BR-163
BR-163  | ||||||
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País  | ||||||
| Identificador | BR-163  | |||||
| Tipo | Rodovia Longitudinal  | |||||
| Extensão | 3470 km | |||||
| Extremos • Norte: • Sul:  | Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós, Pará Tenente Portela, Rio Grande do Sul  | |||||
| Trecho da | ||||||
| Interseções | BR-230, BR-364, BR-070, BR-262, BR-060, BR-267, BR-463, BR-272, BR-369, BR-277, BR-280, BR-282, BR-472  | |||||
| Concessionária | Rota do Oeste (trecho mato-grossense) CCR MSVia (trecho sul mato-grossense)  | |||||
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Rodovias do Brasil  | ||||||
A BR-163 é uma rodovia longitudinal do Brasil. Possui 3470 km de extensão e liga atualmente Tenente Portela, no Rio Grande do Sul, a Santarém, no Pará. É uma das principais rodovias do interior do Brasil juntamente com a BR-158 e BR-364.
É uma rodovia que integra o Sul ao Centro-Oeste e Norte do Brasil. Possui fundamental importância para o escoamento da produção da parte paraense da Região Norte e norte da Região Centro-Oeste do Brasil. Em 20 de março de 2014, dois trechos da rodovia foram entregues a iniciativa privada por meio de concessões de 30 anos, como parte da terceira etapa do Programa de Investimentos em Logística do Governo Federal, lançado em 2012. São eles o trecho que atravessa o estado do Mato Grosso e o trecho que atravessa o estado do Mato Grosso do Sul.
Desde 2009 a BR-163 conta com o policiamento de mais 340 agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a qual já conta com bases espalhadas pela rodovia, além das que estão em fase de construção para receber os novos policiais. Estima-se que até 80% da estrada está re-pavimentada.[1]
Grande parte da rodovia não é pavimentada no estado do Pará, sendo a maior parte pavimentada na área urbana da cidade de Santarém até a cidade de Rurópolis. As obras de pavimentação ainda estão em andamento na rodovia no ano de 2018.
Índice
1 Trajeto
1.1 No Pará
1.2 Em Mato Grosso
1.3 Mato Grosso do Sul
1.4 No Paraná
1.5 Em Santa Catarina
1.6 No Rio Grande do Sul
2 Ver também
3 Referências
4 Ligações externas
Trajeto | 
Liga os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. De Tenente Portela-RS até Cascavel-PR possui pista simples, com largura de 6,6m e acostamento reduzido. Esse trecho está em fase de alargamento. A partir de Cascavel em direção norte, a rodovia dá acesso também para Ponta Porã, Porto Murtinho (acessos para o Paraguai) e Corumbá (acesso para a Bolívia). A Cuiabá-Santarém (com 1780 km total) liga a capital do Mato Grosso, Cuiabá, a Santarém, no Pará. Essa rodovia compreende os seguintes trechos:
No Pará | 
No estado do Pará a rodovia atravessa uma das regiões mais ricas do país em recursos naturais e potencial econômico, sendo marcada pela presença de importantes biomas brasileiros, como a Floresta Amazônica, o Cerrado e as áreas de transição entre eles, além de bacias hidrográficas importantes, como a do Amazonas, do Xingu e Teles Pires-Tapajós. No lado norte do Rio Amazonas, também existem os trechos entre Alenquer e a localidade de Onças, em Oriximiná, além do trecho entre a  Cachoeira Porteira, no Rio Trombetas, e o final da rodovia, logo após o entroncamento com a BR-210, também em Oriximiná. Este último trecho possui um total de 233 km e está entre os trechos rodoviários mais isolados do Brasil, e um local com um dos maiores índices pluviométricos.
- Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós-PA (próximo à fronteira com o Suriname) - Ponto extremo norte
 - Entroncamento com a BR-210
 - Distrito de Cachoeira Porteira (Oriximiná)
 - Oriximiná
 
Óbidos - até o km 30 (10 km contíguos com a PA-254)- Curuá
 - Santarém
 
Belterra
- Acesso a Aveiro pela PA-435
 
- Acesso a Aveiro pela PA-435
 
Rurópolis
- Interseção com a BR-230
 - Acesso a Altamira e Marabá pela BR-230
 
- Interseção com a BR-230
 
Itaituba (Distrito de Moraes de Almeida)- Novo Progresso
 
Altamira (Distrito de Castelo dos Sonhos)
Em Mato Grosso | 
Desflorestamento em 2014
Em 20 de março de 2014, a Concessionária Rota do Oeste, empresa da Odebrecht TransPort, assumiu a concessão da BR-163 no trecho Mato Grosso. Ao longo dos 30 anos de concessão, é de responsabilidade da Rota do Oeste a duplicação dos 453,6 km de pistas simples – os outros 400 km são de responsabilidade do DNIT - devendo ser construídos novos trevos, pontes, viadutos e entroncamentos [2]. A rodovia é a principal rota de escoamento da safra de grãos do Estado, que é o principal produtor nacional.
Guarantã do Norte
- Acesso a Novo Mundo e Alta Floresta pela MT-419
 
