Grande Prémio de Portugal

Multi tool use
Circuito do Estoril | |
![]() | |
Mapa do circuito. | |
Informações da corrida | |
---|---|
Localização |
Estoril, Portugal |
Voltas |
70 |
Percurso |
4.360 km (2.709 mi) |
Total |
305.200 km (189.642 mi) |
Curvas |
13 |
Pole |
![]() Williams-Renault V10 1min 20s 330 1996 |
Volta mais rápida na prova |
![]() Williams-Renault V10 1min 22s 446 1994 |
Anos disputados |
25 (16 oficial) |
Primeira disputa |
1951 (1958 oficial) |
Última disputa |
1996 |
Maior vencedor (pilotos) |
![]() ![]() |
Maior vencedor (equipe) |
![]() |
Última corrida (1996): | |
Pole Position | |
Piloto |
![]() Williams-Renault V10 |
Tempo |
1min 20s 330 |
Volta mais rápida | |
Piloto |
![]() Williams-Renault V10 |
Tempo |
1min 22s 873 |
Pódio | |
Primeiro |
![]() Williams-Renault V10 1h 40min 22s 915 |
Segundo |
![]() Williams-Renault V10 +19s 966 |
Terceiro |
![]() Ferrari V10 +53s 765 |
O Grande Prémio de Portugal (Brasil: Grande Prêmio de Portugal) é um antigo grande prémio da Fórmula 1 realizado entre 1958 e 1996.
O primeiro GP de F1 disputado em Portugal foi no Circuito Urbano da Boavista, na cidade do Porto, durante a temporada de 1958 a 14 de Agosto, cujo vencedor foi o piloto britânico Stirling Moss, que voltaria a ganhar no Grande Prémio de Portugal de 1959, desta vez no Circuito do Monsanto (circuito urbano no Parque Florestal de Monsanto), em Lisboa.
Em 1960, a competição volta ao circuito portuense da Boavista e teve como vencedor o piloto australiano Jack Brabham.
Depois da temporada de 1960, o GP de Portugal ficou muito tempo fora do calendário da Fórmula 1, retornando na temporada de 1984, no autódromo do Estoril, à 21 de outubro. Foi o último grande prémio da temporada em que o francês Alain Prost foi o vencedor da prova, porém, não conseguiu vencer o Campeonato Mundial pela diferença de apenas meio ponto. Na temporada seguinte, a corrida foi disputada a 21 de Abril e com condições atmosféricas adversas, beneficiando Ayrton Senna, um grande especialista em corridas chuvosas. A partir de 1986, a corrida passou a ser disputada na penúltima semana do mês de Setembro.
Porém, a história do GP de Portugal é muito mais longa, começando, com essa designação, em 1951 no Circuito da Boavista no Porto tendo como primeiro vencedor o portuense Casimiro de Oliveira ao volante de um Ferrari 340 America Vignale. Eram ainda corridas de Sport Internacional (na altura tão ou mais importante do que a F1) que se estenderam até1957. Essa última edição desta série foi disputada em Monsanto, Lisboa e foi ganha por Juan Manuel Fangio num Maserati 300S depois de renhido duelo com o norte-americano Masten Gregory tripulando um Ferrari. Depois veio a série disputada no Circuito da Boca do Inferno em Cascais com provas de GT e F3.
Índice
1 A última corrida
2 Vencedores
2.1 Por pilotos, equipes e países que mais venceram1
3 Recordes do Grande Prémio de Portugal
A última corrida |
Os GPs de Portugal viriam a terminar em 1996 cuja última corrida fora disputada no dia 22 de Setembro, com o canadense Jacques Villeneuve, da equipa Williams, a vencer, juntamento com o seu colega Damon Hill ficando na segunda colocação.
A corrida de 1996 foi marcada pelo domínio da Williams. Damon Hill largou na primeira colocação e Jacques Villeneuve em segundo. Durante a partida, Hill manteve-se em primeiro e Villeneuve em segundo, chegando a obter até uma vantagem de 10 segundos, até que, na volta 22, Villeneuve fez a volta mais rápida da corrida e foi, progressivamente, diminuindo a vantagem em relação ao seu companheiro. A partir da volta 48, com o reabastecimento de Hill, Vilenneuve tornou-se no novo líder e chegou à vitória, com Hill em segundo. Esse resultado marcou a sexta vez, na temporada, em que os dois pilotos da Williams subiam ao pódio nas duas primeiras posições.
Estoril planejava abrigar o GP de Portugal da temporada de 1997, porém as melhorias anunciadas para o circuito não ficaram prontas a tempo, o que fez com que a corrida não fosse integrada no calendário da F-1.
O A.C.P. decidiu tentar fazer regressar o Grande Prémio de Portugal para o calendário geral da Fórmula 1 anunciando que está, conjuntamente com o Ministério do Desporto da Juventude, a planejar obras de melhoria do autódromo do Estoril bem como as infraestruturas envolventes.
