Grande Prêmio do Marrocos
Ain-Diab | |
![]() | |
Mapa do circuito. | |
Informações da corrida | |
---|---|
Localização | Ain-Diab - Casablanca, Marrocos |
Voltas | 53 |
Percurso | 7.618 km (4.734 mi) |
Total | 403.754 km (250.881 mi) |
Curvas | 4 |
Pole | ![]() Ferrari V6 2min 23s 1 1958 |
Volta mais rápida na prova | ![]() Vanwall L4 2min 22s 5 1958 |
Anos disputados | 13 (1 oficial) |
Primeira disputa | 1925 (1958 oficial) |
Última disputa | 1958 |
Maior vencedor (pilotos) | ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Maior vencedor (equipe) | ![]() |
Última corrida (1958): | |
Pole Position | |
Piloto | ![]() Ferrari V6 |
Tempo | 2min 23s 1 |
Volta mais rápida | |
Piloto | ![]() Vanwall L4 |
Tempo | 2min 22s 5 |
Pódio | |
Primeiro | ![]() Vanwall L4 2h 09min 15s 1 |
Segundo | ![]() Ferrari V6 +1min 24s 7 |
Terceiro | ![]() Ferrari V6 +1min 25s 5 |
O Grande Prêmio do Marrocos de Fórmula 1 foi disputado entre 1925 e 1958 com várias interrupções, totalizando 13 edições. A última edição, no autódromo de Ain Diab, foi válida pela temporada de 1958. O vencedor foi o britânico Stirling Moss, pela equipe Vanwall. Mike Hawthorn e Phil Hill, ambos da Ferrari, completaram o pódio. Foi a décima e última corrida da temporada, decidindo o campeonato a favor de Hawthorn, que, com uma ordem de box da Ferrari, conquistou o segundo lugar necessário para garantir o título.
Este grande prêmio foi marcado pelo acidente fatal de Stuart Lewis-Evans, companheiro do Moss, na volta 42 (de 53). Ele teve o carro envolvido pelas chamas resultantes da explosão de seu motor. Retirado de seu Vanwall com graves queimaduras, Evans faleceu seis dias depois num hospital da Inglaterra.
Vencedores[1][2] |
Ano | Vencedor | Chassi/Motor | Categoria | Local | Resumo |
---|---|---|---|---|---|
1958 | ![]() | Vanwall | Fórmula 1 | Ain-Diab | Detalhes |
1957 | ![]() | Maserati | Fórmula 1 | Ain-Diab | Detalhes |
1956 | ![]() | Ferrari | Sports cars | Agadir | Detalhes |
1955 | ![]() | Ferrari | Sports cars | Agadir | Detalhes |
1954 | ![]() | Ferrari | Sports cars | Agadir | Detalhes |
Não houve de 1935 a 1953 | |||||
1934 | ![]() | Alfa Romeo | Touring cars | Anfa | Detalhes |
Não houve em 1933 | |||||
1932 | ![]() | Bugatti | Touring cars | Anfa | Detalhes |
1931 | ![]() | Bugatti | Touring cars | Anfa | Detalhes |
1930 | ![]() | Amilcar | Touring cars | Anfa | Detalhes |
Não houve em 1929 | |||||
1928 | ![]() | Bugatti | Touring cars | Casablanca | Detalhes |
1927 | ![]() | Georges Irat | Touring cars | Casablanca | Detalhes |
1926 | ![]() | Bugatti | Touring cars | Casablanca | Detalhes |
1925 | ![]() | Delage | Touring cars | Casablanca | Detalhes |
Referências
↑ THE GOLDEN ERA OF GRAND PRIX RACING THE GOLDEN ERA
↑ Moroccan Grand Prix Team DAN Website