- Acesso a Novo Mundo e Alta Floresta pela MT-419
 - Matupá
 - Peixoto de Azevedo
 
Terra Nova do Norte
- Acesso a Nova Guarita e Alta Floresta pela MT-208
 
- Acesso a Nova Guarita e Alta Floresta pela MT-208
 
Nova Santa Helena
- Acesso a Colíder e Alta Floresta pela MT-320
 
- Acesso a Colíder e Alta Floresta pela MT-320
 
Itaúba
- Acesso a Porto dos Gaúchos pela MT-220
 
- Acesso a Porto dos Gaúchos pela MT-220
 
Sinop
- Acesso a Santa Carmem pela MT-422
 - Acesso a Vera pela MT-225
 
- Acesso a Santa Carmem pela MT-422
 
Sorriso
- Acesso a Nova Ubiratã pela MT-242
 
- Acesso a Nova Ubiratã pela MT-242
 
Lucas do Rio Verde
- Acesso a Tapurah pela MT-449
 
- Acesso a Tapurah pela MT-449
 
Nova Mutum
- Acesso a Santa Rita do Trivelato pela MT-235
 - Acesso a Diamantino pela MT-010
 
- Acesso a Santa Rita do Trivelato pela MT-235
 - Nobres
 
Rosário Oeste
- Acesso a Barra do Bugres pela MT-246
 
- Acesso a Barra do Bugres pela MT-246
 
Jangada
- Acesso a Acorizal
 
- Acesso a Acorizal
 
Várzea Grande
- Acesso a Cáceres, Nossa Senhora do Livramento e Poconé pela BR-070
 
- Acesso a Cáceres, Nossa Senhora do Livramento e Poconé pela BR-070
 
Cuiabá
- Intersecção com a BR-364 e BR-070
 - Acesso a Chapada dos Guimarães
 
- Intersecção com a BR-364 e BR-070
 
Jaciara
- Acesso a Dom Aquino e Campo Verde
 
- Acesso a Dom Aquino e Campo Verde
 - São Pedro da Cipa
 - Juscimeira
 
Rondonópolis
- Acesso a BR-364 e BR-060
 - Acesso a Mineiros, Jataí, Rio Verde e Goiânia - GO
 - Acesso a Brasília - DF
 - Acesso a Itiquira pela MT-370
 
- Acesso a BR-364 e BR-060
 
Mato Grosso do Sul | 
- Ver artigo Rodovias de Mato Grosso do Sul
 
Em 2014, a rodovia foi privatizada no trecho Mato Grosso do Sul, sendo que o Grupo CCR venceu o leilão de concessão e irá operar todo trecho através da CCR MSVia[3] por 30 anos, iniciando a obra de duplicação nesse trecho. A rodovia tem papel fundamental no comércio, no turismo e principalmente na logística de transporte da agroindústria, pois é o principal corredor de exportação do estado do Mato Grosso do Sul para atingir os portos dos estados do Paraná e Santa Catarina. 
A rodovia dá acesso também para Ponta Porã, Porto Murtinho (acessos para o Paraguai) e Corumbá (acesso para a Bolívia).
Sonora
- Acesso a Pedro Gomes pela MS-215 e MS-418
 
- Acesso a Pedro Gomes pela MS-215 e MS-418
 - Coxim
 
Rio Verde
- Acesso a Aquidauana pela MS-427
 
- Acesso a Aquidauana pela MS-427
 
São Gabriel do Oeste
- Acesso a Rio Negro pela MS-430
 - Acesso a BR-060
 - Acesso a Camapuã
 
- Acesso a Rio Negro pela MS-430
 
Bandeirantes
- Acesso a Rochedo pela MS-244
 
- Acesso a Rochedo pela MS-244
 - Jaraguari
 
Campo Grande
- Interceção com a BR-262 e BR-060
 - Acesso a Três Lagoas, Aquidauana e Corumbá pela BR-262
 - Acesso a Sidrolândia pela BR-060
 