Vencedores |
O fundo rosa indica que a prova não teve validade para o Mundial de Fórmula 1.
Ano |
Piloto |
Construtor |
Local |
Resumo |
---|---|---|---|---|
1996 |
![]() |
Williams-Renault |
Estoril |
Detalhes |
1995 |
![]() |
Williams-Renault |
Estoril |
Detalhes |
1994 |
![]() |
Williams-Renault |
Estoril |
Detalhes |
1993 |
![]() |
Benetton-Ford |
Estoril |
Detalhes |
1992 |
![]() |
Williams-Renault |
Estoril |
Detalhes |
1991 |
![]() |
Williams-Renault |
Estoril |
Detalhes |
1990 |
![]() |
Ferrari |
Estoril |
Detalhes |
1989 |
![]() |
Ferrari |
Estoril |
Detalhes |
1988 |
![]() |
McLaren-Honda |
Estoril |
Detalhes |
1987 |
![]() |
McLaren-TAG/Porsche |
Estoril |
Detalhes |
1986 |
![]() |
Williams-Honda |
Estoril |
Detalhes |
1985 |
![]() |
Lotus-Renault |
Estoril |
Detalhes |
1984 |
![]() |
McLaren-TAG/Porsche |
Estoril |
Detalhes |
Não houve de 1967 à 1983 | ||||
1966 |
![]() |
Brabham-Ford |
Cascais |
Detalhes |
1965 |
![]() |
Cooper-Ford |
Cascais |
Detalhes |
1964 |
![]() |
Ferrar 250 GTOi |
Cascais |
Detalhes |
Não houve em 1961 à 1963 | ||||
1960 |
![]() |
Cooper-Climax |
Boavista |
Detalhes |
1959 |
![]() |
Cooper-Climax |
Monsanto |
Detalhes |
1958 |
![]() |
Vanwall |
Boavista |
Detalhes |
1957 |
![]() |
Maserati |
Monsanto |
Detalhes |
Não houve em 1956 | ||||
1955 |
![]() |
Maserati |
Boavista |
Detalhes |
1954 |
![]() |
Ferrari |
Monsanto |
Detalhes |
1953 |
![]() |
Ferrari |
Boavista |
Detalhes |
1952 |
![]() |
Ferrari |
Boavista |
Detalhes |
1951 |
![]() |
Ferrari |
Boavista |
Detalhes |
Por pilotos, equipes e países que mais venceram1 |
Pilotos | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Vitórias |
Pilotos |
Edições |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 |
![]() |
1984, 1987, 1988 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1986, 1990, 1992 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 |
![]() |
1958, 1959 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 |
![]() |
1960 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1985 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1989 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1991 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1993 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1994 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1995 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1996 |
Equipas | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Vitórias |
Construtor |
Edições |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
6 |
![]() |
1986, 1991, 1992, 1994, 1995, 1996 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 |
![]() |
1984, 1987, 1988 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
2 |
![]() |
1959, 1960 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1989, 1990 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 |
![]() |
1958 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1985 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1993 |
Países | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Vitórias |
País |
Edições |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
7 |
![]() |
1958, 1959, 1986, 1990, 1992, 1994, 1995 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
3 |
![]() |
1984, 1987, 1988 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
1 |
![]() |
1960 |
||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1985 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1989 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1991 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1993 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
![]() |
1996 |
Recordes do Grande Prémio de Portugal |
Grande Prémio de Portugal | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Estoril |
País/Piloto |
Chassi/Motor |
Tempo |
Extensão |
Ano |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pole Position |
![]() |
Williams-Renault V10 |
1min 11s 494 |
4.350 km |
1993 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Melhor Volta na Prova |
![]() |
Williams-Renault V10 |
1min 14s 859 |
4.350 km |
1993 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Boavista |
País/Piloto |
Chassi/Motor |
Tempo |
Extensão |
Ano |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pole Position |
![]() |
Lotus-Climax L4 |
2min 25s 56 |
7.407 km |
1960 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Melhor Volta na Prova |
![]() |
Lotus-Climax L4 |
2min 27s 53 |
7.407 km |
1960 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Monsanto |
País/Piloto |
Chassi/Motor |
Tempo |
Extensão |
Ano |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Pole Position |
![]() |
Cooper-Climax L4 |
2min 02s 9 |
5.440 km |
1959 |
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Melhor Volta na Prova |
![]() |
Cooper-Climax L4 |
2min 05s 7 |
5.440 km |
1959 |
J,dgZEZvkkOa2ApLVRhI 7zHXgxMYzYCHjS k,N9rbwBAO,vFAF Bc,wGs32Z7zOi2 NkQfvJqyDnmE,J,IRdvrR1,65cKzJE3oFOBka1,v7xT