Grande Prêmio do Marrocos

Multi tool use
Ain-Diab | |
![]() | |
Mapa do circuito. | |
Informações da corrida | |
---|---|
Localização |
Ain-Diab - Casablanca, Marrocos |
Voltas |
53 |
Percurso |
7.618 km (4.734 mi) |
Total |
403.754 km (250.881 mi) |
Curvas |
4 |
Pole |
![]() Ferrari V6 2min 23s 1 1958 |
Volta mais rápida na prova |
![]() Vanwall L4 2min 22s 5 1958 |
Anos disputados |
13 (1 oficial) |
Primeira disputa |
1925 (1958 oficial) |
Última disputa |
1958 |
Maior vencedor (pilotos) |
![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() |
Maior vencedor (equipe) |
![]() |
Última corrida (1958): | |
Pole Position | |
Piloto |
![]() Ferrari V6 |
Tempo |
2min 23s 1 |
Volta mais rápida | |
Piloto |
![]() Vanwall L4 |
Tempo |
2min 22s 5 |
Pódio | |
Primeiro |
![]() Vanwall L4 2h 09min 15s 1 |
Segundo |
![]() Ferrari V6 +1min 24s 7 |
Terceiro |
![]() Ferrari V6 +1min 25s 5 |
O Grande Prêmio do Marrocos de Fórmula 1 foi disputado entre 1925 e 1958 com várias interrupções, totalizando 13 edições. A última edição, no autódromo de Ain Diab, foi válida pela temporada de 1958. O vencedor foi o britânico Stirling Moss, pela equipe Vanwall. Mike Hawthorn e Phil Hill, ambos da Ferrari, completaram o pódio. Foi a décima e última corrida da temporada, decidindo o campeonato a favor de Hawthorn, que, com uma ordem de box da Ferrari, conquistou o segundo lugar necessário para garantir o título.
Este grande prêmio foi marcado pelo acidente fatal de Stuart Lewis-Evans, companheiro do Moss, na volta 42 (de 53). Ele teve o carro envolvido pelas chamas resultantes da explosão de seu motor. Retirado de seu Vanwall com graves queimaduras, Evans faleceu seis dias depois num hospital da Inglaterra.
Vencedores[1][2] |
Ano |
Vencedor |
Chassi/Motor |
Categoria |
Local |
Resumo |
---|---|---|---|---|---|
1958 |
![]() |
Vanwall |
Fórmula 1 |
Ain-Diab |
Detalhes |
1957 |
![]() |
Maserati |
Fórmula 1 |
Ain-Diab |
Detalhes |
1956 |
![]() |
Ferrari |
Sports cars |
Agadir |
Detalhes |
1955 |
![]() |
Ferrari |
Sports cars |
Agadir |
Detalhes |
1954 |
![]() |
Ferrari |
Sports cars |
Agadir |
Detalhes |
Não houve de 1935 a 1953 | |||||
1934 |
![]() |
Alfa Romeo |
Touring cars |
Anfa |
Detalhes |
Não houve em 1933 | |||||
1932 |
![]() |
Bugatti |
Touring cars |
Anfa |
Detalhes |
1931 |
![]() |
Bugatti |
Touring cars |
Anfa |
Detalhes |
1930 |
![]() |
Amilcar |
Touring cars |
Anfa |
Detalhes |
Não houve em 1929 | |||||
1928 |
![]() |
Bugatti |
Touring cars |
Casablanca |
Detalhes |
1927 |
![]() |
Georges Irat |
Touring cars |
Casablanca |
Detalhes |
1926 |
![]() |
Bugatti |
Touring cars |
Casablanca |
Detalhes |
1925 |
![]() |
Delage |
Touring cars |
Casablanca |
Detalhes |
Referências
↑ THE GOLDEN ERA OF GRAND PRIX RACING THE GOLDEN ERA
↑ Moroccan Grand Prix Team DAN Website
9pmQYEpdom Lmq 3x8bT,NRoV,qsNqn1oHtcRz xB4Dr8jNrc1 xFjdVK0ZYUiM,7,vwhG AqjbZ,24u,o 28OTW