Messerschmitt Bf 110
Bf 110 | |
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Bf 110C do Zerstörergruppe 1. | |
Descrição | |
Tipo / Missão | Caça pesado |
País de origem | Alemanhasta |
Fabricante | Bayerische Flugzeugwerke Messerschmitt AG |
Período de produção | 1937-1945 |
Quantidade produzida | 6170[1] |
Primeiro voo em | 12 de maio de 1936 (82 anos) |
Introduzido em | 1937 |
Aposentado em | 1945 (Luftwaffe) |
Tripulação | 2-3 |
Notas | |
Dados: Ver texto Aviso | |
Messerschmitt Bf 110 foi um avião de caça bimotor alemão, produzido antes do início da Segunda Guerra Mundial, sendo usado até os últimos dias da guerra.[2]
Índice
1 Segunda Guerra Mundial
2 Especificações (Messerschmitt Bf 110 C-4)
3 Especificações (Messerschmitt Bf 110 G-2)
4 Ver também
5 Notas
6 Referências
6.1 Bibliografia
Segunda Guerra Mundial |
Durante a Invasão da Polônia esteve na ativa em dez grupos da Luftwaffe, sendo empregado o modelo Bf 110C, onde atuou praticamente em missões de apoio às tropas em terra.[2]
Foi inicialmente desenvolvido para a missão de caça pesado, mas quando entrou em ação na Batalha da Inglaterra, não conseguiu combater com os Supermarine Spitfire e Hawker Hurricane, já que estes possuíam uma melhor manobrabilidade. As unidades foram retiradas do combate neste fronte e enviadas para o Norte da África e a Frente Oriental. Após foi convertido para a missão de caça noturno, onde passou a combater os bombardeiros Wellington e Whitley que alcançavam uma velocidade muito inferior.[2]
Permaneceu em serviço até o final da guerra, tendo sido produzidos um total de 6150 unidades.[2]
Especificações (Messerschmitt Bf 110 C-4)
- Descrições gerais
Tripulação: 2-3 (3 na versão noturna)
Comprimento: 12,3 m (40 ft)
Envergadura: 16,3 m (53 ft)
Altura: 3,3 m (11 ft)
Área alar: 38,8 m² (418 ft²)
Peso vazio: 4 500 kg (9 920 lb)
Peso bruto (carregado): 6 700 kg (14 800 lb)
- Motorização
Número de motores: 2x
Tipo do motor: Motor a pistão
Fabricante/modelo: Daimler-Benz DB 601B-1 V12 invertido refrigerado a liquido
Potência por motor: 1 085 hp (809 kW)
- Performance
Velocidade máxima: 560 km/h (348 mph)
Alcance: 2 800 km (1 740 mi)
Alcance bélico: 2 410 km (1 500 mi)
Tecto de serviço: 10 500 m (34 400 ft)
Carga alar: 173 kg/m²
- Armamentos
Metralhadoras/canhões: 2 x canhões MG FF/M de 20 mm (0,787 in)
4 x metralhadoras MG 17 de 7,92 mm (0,312 in)
1 x metralhadora MG 15 de 7,92 mm (0,312 in) para defesa
Especificações (Messerschmitt Bf 110 G-2)
Dados de: Messerschmitt BF 110/Me 210/Me 410: An Illustrated History[nota 1]
- Descrições gerais
Tripulação: 2-3 (3 na versão noturna)
Comprimento: 12,3 m (40 ft)
Envergadura: 16,3 m (53 ft)
Altura: 3,3 m (11 ft)
Área alar: 38,8 m² (418 ft²)
Peso bruto (carregado): 7 790 kg (17 200 lb)
- Motorização
Número de motores: 2x
Tipo do motor: Motores a pistão
Fabricante/modelo: Daimler-Benz DB 605B V12 invertido refrigerado a liquido
Potência por motor: 1 085 hp (809 kW)
- Performance
Velocidade máxima: 595 km/h (370 mph)
Alcance: 900 km (559 mi)
Alcance bélico: 1 300 km (808 mi)
Tecto de serviço: 11 000 m (36 100 ft)
Carga alar: 243 kg/m²
- Armamentos
Metralhadoras/canhões: 2 x canhões MG 151 de 20 mm (0,787 in)
4 x MG 17 de 7,92 mm (0,312 in)
1 x MG 81Z de 7,92 mm (0,312 in)
Ver também |
- Messerschmitt
- Willy Messerschmitt
Notas
↑ Messerschmitt BF 110/Me 210/Me 410: An Illustrated History
Referências
↑ Donald 1994, p.221
↑ abcd «Messerschmitt Bf 110». Luftwaffe 39-45. Consultado em 16 de janeiro de 2014
Bibliografia |
- Donald, David, ed. Warplanes of the Luftwaffe. London: Aerospace, 1994. ISBN 1-874023-56-5.