago. Salmacis então saiu de trás duma árvore e mergulhou, enlaçando o moço e beijando-o violentamente, tocando em seu peito.
Enquanto ele lutava por desvencilhar-se, ela invocou aos deuses para nunca mais separá-los. Seu desejo foi concedido, e seus corpos se misturaram numa forma intersexual. Hermafrodito, aflito e envergonhado, fez então seu próprio voto, amaldiçoando o lago de forma que todo aquele que ali se banhasse seria igualmente transmutado, como ele próprio.
"Esta versão do mito não é certamente a antiga", observou o estudioso Karl Kerenyi, comparando o mito do belo efebo com o de Narciso e de Jacinto, que foram cultos heróicos arcáicos, e de Hymenaios.[1]
Hermafrodito adormecido
Museu do Louvre
Hermafrodito
Época helenística
A ninfa Salmace, antes de fundir-se com Hermafrodito
Hermafrodito
120-140 d.C.
Ver também |
- Temas LGBT na mitologia
Notas
↑ O vidente Tirésias passou a vida sob a mutação de gêneros (homem e mulher), mas não as duas formas ao mesmo tempo; Hermafrodito é o único caso em que os dois géneros estão no mesmo mito grego.
↑ Estas três divindades figuram em diversas figurações eróticas ou relacionadas à fertilidade. Às vezes Hermafrodito é referido apenas como "Afrodito". O deus fálico Príapo era também filho de Hermes, nalgumas versões, e o deus do amor, Eros, era filho de Hermes e Afrodite.
Referências
↑ Kerenyi, p. 172.