Messerschmitt Bf 110
| Bf 110 | |
|---|---|
|  Bf 110C do Zerstörergruppe 1. | |
| Descrição | |
| Tipo / Missão | Caça pesado | 
| País de origem |  Alemanhasta | 
| Fabricante | Bayerische Flugzeugwerke Messerschmitt AG | 
| Período de produção | 1937-1945 | 
| Quantidade produzida | 6170[1] | 
| Primeiro voo em | 12 de maio de 1936 (82 anos) | 
| Introduzido em | 1937 | 
| Aposentado em | 1945 (Luftwaffe) | 
| Tripulação | 2-3 | 
| Notas | |
| Dados: Ver texto Aviso | |
Messerschmitt Bf 110 foi um avião de caça bimotor alemão, produzido antes do início da Segunda Guerra Mundial, sendo usado até os últimos dias da guerra.[2]
Índice
 1 Segunda Guerra Mundial
 
 2 Especificações (Messerschmitt Bf 110 C-4)
 
 3 Especificações (Messerschmitt Bf 110 G-2)
 
 4 Ver também
 
 5 Notas
 
 6 Referências
 
 6.1 Bibliografia
 
 
 
 
 
Segunda Guerra Mundial | 
Durante a Invasão da Polônia esteve na ativa em dez grupos da Luftwaffe, sendo empregado o modelo Bf 110C, onde atuou praticamente em missões de apoio às tropas em terra.[2]
Foi inicialmente desenvolvido para a missão de caça pesado, mas quando entrou em ação na Batalha da Inglaterra, não conseguiu combater com os Supermarine Spitfire e Hawker Hurricane, já que estes possuíam uma melhor manobrabilidade. As unidades foram retiradas do combate neste fronte e enviadas para o Norte da África e a Frente Oriental. Após foi convertido para a missão de caça noturno, onde passou a combater os bombardeiros Wellington e Whitley que alcançavam uma velocidade muito inferior.[2]
Permaneceu em serviço até o final da guerra, tendo sido produzidos um total de 6150 unidades.[2]

Aviões Messerschmitt Me 110 , em voo sobre Budapeste (janeiro 1944).

Bf 110 E-1, Zerstörer-Ergänzungsgruppe, Deblin-Irena (Polônia, 1942).
Especificações (Messerschmitt Bf 110 C-4)
- Descrições gerais
 Tripulação: 2-3 (3 na versão noturna)
 Comprimento: 12,3 m (40 ft)
 Envergadura: 16,3 m (53 ft)
 Altura: 3,3 m (11 ft)
 Área alar: 38,8 m² (418 ft²)
 Peso vazio: 4 500 kg (9 920 lb)
 Peso bruto (carregado): 6 700 kg (14 800 lb)
- Motorização
 Número de motores: 2x
 Tipo do motor: Motor a pistão
 Fabricante/modelo: Daimler-Benz DB 601B-1 V12 invertido refrigerado a liquido
 Potência por motor: 1 085 hp (809 kW)
- Performance
 Velocidade máxima: 560 km/h (348 mph)
 Alcance: 2 800 km (1 740 mi)
 Alcance bélico: 2 410 km (1 500 mi)
 Tecto de serviço: 10 500 m (34 400 ft)
 Carga alar: 173 kg/m²
- Armamentos
 Metralhadoras/canhões: 2 x canhões MG FF/M de 20 mm (0,787 in)
 4 x metralhadoras MG 17 de 7,92 mm (0,312 in)
 1 x metralhadora MG 15 de 7,92 mm (0,312 in) para defesa
Especificações (Messerschmitt Bf 110 G-2)
Dados de: Messerschmitt BF 110/Me 210/Me 410: An Illustrated History[nota 1]
- Descrições gerais
 Tripulação: 2-3 (3 na versão noturna)
 Comprimento: 12,3 m (40 ft)
 Envergadura: 16,3 m (53 ft)
 Altura: 3,3 m (11 ft)
 Área alar: 38,8 m² (418 ft²)
 Peso bruto (carregado): 7 790 kg (17 200 lb)
- Motorização
 Número de motores: 2x
 Tipo do motor: Motores a pistão
 Fabricante/modelo: Daimler-Benz DB 605B V12 invertido refrigerado a liquido
 Potência por motor: 1 085 hp (809 kW)
- Performance
 Velocidade máxima: 595 km/h (370 mph)
 Alcance: 900 km (559 mi)
 Alcance bélico: 1 300 km (808 mi)
 Tecto de serviço: 11 000 m (36 100 ft)
 Carga alar: 243 kg/m²
- Armamentos
 Metralhadoras/canhões: 2 x canhões MG 151 de 20 mm (0,787 in)
 4 x MG 17 de 7,92 mm (0,312 in)
 1 x MG 81Z de 7,92 mm (0,312 in)
Ver também | 
- Messerschmitt
- Willy Messerschmitt
Notas
 ↑ Messerschmitt BF 110/Me 210/Me 410: An Illustrated History
 
Referências
 ↑ Donald 1994, p.221
 
 ↑ abcd «Messerschmitt Bf 110». Luftwaffe 39-45. Consultado em 16 de janeiro de 2014
 
Bibliografia | 
- Donald, David, ed. Warplanes of the Luftwaffe. London: Aerospace, 1994. ISBN 1-874023-56-5.