- Interceção com a BR-262 e BR-060
 
Nova Alvorada do Sul
- Acesso a BR-267 (divisa com São Paulo)
 
Rio Brilhante
- Acesso a BR-267 (Maracaju e Jardim)
 - Acesso a Douradina pela MS-470
 
Dourados
- Intersecção com a BR-463
 - Acesso a Fátima do Sul pela MS-376
 - Acesso a Itaporã pela MS-156
 - Acesso a Bela Vista pela MS-270
 - Acesso a Ponta Porã pela BR-463
 - Acesso a Laguna Carapã pela MS-379
 
- Intersecção com a BR-463
 
Caarapó
- Acesso a Amambai pela MS-156
 
- Acesso a Amambai pela MS-156
 - Juti
 
Naviraí
- Acesso a Ivinhema e Nova Andradina pela MS-141
 - Acesso ao distrito de Porto Caiuá pela MS-489/Intersecção com a BR-487
 
- Acesso a Ivinhema e Nova Andradina pela MS-141
 
Itaquiraí
- Acesso a Icaraíma e Umuarama - PR pela BR-487
 
- Acesso a Icaraíma e Umuarama - PR pela BR-487
 
Eldorado
- Acesso a Amambai e Ponta Porã pela MS-295
 
- Acesso a Amambai e Ponta Porã pela MS-295
 - Japorã
 - Mundo Novo
 
No Paraná | 
No estado do Paraná a rodovia passa por importantes cidades como Cascavel e Toledo. Trecho que está em fase de duplicação.
Guaíra
- Intersecção com a BR-272
 
- Intersecção com a BR-272
 
Mercedes
- Acesso a Pato Bragado
 
- Acesso a Pato Bragado
 - Marechal Cândido Rondon
 - Quatro Pontes
 
Toledo
- Acesso a Palotina e Assis Chateaubriand pela PR-182 (A)
 - Acesso a São Pedro do Iguaçu e Santa Helena pela PR-182 (B)
 
Cascavel
- Intersecção com a BR-277 e BR-369
 - Acesso a Foz do Iguaçu e Campo Mourão pela BR-369
 - Acesso a Guarapuava, Ponta Grossa e Curitiba pela BR-277
 
- Intersecção com a BR-277 e BR-369
 - Santa Tereza do Oeste
 - Lindoeste
 
Santa Lúcia
- Acesso a Boa Vista da Aparecida pela PR-484
 
- Acesso a Boa Vista da Aparecida pela PR-484
 - Capitão Leônidas Marques
 - Capanema
 
Planalto
- Acesso a Realeza
 
- Acesso a Realeza
 - Pérola d'Oeste
 - Pranchita
 
Santo Antônio do Sudoeste
- Acesso a Ampere
 
- Acesso a Ampere
 - Bom Jesus do Sul
 
Barracão
- Intersecção com a BR-280
 - Acesso a Palmas - PR
 
- Intersecção com a BR-280
 
Em Santa Catarina | 
No estado de Santa Catarina a rodovia ganha o status de centro rodoviário escoador do Brasil, mais notadamente a partir de São Miguel do Oeste.
- Guarujá do Sul
 
São José do Cedro
- Acesso a Anchieta
 
- Acesso a Anchieta
 - Guaraciaba
 
São Miguel do Oeste
- Intersecção com a BR-282
 
- Intersecção com a BR-282
 
Descanso
- Acesso a Belmonte
 
- Acesso a Belmonte
 
Iporã do Oeste
- Intersecção com a BR-386
 - Acesso a Mondaí
 
- Intersecção com a BR-386
 - Itapiranga
 
No Rio Grande do Sul | 
No estado do Rio Grande do Sul possui o menor trecho da BR-163 atendendo apenas três municípios. Único estado que esta rodovia não tem status centralizador.
- Barra do Guarita
 - Vista Gaúcha
 
Tenente Portela - Ponto extremo sul
- Intersecção com a BR-472
 - Acesso a Frederico Westphalen
 
- Intersecção com a BR-472
 
Ver também | 
- Rodovia Cuiabá-Santarém
 
Referências
↑ [1]
↑ «Concessionária Rota do Oeste: sobre a concessão». Consultado em 22 de julho de 2017
↑ «Concessionária CCR MSVia BR-163 MS»
Ligações externas | 
- Condições das Rodovias - Site do DNIT
 
Informações detalhadas sobre o Sistema Nacional de Viação (em português) no Visualizador de Informações Geográficas do DNIT
Página de um Comitê Gestor da BR-163(Site desatualizado, fala apenas sobre as obras no trecho Cuiabá - Santarém)