Fieseler Fi 156 Storch
Fi 156 Storch | |
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Fieseler "Storch" pintado com as mesmas cores daquele que foi usado por Erwin Rommel no norte da África. | |
Descrição | |
Tipo / Missão | Aeronave de reconhecimento e comunicação, com motor a pistão, monomotor monoplano |
País de origem | Alemanha |
Fabricante | Fieseler Morane-Saulnier |
Período de produção | 1937-1949 (1965 para o MS 500) |
Quantidade produzida | +2900 |
Primeiro voo em | 24 de maio de 1936 (82 anos) |
Introduzido em | 1937 |
Aposentado em | Alemanha:1945 França: 1970 |
Tripulação | 2 |
Especificações | |
Dimensões | |
Comprimento | 9,9 m (32,5 ft) |
Envergadura | 14,3 m (46,9 ft) |
Altura | 3,1 m (10,2 ft) |
Área das asas | 26 m² (280 ft²) |
Alongamento | 7.9 |
Peso(s) | |
Peso vazio | 860 kg (1 900 lb) |
Peso carregado | 1 260 kg (2 780 lb) |
Propulsão | |
Motor(es) | 1 x motor a pistão V8 invertido refrigerado a ar Argus As 10 |
Potência (por motor) | 240 hp (179 kW) |
Performance | |
Velocidade máxima | 175 km/h (94,4 kn) |
Alcance (MTOW) | 380 km (236 mi) |
Teto máximo | 4 600 m (15 100 ft) |
Razão de subida | 4,8 m/s |
Armamentos | |
Metralhadoras / Canhões | 1 metralhadora MG 15 de 7,92 mm (0,312 in) |
Bombas | Cabides sob as asas: minas anti-pessoais (versão P) |
Notas | |
Dados de: [carece de fontes] Aviso | |
Fieseler Fi 156 "Storch" - foi um avião de combate utilizado na Segunda Guerra Mundial pela Alemanha.
Por ser um avião "para ir a qualquer lugar", o Storch esteve em todas as zonas de combate, desde o Ártico e a Frente Oriental até o Deserto Ocidental.
Índice
1 História
2 Usuários
3 Imagens
4 Referências
5 Ligações externas
História |
O Storch ("cegonha") foi desenhado como avião de cooperação, resgate e reboque para o exército. Foi a primeira aeronave STOL (para decolagem e pouso em pistas curtas) da história.[1] Muitos oficiais alemães de alto posto possuíam o seu Fi 156 pessoal, entre eles os marechais de campo Erwin Rommel e Albert Kesselring.
Mas este modelo é muito mais conhecido por seu dramático uso na Operação Carvalho, o resgate de Benito Mussolini,[2], que estava nos Apeninos em setembro de 1943. E também pelo voo de Hanna Reitsch, durante a batalha de Berlim, que transportou sob forte oposição de artilharia anti-aérea soviética em abril de 1945, Robert von Greim que havia sido convocado por Hitler para assumir o comando da Luftwaffe no lugar de Göring que havia sido demitido.
Usuários |
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Imagens |
Fieseler Fi 156 com distintivos da Luftwaffe.
Gran Sasso 12 de Setembro de 1943: Pára-quedistas alemães que libertaram Mussolini. Ao fundo um Storch.
Fieseler Fi 156 da Força Aérea Sueca.
Storch da Força Aérea Espanhola no Museo del Aire, em Madri, junto a um motor Argus As 10.
Fieseler Fi 156 da força aérea suíça no Deutsches Museum.
Fieseler Fi 156 no museu Flugwerft Schleißheim (pertencente ao Deutsches Museum). Este Storch encontra-se em condições de voo.
Storch na La Ferté-Alais air show [3] (24 de Maio de 2010).
Referências
↑ (em português) 2guerra - Fieseler Fi-156 Storch
↑ (em português) Milavicorner - Operação Carvalho: O resgate de Mussolini
↑ (em francês) (em inglês) AJBS
Ligações externas |
- (em alemão) Deutsches Museum
- (em francês) Richard Ferriere
- (em inglês) 1000aircraftphotos
- (em português) Luftwaffe39-45