Grande Prêmio do Marrocos
Ain-Diab | |
Mapa do circuito. | |
Informações da corrida | |
---|---|
Localização | Ain-Diab - Casablanca, Marrocos |
Voltas | 53 |
Percurso | 7.618 km (4.734 mi) |
Total | 403.754 km (250.881 mi) |
Curvas | 4 |
Pole | Mike Hawthorn Ferrari V6 2min 23s 1 1958 |
Volta mais rápida na prova | Stirling Moss Vanwall L4 2min 22s 5 1958 |
Anos disputados | 13 (1 oficial) |
Primeira disputa | 1925 (1958 oficial) |
Última disputa | 1958 |
Maior vencedor (pilotos) | Comte de Vaugelas (1) R. Meyerl (1) G. Roll (1) E. Meyer (1) Charles Bénitah (1) Stanisław Czaykowski (1) Marcel Lehoux (1) Louis Chiron (1) Giuseppe Farina (1) Mike Sparken (1) Jean Behra (1) Stirling Moss (1 oficial) |
Maior vencedor (equipe) | Bugatti (4) |
Última corrida (1958): | |
Pole Position | |
Piloto | Mike Hawthorn Ferrari V6 |
Tempo | 2min 23s 1 |
Volta mais rápida | |
Piloto | Stirling Moss Vanwall L4 |
Tempo | 2min 22s 5 |
Pódio | |
Primeiro | Stirling Moss Vanwall L4 2h 09min 15s 1 |
Segundo | Mike Hawthorn Ferrari V6 +1min 24s 7 |
Terceiro | Phil Hill Ferrari V6 +1min 25s 5 |
O Grande Prêmio do Marrocos de Fórmula 1 foi disputado entre 1925 e 1958 com várias interrupções, totalizando 13 edições. A última edição, no autódromo de Ain Diab, foi válida pela temporada de 1958. O vencedor foi o britânico Stirling Moss, pela equipe Vanwall. Mike Hawthorn e Phil Hill, ambos da Ferrari, completaram o pódio. Foi a décima e última corrida da temporada, decidindo o campeonato a favor de Hawthorn, que, com uma ordem de box da Ferrari, conquistou o segundo lugar necessário para garantir o título.
Este grande prêmio foi marcado pelo acidente fatal de Stuart Lewis-Evans, companheiro do Moss, na volta 42 (de 53). Ele teve o carro envolvido pelas chamas resultantes da explosão de seu motor. Retirado de seu Vanwall com graves queimaduras, Evans faleceu seis dias depois num hospital da Inglaterra.
Vencedores[1][2] |
Ano | Vencedor | Chassi/Motor | Categoria | Local | Resumo |
---|---|---|---|---|---|
1958 | Stirling Moss | Vanwall | Fórmula 1 | Ain-Diab | Detalhes |
1957 | Jean Behra | Maserati | Fórmula 1 | Ain-Diab | Detalhes |
1956 | Maurice Trintignant | Ferrari | Sports cars | Agadir | Detalhes |
1955 | Mike Sparken | Ferrari | Sports cars | Agadir | Detalhes |
1954 | Giuseppe Farina | Ferrari | Sports cars | Agadir | Detalhes |
Não houve de 1935 a 1953 | |||||
1934 | Louis Chiron | Alfa Romeo | Touring cars | Anfa | Detalhes |
Não houve em 1933 | |||||
1932 | Marcel Lehoux | Bugatti | Touring cars | Anfa | Detalhes |
1931 | Stanisław Czaykowski | Bugatti | Touring cars | Anfa | Detalhes |
1930 | Charles Bénitah | Amilcar | Touring cars | Anfa | Detalhes |
Não houve em 1929 | |||||
1928 | E. Meyer | Bugatti | Touring cars | Casablanca | Detalhes |
1927 | G. Roll | Georges Irat | Touring cars | Casablanca | Detalhes |
1926 | R. Meyerl | Bugatti | Touring cars | Casablanca | Detalhes |
1925 | Comte de Vaugelas | Delage | Touring cars | Casablanca | Detalhes |
Referências
↑ THE GOLDEN ERA OF GRAND PRIX RACING THE GOLDEN ERA
↑ Moroccan Grand Prix Team DAN Website